Defesas do Programa de Pós-Guaduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social

 

  

A EXPERIÊNCIA DA COZINHA POPULAR TRANSVESTIGÊNERE KUZINHANEM

 

Beatriz Campana Condini

 

 

Resumo:

Esta pesquisa possui como objeto analítico a experiência de uma cozinha popular, a KuzinhaNem, localizada na Lapa, Rio de Janeiro, gerida coletivamente pelo grupo TransRevolução. O estudo pretende investigar quais são os valores econômicos envolvidos no trabalho produtivo e no trabalho reprodutivo que podem ser significativos no movimento de construção de uma sociedade anticapitalista, que se contraponha às desigualdades. A pesquisa está centrada em dois princípios teóricos: 1) a economia associada ao social (economia popular e solidária) e 2) o trabalho produtivo associado ao reprodutivo. Nesse sentido, foi feita uma sistematização da experiência (Holliday) por meio de encontros semanais com todos os participantes da cozinha e do envolvimento cotidiano da pesquisadora na gestão das atividades do grupo.

 

Data e horário: 05/09/2024 - 14:00

 

Local: Centro de Tecnologia da UFRJ, Bloco A, Sala ABC 112, sala do Soltec

 

Banca:

Luciana Correa do Lago (orientadora) - NIDES/UFRJ

Prof. Fernanda Santos Araújo - NIDES/UFRJ

Prof. Flavio Chedid Henriques - NIDES/UFRJ

Prof. Bruna Mendes de Vasconcellos - UFABC

 

 

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AGROFLORESTA PEDAGÓGICA COMO TECNOLOGIA SOCIAL DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO:

PESQUISA-AÇÃO JUNTO AO GRUPO DE ESTUDOS DO SOLO DA ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ / UFRN

 

Lucas Redko de Carvalho

 

Resumo:

Essa dissertação apresenta um plano de manejo para uma agrofloresta didática na UFRN. Elaborada com o objetivo de integrar ensino, pesquisa e extensão, a proposta é detalhada em metodologias baseadas em princípios agroecológicos e sintrópicos, abordando etapas como planejamento, preparação do solo, seleção de culturas, implantação, manejo e avaliação. A dissertação enfatiza a importância de criar um ambiente educativo onde agricultores, estudantes e professores possam aprender e aplicar técnicas sustentáveis de manejo agroflorestal, visando a integração de teoria e prática. Além disso, discute o contexto das crises ambientais, econômicas e sociais brasileiras, e como a agrofloresta pedagógica, enquanto tecnologia social, pode contribuir para soluções locais e a construção de modelos socioeconômicos alternativos.

 

Data/Horário: 04/09/2024 – 10:00

Local: https://meet.google.com/uzb-ttbs-jme

 

Banca:

Prof. Dr. Renan Finamore (Orientador) - ENSP/Fiocruz

Prof Dr. Gualter Guenther Costa da Silva (Co-Orientador) - EAJ/UFRN

Profª Drª Ermelinda Maria Mota Oliveira - EAJ/UFRN

Prof. Dr. Gustavo Machado - NIDES/UFRJ

Profª Drª Heloisa Firmo - NIDES/UFRJ

 

 

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ANÁLISIS DE LOS DESAFÍOS METODOLÓGICOS PARA LA DIFUSIÓN DE PRÁCTICAS AGROECOLÓGICAS EN CHILE Y BRASIL, A LA LUZ DE LA METODOLOGÍA DE CAMPESINO A CAMPESINO

 

Lirayen Reyes Gálvez

 

Resumo:
Chile e o Brasil, possuem um contexto rural latino-americano comum no sentido dos imaginários sociais dominantes no campo e na agricultura. Países herdeiros de marcadas hierarquias, a história dominante tem sabido como manter invisíveis os conhecimentos e saberes das comunidades tradicionais, processo que Paulo Freire nomeou como “Educação Bancária”, e que podemos ver expressada nas diferentes esferas da vida.

