Defesa do mestrando Marcelo Toledo Duarte
ESTUDO DE CASO "UM BOM APP": INICIATIVA TECNOLÓGICA PARA REDUZIR O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS.
Marcelo Toledo Duarte
Resumo: Esta dissertação teve como objetivo geral conhecer a influência e o impacto que uma tecnologia, um aplicativo, exerce sobre o desperdício de alimentos em restaurantes e cafés na cidade do Rio de Janeiro. Partiu-se do princípio que era necessário primeiro entender sobre a problemática nestes locais. Para isso, utilizou-se o método exploratório com abordagem quantitativa, por meio de questionário estruturado. Os questionários foram realizados à gerentes e proprietários de 10 estabelecimentos do setor gastronômico da cidade do Rio de Janeiro. Na análise quantitativa, constatou-se que todos os entrevistados possuem excedente de 10% a 20% da produção diária, mas que somente 8 de 10 estabelecimentos gostariam de mecanismos para escoar seus excedentes, pois na concepção dos entrevistados, as refeições são frescas e de ótima qualidade, porém ainda são desconhecidas iniciativas que ofereçam o suporte necessário para que haja menos desperdício de alimentos. Decidiu-se por realizar um estudo de caso, dadas as particularidades do fenômeno em estudo e as características exploratórias determinantes da investigação, uma vez que foram estudados fenômenos contemporâneos inseridos na vida real. Dentre as soluções tecnológica, no mercado nacional, a Um Bom APP, startup da área de foodtech, foi a empresa escolhida para o desenvolvimento do estudo de caso. A coleta de informações para a realização do estudo de caso foi realizada a partir do levantamento documental de dados secundários de domínio público e da própria empresa. A verificação empírica se deu por meio de questionários estruturados e autoaplicáveis que foram distribuídos, eletronicamente, a uma base de 200 clientes, da Um Bom APP. A observação participante também se fez presente por meio da participação dentro de alguns estabelecimentos cadastrados, em 2021. O que se concluiu é que, de fato, há considerável influência dos grupos de referência, na decisão de compra através de uma plataforma tecnológica engajada em um causa tão relevante como é o desperdício de alimentos. A principal forma de influência observada foi a influência engajamento na causa, seguida da influência preço e, por fim, a influência quantidade de produtos adquiridos.
Data/Horário: 22/02/2022 às 13:00
Link: https://meet.google.com/gov-qhwj-hwm
Banca:
Profª Drª Ana Lucía Vendramini (orientadora) – NIDES/UFRJ
Prof. Dr. Renan Finamore - NIDES/UFRJ
Prof. Dr. Walter Issamu Suemitsu - NIDES/UFRJ
Prof. Dr. Pedro Paulo Martins de Oliveira – IFCS/UFRJ
Defesa da mestranda Maria José Caetano do Amaral
ANÁLISE DA ESTRATÉGIA DE ATUAÇÃO DA ONG LUTA PELA PAZ NA BUSCA PARA INSERÇÃO DE JOVENS NO MERCADO DE TRABALHO E NA CAPACIDADE DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Maria José Caetano do Amaral
Resumo: Este trabalho traz uma reflexão sobre a atuação da Organização Não Governamental Luta pela Paz na transformação e inclusão social de população de baixa renda, focando especialmente no que tange à empregabilidade de jovens da comunidade Nova Holanda, situado no Complexo da Maré – Rio de Janeiro. A importância do tema reside em saber como uma ONG, localizada em um território marcado pela violência e discriminação, e diante da escassa oferta de trabalho em relação à grande demanda, principalmente vinda de jovens, oferece aporte para a inserção desses no mercado de trabalho. Acredita-se que as iniciativas sociais da Luta pela Paz são relevantes à sociedade e à região, dadas a falta de políticas públicas efetivas do Estado. Serão apresentados os pontos positivos e negativos dessa atividade, principalmente quanto ao alcance das expectativas da juventude no acesso ao emprego. A pesquisa abordará como a Instituição gerencia a interação entre as empresas privadas e os jovens na inserção do mercado de trabalho, em um cenário onde grande parte dos jovens de periferia enfrenta muitas dificuldades, como a baixa escolaridade, a paternidade precoce, o dia a dia de convivência com a violência. Esses fatores, somados a outros, afetam a possibilidade da empregabilidade, aumentando a informalidade, a subocupação e o índice de desempregados. Além de polarizar ações determinantes por parte de atores de outras instituições para transformação social de jovens e familiares. A pesquisa será desenvolvida usando-se variáveis quantitativas e qualitativas, a partir de entrevistas realizadas através do aplicativo “Google Forms”, com pessoas envolvidas com projetos. Será apresentada uma revisão bibliográfica que servirá de base para contextualizar o caso e discutir os resultados. A finalidade é desenvolver uma reflexão crítica a partir da atuação da ONG “Luta pela Paz” e de outras Instituições dentro de um espaço de disputa econômica, político (grupos dominantes), mas ao mesmo tempo, em um local de significação cultural, histórico e social. O processo de pesquisa foi realizado com o consentimento dos atores. Pretende-se identificar elementos importantes das percepções destes, contribuindo para o desenvolvimento do tema, podendo apontar para reflexões futuras sobre o assunto.
