Para alunos que entraram antes de 2022, ver Guia do aluno (2016 a 2021).
REGIME CURRICULAR DO PROGRAMA
O aluno deverá cursar um total de 360 horas (24 créditos), entre:
- 120 horas - Disciplinas obrigatórias, sendo 2 disciplinas semestrais de 60 horas cada: Teoria Crítica da Tecnologia (que formalmente está no SIGA como bimestrais TCT1 e TCT2) e Metodologias de Pesquisa Participativa (formalmente está no SIGA como bimestrais MPP1 e MPP2);
- 150 horas - Disciplinas optativas do PPGTDS. São 5 disciplinas de 30 horas cada, ou 10 créditos ao total;
- 90 horas - Disciplinas livres, que poderão ser cursadas dentro ou fora do programa, ou em Atividades de Extensão e Docência. Estas deverão computar 90 horas no total, independente da quantidade de disciplinas que precisem cursar, já que a estrutura curricular externa ao programa pode seguir outros parâmetros. Se forem cursadas na UFRJ, são 6 créditos livres.
As Atividades de Extensão e Docência podem creditar até 6 créditos. Deve ser preenchido um relatório, que passará por comissão do PPGTDS, com aprovação no colegiado. As duas opções de atividades são:
(1) Extensão (até 4 créditos) - O mestrando que atuar em ações de extensão do NIDES registrada no SIGA, exercendo um papel protagonista, colaborando na coordenação da ações e orientação dos graduandos, atuando um mínimo de um semestre, com uma carga de pelo menos 180 horas, deve preencher o relatório de extensão para creditar 2 créditos (para cada 2 créditos precisa ser preenchido um relatório). Para ações fora do NIDES, deve-se solicitar a inclusão da ação no colegiado antes de atuar na ação através do formulário, para avaliação se a ação cumpre uma formação no campo da Tecnologia para o Desenvolvimento Social.
(2) Estágio em docência (até 4 créditos) - O mestrando que realizar estágio de docência nas disciplinas de graduação do NIDES (http://nides.ufrj.br/index.php/graduacao), para cada turma nas disciplinas de 4 créditos ou 60 hrs, deve preencher o relatório de estágio em docência para creditar no mestrado 2 créditos. Para disciplinas da graduação de outras unidades que contam com a participação de professores do PPGTDS, deve-se solicitar a avaliação da disciplina no colegiado atraves do formulário antes de realizar o estágio, para avaliação se a disciplina se enquadra no campo da Tecnologia para o Desenvolvimento Social (e recebe metade dos créditos da disciplina de graduação, ou seja, para uma disciplina na graduação de 4 créditos, recebe 2 créditos no histórico, para uma disciplina da graduação de 2 créditos, recebe 1 crédito no histórico).
Dessa forma, nossos alunos podem escolher seguir 3 percursos pedagógicos (ou um caminho entre eles):
Perfil pesquisador: Obrigatórias + 8 optativas
Perfil extensionista: Obrigatórias + 6 optativas + 2 semestres em extensão
Perfil docência: Obrigatórias + 6 optativas + 2 semestres estágio de docência
A respeito das disciplinas do programa, é relevante saber que o curso segue o calendário bimestral da UFRJ, ou seja, são 4 bimestres: normalmente o 1º de março a maio, o 2º de maio a julho, o 3º de agosto a outubro, e o 4º de outubro a dezembro. Por ser um mestrado profissional, as disciplinas costumam ser concentradass nas manhãs (8:30 as 12:30) e tardes (14:00 as 18:00) das quintas e sextas. Excepecionalmente podem ser ofertadas disciplinas optativas em outros dias da semana e horários, de forma a dar mais opções para os discentes. O calendário da pós-graduação da UFRJ pode ser consultado em: http://www.pr2.ufrj.br/calendarioacademico
CRONOGRAMA SUGERIDO
1o bimestre:
NID701 Teoria Crítica da Tecnologia
NID728 Seminários Tecn Desenv Social
Disciplina optativa
2o bimestre:
NID703 Teoria Crítica Tecnologia II
Disciplina optativa
3o bimestre:
NID702 Metod Pesq Participativa I
Disciplina optativa
Disciplina optativa
4o bimestre:
NID704 Metod Pesq Participativa II
Disciplina optativa
5o bimestre:
Disciplina optativa (ou Atividades Práticas)
6o bimestre:
Disciplina optativa (ou Atividades Práticas)
Obs: Para aqueles alunos que só consigam fazer duas disciplinas por período, sugerimos que no 5o e 6o bimestres façam as disciplinas restantes.