Diante dessa necessidade de reconhecer o conhecimento e divulgá-lo, cria-se e propaga-se um processo pedagógico, que é a metodologia Campesino-à-Campesino. Este exercício prático e político, sustentado por e para organizações camponesas, busca resgatar as práticas e saberes de seus integrantes, fortalecer mecanismos de difusão da agroecologia e politizar a vida das comunidades para transformar sua realidade. Nesta pesquisa, dialogaremos com duas experiências latino-americanas incipientes, uma em Tirúa, Wallmapu, Chile e outra em Piraí, Rio de Janeiro, Brasil, analisando as possibilidades que a metodologia nos oferece ao trabalhar por uma transição agroecológica.

 

 

Data/Horário: 02/09/2024 – 10:00

Local: Sala ABC-112, Centro de Tecnologia - UFRJ, RJ.

 

Banca:

Prof. Dr. Felipe Addor (orientador) – NIDES/UFRJ

Prof. Dra. Fernanda Santos Araujo – NIDES/UFRJ

Prof. Dra. Camila Rolim Laricchia – NIDES/UFRJ-Macaé

Prof. Dra. Iranilde de Oliveira Silva – MST-RJ

 

 

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O PROJETO DE EXTENSÃO ANIMA-MITO: SISTEMATIZANDO DIFERENTES APRENDIZAGENS NA ESCOLA MUNICIPAL DILERMANDO CRUZ

 

Norma Alves de Sales Santos

 

Resumo:

Ao longo da História da sistematização da aprendizagem escolarizada, os autores da área de ensino fizeram severas críticas ao modelo convencional aplicado, afirmando que estavam contribuindo para a manutenção da sociedade capitalista, objetivo observado desde o início de sua concepção institucional. Neste arcabouço, as crianças oriundas das classes populares, foram crescendo com defasagem no que se refere à aquisição de leitura, escrita, entendimento de textos e do mundo. Em contrapartida, os estudiosos contemporâneos vão legitimando o letramento, a interdisciplinaridade e a politecnia como propostas que extrapolam a fragmentação dos conceitos disciplinares e apontam estratégias de ensino e aprendizagem que abranjam a globalidade dos temas a serem contemplados, de acordo com a realidade com que se identifiquem e estudados com as contribuições das diferentes disciplinas. Tal abordagem sugere a formação de futuros cidadãos conscientes e profissionais atuantes no mercado de trabalho. A articulação entre trabalho intelectual e trabalho manual, resulta numa formação que, a partir do próprio trabalho social, desenvolva a compreensão das bases da organização do trabalho e a inserção social. Através da integração, interação e diálogo entre as diferentes disciplinas, ocorrem as reflexões individuais de cada estudante que acrescidas da intervenção de sua bagagem cultural vai solidificando suas concepções de aprendizagem. O objetivo será a formação plural do discente, que acontece também através das trocas realizadas nos espaços escolares. Esta estrutura requer intencionalidade nas intervenções pedagógicas, através do planejamento, organização de ações cotidianas e da oferta de estratégias que culminem na aquisição das habilidades e competências a serem adquiridas pelos estudantes para serem futuros agentes de transformação pessoal e social. Nesta perspectiva, a aprendizagem deve ser mediada por profissionais que acreditem primeiro em seu próprio desenvolvimento, em sua educação continuada, nas pesquisas que realiza, nos seus estudos contínuos e na transformação social dos estudantes sob sua responsabilidade percebendo que não é mais possível reproduzir os convencionais padrões escolarizados que continuem perpetuando e consolidando uma nação profundamente assolada por desigualdades sociais, econômicas e políticas, desemprego, miséria e desrespeito. Dessa forma, é imperativo que a instituição escolar seja reformulada para assumir uma proposta pedagógica que atue ativamente nas ações cotidianas dos estudantes, tendo a autonomia como instrumento, criando suas próprias metas para que alcance sua identidade cidadã e consiga se inserir de maneira mais igualitária no contexto sociocultural vigente. Minha inserção e trajetória na esfera pública de ensino sempre estiveram pautadas nas leituras e análises abordadas nos registros desses teóricos, fazendo analogia com a realidade encontrada no interior das salas de aula. Ao longo desses trinta e seis anos de magistério público, tais ponderações me levaram a formular questionamentos e hipóteses sobre o que é realmente importante ensinar aos aprendizes, para que sejam estudantes letrados e plenamente inseridos na realidade social. Diante dessas concepções, estudos e análises, realizadas ao longo do meu fazer pedagógico, me deparei com a proposta dos Projetos de Extensão, desenvolvidos por docentes e discentes dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e que serão objeto principal das minhas pesquisas e dissertação.

