Fortalecimento da agricultura familiar do RJ
A atuação junto a agricultores familiares no estado do Rio de Janeiro é uma das principais frentes do PPGTDS, com objetivo de apoiar os processos de produção, gestão e comercialização de produtos. A atuação se dá em assentamentos da reforma agrária em vários municípios do estado. Além disso, há apoio a espaços de comercialização desses produtos na capital, com desenvolvimento de sistemas de vendas de cestas agroecológicas. Esse trabalho é feito em parceria com organizações e movimentos sociais. Também são desenvolvidas tecnologias para infra-estrutura das áreas rurais (energias alternativas, saneamento ecológico,...).
O principal impacto desse trabalho é econômico, com a venda de produtos agroecológicos por pequenos produtores, melhorando sua renda e condições de vida. Há também um impacto ambiental pela substituição da produção com agrotóxicos pela agroecológica. Há impactos tecnológicos ligados ao desenvolvimento de tecnologias e ferramentas de apoio a esses processos.
Produto: Sistemas para comercialização de cestas agroecológicas
Autores: Celso Alexandre Alvear, Cristina Marchiori
Projeto de extensão: TICDEMOS
Publicação: Sistema Integrado de Comercialização para Produtos da Agricultura Familiar
Produto: Curso de extensão Formação crítica em sistemas técnicos de energia – introdução
Autores: Nelson Andrés Ravelo Franco e Luiz Guilherme Rolim
Dissertação: Contribuições da Educação Popular e da Pesquisa Ação à Adequação Sociotécnica: estudo de caso de um curso na extensão
Orientadores: Luiz Guilherme Rolim e Walter Issamu Suemitsu
Projeto de extensão: Tecsara
Inovação na produção de habitação popular
Ações de ensino, pesquisa e extensão na Ocupação Solano Trindade, em parceria com o Movimento Nacional de Luta pela Moradia. O projeto desenvolveu um conjunto de tecnologias sociais voltadas para a elevação da qualidade de vida de famílias em precárias condições de moradia e trabalho: implantação de tecnologias construtivas para requalificação de edifício público para fins de moradia, por meio de oficinas de formação teórico-prática para estudantes universitários, lideranças e moradores no canteiro de obras e na olaria escola em Lorena; implantação de tecnologias alternativas em saneamento ecológico (BET, captação de água da chuva, compostagem, instalações hidrossanitárias) para a construção de um conjunto de casas populares por autogestão; produção de manuais para a implantação das tecnologias desenvolvidas para difusão online; organização do trabalho coletivo para produção de alimentos orgânicos e geração de renda.
Como principais repercussões podemos citar: 1 - Workshop imersivo realizado na Ocupação Solano Trindade, numa parceria entre a Universidade Técnica de Berlim, a Universidade Técnica de Brandenburgo e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU e NIDES), com a participação de estudantes/profissionais europeus e latinoamericanos egressos de universidades alemãs. Foram realizadas micro-intervenções construtivas, tais como: reforma da cozinha coletiva, recuperação de telhado de madeira e intervenções no quintal agroecológico. Novo workshop está programado após a pandemia. 2 - Publicação do livro Ocupação Solano Trindade, resultado da dissertação de mestrado de Fernanda Petrus, uma das coordenadoras do projeto de extensão. 3 - Difusão das tecnologias de saneamento ecológico desenvolvidas no projeto por meio dos manuais técnicos produzidos que em 2021 estão sendo utilizados no curso prático de saneamento no Complexo da Maré.
Produto: Cartilhas e manuais para Habitação Popular
Autores: Luciana Lago ET AL
Projeto de extensão: OTA
Produtos
Metodologias para o uso de multimídia e informática nas escolas do ensino básico no RJ
O Grupo de Educação Multimídia - GEM/UFRJ - e o Laboratório de Informática para a Educação - LIPE/UFRJ - são programas que articulam ensino, pesquisa e extensão no desenvolvimento, realização e promoção de metodologias participativas em contextos formativos do ensino básico. Suas ações contribuem para a formação cidadã de estudantes de gradação interessados em educação, além de sistematizarem estudos acadêmicos e técnicos para abordagens de diferentes conteúdos em sala de aula com o uso de recursos microeletrônicos e multimeios. Por fim, as atividades realizadas pelo GEM e pelo LIPE participam de processos de transformação social e institucional em escolas do ensino básico, que incorporam as metodologias desenvolvidas e direcionam professores para estágios de formação continuada no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias para o Desenvolvimento Social do NIDES/UFRJ.
