Defesas do Programa de Pós-Guaduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social

CONSELHO CONSULTIVO DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL (APA) DE CAIRUÇU: UM OLHAR SOBRE A GESTÃO PARTICIPATIVA  

Paula Callegario de Souza

 

Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar oportunidades e desafios da participação em conselhos gestores de áreas protegidas para promoção do desenvolvimento sustentável, analisando a experiência do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) de Cairuçu – CONAPA Cairuçu. Para avaliação desta experiência de gestão participativa, observamos os dados obtidos por meio de revisão de literatura, legislação e documentos produzidos no âmbito do CONAPA, observação participante e entrevistas semiestruturadas, foram sistematizados e alicerçados na Teoria Fundamentada (Flick, 2009). A Área de Proteção Ambiental de Cairuçu foi criada no início da década de 1980 e abrange a metade do município de Paraty, estado do Rio de Janeiro. A área protegida tem por objetivo assegurar a proteção da Mata Atlântica (um bioma altamente ameaçado que abriga espécies endêmicas e raras) e das comunidades caiçaras integradas a esse ecossistema” (BRASIL, 1983). Porém o território abrangido pela APA é objeto de disputas oriundas de múltiplos interesses que mesclam grandes empreendimentos (especulação imobiliária, estruturas de turismo náutico) e o modo de vida de diferentes comunidades tradicionais que residem no município. Analisando, aproximadamente, 20 anos de existência deste espaço de participação social, percebemos um fórum com altos e baixos. Identificamos a priori, uma ocupação massiva de empresários, proporcionando uma discussão basicamente voltada a interesses privados, e contribuindo com o esvaziamento do conselho. Nos últimos anos, identificamos uma mudança de política institucional (portarias do órgão gestor da Unidade de Conservação incentivando a participação comunitária) e o amadurecimento dos movimentos sociais, levando esses a ocuparem os espaços institucionais de participação, trazendo à luz novamente o objetivo de criação das unidades de conservação, e demandas qualificadas e ações voltadas para o bem coletivo e do ambiente. Neste sentido, esta pesquisa traz um olhar sobre o CONAPA Cairuçu, espaço participativo em que tivemos a oportunidade de participar como conselheira, além de termos utilizado os métodos de observação participante e entrevistas com informantes chave. Dentre os principais resultados podemos destacar como os produtos obtidos por meio da participação social no Conselho Gestor da Área de Proteção ambiental do Cairuçu, conquistas como: Revisão do Plano de Manejo; Protocolo de Consulta Prévia da Tekoa Itaxî Mirim; Termo de Autorização Uso Sustentável – TAUS. A gestão participativa na APA do Cairuçu, forneceu maior capilaridade a unidade de conservação.

Palavras-chave: participação, gestão participativa, unidades de conservação, conselho gestor de área de proteção ambiental.

 

Data e horário: Dia 31 de agosto de 2020, as 15:00.

Local: PLATAFORMA DO GOOGLE MEET

Banca: 

Ricardo Mello – NIDES / UFRJ

Heloísa Firmo – NIDES / UFRJ

Lucia Cavalieri – UFF / Faculdade de Educação

Vera de Fátima Maciel Lopes – UNESA

Defesas do Programa de Pós-Guaduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social

AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CURRÍCULO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Priscila Rodrigues de Almeida Bourguignon

 

Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar o currículo prescrito do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, a fim de verificar a aplicação do ensino da temática étnico-racial regulamentada na Lei 11.645/2008 (antiga 10.639/2003) e pelas normatizações dela derivadas. Para alcançarmos esse objetivo, direcionamos esse estudo por três objetivos específicos: (1) Analisar as possíveis implicações epistemológicas, concepções sobre a formação do licenciando, a partir do Projeto Político do Curso (PPC, 2016) do curso de licenciatura, tendo como referencial a temática étnico-racial; (2) Mapear o documento da Escola que subsidiou o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI, 2017) a fim de se localizar possíveis aplicações e cronograma futuro sobre o ensino das questões étnico-raciais; (3) Analisar as ementas das disciplinas, observando-se como a temática étnico-racial é tratada durante a formação do licenciando. Essa pesquisa apresenta, brevemente na revisão bibliográfica, a história da disciplina com seus desdobramentos eugênicos, com seus projetos societários hegemônicos e com suas propostas pedagógicas de caráter tecnicista, esportivista e biológica. Na metodologia foi utilizada a pesquisa do tipo análise documental por meio dos métodos descritivo-histórica e análise (YIN, 2005). Abordagem exploratória com a finalidade de proporcionar à investigação de fenômenos contemporâneos, dentro de um contexto de relações de poder e disputas políticas por narrativas curriculares. Esse estudo se delimitou a um único caso com recorte temporal, entre os anos 2008 e 2018. Quanto aos resultados encontramos quatro disciplinas que são: Folclore Brasileiro: Dança e Folguedos (EFA360); Educação Física Adaptada (EFC471); Fundamentos da Capoeira (EFL221) e Pedagógica da Capoeira (EFL605) que atendem a legislação. Não localizamos disciplinas que trata, exclusivamente, do objeto de estudo. A respeito das ementas, não foram observados trechos/palavras que induzissem à interpretação que a disciplina abordasse, diretamente, a temática prevista por lei. Concluímos que o modelo adotado de formação de professores é mediado por currículo conservador e pouco acessível às mudanças, principalmente quanto ao aprofundamento do debate sobre a cultura africana e afro-brasileira. Encerramos esse estudo propondo uma ferramenta tecnológica que auxilie os docentes e demais interessados no exercício da sua prática pedagógica. Esse interesse se justifica com a observação, ao longo dessa pesquisa, de que há indícios de que a disciplina capoeira é a referência para desenvolver os conteúdos das relações étnico-raciais, mas problematizamos no questionamento sobre as demais disciplinas e realizamos uma breve pesquisa na qual percebemos que há mais aplicativos e sites disponibilizando apostilas, artigos e livros com conteúdos que discutem a importância de se abordar e de se implementar esses assuntos sobre essa temática étnico-racial. Porém, essa quantidade de acervos é reduzida, quando procuramos por conteúdos que direcionem essa prática na disciplina. Dessa forma, nossa intenção é construir um aplicativo gratuito e de fácil acesso que contribua para o desenvolvimento social. Além disso, os usuários poderiam adicionar seus planos de aulas e, até mesmo, as variações de materiais ou temáticas. 

 

Data/Horário: 15/09/2020 – 10h (horário de Brasília) 

Local: videoconferência 

Banca:

Prof. Dr. Sidney Lianza (orientador interno) – NIDES/UFRJ

Prof. Dr. Paulo Roberto Monteiro Peres (orientador externo) – EEFD/UFRJ

Prof. Dr. Paulo Cezar Maia – NIDES/UFRJ

Prof.ª Dr.ª Michele Pereira de Souza da Fonseca EEFD/UFRJ

Prof. Dr. Jorge Oliveira dos Santos IFRJ/UFRJ

 

Defesas do Programa de Pós-Guaduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social

PROJETO ALIMENTARTE: a união entre Arte e Ciências para o Ensino Interdisciplinar

Jucielly Vasconcellos dos Santos

 

Resumo: A educação é uma área que se encontra em constantes transformações. As abordagens, metodologias e currículos são pontos de discussão e pesquisa por parte de pesquisadores e políticos de forma a conciliar o processo de ensino-aprendizagem à realidade dos educandos. Artes, Ciências e outras disciplinas compõem uma matriz pedagógica nem sempre dialógica entre si. Nesta pesquisa investiga-se a integração entre as disciplinas de Arte e Ciência, utilizando por base a interdisciplinaridade e a Pedagogia de Projetos, em um estudo de caso, o projeto AlimentArte, vivenciado por professores e alunos do Colégio Estadual Praia do Siqueira, localizado no Município de Cabo Frio/RJ. Como aporte teórico, apresentamos uma revisão bibliográfica sobre teorias educacionais com premissas marxistas, a importância da arte-educação e a relação entre arte e ciências, com destaque para a Sistematização de Experiências, viabilizando a interdisciplinaridade como um instrumento pedagógico eficiente na construção da aprendizagem. Dessa forma, o projeto AlimentArte, que teve como temática a Saúde Alimentar, apresentou a união entre as áreas do conhecimento, Arte e Ciência e possibilitou a participação de professores e alunos que perceberam a importância da prática interdisciplinar como ferramenta pedagógica eficaz para a compreensão dos conteúdos. Apontamos ainda a importância da disciplina de Arte como qualquer outra do currículo escolar, trabalhando a prática e a subjetividade dentro de uma perspectiva racional. Defende-se aqui uma educação emancipatória possível de ser realizada em uma escola de ensino tradicional, a fim de romper com a fragmentação dos conteúdos, unindo a teoria e a prática. Os resultados da pesquisa indicaram a preocupação com o planejamento das aulas e para tentar superar esta dificuldade, foi criada uma ferramenta tecnológica em forma de software educativo capaz de amenizar o problema apresentado e estreitar as relações entre os professores participantes.

