SemCoopPlat

O Ciclo de Conferências “Capitalismo X Cooperativismo Solidário de Plataforma: Diagnósticos e Propostas para a Organização da Classe Trabalhadora” é uma parceria entre o NIDES, a Universidade de Brasília e o PROCOAS.

 

Os encontros são híbridos, às quintas-feira de 14 às 17, com transmissão ao vivo pelo YouTube do NIDES (youtube.com/c/UFRJNIDES) e presencialmente, ocorrerão na sala ABC 112, do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

 #1 Plataformismo: outra etapa do Modo de Produção capitalista? (21 de jul. de 2022)

Link para a gravação: https://www.youtube.com/watch?v=VSC0g8y8Sfg

Apresentação - Roberto Moraes Pessanha

Artigo: “Commoditificação de dados, concentração econômica e controle político como elementos da autofagia do capitalismo de plataforma”

 

#2 Cartografia dos Empreendimentos Econômicos Solidários (28 de jul. de 2022)

Link para a gravação: https://www.youtube.com/watch?v=xq7zGYMdVCA

Apresentação - Luciana Lago

 

#3 Direto e Saúde dos Trabalhadores (4 de ago. de 2022)

Link para a gravação: https://www.youtube.com/watch?v=fzoXtfHXmgA

Apresentação - Renan Kalil

 

#4: A Atuação Sindical Diante do Capitalismo de Plataforma (11 de ago. de 2022)

Link para a gravação: https://www.youtube.com/watch?v=R6a7Sba66ZQ

Apresentação - Thiago Maeda

Extras: Cooperativismo de Plataforma: Desafios e Oportunidades INOVACOOP - SISTEMA OCB

 

Ciclo de conferenciasPróximas transmissões:

18/08 - A luta dos movimentos sociais pela construção do cooperativismo solidário de plataforma

25/08 - Políticas públicas para o cooperativismo solidário de plataforma

01/09 - Tecnologias da Informação e comunicação na construção do cooperativismo solidário de plataforma

08/09 - Financeirização das experiências associativas e de cooperativismo solidário em plataformas

 

 

 

 

 

 

 
 
LogoPPGTDS
 
O coordenador do Programa Pós-Graduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social (PPGTDS) do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no uso de suas atribuições, previstas no artigo 12, inciso I, da Regulamentação das Comissões de Pós- Graduação e Pesquisa da Pós-Graduação Stricto Sensu e das Comissões Deliberativas dos Programas de Pós-Graduação da UFRJ (Anexo à Resolução CEPG N° 3, de 11 de dezembro de 2009), torna público aos interessados que estão abertas as inscrições para o processo seletivo de candidatos para o preenchimento de vagas no Curso de Mestrado Profissional em Tecnologia para o Desenvolvimento Social (MPTDS) do PPGTDS/NIDES/CT/UFRJ, para o ano letivo de 2023, que será conduzida pela Comissão de Seleção conforme as normas descritas neste edital.

 

Edital

Modelo de memorial

Roteiro de elaboração de pré-projeto

Modelo de curriculum vitae

Orientações para envio dos arquivos online

Estrutura de arquivos para anexar no formulário online

Ficha de inscrição (link para inscrição online)

Homologação de inscrição

Resultado da prova escrita

Requerimento de reconsideração da seleção

Resultado da Prova Escrita após recursos

Seleção dos Candidatos (2 fase) - Defesa de Memorial e Pré-projeto

Resultado final

Requerimento de reconsideração da seleção

Resultado final homologado

Requerimento de interesse de vaga

 

Inscrições: de 26 a 30 de setembro de 2022.

 

Dúvidas: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Defesas do Programa de Pós-Guaduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social

 

A POLÍTICA MUNICIPAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA EM MARICÁ: AVANÇOS E DESAFIOS

Tatiane Benites da Silva

 

Resumo: A Economia solidária no Brasil começou a se difundir na década de 90, mas foi a partir de 2003 que teve seu ápice em termos de políticas públicas nacionais, ganhando inclusive secretaria própria. Em Maricá, município pertencente à região metropolitana do estado do Rio de Janeiro, às políticas de economia solidária surgem a partir de 2013 com a criação do Programa Municipal de Economia Popular Solidária, Combate à Pobreza e Desenvolvimento Sustentável. Desde então, o município vem se destacando, através de suas políticas, como a criação do banco comunitário; realização de pagamento de benefícios sociais em moeda própria, a Mumbuca; através da implantação de transporte público municipal gratuito, os vermelhinhos; assim como através de políticas na área de agroecologia (As Hortas Comunitárias) e na área de educação com o Programa Mumbuca Futuro, que busca levar formação aos alunos do ensino fundamental II em Economia Solidária. Neste trabalho, apresentamos uma análise descritiva dessas políticas, buscando apresentar suas potencialidades e contradições, a partir das observações em campo e das entrevistas realizadas com gestores e servidores públicos e com a população alvo da política. Observamos que o grande diferencial dessa política, frente a outras implantadas no país, foi a estratégia de desenvolvimento local, alocando boa parte do fundo público municipal em programas voltados para a qualidade de vida da população, através da criação de um banco comunitário na escala municipal, atrelado a uma ampla política de transferência de renda e a uma moeda social local.

