Defesas do Programa de Pós-Guaduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social

 

“UNIVERSIDADE INTEGRADA QUE SE INTEGRA A CIDADE”: A SUSTENTABILIDADE DAS ÁREAS VERDES DE USO PÚBLICO DA CIDADE UNIVERSITÁRIA DA UFRJ

Vera do Carmo Rodrigues

 

Resumo: Este estudo tem como objetivo contribuir com a reflexão sobre a relevância das áreas verdes da Cidade Universitária e da infraestrutura urbana na atualização do Plano Diretor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nesse sentido, a pesquisa vislumbra o Plano como uma oportunidade de redução dos impactos negativos antrópicos provenientes das ações (ou inércias) decorrentes de planos anteriores, com foco na sustentabilidade socioambiental, na valorização dos atributos naturais da Ilha do Fundão e na melhor oferta de espaços para a realização de atividades ao ar livre, especialmente após a pandemia do COVID-19. A metodologia adotada na pesquisa consistiu em levantamento histórico bibliográfico, visitas in loco com registros fotográficos e aplicação do Índice de Qualidade Ambiental das Áreas Verdes (IQA) nos pontos geográficos avaliados. O marco temporal foi 2009, ocasião da opção da Universidade pela sua integração da malha viária à cidade do Rio de Janeiro, emblematicamente eliminando a barreira física representada pelo gradil que as separava e o Projeto de Valorização dos Imóveis da UFRJ – Viva UFRJ, pela sua contemporaneidade e indissociabilidade com a atualização do Plano Diretor da UFRJ. A análise sistêmica da unidade geoambiental (infraestrutura urbana, qualidade paisagística e áreas verdes) do campus universitário confirmou seu potencial para o uso público, desde que gerido com verba suficiente para a manutenção dos espaços.

Palavras-Chave: áreas verdes, campus universitário, sustentabilidade, infraestrutura urbana..

 

Data e horário: Dia 13 de dezembro de 2021 às 9h.

Local: http://meet.google.com/jxa-dwpc-bzo

 

Banca:

Ana Lúcia do Amaral Vendramini (orientadora) - NIDES/UFRJ

Renan Finamore Gomes da Silva – NIDES/UFRJ

Marco Aurélio Passos Louzada – IB/IFRJ

Patrícia Menezes Maya Monteiro – FAU/UFRJ

 

 

 

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A GESTÃO DE PESSOAL COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO E VALORIZAÇÃO DOS TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DA UFRJ
 
Carla Danielle dos Santos São Bento Pereira
 
 
Esta dissertação se propôs a analisar como as mudanças que ocorreram no início do século XXI, com a implementação de políticas públicas voltadas para o ensino superior, como o PCCTAE e o REUNI, interferiram nas relações de trabalho e no processo de desenvolvimento funcional dos servidores, em especial na UFRJ, uma universidade centenária e que por essa razão traz características muito singulares na composição do seu quadro funcional. Esta pesquisa investigou como a universidade pode garantir as condições institucionais, para que os técnicos-administrativos participem da gestão em todos os níveis, colaborando com a melhoria dos serviços prestados ao cidadão e participando ativamente no cumprimento dos objetivos institucionais. Dentro dessa perspectiva, é importante que o coletivo de trabalhadores seja capaz de organizar a universidade, dando visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos servidores técnico-administrativos da UFRJ, constituindo e fomentando espaços coletivos de discussão, entendendo que essa prática tem um grande potencial de transformação nos ambientes de trabalho, a partir do fortalecimento dos coletivos e da afirmação da autonomia dos trabalhadores, ressaltando o protagonismo dos técnicos junto aos demais servidores da instituição que poderão superar a gestão verticalizada que, muitas vezes, marca a organização do trabalho na universidade. A metodologia aplicada nesse estudo foi a revisão bibliográfica, utilizando-se da pesquisa documental e bibliográfica, do levantamento de dados e da análise da legislação, aliada a outros métodos de coleta de dados, com uma abordagem qualitativa, como a realização de entrevistas semiestruturadas com gestores, ex-gestores e técnicos-administrativos da Universidade vinculados às áreas afins da pesquisa. Ao promover o desenvolvimento das potencialidades dos ocupantes da carreira dos técnicos-administrativos, considerando-os atores fundamentais na composição do tecido social universitário, a instituição contribui para a redefinição da universidade pública, através de uma proposta ampla de participação igualitária no seu interior, repensando a universidade em bases autônomas e democráticas, cuja produção venha a servir para uma sociedade mais justa e menos desigual.
 
 
Data e horário: Dia 28 de setembro de 2021, às 14 horas.
 
Banca:
Professor Doutor Felipe Addor (orientador) – NIDES/UFRJ
Professora Doutora Susana Iglesias Webering (coorientadora) - UFFRJ
Professor Doutor Celso Alexandre Souza de Alvear – NIDES/UFRJ
Professora Doutora Eleonora Ziller Camenietzki – NIDES/UFRJ
Doutora Roberta Lopes Alfradique Hardoim - UFF

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REGISTROS EM FRAGMENTOS: UMA MEMÓRIA EM CONSTRUÇÃO

Monique Ferruccio Cosenza
 
 

O presente trabalho desenvolve uma proposta de construção de memória visual, a partir de três anos de registros fotográficos, na Ocupação Solano Trindade, uma ocupação urbana, do Movimento Nacional de Luta pela Moradia de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Para isso, resgata a origem da importância da fotografia como produto acadêmico, discute conceitos de cultura material, para defesa da hipótese de pesquisa levantada, problematiza a relação do pesquisador com a sua própria obra fotográfica e expõe a importância da visibilidade dos espaços de luta, frente às adversidades enfrentadas pelos movimentos sociais no Brasil, nos últimos anos. Palavras-chave: Fotografia, Memória, História, Cultura Material, Ocupação Urbana e Movimento Social.

