Defesas do Programa de Pós-Guaduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social

 

  

O BANCO ARARIBÓIA COMO FERRAMENTA NA EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS SOCIAIS

 

Ana Caroline Barros Nominato de Oliveira

 

 

Resumo:

Esta dissertação tem como problema de pesquisa a caracterização do papel do Banco Araribóia como ferramenta na efetivação dos direitos sociais, com foco na economia de Niterói, Rio de Janeiro. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, que busca levantar questões de pesquisa e identificar lacunas metodológicas na integração do Banco Araribóia no programa de economia solidária do município. A investigação visa entender em que medida essa instituição pode ser considerada um instrumento de inclusão social e de fortalecimento da economia local. Foi realizada uma revisão da literatura sobre os conceitos de bancos comunitários de desenvolvimento (BCDs), economia solidária, e moedas sociais. Além disso, a pesquisa incluiu análise documental e entrevistas com atores-chave, permitindo examinar o impacto da implementação da moeda social Araribóia e as estratégias de inclusão econômica voltadas para populações vulneráveis. O Banco Araribóia foi analisado dentro do contexto das políticas públicas emergentes da pandemia da COVID-19, formalizado pela Lei nº 3.621 de 2021, que instituiu a moeda social como um dos eixos de resposta aos desafios socioeconômicos enfrentados pela cidade. Entre os resultados obtidos, destaca-se que o Banco Araribóia vai além de um simples programa de transferência de renda. O banco promove o fortalecimento da economia local através da circulação da moeda social, incentivando o microcrédito e o consumo em estabelecimentos de pequeno porte, o que contribui para a dinamização do comércio local. Contudo, foi identificada uma contradição entre a definição oficial da Moeda Araribóia e seu potencial mais amplo como instrumento de desenvolvimento econômico e social, como sugerido pela legislação municipal. Isso levanta questões sobre como aprimorar a implementação e garantir que o banco alcance seu potencial máximo. Por fim, conclui-se que o Banco Araribóia exemplifica o potencial das iniciativas de economia solidária na promoção dos direitos sociais e no desenvolvimento sustentável de comunidades economicamente vulneráveis. No entanto, a pesquisa sugere que, para maximizar o impacto da instituição, uma abordagem mais colaborativa e integrada deve ser adotada, envolvendo diversos atores sociais e governamentais. As estratégias e os desafios identificados neste estudo podem ser utilizados para orientar a reprodução de iniciativas similares em outras regiões do Brasil, contribuindo assim para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

 

Data e horário: 07/04/2025 – 10:00

 

Local: Centro de Tecnologia da UFRJ, Bloco A, Sala ABC 112, sala do Soltec

 

Banca:

Flavio Chedid Henriques (orientador) – NIDES/UFRJ

Daniela Juliano Silva (coorientadora) – UFF

Luciana Lago – NIDES/UFRJ

Elaine Sigette – UFF

Luiz Arthur Silva de Faria – PESC/COPPE/UFRJ

 

 

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 O ENSINO DA DISCIPLINA ELETIVA ECONOMIA SOLIDÁRIA NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NA AMAZÔNIA

 

Géssica Rafaela Guimarães Nunes

 

 

Resumo:

A pesquisa intitulada “O ensino da Disciplina Economia Solidária no Curso de Ciências Contábeis em uma universidade Pública na Amazônia” tem por objetivo compreender as contribuições da disciplina de Economia solidária na formação dos estudantes para atuarem em empreendimentos econômicos solidários ou na assessoria a esses empreendimentos, ou na formulação e execução de políticas públicas nesse campo. A investigação terá como universo o curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal Rural da Amazônia, campus Tomé Açu-PA. A metodologia da qualitativa e de natureza bibliográfica e documental. A pesquisa se sustenta na discussão sobre o papel da disciplina de Economia solidária, assim como para discussão sobre a necessidade de formar profissionais com um conhecimento mais abrangente e multidisciplinar, conhecer as Diretrizes curriculares nacionais voltadas para os cursos de ciências Contábeis e o projeto pedagógico do curso.