Data/Horário: 22/02/2022 às 14:00
Link: meet.google.com/xer-ghet-xve
Banca:
Prof. Dr. Felipe Addor (orientador) – NIDES/UFRJ
Profª Drª Heloísa Helena Albuquerque B. Quaresma Gonçalves – UNIRIO
Profª Drª Ruth Espinola Soriano de Mello – PUC-Rio
Prof. Dr. Ricardo Ferreira de Mello – UFRJ
Defesa do mestrando Henrique de Oliveira Santos Vieira de Jesus
O SINTUFRJ E A FORMAÇÃO HUMANA DE SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DA UFRJ (1993-2020)
Henrique de Oliveira Santos Vieira de Jesus
Resumo: O processo de formação humana é importante para que os indivíduos se tornem emancipados e autônomos. Esse processo está pautado em uma formação omnilateral. Na presente dissertação, objetiva-se averiguar as ações do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Sintufrj) voltadas para a formação intelectual, tecnológica e corporal dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, que utiliza o método dialético. Foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental, além da aplicação de questionários e realização de entrevistas com nove servidores técnico-administrativos sindicalizados da UFRJ. A técnica de análise de conteúdo foi utilizada para a sistematização e a interpretação dos dados das entrevistas realizadas. O referencial teórico foi baseado na tradição marxista das discussões sobre a questão do mundo do trabalho e suas repercussões na formação humana, em especial diante da oferta de atividades dos sindicatos para os associados. Os principais resultados da pesquisa apontam que as ações do Sintufrj voltadas para a formação intelectual, tecnológica e corporal não se configuram como elementos de uma formação omnilateral, uma vez que tais ações não pressupuseram o desenvolvimento total, completo e multilateral das faculdades e forças produtivas. Elas focaram no aprimoramento técnico, na melhoria de condições corporais para que os trabalhadores sindicalizados executassem melhor as tarefas do seu trabalho na universidade e nas necessidades imediatas e particulares dos trabalhadores, sem se oporem ao projeto neoliberal, que busca fortalecer a primazia do capital e pulverizar a defesa dos interesses coletivos pelo Sintufrj. Dentre as principais conclusões, cabe destacar que o Sintufrj deveria desenvolver iniciativas de formação humana omnilateral voltada para a emancipação do trabalhador em termos intelectuais para que ele compreenda a operação da ordem sociometabólica do capital, bem como tecnológicos – para que entenda como os recursos materiais e humanos são distribuídos – e corporais, para que tome a consciência sobre como esse sistema controla o seu próprio corpo.
Defesa da mestranda Núbia Maria Gonzaga da Silva
A PESCA MANEJADA DO PIRARUCU: TECNOLOGIA SOCIAL E POLÍTICA PÚBLICA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTAL DA AMAZÔNIA
Núbia Maria Gonzaga da Silva
Resumo: Este estudo aborda a pesca do pirarucu (Arapaimaspp) na Amazônia, tendo como área de estudo as regiões do Médio e Alto Solimões, tendo como referência central o município de Tefé. Seu principal objetivo foi analisar a pesca manejada do pirarucu como tecnologia social e política pública para o desenvolvimento socioambiental na Amazônia. A pesquisa foi realizada com base em documentação primária e secundária, histórica e acadêmica que abrange o período de 1897 a 1996. Os resultados obtidos revelam que o uso de tecnologia convencional na pesca do pirarucu, na Amazônia, o colocava em risco de extinção. Causou um impacto negativo na fonte alimentar das populações ribeirinhas, incluindo aquelas baseadas na pesca; gerou a necessidade do movimento de defesa dos lagos; desencadeando conflitos agrários socioambientais com perda de vidas humanas; o que exigiu a elaboração de proposta de política pública que subsidiasse a regulamentação do manejo do pirarucu por lei; processo com evidências documentais de fato e de direito, que comprovam que a pesca manejada do pirarucu se caracteriza como tecnologia social e política pública para o desenvolvimento socioambiental da Amazônia.
Data e horário: dia 23 de fevereiro de 2022, às 10:00 (Brasília).
