Defesas do Programa de Pós-Guaduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social

 

 

PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DO ALUNO NA EAD E O MUNDO DO TRABALHO: POSSIBILIDADES E LIMITES

 

 Luiz Eduardo de Barros Afonso

 

Resumo:  A Educação a Distância (EaD) vem sendo muito discutida no meio acadêmico e mais estudos são necessários para ampliar o debate. Desse modo, o presente estudo investiga possibilidades e limites encontrados no ensino de EaD pelo aluno trabalhador para o desenvolvimento de condições emancipatórias de vida humana. O objetivo é identificar questões que derivam do processo ensino-aprendizagem, com limites e possibilidades de alcançar um aprendizado qualitativamente correspondente a um processo de formação que vá além da preparação para atender às exigências de mercado de trabalho. Com base no referencial teórico de Antunes (2009, 2018), Giroux (1997) e Freire (2019) analisamos dados coletados através de questionário e entrevistas elaborados a partir dos eixos: consciência de classe, trabalho x qualidade de vida, condições de trabalho e formação humana. Os sujeitos da pesquisa são alunos e ex-alunos dos cursos de graduação em EaD do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj). Os resultados encontrados demonstram que existem mais limites que possibilidades do aluno da EaD desenvolver condições emancipatórias de vida humana. São limites que comprometem esse aprendizado: as mutações que decorrem de crises no sistema capitalista, afetando o espectro do mundo do trabalho; a perda de direitos da classe trabalhadora; a qualidade de vida que impactada pela saúde financeira e que também impacta a saúde física e psíquica; as “flexibilizações” do mundo do trabalho; a consciência em relação à classe e a própria “flexibilidade” da metodologia adotada. São possibilidades: os diálogos levantados acerca das políticas públicas, de ensino, acesso e permanência no ensino superior na EaD, do trabalho como atividade livre; das políticas de saúde e alimentação e da restruturação da metodologia adotada pelo Consórcio Cederj

 

Data e horário: Dia 10 de julho de 2023, às 18h30.

Link: https://meet.google.com/kgp-crdy-xbo

 

Banca:

Profa. Dra. Ângela Celeste Barreto de Azevedo – NIDES/UFRJ (Orientadora)
Prof. Dr. Renan Finamore Gomes da Silva – NIDES/UFRJ
Profa. Dra. Caroline Correia Maciel – UFMS (Sed/MS)
Profa. Dra. Márcia Cristina Rodrigues Cova – UFRRJ

 

 

Defesas do Programa de Pós-Guaduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social

 

 

 EXTENSÃO E METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS NO DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA SOCIAL: A EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÃO DO SISTEMA ONLINE DE VENDAS DO ARMAZÉM DO CAMPO-RIO

 

Paula Rodrigues Affonso Alves

 

Resumo:  O processo de desenvolvimento tecnológico da sociedade pós industrial foi marcado pela exclusão do trabalhador ou do usuário no processo de concepção do aparato, ferramenta ou processo. Essa exclusão remove não apenas sua autonomia sobre o processo, mas também gera um produto que satisfaz apenas quem está à frente do gerenciamento do processo. Através de metodologias participativas como a dialogicidade e a pesquisa-ação e do trabalho da universidade através da extensão, é possível que se faça um desenvolvimento tecnológico coletivo, inclusivo e focado nas reais necessidades locais. esse trabalho conta com a sistematização da experiência de construção de um sistema online de vendas para a loja do MST (Armazém do Campo-Rio), que contou com um processo de construção coletiva com a equipe de trabalhadores da loja e a equipe de extensionistas.

 

Data e horário: Dia 29 de maio de 2023, às 18:00.