Como principais repercussões podemos citar: 1) Desenvolvimento e realização de oficinas de produção audiovisual de curta duração em escolas do ensino básico; 2) Contribuição para a formação cidadã, com impacto na interdisciplinaridade e interprofissionalidade, de estudantes de graduação e pós-graduação com ênfase em licenciatura; 3) desenvolvimento de metodologias participativas para o ensino e a aprendizagem de linguagens com uso de tecnologias e recursos técnicos multimeios; 4) Desenvolvimento e orientacão de pesquisas básicas nas áreas de metodologia do ensino e crítica estética, tanto na graduação quanto na pós-graduação; 5) Dialogismo e desenvolvimento de ações com impacto metodológico e curricular em escolas do ensino básico parceiras, 6) Orientação de estágios de mestrado profissional no PPGTDS/NIDES para professores estatutários das instituições de ensino externas parceiras; 7) Desenvolvimento de tecnologias sociais (artefatos e metodologias) destinados à transformação da abordagem do ensino e aprendizagem em sala de aula.
Produto: Materiais multimidias para apoio ao ensino médio
Autores: Paulo Maia ET AL
Projeto de extensão: https://www.grupodeeducacaomultimidia.com.br/
Projeto de extensão: http://nides.ufrj.br/index.php/o-lipe
Agroecologia e Saneamento ecológico no RJ
A gestão dos resíduos sólidos urbanos é um relevante problema da atualidade. A disposição inadequada dos resíduos orgânicos gera proliferação de vetores de doenças, além de outros problemas. Ao longo dos quase 10 anos de existência é impressionante o alcance tanto em território quanto em articulações em rede e visibilidade que o grupo MUDA alcançou. A partir do LavaPer, espaço próximo ao estacionamento do Centro de Tecnologia da Ilha do Fundão, iniciou-se em 2009 o manejo pelo grupo, recuperando uma área de aterro degradada , transformando-a em uma agrofloresta do ecossistema Mata Atlântica, onde são praticadas as oficinas de manejo do solo, compostagem, saneamento ecológico e plantios. Já o projeto Tecnologia Social em Assentamantos da Reforma Agrária (TecSARA) busca contribuir com a promoção da reforma agrária popular, em parceria com assentados do MST, por meio de assessorias técnicas e o desenvolvimento de tecnologias sociais, com foco em saneamento ecológico.
Como principais repercussões podemos citar: Elaboração de artigos nacionais e internacionais, dissertações de mestrado, materiais didáticos, oficinas, cursos de agroecologia, plantio de horta, compostagem, agricultura urbana, plantas utilitárias, entre outros. Um ex-aluno empreendeu um serviço de compostagem conhecido como "Ciclo Orgânico", causando impacto na percepção e compreensão do grave problema da gestão de residuos sólidos. Na mesma linha, outro ex-aluno passou a oferecer um serviço de compostagem de resíduos orgânicos na região da Grande Tijuca, além de também ter desenvolvido um trabalho de conclusão de curso sobre uma proposta de um programa de compostagem para a UFRJ. Os participantes recebem estudantes da rede de ensino fundamental , que aprendem a percorrer a 'trilha ecopedagógica', compreendendo a importância da produção de alimentos livre de pesticidas e da segurança alimentar. O TecSARA tem atuado em parceria com membros do Laboratório Interdisciplinar de Tecnologia Social (LITS/NIDES/UFRJ), realizando reuniões remotas com assentados do PDS Osvaldo de Oliveira, em Macaé, visando o desenvolvimento de projetos sociotécnicos segundo as demandas apresentadas pelos mesmos, com foco em saneamento ecológico. O TecSARA também colaborou com debates públicos sobre agroecologia e saneamento ecológico, com transmissão pelo YouTube.
Autores: Heloisa Firmo e Renan Finamore
Projeto de extensão: http://muda.poli.ufrj.br
Apoio a pré vestibulares populares do RJ
O Pré-Vestibular Popular Educacao para o Desenvolvimento Social (PVP-NIDES) é um projeto realizado em quatro polos, Acari, Bom Pastor (Belford Roxo), UFRJ campus Duque de Caxias e Ilha do Fundão, desde 2018. O projeto vem sendo construído coletivamente em parceria com movimentos sociais. Além de trabalhar conteúdos que compõem a matriz curricular dos vestibulares pleiteados, visa promover uma educação emancipadora, criando oportunidades para os grupos sociais conhecerem novos espaços de reflexão além da sala de aula, contribuindo para a formação de educadores populares e pautando debates como a luta contra o racismo, sexismo, lgbtfobia.