A partir do momento que o estudante já tiver cumprido os 24 créditos (até a defesa) deve se inscrever bimestralmente em (caso não o faça, sua matrícula é automaticamente trancada pelo sistema):
NID716 Seminário de Acompanhamento (caso já tenha concluído todos os créditos e não tenha qualificado ainda)
ou
NID715 Pesquisa e Dissertação (caso já tenha concluído todos os créditos e já tenha qualificado)
Até 18 meses:
Defesa da qualificação
Até 30 meses
Defesa da dissertação
DEMAIS ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS:
1) É responsabilidade dos(as) alunos(as) ficar atentos(as) ao calendário de inscrição em disciplinas e fazer bimestralmente suas inscrições, de preferência em diálogo com seus orientadores, pelo SIGA (https://portal.ufrj.br/). A matrícula do(a) aluno(a) é automaticamente trancada caso não se inscreva em nenhuma disciplina em um trimestre. Quaisquer dúvidas o(a) estudante deve solicitar ajuda da secretaria.
2) SEMINÁRIO ANUAL DO NIDES – É obrigatória a participação do(a) aluno(a), no seu primeiro ano de curso, no seminário anual do NIDES, que costuma ocorrer em dezembro, apresentando seu projeto de mestrado.
3) CV LATTES – É obrigatória a inscrição e manutenção do Currículo Lattes do(a) aluno(a), com registro de sua produção acadêmica sempre atualizados
4) QUALIFICAÇÃO - Antes do final do sexto bimestre os(as) alunos(as) devem qualificar, e para isso, desde o final do quarto bimestre devem dialogar com seus orientadores, para definir a banca e informar a secretaria sobre a data de qualificação, preenchendo e enviando o formulário Proposta-de-Banca.doc
5) DISSERTAÇÃO – Ao final do curso, no prazo de até 30 dias após a defesa, é obrigatória a entrega da seguinte documentação à Secretaria do PPGTDS: envio da versão da dissertação em arquivo PDF por email para a secretaria, bem como todos os itens do documento a seguir: PPGTDS Regras apos defesa de dissertação (O aluno não estará habilitado à Defesa de Trabalho de Conclusão de Mestrado enquanto não atingir o coeficiente de rendimento acumulado mínimo exigido de B ou 2,0).
BANCAS e DEFESA DE DISSERTAÇÃO Os alunos deverão se submeter às bancas de qualificação e defesa de dissertação conforme as composições e prazos a seguir. a) Qualificação de dissertação: banca composta por 3 professores doutores (sendo um professor orientador), ao final do quinto trimestre do curso. b) Defesa de dissertação: banca composta por 4 professores doutores (sendo um professor orientador, um professor do PPGTDS e pelo menos um professor externo ao PPGTDS), e mais dois suplentes (sendo um professor do PPGTDS e outro externo), ao final do oitavo trimestre do curso. c) Entrega de documentos após defesa de dissertação – PPGTDS Regras apos defesa de dissertação. Observação: A eventual extensão do prazo de defesa de tese é regida pelo Regulamento do PPGTDS (Art. 19) e Resolução CEPG 01/2006. Para pedido de prorrogação de prazos de defesa, ver PPGTDS Formulário para pedir prorrogação de prazo de defesa.
Outras dúvidas
Email ........................