Defesas do Programa de Pós-Guaduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social

 

ESTUDO DE CASO "UM BOM APP": INICIATIVA TECNOLÓGICA PARA REDUZIR O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS.

Marcelo Toledo Duarte

 

Resumo: Esta dissertação teve como objetivo geral conhecer a influência e o impacto que uma tecnologia, um aplicativo, exerce sobre o desperdício de alimentos em restaurantes e cafés na cidade do Rio de Janeiro. Partiu-se do princípio que era necessário primeiro entender sobre a problemática nestes locais. Para isso, utilizou-se o método exploratório com abordagem quantitativa, por meio de questionário estruturado. Os questionários foram realizados à gerentes e proprietários de 10 estabelecimentos do setor gastronômico da cidade do Rio de Janeiro. Na análise quantitativa, constatou-se que todos os entrevistados possuem excedente de 10% a 20% da produção diária, mas que somente 8 de 10 estabelecimentos gostariam de mecanismos para escoar seus excedentes, pois na concepção dos entrevistados, as refeições são frescas e de ótima qualidade, porém ainda são desconhecidas iniciativas que ofereçam o suporte necessário para que haja menos desperdício de alimentos. Decidiu-se por realizar um estudo de caso, dadas as particularidades do fenômeno em estudo e as características exploratórias determinantes da investigação, uma vez que foram estudados fenômenos contemporâneos inseridos na vida real. Dentre as soluções tecnológica, no mercado nacional, a Um Bom APP, startup da área de foodtech, foi a empresa escolhida para o desenvolvimento do estudo de caso. A coleta de informações para a realização do estudo de caso foi realizada a partir do levantamento documental de dados secundários de domínio público e da própria empresa. A verificação empírica se deu por meio de questionários estruturados e autoaplicáveis que foram distribuídos, eletronicamente, a uma base de 200 clientes, da Um Bom APP. A observação participante também se fez presente por meio da participação dentro de alguns estabelecimentos cadastrados, em 2021. O que se concluiu é que, de fato, há considerável influência dos grupos de referência, na decisão de compra através de uma plataforma tecnológica engajada em um causa tão relevante como é o desperdício de alimentos. A principal forma de influência observada foi a influência engajamento na causa, seguida da influência preço e, por fim, a influência quantidade de produtos adquiridos.

 

Data/Horário: 22/02/2022 às 13:00

Link: https://meet.google.com/gov-qhwj-hwm

 

Banca:

Profª Drª Ana Lucía Vendramini (orientadora) – NIDES/UFRJ

Prof. Dr. Renan Finamore - NIDES/UFRJ

Prof. Dr. Walter Issamu Suemitsu - NIDES/UFRJ

Prof. Dr. Pedro Paulo Martins de Oliveira – IFCS/UFRJ

 

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ANÁLISE DA ESTRATÉGIA DE ATUAÇÃO DA ONG LUTA PELA PAZ NA BUSCA PARA INSERÇÃO DE JOVENS NO MERCADO DE TRABALHO E NA CAPACIDADE DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Maria José Caetano do Amaral

 

Resumo: Este trabalho traz uma reflexão sobre a atuação da Organização Não Governamental Luta pela Paz na transformação e inclusão social de população de baixa renda, focando especialmente no que tange à empregabilidade de jovens da comunidade Nova Holanda, situado no Complexo da Maré – Rio de Janeiro. A importância do tema reside em saber como uma ONG, localizada em um território marcado pela violência e discriminação, e diante da escassa oferta de trabalho em relação à grande demanda, principalmente vinda de jovens, oferece aporte para a inserção desses no mercado de trabalho. Acredita-se que as iniciativas sociais da Luta pela Paz são relevantes à sociedade e à região, dadas a falta de políticas públicas efetivas do Estado. Serão apresentados os pontos positivos e negativos dessa atividade, principalmente quanto ao alcance das expectativas da juventude no acesso ao emprego. A pesquisa abordará como a Instituição gerencia a interação entre as empresas privadas e os jovens na inserção do mercado de trabalho, em um cenário onde grande parte dos jovens de periferia enfrenta muitas dificuldades, como a baixa escolaridade, a paternidade precoce, o dia a dia de convivência com a violência. Esses fatores, somados a outros, afetam a possibilidade da empregabilidade, aumentando a informalidade, a subocupação e o índice de desempregados. Além de polarizar ações determinantes por parte de atores de outras instituições para transformação social de jovens e familiares. A pesquisa será desenvolvida usando-se variáveis quantitativas e qualitativas, a partir de entrevistas realizadas através do aplicativo “Google Forms”, com pessoas envolvidas com projetos. Será apresentada uma revisão bibliográfica que servirá de base para contextualizar o caso e discutir os resultados. A finalidade é desenvolver uma reflexão crítica a partir da atuação da ONG “Luta pela Paz” e de outras Instituições dentro de um espaço de disputa econômica, político (grupos dominantes), mas ao mesmo tempo, em um local de significação cultural, histórico e social. O processo de pesquisa foi realizado com o consentimento dos atores. Pretende-se identificar elementos importantes das percepções destes, contribuindo para o desenvolvimento do tema, podendo apontar para reflexões futuras sobre o assunto.