Informações de acesso à defesa:
Entrar na reunião Zoom pelo Link: https://us02web.zoom.us/j/84267330523?pwd=NVFhaG9JQXI3cXBZZk9hSHcyWFRXZz09
ID da reunião: 842 6733 0523
Senha de acesso: 960303
Banca:
Prof. DSc. Sidney Lianza (Orientador) - NIDES/UFRJ
Prof. PhD. Henrique dos Santos Pereira (Orientador) - PPG-CASA/FCA/UFAM
Prof. DSc. Felipe Addor - NIDES/ UFRJ
Prof. DSc.Flávio Chedid - NIDES//UFRJ
Prof. DSc. Cloves Farias Pereira - NUSEC/UFAM/AM
PPGTDS homenageia o centenário de Paulo Freire com a disciplina Pedagogia do Oprimido
Patrono da Educação Brasileira e conhecido como o educador comprometido com o processo de libertação do povo oprimido, Paulo Freire dedicou sua vida como pedagogo ao desenvolvimento de uma praxis visando a superação da opressão.
Freire coordenou, no Brasil, o Programa Nacional de Alfabetização no início da década de 1960, colocando em prática uma metodologia capaz, não só de instrumentalizar a leitura e a escrita dos alfabetizandos, mas de incitar a sua libertação. Através de seus métodos, os educandos eram levados a perceber as injustiças que os oprimiam e a necessidade de buscar mudanças. Acusado de subverter a ordem instituída, Freire viu o seu programa ser extinto, em 1964 e depois de ser preso, teve que se retirar do país.
Exilado no Chile, Freire trabalhou como assessor no Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e no Ministério da Educação, desenvolvendo programas educativos para adultos. Foi em terras chilenas, então, que Freire escreveu a sua principal obra: Pedagogia do Oprimido.
Em 1980, depois de 16 anos de exílio, Paulo Freire voltou ao Brasil e lecionou na UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) e na PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Em 1989, assumiu a secretaria de Educação de São Paulo e teve como marca a recuperação salarial dos professores, a revisão curricular e a implantação de programas de alfabetização de jovens e adultos.
Paulo Freire ganhou vários prêmios, em todo o mundo, como reconhecimento da relevância de seus trabalhos na área da educação e foi em 1997, um mês antes de falecer, que lançou seu último livro "Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa".
O ano de 2021 comemora o centenário desse grande mestre e o PPGTDS irá celebrar essa data através da oferta de uma disciplina (15h de carga horária) focada na obra emblemática do nosso patrono. Serão 5 círculos de cultura, envolvendo vários docentes e estudantes, desenhando momentos de reflexão sobre percursos de ensino-aprendizagem, no campo da extensão, percorridos por fundadores do NIDES.
Os encontros acontecerão nos dias 17/12 (aula inaugural), 14/01, 28/01, 04/02, 11/02 e 18/02, presencialmente, no Sindicato dos Engenheiros, no Rio de Janeiro (SENGE - www.senge.org.br ).
Para a aula inaugural, que acontecerá às 10h no SENGE, contaremos com a participação dos professores Felipe Addor, Celso Alvear e Fernanda Araújo, além dos responsáveis pela articulação dos diálogos, Paulo Maia e Sidão.
Bibliografia
FREIRE, Paulo - 1987 - Pedagogia do Oprimido . Editora Paz e Terra - https://drive.google.com/file/d/1VFo1hOzf-uK-6ZsZ5Tw0NFsMjO_V_NG5/view?usp=drivesdk
Pedagogia do Oprimido ( o manuscrito ) - 2018 - FREIRE, Magra, Romão , Gadotti
https://www.neca.org.br/wp-content/uploads/2020/12/Pedagogia-do-Oprimido-Manuscrito.pdf
Ementa: Pedagogia do Oprimido
Objetivo: celebrar os 100 anos de Paulo Freire , estimulando e dialogando sobre a emblemática obra do patrono da Educação Brasileira.
Créditos: 1
Carga horária: 15h
Metodologia: 5 círculos de conversas presenciais entre pesquisadores e /ou líderes sociais, apresentando seu olhar diverso e único - seja histórico, filosófico, metodológico , prático - do livro Pedagogia do Oprimido. Sempre com um facilitador e dois expositores que responderão às seguintes perguntas:
1- O que o Livro Pedagogia do Oprimido lhe diz?
2- O que o livro Pedagogia do Oprimido lhe faz dizer?
3- O que o livro Pedagogia do Oprimido lhe fez refletir na sua prática de educador ou educando?
Avaliação
1- Presença nas 5 círculos de conversa
2- Texto escrito pelo menos sobre uma das perguntas acima
Bibliografia
FREIRE, Paulo - 1987 - Pedagogia do Oprimido . Editora Paz e Terra - https://drive.google.com/file/d/1VFo1hOzf-uK-6ZsZ5Tw0NFsMjO_V_NG5/view?usp=drivesdk
Pedagogia do Oprimido ( o manuscrito ) - 2018 - FREIRE, Magra, Romão , Gadotti
https://www.neca.org.br/wp-content/uploads/2020/12/Pedagogia-do-Oprimido-Manuscrito.pdf
Local
SENGE - Rio de Janeiro
AGENDA PRÉ APROVADA:
17/12 - AULA INAUGURAL
14/01/22
28/01/22
04/02/22
11/02/22
18/02/22 - AULA DE CONCLUSÃO