 

Data e horário: 14/03/2025 – 14:00

 

Local: https://meet.google.com/sne-vjxx-dje

 

Banca:

Prof. Dra. Fernanda Santos Araújo (orientadora) – NIDES/UFRJ

Prof. Dr. Flávio Chedid Henriques- NIDES/UFRJ

Prof. Dra. Sandra Rufino – NIDES/UFRJ

Prof. Dra. Bruna Mendes de Vasconcellos - Universidade Federal do ABC

 

 

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AGROFLORESTA PEDAGÓGICA COMO TECNOLOGIA SOCIAL DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO:

PESQUISA-AÇÃO JUNTO AO GRUPO DE ESTUDOS DO SOLO DA ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ / UFRN

 

Lucas Redko de Carvalho

 

Resumo:

Essa dissertação apresenta um plano de manejo para uma agrofloresta didática na UFRN. Elaborada com o objetivo de integrar ensino, pesquisa e extensão, a proposta é detalhada em metodologias baseadas em princípios agroecológicos e sintrópicos, abordando etapas como planejamento, preparação do solo, seleção de culturas, implantação, manejo e avaliação. A dissertação enfatiza a importância de criar um ambiente educativo onde agricultores, estudantes e professores possam aprender e aplicar técnicas sustentáveis de manejo agroflorestal, visando a integração de teoria e prática. Além disso, discute o contexto das crises ambientais, econômicas e sociais brasileiras, e como a agrofloresta pedagógica, enquanto tecnologia social, pode contribuir para soluções locais e a construção de modelos socioeconômicos alternativos.

 

Data/Horário: 04/09/2024 – 10:00

Local: https://meet.google.com/uzb-ttbs-jme

 

Banca:

Prof. Dr. Renan Finamore (Orientador) - ENSP/Fiocruz

Prof Dr. Gualter Guenther Costa da Silva (Co-Orientador) - EAJ/UFRN

Profª Drª Ermelinda Maria Mota Oliveira - EAJ/UFRN

Prof. Dr. Gustavo Machado - NIDES/UFRJ

Profª Drª Heloisa Firmo - NIDES/UFRJ

 

 

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A EXPERIÊNCIA DA COZINHA POPULAR TRANSVESTIGÊNERE KUZINHANEM

 

Beatriz Campana Condini

 

 

Resumo:

Esta pesquisa possui como objeto analítico a experiência de uma cozinha popular, a KuzinhaNem, localizada na Lapa, Rio de Janeiro, gerida coletivamente pelo grupo TransRevolução. O estudo pretende investigar quais são os valores econômicos envolvidos no trabalho produtivo e no trabalho reprodutivo que podem ser significativos no movimento de construção de uma sociedade anticapitalista, que se contraponha às desigualdades. A pesquisa está centrada em dois princípios teóricos: 1) a economia associada ao social (economia popular e solidária) e 2) o trabalho produtivo associado ao reprodutivo. Nesse sentido, foi feita uma sistematização da experiência (Holliday) por meio de encontros semanais com todos os participantes da cozinha e do envolvimento cotidiano da pesquisadora na gestão das atividades do grupo.

 

Data e horário: 05/09/2024 - 14:00

 

Local: Centro de Tecnologia da UFRJ, Bloco A, Sala ABC 112, sala do Soltec

 

Banca:

Luciana Correa do Lago (orientadora) - NIDES/UFRJ

Prof. Fernanda Santos Araújo - NIDES/UFRJ

Prof. Flavio Chedid Henriques - NIDES/UFRJ

Prof. Bruna Mendes de Vasconcellos - UFABC

 

 

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O PROJETO DE EXTENSÃO ANIMA-MITO: SISTEMATIZANDO DIFERENTES APRENDIZAGENS NA ESCOLA MUNICIPAL DILERMANDO CRUZ

 

Norma Alves de Sales Santos

 

Resumo:

Ao longo da História da sistematização da aprendizagem escolarizada, os autores da área de ensino fizeram severas críticas ao modelo convencional aplicado, afirmando que estavam contribuindo para a manutenção da sociedade capitalista, objetivo observado desde o início de sua concepção institucional. Neste arcabouço, as crianças oriundas das classes populares, foram crescendo com defasagem no que se refere à aquisição de leitura, escrita, entendimento de textos e do mundo. Em contrapartida, os estudiosos contemporâneos vão legitimando o letramento, a interdisciplinaridade e a politecnia como propostas que extrapolam a fragmentação dos conceitos disciplinares e apontam estratégias de ensino e aprendizagem que abranjam a globalidade dos temas a serem contemplados, de acordo com a realidade com que se identifiquem e estudados com as contribuições das diferentes disciplinas. Tal abordagem sugere a formação de futuros cidadãos conscientes e profissionais atuantes no mercado de trabalho. A articulação entre trabalho intelectual e trabalho manual, resulta numa formação que, a partir do próprio trabalho social, desenvolva a compreensão das bases da organização do trabalho e a inserção social. Através da integração, interação e diálogo entre as diferentes disciplinas, ocorrem as reflexões individuais de cada estudante que acrescidas da intervenção de sua bagagem cultural vai solidificando suas concepções de aprendizagem. O objetivo será a formação plural do discente, que acontece também através das trocas realizadas nos espaços escolares. Esta estrutura requer intencionalidade nas intervenções pedagógicas, através do planejamento, organização de ações cotidianas e da oferta de estratégias que culminem na aquisição das habilidades e competências a serem adquiridas pelos estudantes para serem futuros agentes de transformação pessoal e social. Nesta perspectiva, a aprendizagem deve ser mediada por profissionais que acreditem primeiro em seu próprio desenvolvimento, em sua educação continuada, nas pesquisas que realiza, nos seus estudos contínuos e na transformação social dos estudantes sob sua responsabilidade percebendo que não é mais possível reproduzir os convencionais padrões escolarizados que continuem perpetuando e consolidando uma nação profundamente assolada por desigualdades sociais, econômicas e políticas, desemprego, miséria e desrespeito. Dessa forma, é imperativo que a instituição escolar seja reformulada para assumir uma proposta pedagógica que atue ativamente nas ações cotidianas dos estudantes, tendo a autonomia como instrumento, criando suas próprias metas para que alcance sua identidade cidadã e consiga se inserir de maneira mais igualitária no contexto sociocultural vigente. Minha inserção e trajetória na esfera pública de ensino sempre estiveram pautadas nas leituras e análises abordadas nos registros desses teóricos, fazendo analogia com a realidade encontrada no interior das salas de aula. Ao longo desses trinta e seis anos de magistério público, tais ponderações me levaram a formular questionamentos e hipóteses sobre o que é realmente importante ensinar aos aprendizes, para que sejam estudantes letrados e plenamente inseridos na realidade social. Diante dessas concepções, estudos e análises, realizadas ao longo do meu fazer pedagógico, me deparei com a proposta dos Projetos de Extensão, desenvolvidos por docentes e discentes dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e que serão objeto principal das minhas pesquisas e dissertação.

 

Data/Horário: 09/09/2024 – Segunda-feira - 16:30h

 

Como participar da vídeo chamada:

Link: https://meet.google.com/aps-qjnt-dak

Ou disque: (US) +1 541-897-2454‬ PIN: 201 859 488‬#‬‬‬‬

 

Banca:

Prof. Dr. Gustavo Carvalhaes Xavier Martins Pontual Machado - Orientador -PPGTDS/NIDES/UFRJ

Prof. Dr. Alexandre Palma da Silva - PPGTDS/UFRJ

Prof. Dr. Carlos Alexandre Pereira - NIDES/UFRJ

Prof. Dr. Simone de Oliveira Gonçalves Bondarczuk - UFRJ

Prof. Dr. Pedro Ribeiro Martins - UFRJ

 

 

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