 

Data/Horário: 22/02/2022 às 14:00

Link: meet.google.com/xer-ghet-xve

 

Banca:

Prof. Dr. Felipe Addor (orientador) – NIDES/UFRJ

Profª Drª Heloísa Helena Albuquerque B. Quaresma Gonçalves – UNIRIO

Profª Drª Ruth Espinola Soriano de Mello – PUC-Rio

Prof. Dr. Ricardo Ferreira de Mello – UFRJ

 

 

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O  SINTUFRJ E A FORMAÇÃO HUMANA DE SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DA UFRJ (1993-2020)

Henrique de Oliveira Santos Vieira de Jesus

 

Resumo: O processo de formação humana é importante para que os indivíduos se tornem emancipados e autônomos. Esse processo está pautado em uma formação omnilateral. Na presente dissertação, objetiva-se averiguar as ações do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Sintufrj) voltadas para a formação intelectual, tecnológica e corporal dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, que utiliza o método dialético. Foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental, além da aplicação de questionários e realização de entrevistas com nove servidores técnico-administrativos sindicalizados da UFRJ. A técnica de análise de conteúdo foi utilizada para a sistematização e a interpretação dos dados das entrevistas realizadas. O referencial teórico foi baseado na tradição marxista das discussões sobre a questão do mundo do trabalho e suas repercussões na formação humana, em especial diante da oferta de atividades dos sindicatos para os associados. Os principais resultados da pesquisa apontam que as ações do Sintufrj voltadas para a formação intelectual, tecnológica e corporal não se configuram como elementos de uma formação omnilateral, uma vez que tais ações não pressupuseram o desenvolvimento total, completo e multilateral das faculdades e forças produtivas. Elas focaram no aprimoramento técnico, na melhoria de condições corporais para que os trabalhadores sindicalizados executassem melhor as tarefas do seu trabalho na universidade e nas necessidades imediatas e particulares dos trabalhadores, sem se oporem ao projeto neoliberal, que busca fortalecer a primazia do capital e pulverizar a defesa dos interesses coletivos pelo Sintufrj. Dentre as principais conclusões, cabe destacar que o Sintufrj deveria desenvolver iniciativas de formação humana omnilateral voltada para a emancipação do trabalhador em termos intelectuais para que ele compreenda a operação da ordem sociometabólica do capital, bem como tecnológicos – para que entenda como os recursos materiais e humanos são distribuídos – e corporais, para que tome a consciência sobre como esse sistema controla o seu próprio corpo.

 

DATA E HORÁRIO: dia 21 de dezembro de 2021, às 16h00.
 
LINK DA DEFESA: Link da videochamada: https://meet.google.com/euk-tccd-oaq
 
 
BANCA EXAMINADORA:
 
Prof. Dr. André Malina (Orientador) - NIDES/UFRJ
 
Profa. Dra. Ângela Celeste Barreto de Azevedo - NIDES/UFRJ
 
Prof. Dr. Silvio de Cassio Costa Telles - UFRJ/UERJ
 
Prof. Dr. Marcelo Ribeiro de Castro - Universidade Vila Velha
 
Prof. Dr. Efrain Maciel e Silva - Universidade Federal de Goiás (UFG) - SUPLENTE
 

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A PESCA MANEJADA DO PIRARUCU: TECNOLOGIA SOCIAL E POLÍTICA PÚBLICA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTAL DA AMAZÔNIA

Núbia Maria Gonzaga da Silva

 

Resumo: Este estudo aborda a pesca do pirarucu (Arapaimaspp) na Amazônia, tendo como área de estudo as regiões do Médio e Alto Solimões, tendo como referência central o município de Tefé. Seu principal objetivo foi analisar a pesca manejada do pirarucu como tecnologia social e política pública para o desenvolvimento socioambiental na Amazônia. A pesquisa foi realizada com base em documentação primária e secundária, histórica e acadêmica que abrange o período de 1897 a 1996. Os resultados obtidos revelam que o uso de tecnologia convencional na pesca do pirarucu, na Amazônia, o colocava em risco de extinção. Causou um impacto negativo na fonte alimentar das populações ribeirinhas, incluindo aquelas baseadas na pesca; gerou a necessidade do movimento de defesa dos lagos; desencadeando conflitos agrários socioambientais com perda de vidas humanas; o que exigiu a elaboração de proposta de política pública que subsidiasse a regulamentação do manejo do pirarucu por lei; processo com evidências documentais de fato e de direito, que comprovam que a pesca manejada do pirarucu se caracteriza como tecnologia social e política pública para o desenvolvimento socioambiental da Amazônia.

 

Data e horário: dia 23 de fevereiro de 2022, às 10:00 (Brasília).