Link: http://meet.google.com/vkn-gsur-xat

 

Banca:

Celso Alexandre Souza de Alvear (orientador) – NIDES/UFRJ
Felipe Addor – NIDES/UFRJ
Luciana Lago - NIDES/UFRJ
Sandra Rufino – UFRN

 

 

Defesas do Programa de Pós-Guaduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social

 

ACESSIBILIDADE CULTURAL E TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: SISTEMATIZAÇÃO DE UM CURSO DE EXTENSÃO NO MUSEU DA GEODIVERSIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Damiane Daniel Silva Oliveira dos Santos

 

Resumo: A presente pesquisa apresenta um caráter qualitativo com o objetivo de contribuir para melhorar a acessibilidade cultural em museus e a Tecnologia Assistiva para pessoas com deficiência intelectual, utilizando como tema a Educação Patrimonial e a Educação Ambiental. O objeto da pesquisa é a elaboração, execução, avaliação e sistematização do Curso de Extensão “Aprendendo a lidar com a diversidade: Acessibilidade Cultural e Educação Ambiental para o público com Deficiência Intelectual”, ofertado pelo Museu da Geodiversidade (MGeo), em parceria com o Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES). Para tanto, foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: observação participante, relatórios, roteiro para sistematização da experiência, quadro de registro de atividades, questionários semiabertos e fotografias de atividades educativas de acessibilidade do MGeo. O procedimento metodológico adotado iniciou por um levantamento bibliográfico; seguido pela construção e proposição de um curso de extensão, bem como sua realização e análise. O referencial teórico foi baseado na Educação Ambiental, Educação Museal, Comunicação Científica, Acessibilidade Cultural em Museus, Tecnologia Assistiva, Tecnologia Social e Formação Continuada de Educadores. Os principais referenciais teóricos foram baseados em Paulo Freire, Romeu Sassaki, Viviane Sarraf, Michel Thiollent, Fernanda de Castro, Renato Dagnino, Oscar Hara e legislações pertinentes. Como principal resultado, destaca-se a sistematização da experiência do curso de extensão como uma proposta didática para a transformação social.

 

Palavras-chave: Educação Museal. Geociências. Educação Ambiental. Acessibilidade Cultural. Educação Patrimonial.

 

Data e horário: Dia 08 de fevereiro de 2023, às 14:00.

Link: https://zoom.us/j/98971814718?pwd=SVdZZzd2TnZEdDB3NStPM1hHVVdGdz09

 

Banca:

Orientadoras: Profª Drª Heloisa Teixeira Firmo – NIDES/UFRJ e Profª Drª Aline Rocha de Souza Ferreira de Castro - PPG-PMUS/UNIRIO-MAST
Prof. Dr. Renan Finamore Gomes da Silva – NIDES/UFRJ
Profª Drª Fernanda Santos Araújo – NIDES/UFRJ
Profª Drª Patricia Silva Dorneles – PPGFM/UFRJ
Profª Drª Maria Naíse de Oliveira Peixoto – PPGG/UFRJ

 

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SANEAMENTO EM COMUNIDADES ÉTNICAS RURAIS NA COLÔMBIA ESTUDO DE CASO: CONSELHO COMUNITÁRIO EL ARENAL MUNICÍPIO DE ATRATO–CHOCÓ

 

Maria Elisa Palacios Possú

 