 

Data/Horário: 09/09/2024 – Segunda-feira - 16:30h

 

Como participar da vídeo chamada:

Link: https://meet.google.com/aps-qjnt-dak

Ou disque: (US) +1 541-897-2454‬ PIN: 201 859 488‬#‬‬‬‬

 

Banca:

Prof. Dr. Gustavo Carvalhaes Xavier Martins Pontual Machado - Orientador -PPGTDS/NIDES/UFRJ

Prof. Dr. Alexandre Palma da Silva - PPGTDS/UFRJ

Prof. Dr. Carlos Alexandre Pereira - NIDES/UFRJ

Prof. Dr. Simone de Oliveira Gonçalves Bondarczuk - UFRJ

Prof. Dr. Pedro Ribeiro Martins - UFRJ

 

 

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PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS ÀS COOPERATIVAS DE CATADORES DE MATERIAL RECICLÁVEL: UM ESTUDO DE CASO DE DUAS COOPERATIVAS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO FACE AO CASO DE UMA REDE DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DE CATADORES DO ESPÍRITO SANTO

 

Rodrigo Vital Salvador

 

Resumo:

Nesta dissertação, busca-se trazer reflexões acerca da ação do Estado em materializar o reconhecimento, por meio da justa contrapartida financeira, aos relevantes e fundamentais serviços ambientais realizados pelos trabalhadores da coleta de material reciclável. Fez-se a escolha deste caso por ser esse reconhecimento um importante fator de emancipação desses trabalhadores da presença do atravessador durante o processo de comercialização do material coletado, triado e beneficiado, uma vez que o justo pagamento realizado pelo poder público é fator primordial para a resolução do pior problema enfrentado pelos empreendimentos pesquisados: a falta de capital de giro. Para embasar essa afirmação, foi usada a metodologia de Estudo de Caso, fazendo inicialmente uma revisão do referencial teórico e uma pesquisa virtual sobre uma rede solidária do Espírito Santo, em que o apoio do Estado foi fundamental para alcançar a emancipação em questão. Posteriormente, por meio da realização de entrevistas, os cooperados da COOPFUTURO e da COOPAMA foram ouvidos e inseridos na busca por um meio viável de cobrar o apoio adequado e viável do Estado na viabilização da composição do capital de giro das duas cooperativas pesquisadas. Desta forma, a dissertação apresenta três casos, comparando-os entre si, buscando demonstrar a importância do reconhecimento por parte do Estado pelo importante serviço público prestado pelas cooperativas de catadores e demonstrar como há viabilidade para a realização do pagamento pelo serviço ambiental prestado sem causar oneração aos cofres públicos.

 

 

Data/Horário: 05/09/2024 – 09:00

Videochamada: meet.google.com/hza-tqjd-pru

 

Banca:

Renan Finamore Gomes da Silva (orientador) – NIDES/UFRJ

Prof. Dr. Felipe Addor - NIDES/UFRJ

Prof. Dr. Flávio Chedid Henriques - NIDES/UFRJ

Profª. Drª. Valeria Pereira Bastos – PUC/RJ

 

 

 

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