Defesas do Programa de Pós-Guaduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social

Mulheres na Agroecologia no Estado do Rio de Janeiro: Protagonismo, Autonomia e Geração de Renda

Larissa Quaresma do Lago

 

Resumo: As mulheres rurais são pouco valorizadas pela sociedade e enfrentam dificuldades decorrentes tanto da própria condição da agricultura familiar em relação à sociedade, quanto em virtude de relações familiares patriarcais, com os próprios maridos, pais e outras pessoas. Neste estudo investiga-se como a agroecologia permite contribuir para que essas mulheres rurais possam buscar uma fonte de geração de renda e a sua emancipação, construindo maiores níveis de autonomia e consequentemente, diminuindo as relações de dependência e poder geradas pelo patriarcado. Diante desse cenário, no presente trabalho propõe-se analisar a ação das mulheres na agroecologia no estado do Rio de Janeiro através da avaliação da atuação e organização dessas mulheres por intermédio do trabalho realizado no coletivo produtivo Empório da Chaya, assim como da Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro (AARJ). A organização dessas agricultoras através de coletivo, mesmo quando não promove uma geração de renda significativa dentro do orçamento dessas mulheres, incentiva seu fortalecimento enquanto mulheres e trabalhadoras, provocando diversas mudanças em sua autonomia social e política, fazendo com elas ocupassem espaços públicos, despertassem a sua autoestima e desenvolvessem outras habilidades e as colocassem em outro lugar para além da função que muitas ocupavam antes como donas de casa limitadas ao ambiente doméstico. Além disso, a organização das agricultoras através do Grupo de Trabalho Mulheres da AARJ vem permitindo que essas mulheres sejam fortalecidas e inspiradas a lutarem por seus direitos ao acesso à terra; à valorização do seu trabalho; à equidade de direitos entre homens e mulheres; a sua segurança física, psicológica e do seu patrimônio; entre outras pautas relevantes para as mulheres. Através do GT Mulheres AARJ, as suas integrantes se incentivam, ajudam, trocam informações, experiências, conhecimentos, sendo ali criado um importante espaço de segurança, afeto e cuidado. Desta forma, foi possível verificar que a Agroecologia permite espaço para que as mulheres se organizem, vivenciem os seus conhecimentos e sejam mais valorizadas e reconhecidas como agriculturas.

 

Data e horário: 26 de Agosto de 2020, às 10:00.

Local: Remotamente, acessível pelo link https://meet.google.com/zuo-tbmz-qia

Banca:

Heloisa Firmo(orientadora) – NIDES/UFRJ

Luciana Correa do Lago – NIDES/UFRJ

Diana Helene Ramos – NIDES/UFRJ

Angela Maria da Silva Gomes – UNIBH

 

Defesas do Programa de Pós-Guaduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social

PROJETO ALIMENTARTE: a união entre Arte e Ciências para o Ensino Interdisciplinar

Jucielly Vasconcellos dos Santos

 

Resumo: A educação é uma área que se encontra em constantes transformações. As abordagens, metodologias e currículos são pontos de discussão e pesquisa por parte de pesquisadores e políticos de forma a conciliar o processo de ensino-aprendizagem à realidade dos educandos. Artes, Ciências e outras disciplinas compõem uma matriz pedagógica nem sempre dialógica entre si. Nesta pesquisa investiga-se a integração entre as disciplinas de Arte e Ciência, utilizando por base a interdisciplinaridade e a Pedagogia de Projetos, em um estudo de caso, o projeto AlimentArte, vivenciado por professores e alunos do Colégio Estadual Praia do Siqueira, localizado no Município de Cabo Frio/RJ. Como aporte teórico, apresentamos uma revisão bibliográfica sobre teorias educacionais com premissas marxistas, a importância da arte-educação e a relação entre arte e ciências, com destaque para a Sistematização de Experiências, viabilizando a interdisciplinaridade como um instrumento pedagógico eficiente na construção da aprendizagem. Dessa forma, o projeto AlimentArte, que teve como temática a Saúde Alimentar, apresentou a união entre as áreas do conhecimento, Arte e Ciência e possibilitou a participação de professores e alunos que perceberam a importância da prática interdisciplinar como ferramenta pedagógica eficaz para a compreensão dos conteúdos. Apontamos ainda a importância da disciplina de Arte como qualquer outra do currículo escolar, trabalhando a prática e a subjetividade dentro de uma perspectiva racional. Defende-se aqui uma educação emancipatória possível de ser realizada em uma escola de ensino tradicional, a fim de romper com a fragmentação dos conteúdos, unindo a teoria e a prática. Os resultados da pesquisa indicaram a preocupação com o planejamento das aulas e para tentar superar esta dificuldade, foi criada uma ferramenta tecnológica em forma de software educativo capaz de amenizar o problema apresentado e estreitar as relações entre os professores participantes.

