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O coordenador do Programa Pós-Graduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social (PPGTDS) do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no uso de suas atribuições, previstas no artigo 12, inciso I, da Regulamentação das Comissões de Pós- Graduação e Pesquisa da Pós-Graduação Stricto Sensu e das Comissões Deliberativas dos Programas de Pós-Graduação da UFRJ (Anexo à Resolução CEPG N° 3, de 11 de dezembro de 2009), torna público aos interessados que estão abertas as inscrições para o processo seletivo de candidatos para o preenchimento de vagas no Curso de Mestrado Profissional em Tecnologia para o Desenvolvimento Social (MPTDS) do PPGTDS/NIDES/CT/UFRJ, para o ano letivo de 2023, que será conduzida pela Comissão de Seleção conforme as normas descritas neste edital.

 

Edital

Modelo de memorial

Roteiro de elaboração de pré-projeto

Modelo de curriculum vitae

Orientações para envio dos arquivos online

Estrutura de arquivos para anexar no formulário online

Ficha de inscrição (link para inscrição online)

Homologação de inscrição

Resultado da prova escrita

Requerimento de reconsideração da seleção

Resultado da Prova Escrita após recursos

Seleção dos Candidatos (2 fase) - Defesa de Memorial e Pré-projeto

Resultado final

Requerimento de reconsideração da seleção

Resultado final homologado

Requerimento de interesse de vaga

 

Inscrições: de 26 a 30 de setembro de 2022.

 

Dúvidas: ppgtds2023@gmail.com

Defesas do Programa de Pós-Guaduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social

 

DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL JESUS SOARES PEREIRA

Rita Souza de Castro

 

Resumo:  A presente pesquisa configura um estudo de caso na Escola Municipal Jesus Soares Pereira. Esta investigação teve como objetivo geral analisaro processo de formação do professor e como a formação continuada pode contribuir para gerar transformações em suas práticas pedagógicas, tendo como suporte o uso de recursos tecnológicos. Com a finalidade de alcançar esse objetivo, foram avaliados dois cursos de formação e extensão universitária oferecidos pelo CIEP-165 em parceria com o LIpE/UFRJ, bem como a metodologia usada nos cursos oferecidos. Esta pesquisa teve cunho qualitativo por meio de observação empírica, entrevistas, diário de campo em consonância com as teorias conceituais concernentes ao tema proposto. Seguindo uma linha de análise crítico-reflexiva, essa investigação se desenvolveu alcançando resultados confiáveis. As escutas dos professores cursistas e dos professores coordenadores das atividades formativas colaboraram para elucidar a metodologia usada no curso de formação e cocriar um quadro característico dos métodos observados nos cursos. As atividades formativas tiveram duração de dois meses e ocorreram por videoconferência devido ao período pandêmico. De modo geral, o desenvolvimento da pesquisa nos permitiu perfazer que a conscientização do docente no que tange à sua participação nos cursos de formação é um fator preponderante para que sua prática pedagógica venha a sofrer transformação. É necessário haver a ruptura do status quo, haja vista que o professor não é mais o detentor do conhecimento e tampouco transmite conteúdos, passou a ser um facilitador de saberes sistematizados que ao compartilhar com seus alunos pode gerar produtos com autoria. Outro fator primordial é a participação dos docentes em espaços dialógicos que possam fomentar questionamentos e reflexões sobre práticas pedagógicas inovadoras relacionadas às teorias da aprendizagem que colaborem com o processo de ensino dos alunos. Este estudo elencou elementos que podem colaborar para futuras parcerias de curso de formação e extensão universitária que tenham foco em inovar sua atividade laborativa.

 

Data e horário:  30/06/2022 -14:00

Local: Centro de Tecnologia da UFRJ, Bloco F, Sala F-100

 

Banca:

Prof. Dr. Michel Thiollent (orientador) – NIDES/UFRJ

Prof. Dr Gustavo Martins Machado – NIDES/UFRJ

Prof. Dr Carlos Eduardo Barros Pires – Letras/UFRJ

Prof. Dr Tarliz Liao – UNIRIO

 

Defesas do Programa de Pós-Guaduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social

 

 Informação e desinformação em tempos de pós-verdade: Um estudo a respeito da propagação de notícias falsas nas mídias sociais.

 Lúcia Cristina Oliveira Nascimento

 

Resumo:  A presente pesquisa propõe-se a discutir, conceitualmente e historicamente, a respeito da problemática da pós-verdade. Ademais pretende-se traçar um breve panorama das temáticas que se relacionam como tema de estudo, tais como: Tecnologia informacional, Mídias sociais, Fake News, Bullshit e Desinformação na sociedade contemporânea. Autores nacionais e  internacionais pautam o referencial teórico desse estudo, de forma a trazer a pluralidade de pensamentos acerca do tema de  pesquisa. A pesquisa de campo realizou-se através de um estudo de caso, e objetivou identificar como uma amostra de  graduandos e pós-graduandos da Universidade Federal do Rio de Janeiro compreendem o fenômeno denominado como Pós-Verdade, bem como, percebem, lidam, acreditam e propagam desinformações e falsas informações recebidas por meio das mídias sociais. Utilizou-se a abordagem qualitativa, o procedimento metodológico adotado foi a aplicação de um questionário online, e o tratamento de dados teve caráter qualiquantitativo, inspirado no Discurso do Sujeito Coletivo. Percebe-se, através da fala dos sujeitos da pesquisa, que esses são conscientes de que atualmente a desinformação tem sido amplamente propagada através das mídias sociais e afeta diversos aspectos da sociedade. Sendo assim, esses indivíduos procuram estratégias de verificação dos conteúdos recebidos por meio dessas plataformas digitais, a fim de evitar a propagação de notícias falsas.