 

Data e horário: 26 de Abril de 2022, às 14:00

Local: Centro de Tecnologia da UFRJ, Bloco ABC, Sala SOLTEC

 

Banca:

Profº Dra Luciana Correa do Lago (orientador) – NIDES/UFRJ

Profº Dr. Flávio Chedid Henriques(co-orientador) – NIDES/UFRJ

Prof. Dr. Felipe Addor – NIDES/UFRJ

Profª Dra. Fernanda Santos Araújo  – NIDES/UFRJ

Profº Dr. Marcelo Gomes Ribeiro – IPPUR/UFRJ

 

Defesas do Programa de Pós-Guaduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social

 

DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL JESUS SOARES PEREIRA

Rita Souza de Castro

 

Resumo:  A presente pesquisa configura um estudo de caso na Escola Municipal Jesus Soares Pereira. Esta investigação teve como objetivo geral analisaro processo de formação do professor e como a formação continuada pode contribuir para gerar transformações em suas práticas pedagógicas, tendo como suporte o uso de recursos tecnológicos. Com a finalidade de alcançar esse objetivo, foram avaliados dois cursos de formação e extensão universitária oferecidos pelo CIEP-165 em parceria com o LIpE/UFRJ, bem como a metodologia usada nos cursos oferecidos. Esta pesquisa teve cunho qualitativo por meio de observação empírica, entrevistas, diário de campo em consonância com as teorias conceituais concernentes ao tema proposto. Seguindo uma linha de análise crítico-reflexiva, essa investigação se desenvolveu alcançando resultados confiáveis. As escutas dos professores cursistas e dos professores coordenadores das atividades formativas colaboraram para elucidar a metodologia usada no curso de formação e cocriar um quadro característico dos métodos observados nos cursos. As atividades formativas tiveram duração de dois meses e ocorreram por videoconferência devido ao período pandêmico. De modo geral, o desenvolvimento da pesquisa nos permitiu perfazer que a conscientização do docente no que tange à sua participação nos cursos de formação é um fator preponderante para que sua prática pedagógica venha a sofrer transformação. É necessário haver a ruptura do status quo, haja vista que o professor não é mais o detentor do conhecimento e tampouco transmite conteúdos, passou a ser um facilitador de saberes sistematizados que ao compartilhar com seus alunos pode gerar produtos com autoria. Outro fator primordial é a participação dos docentes em espaços dialógicos que possam fomentar questionamentos e reflexões sobre práticas pedagógicas inovadoras relacionadas às teorias da aprendizagem que colaborem com o processo de ensino dos alunos. Este estudo elencou elementos que podem colaborar para futuras parcerias de curso de formação e extensão universitária que tenham foco em inovar sua atividade laborativa.

 

Data e horário:  30/06/2022 -14:00

Local: Centro de Tecnologia da UFRJ, Bloco F, Sala F-100

 

Banca:

Prof. Dr. Michel Thiollent (orientador) – NIDES/UFRJ

Prof. Dr Gustavo Martins Machado – NIDES/UFRJ

Prof. Dr Carlos Eduardo Barros Pires – Letras/UFRJ

Prof. Dr Tarliz Liao – UNIRIO

 

Defesas do Programa de Pós-Guaduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social

 

 Informação e desinformação em tempos de pós-verdade: Um estudo a respeito da propagação de notícias falsas nas mídias sociais.

 Lúcia Cristina Oliveira Nascimento

 

Resumo:  A presente pesquisa propõe-se a discutir, conceitualmente e historicamente, a respeito da problemática da pós-verdade. Ademais pretende-se traçar um breve panorama das temáticas que se relacionam como tema de estudo, tais como: Tecnologia informacional, Mídias sociais, Fake News, Bullshit e Desinformação na sociedade contemporânea. Autores nacionais e  internacionais pautam o referencial teórico desse estudo, de forma a trazer a pluralidade de pensamentos acerca do tema de  pesquisa. A pesquisa de campo realizou-se através de um estudo de caso, e objetivou identificar como uma amostra de  graduandos e pós-graduandos da Universidade Federal do Rio de Janeiro compreendem o fenômeno denominado como Pós-Verdade, bem como, percebem, lidam, acreditam e propagam desinformações e falsas informações recebidas por meio das mídias sociais. Utilizou-se a abordagem qualitativa, o procedimento metodológico adotado foi a aplicação de um questionário online, e o tratamento de dados teve caráter qualiquantitativo, inspirado no Discurso do Sujeito Coletivo. Percebe-se, através da fala dos sujeitos da pesquisa, que esses são conscientes de que atualmente a desinformação tem sido amplamente propagada através das mídias sociais e afeta diversos aspectos da sociedade. Sendo assim, esses indivíduos procuram estratégias de verificação dos conteúdos recebidos por meio dessas plataformas digitais, a fim de evitar a propagação de notícias falsas.

 

Data/Horário: 15/03/2022 – 14:00

Link: https://join.skype.com/hWp3JrfPyBa9

 

Banca:

Prof. Dr. Michel Thiollent (orientador) – NIDES/UFRJ

Prof. Dr. Celso Alvear – NIDES/UFRJ

Profa. Dra. Priscila Matsunaga – NIDES/UFRJ

Profa. Dra. Daniella Munhoz - UFF

 

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