Ciclo Capitalismo X Cooperativismo de Plataforma
O Ciclo de Conferências “Capitalismo X Cooperativismo Solidário de Plataforma: Diagnósticos e Propostas para a Organização da Classe Trabalhadora” é uma parceria entre o NIDES, a Universidade de Brasília e o PROCOAS.
Os encontros são híbridos, às quintas-feira de 14 às 17, com transmissão ao vivo pelo YouTube do NIDES (youtube.com/c/UFRJNIDES) e presencialmente, ocorrerão na sala ABC 112, do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
#1 Plataformismo: outra etapa do Modo de Produção capitalista? (21 de jul. de 2022)
Link para a gravação: https://www.youtube.com/watch?v=VSC0g8y8Sfg
Apresentação - Roberto Moraes Pessanha
#2 Cartografia dos Empreendimentos Econômicos Solidários (28 de jul. de 2022)
Link para a gravação: https://www.youtube.com/watch?v=xq7zGYMdVCA
#3 Direto e Saúde dos Trabalhadores (4 de ago. de 2022)
Link para a gravação: https://www.youtube.com/watch?v=fzoXtfHXmgA
#4: A Atuação Sindical Diante do Capitalismo de Plataforma (11 de ago. de 2022)
Link para a gravação: https://www.youtube.com/watch?v=R6a7Sba66ZQ
Extras: Cooperativismo de Plataforma: Desafios e Oportunidades INOVACOOP - SISTEMA OCB
Próximas transmissões:
18/08 - A luta dos movimentos sociais pela construção do cooperativismo solidário de plataforma
25/08 - Políticas públicas para o cooperativismo solidário de plataforma
01/09 - Tecnologias da Informação e comunicação na construção do cooperativismo solidário de plataforma
08/09 - Financeirização das experiências associativas e de cooperativismo solidário em plataformas
Seleção PPGTDS - Turma 2023
Roteiro de elaboração de pré-projeto
Orientações para envio dos arquivos online
Estrutura de arquivos para anexar no formulário online
Ficha de inscrição (link para inscrição online)
Requerimento de reconsideração da seleção
Resultado da Prova Escrita após recursos
Seleção dos Candidatos (2 fase) - Defesa de Memorial e Pré-projeto
Requerimento de reconsideração da seleção
Requerimento de interesse de vaga
Inscrições: de 26 a 30 de setembro de 2022.
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Defesa da mestranda Tatiane Benites da Silva
A POLÍTICA MUNICIPAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA EM MARICÁ: AVANÇOS E DESAFIOS
Tatiane Benites da Silva
Resumo: A Economia solidária no Brasil começou a se difundir na década de 90, mas foi a partir de 2003 que teve seu ápice em termos de políticas públicas nacionais, ganhando inclusive secretaria própria. Em Maricá, município pertencente à região metropolitana do estado do Rio de Janeiro, às políticas de economia solidária surgem a partir de 2013 com a criação do Programa Municipal de Economia Popular Solidária, Combate à Pobreza e Desenvolvimento Sustentável. Desde então, o município vem se destacando, através de suas políticas, como a criação do banco comunitário; realização de pagamento de benefícios sociais em moeda própria, a Mumbuca; através da implantação de transporte público municipal gratuito, os vermelhinhos; assim como através de políticas na área de agroecologia (As Hortas Comunitárias) e na área de educação com o Programa Mumbuca Futuro, que busca levar formação aos alunos do ensino fundamental II em Economia Solidária. Neste trabalho, apresentamos uma análise descritiva dessas políticas, buscando apresentar suas potencialidades e contradições, a partir das observações em campo e das entrevistas realizadas com gestores e servidores públicos e com a população alvo da política. Observamos que o grande diferencial dessa política, frente a outras implantadas no país, foi a estratégia de desenvolvimento local, alocando boa parte do fundo público municipal em programas voltados para a qualidade de vida da população, através da criação de um banco comunitário na escala municipal, atrelado a uma ampla política de transferência de renda e a uma moeda social local.