 

Data/Horário: 09 de junho de 2021, às 10:00h
 
Banca:

Paulo César Maia(orientador) – NIDES/UFRJ

Luciana Lago – NIDES/UFRJ

Flávio Chedid - NIDES/UFRJ

Vitor Bemvindo – Fac. Educação/UFBA

 

 

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O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO MST

Valdenise Pinheiro Ribeiro

 

Resumo: A Educação que vem sendo gestada pelo MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra é fruto das práticas pedagógicas construídas ao longo dos 37 anos de existência dessa organização. A vinculação entre Reforma Agrária, educação e transformação da sociedade é o diferencial do MST em relação a outras organizações camponesas, pois articula a luta por crédito rural, eletrificação, organização de cooperativas, a construção de uma educação genuinamente do campo com a mudança estrutural da sociedade. Dentre os vários princípios filosóficos e pedagógicos, o trabalho se constitui como um dos princípios fundantes da educação do MST. Esta dissertação buscou investigar como o trabalho se configura em princípio educativo na proposta de educação defendida pelo Movimento. Neste sentido, a categoria de análise é o trabalho, compreendido a partir do referencial teórico marxista. A pesquisa é de natureza prevalentemente qualitativa e os instrumentais metodológicos adotados foram a revisão bibliográfica e documental. O referencial teórico deste trabalho teve como marco a Pedagogia Histórico-Crítica, que está embasada no materialismo histórico e dialético e tem como pressuposto a emancipação humana, através de uma ação pedagógica fundamentada na práxis e a formulação teórica de Dermeval Saviani sobre o trabalho como princípio educativo.

Palavras-Chave: Educação, Trabalho, MST.

 

Data e horário: Dia 17 de setembro de 2021, às 09:30.

Local: https://meet.google.com/miv-wqbr-vim

 

Banca:

Prof. Dr. André Malina – Orientador (a) e Presidente da banca - EEFD/PPGTDS-UFRJ

Profª. Drª. Ângela Celeste Barreto de Azevedo - EEFD/PPGTDS-UFRJ

Profª. Drª. Maria Verdeja Muniz - Universidade de Oviedo - Espanha

Prof. Dr. Carlos Renilton Freitas Cruz - UFPA

Prof. Dr. Silvio de Cássio Costa Telles (Suplente) - EEFD/UFRJ

 

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ESTRUTURAÇÃO DE PROCESSO DE APOIO DAS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS E NEGÓCIOS DE IMPACTO SOCIAL DO GRANDE RIO DE JANEIRO

Rodrigo Biajoni de Souza
 
 

As Organizações Não Governamentais (ONGs) e os negócios de impacto social enfrentam inúmeros desafios para a implementação de seus projetos e processos de maneira contínua e permanente. A comunicação e o marketing mostram-se como áreas de vital importância para o seu posicionamento e possibilidade de alcançar resultados esperados em diversos aspectos, dentre eles, a captação de recursos, atração de novos voluntários, aumento do volume de vendas, divulgação das ações, dentre outros. Visando contribuir com os empreendedores de negócios sociais e ONGs, esta pesquisa desenvolveu uma nova proposta de modelo de negócio para a Colaboradora, uma iniciativa capaz de fomentar a capacitação na área de marketing e comunicação estratégica, tendo como base a metodologia de “Stage-Gate”, que estrutura novos processos através de cinco estágios de desenvolvimento e portões de avaliação, somadas as ferramentas Design Thinking, Análise SWOT, Business Model Canvas, Produto Mínimo Viável (MVP), Mapa de Empatia e Teoria da Mudança. Iniciando-se em uma revisão bibliográfica que percorre as raízes do desenvolvimento do Setor 2.5 e Terceiro Setor no mundo e no Brasil, até a utilização de uma pesquisa exploratória com quatro empreendedores sociais do Grande Rio de Janeiro, buscou-se apresentar as principais características, necessidades e ofertas de serviços nas áreas de comunicação e marketing para este público. O contexto territorial e a oferta atualmente existente impactam diretamente na valorização e na percepção que os empreendedores sociais demonstram diante do impacto de comunicação e marketing para suas atividades. A pesquisa implementa um piloto de atuação direto ao público alvo, através do lançamento de um ebook e um curso online, que impactaram diretamente mais de 200 organizações sociais, assim como desenvolve um plano de ação para o desenvolvimento pleno da Colaboradora no período de 6 meses.

 

Data/Horário: 18 de Maio de 2021 às 16:00
Link da reunião: meet.google.com/gdi-ciqh-pza
 
Banca:
Dra. Ana Lúcia Vendramini (orientadora) - NIDES/UFRJ
Dr. Renan Finamore Gomes da Silva - NIDES/UFRJ
Dr. Rodrigo da Silva Carvalho - UFRJ
Dr. William de Almeida Carbo - PUC/Rio

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