Resumo:  O acesso aos serviços de saneamento são uma das necessidades mais importantes para a saúde, a qualidade de vida e o desenvolvimento das comunidades. Nas comunidades étnicas tradicionais como as populações negras e indígenas, assim como em outras populações camponesas, ante a falta de políticas públicas, a gestão do saneamento é realizada por elas mesmas. Em muitas comunidades rurais as formas de disposição dos esgotos são inadequadas, inexistentes, o representam um desafio para o manejo. Em ocasiones sendo algumas soluções tecnologias convencionais impostas que carecem de adequação e apropriação cultural e ambiental. O presente trabalho buscou realizar uma avaliação técnico-cultural do manejo do saneamento em comunidades étnicas rurais na Colômbia, tendo a comunidade negra do conselho comunitário El Arenal do município de Atrato, departamento de Chocó como estudo de caso. A metodologia de pesquisa qualitativa foi implementada em quatro etapas: Definição e planejamento, Diagnóstico Rural Participativo (DRP), análise do caso e finalmente as conclusões e propostas. Por meio do método DRP, a comunidade compartilhou suas experiências e conhecimentos na gestão do saneamento. Com base nesta metodologia, foi desenhado e desenvolvido o Programa de Pesquisa Comunitária Participativa (PPCC), com oficinas onde se realizou a aplicação das ferramentas metodológicas do DRP que permitiram obter dados para a análise de diversas variáveis sociais, históricos, culturais, ambientais, saneamento, saúde, políticos e econômicas das comunidades étnicas rurais na gestão do saneamento apresentados com a exposição narrativa. O estudo de caso permitiu compreender o manejo do saneamento em comunidades afro-descententes no Chocó. É apresentado um relatório de cada uma das variáveis em triangulação dos resultados obtidos no campo em diálogo com a teoria, como produto se apresentam os critérios de desenho de tecnologias para o manejo de esgotos sanitários domiciliares nas comunidades étnicas rurais que respeitem a diversidade cultural e garantam sustentabilidade a conservação do ambiente.

 

Palavras-chave:  Saneamento ambiental, Diagnóstico Rural Participativa (DRP), pesquisa Participativa, estudo de caso.

 

Data e horário: 07 de março de 2023, às 14h

Link: https://zoom.us/j/97076770167?pwd=RWJuV2Njb2lyaWlTcHRXQndncloyUT09

 

Banca:

Orientadora: Profª Drª Heloisa Teixeira Firmo – NIDES/UFRJ

Prof. Dr. Renan Finamore Gomes da Silva NIDES/UFRJ

Profª Drª Angela Celeste Barreto de Azevedo - NIDES/UFRJ

Prof Dr Alexandre Pessoa Dias

 

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RELAÇÕES DE TRABALHO NA UFRJ SOB A PERSPECTIVA DE GÊNERO: LEVANTAMENTO DO SECRETARIADO EXECUTIVO

Katya Gadelha Kelly

 

Resumo: Esta pesquisa propõe-se a mostrar como ainda é comum, na sociedade considerada “avançada”, verificarmos a existência da divisão sexual do trabalho, à qual atribui tarefas, trabalhos, salários e responsabilidades a homens e mulheres, pela razão biológica. Com isto, é notório perceber o fortalecimento do patriarcado, das relações de poder, da hierarquia e, principalmente, das desigualdades. Com o intuito de apresentar se a distinção do gênero influencia na divisão do trabalho, apresentaremos este tema com foco na profissão do secretariado executivo no âmbito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Analisaremos como ocorrem as relações de trabalho e a divisão sexual do trabalho no secretariado: por que existem mais mulheres atuando na profissão que homens? Qual a concepção dos servidores públicos, com cargo de secretariado na UFRJ, em relação à importância do trabalho deles para o desenvolvimento da Instituição? Como o profissional de secretariado da UFRJ se identifica, de forma global, no que diz respeito à qualificação, atribuições, dificuldades, condições de trabalho, entre outros aspectos. Intenciona-se refletir se a divisão sexual do trabalho é um processo de naturalização que auxilia no crescimento do capitalismo e que traz mais prejuízos às mulheres que aos homens. É fundamental que as mulheres ocupem cada vez mais espaços profissionais importantes na sociedade, que seu trabalho não seja considerado invisível, que haja um processo de desnaturalização da sociedade machista e patriarcal que vivemos. O secretariado executivo cabe como um exemplo de profissão na qual percebemos como as relações transcorrem em torno do gênero e como é uma profissão naturalizada feminina.

 

Data e horário: 22 de Dezembro de 2022, às 10:00

Link: https://meet.google.com/dgo-acxv-svq

 

Banca:

Profa Dra. Priscila Saemi Matsunaga (Orientadora) - NIDES/UFRJ

Profa Dra. Eleonora Ziller Camenietzki - NIDES/UFRJ

Prof. Dr. Paulo Cezar Maia - NIDES/UFRJ

Profa Dra. Luciana Maria Di Leone - LETRAS/UFRJ

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