Data e horário: 26 de Abril de 2022, às 14:00
Local: Centro de Tecnologia da UFRJ, Bloco ABC, Sala SOLTEC
Banca:
Profº Dra Luciana Correa do Lago (orientador) – NIDES/UFRJ
Profº Dr. Flávio Chedid Henriques(co-orientador) – NIDES/UFRJ
Prof. Dr. Felipe Addor – NIDES/UFRJ
Profª Dra. Fernanda Santos Araújo – NIDES/UFRJ
Profº Dr. Marcelo Gomes Ribeiro – IPPUR/UFRJ
Defesa da mestranda Rita Souza de Castro
DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL JESUS SOARES PEREIRA
Rita Souza de Castro
Resumo: A presente pesquisa configura um estudo de caso na Escola Municipal Jesus Soares Pereira. Esta investigação teve como objetivo geral analisaro processo de formação do professor e como a formação continuada pode contribuir para gerar transformações em suas práticas pedagógicas, tendo como suporte o uso de recursos tecnológicos. Com a finalidade de alcançar esse objetivo, foram avaliados dois cursos de formação e extensão universitária oferecidos pelo CIEP-165 em parceria com o LIpE/UFRJ, bem como a metodologia usada nos cursos oferecidos. Esta pesquisa teve cunho qualitativo por meio de observação empírica, entrevistas, diário de campo em consonância com as teorias conceituais concernentes ao tema proposto. Seguindo uma linha de análise crítico-reflexiva, essa investigação se desenvolveu alcançando resultados confiáveis. As escutas dos professores cursistas e dos professores coordenadores das atividades formativas colaboraram para elucidar a metodologia usada no curso de formação e cocriar um quadro característico dos métodos observados nos cursos. As atividades formativas tiveram duração de dois meses e ocorreram por videoconferência devido ao período pandêmico. De modo geral, o desenvolvimento da pesquisa nos permitiu perfazer que a conscientização do docente no que tange à sua participação nos cursos de formação é um fator preponderante para que sua prática pedagógica venha a sofrer transformação. É necessário haver a ruptura do status quo, haja vista que o professor não é mais o detentor do conhecimento e tampouco transmite conteúdos, passou a ser um facilitador de saberes sistematizados que ao compartilhar com seus alunos pode gerar produtos com autoria. Outro fator primordial é a participação dos docentes em espaços dialógicos que possam fomentar questionamentos e reflexões sobre práticas pedagógicas inovadoras relacionadas às teorias da aprendizagem que colaborem com o processo de ensino dos alunos. Este estudo elencou elementos que podem colaborar para futuras parcerias de curso de formação e extensão universitária que tenham foco em inovar sua atividade laborativa.
Data e horário: 30/06/2022 -14:00
Local: Centro de Tecnologia da UFRJ, Bloco F, Sala F-100
Banca:
Prof. Dr. Michel Thiollent (orientador) – NIDES/UFRJ
Prof. Dr Gustavo Martins Machado – NIDES/UFRJ
Prof. Dr Carlos Eduardo Barros Pires – Letras/UFRJ
Prof. Dr Tarliz Liao – UNIRIO
Defesa da mestranda Lúcia Cristina Oliveira Nascimento
Informação e desinformação em tempos de pós-verdade: Um estudo a respeito da propagação de notícias falsas nas mídias sociais.
Lúcia Cristina Oliveira Nascimento
Resumo: A presente pesquisa propõe-se a discutir, conceitualmente e historicamente, a respeito da problemática da pós-verdade. Ademais pretende-se traçar um breve panorama das temáticas que se relacionam como tema de estudo, tais como: Tecnologia informacional, Mídias sociais, Fake News, Bullshit e Desinformação na sociedade contemporânea. Autores nacionais e internacionais pautam o referencial teórico desse estudo, de forma a trazer a pluralidade de pensamentos acerca do tema de pesquisa. A pesquisa de campo realizou-se através de um estudo de caso, e objetivou identificar como uma amostra de graduandos e pós-graduandos da Universidade Federal do Rio de Janeiro compreendem o fenômeno denominado como Pós-Verdade, bem como, percebem, lidam, acreditam e propagam desinformações e falsas informações recebidas por meio das mídias sociais. Utilizou-se a abordagem qualitativa, o procedimento metodológico adotado foi a aplicação de um questionário online, e o tratamento de dados teve caráter qualiquantitativo, inspirado no Discurso do Sujeito Coletivo. Percebe-se, através da fala dos sujeitos da pesquisa, que esses são conscientes de que atualmente a desinformação tem sido amplamente propagada através das mídias sociais e afeta diversos aspectos da sociedade. Sendo assim, esses indivíduos procuram estratégias de verificação dos conteúdos recebidos por meio dessas plataformas digitais, a fim de evitar a propagação de notícias falsas.
Data/Horário: 15/03/2022 – 14:00
Link: https://join.skype.com/hWp3JrfPyBa9
Banca:
Prof. Dr. Michel Thiollent (orientador) – NIDES/UFRJ
Prof. Dr. Celso Alvear – NIDES/UFRJ
Profa. Dra. Priscila Matsunaga – NIDES/UFRJ
Profa. Dra. Daniella Munhoz - UFF