Defesas do Programa de Pós-Guaduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social

ESTUDO DE CASO "UM BOM APP": INICIATIVA TECNOLÓGICA PARA REDUZIR O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS.

Marcelo Toledo Duarte

Resumo: Esta dissertação teve como objetivo geral conhecer a influência e o impacto que uma tecnologia, um aplicativo, exerce sobre o desperdício de alimentos em restaurantes e cafés na cidade do Rio de Janeiro. Partiu-se do princípio que era necessário primeiro entender sobre a problemática nestes locais. Para isso, utilizou-se o método exploratório com abordagem quantitativa, por meio de questionário estruturado. Os questionários foram realizados à gerentes e proprietários de 10 estabelecimentos do setor gastronômico da cidade do Rio de Janeiro. Na análise quantitativa, constatou-se que todos os entrevistados possuem excedente de 10% a 20% da produção diária, mas que somente 8 de 10 estabelecimentos gostariam de mecanismos para escoar seus excedentes, pois na concepção dos entrevistados, as refeições são frescas e de ótima qualidade, porém ainda são desconhecidas iniciativas que ofereçam o suporte necessário para que haja menos desperdício de alimentos. Decidiu-se por realizar um estudo de caso, dadas as particularidades do fenômeno em estudo e as características exploratórias determinantes da investigação, uma vez que foram estudados fenômenos contemporâneos inseridos na vida real. Dentre as soluções tecnológica, no mercado nacional, a Um Bom APP, startup da área de foodtech, foi a empresa escolhida para o desenvolvimento do estudo de caso. A coleta de informações para a realização do estudo de caso foi realizada a partir do levantamento documental de dados secundários de domínio público e da própria empresa. A verificação empírica se deu por meio de questionários estruturados e autoaplicáveis que foram distribuídos, eletronicamente, a uma base de 200 clientes, da Um Bom APP. A observação participante também se fez presente por meio da participação dentro de alguns estabelecimentos cadastrados, em 2021. O que se concluiu é que, de fato, há considerável influência dos grupos de referência, na decisão de compra através de uma plataforma tecnológica engajada em um causa tão relevante como é o desperdício de alimentos. A principal forma de influência observada foi a influência engajamento na causa, seguida da influência preço e, por fim, a influência quantidade de produtos adquiridos.

Data/Horário: 22/02/2022 às 13:00

Link: https://meet.google.com/gov-qhwj-hwm