Informações de acesso à defesa:

Entrar na reunião Zoom pelo Link: https://us02web.zoom.us/j/84267330523?pwd=NVFhaG9JQXI3cXBZZk9hSHcyWFRXZz09

ID da reunião: 842 6733 0523

Senha de acesso: 960303

 

Banca:

Prof. DSc. Sidney Lianza (Orientador) - NIDES/UFRJ

Prof. PhD. Henrique dos Santos Pereira (Orientador) - PPG-CASA/FCA/UFAM

Prof. DSc. Felipe Addor - NIDES/ UFRJ

Prof. DSc.Flávio Chedid - NIDES//UFRJ

Prof. DSc. Cloves Farias Pereira - NUSEC/UFAM/AM

 

3 paulo freire

 

Patrono da Educação Brasileira e conhecido como o educador comprometido com o processo de libertação do povo oprimido, Paulo Freire dedicou sua vida como pedagogo ao desenvolvimento de uma praxis visando a superação da opressão.

Freire coordenou, no Brasil, o Programa Nacional de Alfabetização no início da  década de 1960, colocando em prática uma metodologia capaz, não só de instrumentalizar a leitura e a escrita dos alfabetizandos, mas de incitar a sua libertação. Através de seus métodos, os educandos  eram levados a perceber as injustiças que os oprimiam e a necessidade de buscar mudanças. Acusado de subverter a ordem instituída, Freire viu o seu programa ser extinto, em 1964 e depois de ser preso, teve que se retirar do país.

Exilado no Chile, Freire trabalhou como assessor no Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e no Ministério da Educação, desenvolvendo programas educativos para adultos. Foi em terras chilenas, então, que Freire escreveu a sua principal obra: Pedagogia do Oprimido.

Em 1980, depois de 16 anos de exílio, Paulo Freire voltou ao Brasil e lecionou na UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) e na PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Em 1989, assumiu a secretaria de Educação de São Paulo e teve como marca a recuperação salarial dos professores, a revisão curricular e a implantação de programas de alfabetização de jovens e adultos.

Paulo Freire ganhou vários prêmios, em todo o mundo, como reconhecimento da relevância de seus trabalhos na área da educação e foi em 1997, um mês antes de falecer, que lançou seu último livro "Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa". 

O ano de 2021 comemora o centenário desse grande mestre e o PPGTDS irá celebrar essa data através da oferta de uma disciplina (15h de carga horária) focada na obra emblemática do nosso patrono. Serão 5 círculos de cultura, envolvendo vários docentes e estudantes, desenhando momentos de reflexão sobre percursos  de  ensino-aprendizagem, no campo da extensão,  percorridos por fundadores do NIDES.

Os encontros acontecerão nos dias 17/12 (aula inaugural), 14/01, 28/01, 04/02, 11/02 e 18/02, presencialmente, no Sindicato dos Engenheiros, no Rio de Janeiro (SENGE - www.senge.org.br ).

Para a aula inaugural, que acontecerá às 10h no SENGE, contaremos com a participação dos professores Felipe Addor, Celso Alvear e Fernanda Araújo, além dos responsáveis pela articulação dos diálogos, Paulo Maia e Sidão. 

Bibliografia

FREIRE, Paulo - 1987 - Pedagogia do Oprimido . Editora Paz e Terra - https://drive.google.com/file/d/1VFo1hOzf-uK-6ZsZ5Tw0NFsMjO_V_NG5/view?usp=drivesdk

Pedagogia do Oprimido ( o manuscrito ) - 2018 - FREIRE, Magra, Romão , Gadotti

https://www.neca.org.br/wp-content/uploads/2020/12/Pedagogia-do-Oprimido-Manuscrito.pdf

 

Ementa: Pedagogia do Oprimido

 

Objetivo: celebrar os 100 anos de Paulo Freire , estimulando e dialogando   sobre a emblemática obra do patrono da Educação Brasileira.

 

Créditos: 1

Carga horária: 15h

 

Metodologia: 5 círculos de conversas presenciais  entre pesquisadores e /ou líderes sociais, apresentando seu olhar diverso e único - seja histórico, filosófico, metodológico , prático -  do livro Pedagogia do Oprimido. Sempre com um facilitador e dois expositores que responderão às seguintes perguntas:

 

1- O que o Livro Pedagogia do Oprimido lhe diz?

2- O que o livro Pedagogia do Oprimido  lhe faz dizer?

3- O que o livro Pedagogia do Oprimido lhe fez refletir na  sua prática de educador ou educando?

 

Avaliação 

1- Presença  nas 5 círculos de conversa

2- Texto escrito pelo menos sobre  uma das perguntas acima

 

Bibliografia

FREIRE, Paulo - 1987 - Pedagogia do Oprimido . Editora Paz e Terra - https://drive.google.com/file/d/1VFo1hOzf-uK-6ZsZ5Tw0NFsMjO_V_NG5/view?usp=drivesdk

Pedagogia do Oprimido ( o manuscrito ) - 2018 - FREIRE, Magra, Romão , Gadotti

https://www.neca.org.br/wp-content/uploads/2020/12/Pedagogia-do-Oprimido-Manuscrito.pdf

 

Local

SENGE - Rio de Janeiro

www.senge.org.br

 

AGENDA PRÉ APROVADA:

17/12 - AULA INAUGURAL 

14/01/22 

28/01/22 

04/02/22

11/02/22 

18/02/22 - AULA DE  CONCLUSÃO 

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