 

Data e horário: 04 de Setembro de 2020, às 9:00.

Local: Videoconferência

Banca:

Felipe Addor (orientador) – NIDES/UFRJ

Aline Mansur Almeida Teixeira (orientadora) - UNILAGOS.

Priscila Saemi Matsunaga – NIDES/UFRJ

Andrea Penteado de Menezes – UFRJ/UFBA

Izabel Cristina Goudart da Silva - UFRJ

 

 

O Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais (IPPRI/ UNESP), o Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides/UFRJ) e o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Castanhal, em uma parceria entre seus programas de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial da América Latina e Caribe (TerritoriAL/UNESP), Programa de Pós-Graduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social (PPGTDS/Nides/UFRJ) e Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares (PPGDRGEA/IFPA), com o propósito de divulgar a produção acadêmica de pesquisadores/as, torna público o presente Edital de chamada de artigos para compor o Livro TECNOLOGIA SOCIAL E REFORMA AGRÁRIA POPULAR a ser publicado pela Coleção Vozes do Campo da Editora Cultura Acadêmica. Esta publicação tem o apoio do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (Clacso) e da Cátedra da UNESCO de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial.

 
O Edital busca selecionar artigos que aprofundem a reflexão teórico-metodológica e analisem experiências de desenvolvimento de tecnologia social no âmbito da luta pela reforma agrária popular. Ainda que possam ser aceitos artigos que tragam debate sobre os conceitos que articulam esses dois campos, serão valorizadas reflexões que tratem de projeto concretos e que permitam vislumbrar caminhos para se pensar um novo paradigma tecnológico que possa ser útil ao projeto da reforma agrária popular. Está sendo considerado como parte dessa temática o contexto dos movimentos socioterritoriais e comunidades tradicionais que lutam para a manutenção e desenvolvimento de seus territórios.
 
 

Edital

 

EditalLivro2020

Considerando:

- A suspensão do calendário no inicio do ano devido à pandemia;

- A retomada do calendário da pós-graduação da UFRJ a partir de agosto (http://posgraduacao.ufrj.br/pdfs/calendario_2020_trimestral_alternativo_covid) em regime especial (https://www.adufrj.org.br/index.php/pt-br/noticias/arquivo/80-atual/3137-consuni-aprova-calendarios-de-graduacao-e-pos) com ensino remoto;

- E o inicio previsto para o calendário acadêmico do próximo ano em Maio de 2021.

 

O colegiado do PPGTDS decide que:

- O processo de seleção para a turma 2021 ocorrerá no inicio do ano de 2021.

- O edital será publicado no fim do ano de 2020.

 

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Fonte: http://posgraduacao.ufrj.br/noticia/3504

 

Resolução CEPG nº 01, de 16 de março de 2020 (Resolução emergencial sobre defesas de mestrado e doutorado no período de pandemia do COVID-19).

Clique aqui para ver na íntegra a referida resolução

 

Atualização de 20/03/2020:

 

Veja também a PORTARIA CAPES Nº 36, DE 19 DE MARÇO DE 2020 - Dispõe sobre a suspensão excepcional dos prazos para defesa de dissertação ou tese no âmbito dos programas de concessão de bolsas da Capes clicando no link: http://posgraduacao.ufrj.br/noticia/3525

 

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