 

Data/Horário: 15/03/2022 – 14:00

Link: https://join.skype.com/hWp3JrfPyBa9

 

Banca:

Prof. Dr. Michel Thiollent (orientador) – NIDES/UFRJ

Prof. Dr. Celso Alvear – NIDES/UFRJ

Profa. Dra. Priscila Matsunaga – NIDES/UFRJ

Profa. Dra. Daniella Munhoz - UFF

 

Defesas do Programa de Pós-Guaduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social

 

A POLÍTICA MUNICIPAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA EM MARICÁ: AVANÇOS E DESAFIOS

Tatiane Benites da Silva

 

Resumo: A Economia solidária no Brasil começou a se difundir na década de 90, mas foi a partir de 2003 que teve seu ápice em termos de políticas públicas nacionais, ganhando inclusive secretaria própria. Em Maricá, município pertencente à região metropolitana do estado do Rio de Janeiro, às políticas de economia solidária surgem a partir de 2013 com a criação do Programa Municipal de Economia Popular Solidária, Combate à Pobreza e Desenvolvimento Sustentável. Desde então, o município vem se destacando, através de suas políticas, como a criação do banco comunitário; realização de pagamento de benefícios sociais em moeda própria, a Mumbuca; através da implantação de transporte público municipal gratuito, os vermelhinhos; assim como através de políticas na área de agroecologia (As Hortas Comunitárias) e na área de educação com o Programa Mumbuca Futuro, que busca levar formação aos alunos do ensino fundamental II em Economia Solidária. Neste trabalho, apresentamos uma análise descritiva dessas políticas, buscando apresentar suas potencialidades e contradições, a partir das observações em campo e das entrevistas realizadas com gestores e servidores públicos e com a população alvo da política. Observamos que o grande diferencial dessa política, frente a outras implantadas no país, foi a estratégia de desenvolvimento local, alocando boa parte do fundo público municipal em programas voltados para a qualidade de vida da população, através da criação de um banco comunitário na escala municipal, atrelado a uma ampla política de transferência de renda e a uma moeda social local.

 

Data e horário: 26 de Abril de 2022, às 14:00

Local: Centro de Tecnologia da UFRJ, Bloco ABC, Sala SOLTEC

 

Banca:

Profº Dra Luciana Correa do Lago (orientador) – NIDES/UFRJ

Profº Dr. Flávio Chedid Henriques(co-orientador) – NIDES/UFRJ

Prof. Dr. Felipe Addor – NIDES/UFRJ

Profª Dra. Fernanda Santos Araújo  – NIDES/UFRJ

Profº Dr. Marcelo Gomes Ribeiro – IPPUR/UFRJ

 

Defesas do Programa de Pós-Guaduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social

 

ESTUDO DE CASO "UM BOM APP": INICIATIVA TECNOLÓGICA PARA REDUZIR O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS.

Marcelo Toledo Duarte

 

Resumo: Esta dissertação teve como objetivo geral conhecer a influência e o impacto que uma tecnologia, um aplicativo, exerce sobre o desperdício de alimentos em restaurantes e cafés na cidade do Rio de Janeiro. Partiu-se do princípio que era necessário primeiro entender sobre a problemática nestes locais. Para isso, utilizou-se o método exploratório com abordagem quantitativa, por meio de questionário estruturado. Os questionários foram realizados à gerentes e proprietários de 10 estabelecimentos do setor gastronômico da cidade do Rio de Janeiro. Na análise quantitativa, constatou-se que todos os entrevistados possuem excedente de 10% a 20% da produção diária, mas que somente 8 de 10 estabelecimentos gostariam de mecanismos para escoar seus excedentes, pois na concepção dos entrevistados, as refeições são frescas e de ótima qualidade, porém ainda são desconhecidas iniciativas que ofereçam o suporte necessário para que haja menos desperdício de alimentos. Decidiu-se por realizar um estudo de caso, dadas as particularidades do fenômeno em estudo e as características exploratórias determinantes da investigação, uma vez que foram estudados fenômenos contemporâneos inseridos na vida real. Dentre as soluções tecnológica, no mercado nacional, a Um Bom APP, startup da área de foodtech, foi a empresa escolhida para o desenvolvimento do estudo de caso. A coleta de informações para a realização do estudo de caso foi realizada a partir do levantamento documental de dados secundários de domínio público e da própria empresa. A verificação empírica se deu por meio de questionários estruturados e autoaplicáveis que foram distribuídos, eletronicamente, a uma base de 200 clientes, da Um Bom APP. A observação participante também se fez presente por meio da participação dentro de alguns estabelecimentos cadastrados, em 2021. O que se concluiu é que, de fato, há considerável influência dos grupos de referência, na decisão de compra através de uma plataforma tecnológica engajada em um causa tão relevante como é o desperdício de alimentos. A principal forma de influência observada foi a influência engajamento na causa, seguida da influência preço e, por fim, a influência quantidade de produtos adquiridos.

 

Data/Horário: 22/02/2022 às 13:00

Link: https://meet.google.com/gov-qhwj-hwm

 

Banca:

Profª Drª Ana Lucía Vendramini (orientadora) – NIDES/UFRJ

Prof. Dr. Renan Finamore - NIDES/UFRJ

Prof. Dr. Walter Issamu Suemitsu - NIDES/UFRJ

Prof. Dr. Pedro Paulo Martins de Oliveira – IFCS/UFRJ

 

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