Além disso, realizamos um mapeamento dos pré-vestibulares populares do Estado do RJ, através da dissertação da aluna Angela dos Santos, orientada pela professora Priscila Matsunaga. Por fim, tambem foi produzida uma cartilha com estratégias para o enfrentamento da evasão em pré-vestibulares populares.
Apesar de ser um projeto muito recente, tendo iniciado em 2018 nos 4 polos, e tendo sido prejudicado muito em 2020 pela pandemia, o PVP-NIDES já teve algunas resultados importantes. Em 2018, iniciamos com aproximadamente 110 alunos nos 4 polos, sendo que destes 15 foram até o fim (sendo 5 aprovados em universidades). Em 2019, houve um aumento da demanda, e iniciamos com 200 alunos, chegando 30 ao final (15 aprovados). Em 2020, devido a pandemia, houve grande dificuldade por parte dos alunos com aulas remotas, por baixo acesso a internet, dessa forma juntamos os polos e tivemos 35 alunos, chegando apenas 3 ao final (todos aprovados). Além disso, ao longo desse ano conseguimos mobilizar muitos professores voluntários, na maior parte graduandos da UFRJ. Foram 40 em 2018, 65 em 2019 e 120 em 2020. Em 2021, não haverá turmas devido as dificuldades com o ensino remoto pela grande maioria dos alunos, assim estamos nos reorganizando, preparando materiais, qualificando os professores voluntários para assim que for possível voltar o ensino presencial.
Por fim, a dissertação da egressa Angela Santos, que é professora da rede estadual e coordenadora do pré-vestibular comunitário do CEASM, produziu além do mapeamento inédito de 352 pré-vestibulares populares do estado do RJ (um produto fundamental para o Fórum de Pré-vestibulares Populares do Rio de Janeiro que a egressa ajudou a construir), uma cartilha com estratégias para enfrentamento da evasão de pré-vestibulares populares, problema comum em todos os PVPs e que os do NIDES não estão imunes.
Produto: Mapeamento de pré-vestibulares populares do RJ (PDF) e Mapa georeferenciado
Produto vinculado: Pensando estratégias para o enfrentamento da evasão em pré-vestibulares populares
Autora: Angela Cristina da Silva Santos
Orientadora: Priscila Saemi Matsunaga
Projeto de extensão do NIDES na temática: Pré-Vestibular Popular Educacao para o Desenvolvimento Social (PVP)
Outros produtos
Produto: Avaliação de Incubadoras Tecnológicas de Cooparativas Populares
Autores: Felipe Addor ET AL
Dissertação vinculada: Analisando o Programa de Apoio as Incubadoras de Cooperativas Populares no contexto do debate sobre as políticas sociais no Brasil
Dissertação vinculada: Gestão de empreendimentos econômicos solidários: a experiência das incubadoras tecnológicas de economia solidária
Outras publicações vinculadas: http://nides.ufrj.br/index.php/relatorio-proninc
Produto: Cartilhas e materiais didáticos sobre beneficiamento de pescado e algas
Autores: Ana Lúcia do Amaral Vendramini ET AL
Dissertação vinculada: Contribuição com a cadeia produtiva da pesca: Beneficiamento de massa de macarrão sem glúten à base de surimi
Mais informações: https://sites.google.com/site/ufrjnpcta/produtos
Produto: Cartilha para microcervejarias
Autora: Laise Buranelli Soares (2019)
Dissertação: Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável: Cartilha para microcervejarias de Teresópolis e Nova Friburgo - RJ
Orientadora: Heloisa Teixeira Firmo
Produto: Assessoria a fábrica Flaskô
Autores: Flavio Chedid ET AL
Projeto de extensão: Organização do Trabalho e Autogestão
Produto: Assessoria a bancos comunitários populares
Autor: Marcos Rodrigo Ferreira
Dissertação: Banco Comunitário no Preventório: uma experiência de Economia Solidária
Projeto de extensão: Assessoria a bancos comunitários
Produto: Software para Disléxicos (LEXOS)
Autores: José Antônio Borges, Antônio Cláudio Gomes Souza, Roselane
Dissertação: Análise neuroeducativa dos recursos tecnológicos para disléxicos adultos de vida acadêmica ativa