Defesas do Programa de Pós-Guaduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social

 

 

A HORTA ESCOLAR COMO INSTRUMENTO ECOPEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA, DA INTERDISCIPLINARIDADE E DA TRANSVERSALIDADE. ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL PEDRO ERNESTO, NO RIO DE JANEIRO.

 

Yayenca Yllas Frachia

 

Resumo: 

A busca por metodologias inovadoras e eficazes de ensino tem se tornado uma prioridade na educação, especialmente no contexto de retomada das aulas presenciais após os desafios impostos pela pandemia da Covid-19. Nesse cenário, a combinação da horta agroecológica e pedagógica, que implemente metodologias de ensino ativas, apresenta-se como uma proposta relevante no contexto educacional. Sendo assim, o projeto realizado em colaboração com a Escola Municipal Pedro Ernesto no Rio de Janeiro tem como objetivo evidenciar o potencial da horta escolar como espaço ecopedagógico para o ensino e a aprendizagem. Sua abordagem, centralizada na pesquisa-ação, foi complementada pela observação participante e por rodas de conversa. Iniciada em maio de 2021, a pesquisa se estendeu até dezembro de 2023, envolvendo diretamente 350 estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, 11 docentes regentes de turma, a equipe da gestão pedagógica, merendeiras, pessoal de manutenção, colaboradores e as famílias dos educandos. As práticas ecopedagógicas foram baseadas no Planejamento Dialógico Ecopedagógico (PDE), promovendo a integração entre a horta, as salas de aula, o laboratório de Ciências, o refeitório, a sala de leitura, a sala de recursos inclusivos, o colaboratório tecnológico e os lares das crianças. Além de permitir o cultivo de vegetais e o acompanhamento de seus ciclos de vida, a horta estimulou o desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial das crianças. Também promoveu o desenvolvimento do pensamento crítico, do trabalho colaborativo, da resolução de problemas e da sensibilização ambiental. Além disso, motivou o engajamento e a formação da equipe docente para a promoção de práticas pedagógicas interdisciplinares baseadas na agroecologia. As vivências na horta pedagógica sensibilizaram estudantes e docentes sobre alimentação saudável e a preservação da Natureza. A construção coletiva fortaleceu o sentimento de pertencimento e identidade dos participantes com a horta e a escola. Além de contribuir para a disseminação do conhecimento e fomentar novas práticas inovadoras na educação, a metodologia utilizada na pesquisa pode servir de inspiração para outras instituições de ensino adotarem abordagens semelhantes. Em conclusão, ao longo dos 31 meses de pesquisa no chão da escola pública, o estudo demonstrou o potencial desse laboratório vivo a céu aberto para promover práticas onde as crianças sejam protagonistas da ação educativa, conseguindo assim uma aprendizagem mais significativa e contextualizada.

 

Data e horário: 19/12/2023 – 10h

 

Local: Centro de Tecnologia da UFRJ, Bloco D, Sala D215

 

Banca:

Heloisa Teixeira Firmo (orientadora) - COPPE/UFRJ

Heloisa de Camargo Tozato (coorientadora) - USP

Renan Finamore Gomes da Silva - ENSP/Fiocruz

Patrícia Raquel Baroni - PPGE

Gustavo Carvalhaes Xavier Martins Pontual Machado - NIDES/UFRJ

 

Defesas do Programa de Pós-Guaduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social

 

 

Sistemas de comercialização de produtos agroecológicos: Uma análise do percurso do projeto de extensão TICDEMOS

 

Cristina Marchiori Miranda

 

Resumo:

O presente trabalho relata experiências de assessoria técnica para o desenvolvimento de sistemas de comercialização eletrônica de produtos agroecológicos realizadas pelo projeto de extensão Tecnologias da Informação e Comunicação, Democracia e Movimentos Sociais (TICDEMOS) da Universidade Federal do Rio do Janeiro, entre os anos de 2018 e 2022, com foco nas assessorias realizadas a partir de uma Chamada Pública em 2021. Para isto, é utilizada a observação participante, além de pesquisas documentais e entrevistas com os desenvolvedores e organizadores das cestas agroecológicas. Nota-se que esses processos buscam subverter a forma hegemônica de desenvolvimento tecnológico, ocorrendo de forma participativa e compartilhada, com a utilização de softwares livres e a preocupação constante com o bem-estar dos trabalhadores, visibilização dos agricultores e, consequentemente, desalienação dos consumidores. É observado que os sistemas facilitam bastante o trabalho, inibem erros e economizam um tempo gasto em tarefas extremamente manuais, mas ao mesmo tempo podem ser de difícil apropriação pelos coletivos e aceitação pelos consumidores. Além disso, constata-se a importância de as iniciativas terem sua cesta bem consolidada, com uma demanda que justifique a utilização de um site para este fim. As assessorias se mostram, ainda, de grande importância na formação das estudantes da área tecnológica que, por meio da extensão, ampliam sua visão de concepção de tecnologias, e aprendem, na prática, como ela pode se dar num contexto em que o ser humano e a natureza, e não o lucro, são colocados no centro.

 

Data e horário: 18/12/2023 – 8h00m

 

Local: Centro de Tecnologia da UFRJ, Sala ABC 112 (híbrida com link: https://meet.google.com/urc-exko-jca)

 

Banca:

Celso Alexandre Souza de Alvear (orientador) - NIDES/UFRJ

Camila Rolim Laricchia - Macaé/UFRJ

Diana Helene Ramos - NIDES/UFRJ (por videoconferência)

Leile Silvia Candido Teixeira - ESS/UFRJ (por videoconferência)

 

 

 

Logo PPGTDS nides

 

 

A Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação Tecnologia para o Desenvolvimento Social, no uso de suas atribuições, torna público o resultado da homologação das inscrições do Processo Seletivo de Candidatos ao Curso de Mestrado Profissional em Tecnologia para o Desenvolvimento Social do PPGTDS/NIDES – Turma 2024, Edital 953.

 

Nr Inscrição

Etapa de Seleção - Inscrição

202301

Homologada

202302

Homologada

202303

Homologada

202304

Homologada

202305

Homologada

202306

Homologada

202307

Homologada

202308

Homologada

202309

Homologada

202310

Homologada

202311

Homologada

202312

Homologada

202313

Homologada

202314

Homologada

202315

Homologada

202316

Homologada

202317

Homologada

202318

Homologada

202319

Homologada

202320

Homologada

202321

Homologada

202322

Homologada

202323

Homologada

202324

Homologada

202325

Homologada

202326

Homologada

202327

Homologada

202328

Homologada

202329

Homologada

202330

Homologada

202331

Homologada

202332

Homologada

202333

Não Homologada – Em desacordo com o item 4 do Edital 953

202334

Homologada

202335

Homologada

202336

Homologada

202337

Homologada

 

Data: 24/10

Prova de conhecimentos: Sala D 119

Horário: 10:00 às 13:00

Comparecer às 09:30 munido de documento de identificação com foto e nº de inscrição

 

Data: 24/10

Prova de idiomas: sala D116

Horário: 14:00 às 17:00

Comparecer às 13:45 munido de documento de identificação com foto e nº de inscrição. Será permitido o uso de dicionário para consulta individual.

 

Ilha do Fundão - Centro de Tecnologia - Bloco D

 

 

 

 

Logo PPGTDS nides

 

 

Data: 24/10

Prova de conhecimentos: Sala D 119

Horário: 10:00 às 13:00

Comparecer às 09:30 munido de documento de identificação com foto e nº de inscrição

 

Data: 24/10

Prova de idiomas: sala D116

Horário: 14:00 às 17:00

Comparecer às 13:45 munido de documento de identificação com foto e nº de inscrição. Será permitido o uso de dicionário para consulta individual.

 

 

Ilha do Fundão - Centro de Tecnologia - Bloco D

 

 

 

Defesas do Programa de Pós-Guaduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social

 

 

O IMPACTO DO DESENVOLVIMENTO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO AMBIENTE LABORAL DOS SERVIDORES TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DO INSTITUTO DE FÍSICA DA UFRJ

 

ALLAN DA SILVA MAIA

 

Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso fora desenvolvido no âmbito do Mestrado Programa de Pós-graduação de Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o seu objetivo consiste em discutir o processo de implementação dos sistemas eletrônicos de gestão dos variadas tarefas prestados pelos servidores do Instituto de Física na contemporaneidade e o impacto no cotidiano dos técnicos administrativos em educação (TAE) lotados nesta unidade da UFRJ. Buscou-se, neste trabalho, verificar os desdobramentos na vida laboral destes trabalhadores e as implicações para a categoria com o avanço da informatização dos serviços executados. Foi analisada, também, a política de capacitação realizada pela instituição, além de questionar as abordagens propostas pelos cursos oferecidos.

 

Data e horário: 18/10/ 2023 – 10:00 h

 

Local: Centro de Tecnologia da UFRJ, Bloco ABC, Sala 112

 

Banca:

Profº. Dr. Flávio Chedid Henriques (orientador) – NIDES/UFRJ

Profª. Dra. Eleonora Ziller Camenietzki – NIDES/UFRJ

Profº. Dr. Gustavo Martins Machado – NIDES/UFRJ

Profº. Dr. André Bessadas Penna Firme – FE/UFRJ

 

 

 

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