 

Data e horário: 04 de Setembro de 2020, às 9:00.

Local: Videoconferência

Banca:

Felipe Addor (orientador) – NIDES/UFRJ

Aline Mansur Almeida Teixeira (orientadora) - UNILAGOS.

Priscila Saemi Matsunaga – NIDES/UFRJ

Andrea Penteado de Menezes – UFRJ/UFBA

Izabel Cristina Goudart da Silva - UFRJ

 

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Mulheres na Agroecologia no Estado do Rio de Janeiro: Protagonismo, Autonomia e Geração de Renda

Larissa Quaresma do Lago

 

Resumo: As mulheres rurais são pouco valorizadas pela sociedade e enfrentam dificuldades decorrentes tanto da própria condição da agricultura familiar em relação à sociedade, quanto em virtude de relações familiares patriarcais, com os próprios maridos, pais e outras pessoas. Neste estudo investiga-se como a agroecologia permite contribuir para que essas mulheres rurais possam buscar uma fonte de geração de renda e a sua emancipação, construindo maiores níveis de autonomia e consequentemente, diminuindo as relações de dependência e poder geradas pelo patriarcado. Diante desse cenário, no presente trabalho propõe-se analisar a ação das mulheres na agroecologia no estado do Rio de Janeiro através da avaliação da atuação e organização dessas mulheres por intermédio do trabalho realizado no coletivo produtivo Empório da Chaya, assim como da Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro (AARJ). A organização dessas agricultoras através de coletivo, mesmo quando não promove uma geração de renda significativa dentro do orçamento dessas mulheres, incentiva seu fortalecimento enquanto mulheres e trabalhadoras, provocando diversas mudanças em sua autonomia social e política, fazendo com elas ocupassem espaços públicos, despertassem a sua autoestima e desenvolvessem outras habilidades e as colocassem em outro lugar para além da função que muitas ocupavam antes como donas de casa limitadas ao ambiente doméstico. Além disso, a organização das agricultoras através do Grupo de Trabalho Mulheres da AARJ vem permitindo que essas mulheres sejam fortalecidas e inspiradas a lutarem por seus direitos ao acesso à terra; à valorização do seu trabalho; à equidade de direitos entre homens e mulheres; a sua segurança física, psicológica e do seu patrimônio; entre outras pautas relevantes para as mulheres. Através do GT Mulheres AARJ, as suas integrantes se incentivam, ajudam, trocam informações, experiências, conhecimentos, sendo ali criado um importante espaço de segurança, afeto e cuidado. Desta forma, foi possível verificar que a Agroecologia permite espaço para que as mulheres se organizem, vivenciem os seus conhecimentos e sejam mais valorizadas e reconhecidas como agriculturas.

 

Data e horário: 26 de Agosto de 2020, às 10:00.

Local: Remotamente, acessível pelo link https://meet.google.com/zuo-tbmz-qia

Banca:

Heloisa Firmo(orientadora) – NIDES/UFRJ

Luciana Correa do Lago – NIDES/UFRJ

Diana Helene Ramos – NIDES/UFRJ

Angela Maria da Silva Gomes – UNIBH

 

Considerando:

- A suspensão do calendário no inicio do ano devido à pandemia;

- A retomada do calendário da pós-graduação da UFRJ a partir de agosto (http://posgraduacao.ufrj.br/pdfs/calendario_2020_trimestral_alternativo_covid) em regime especial (https://www.adufrj.org.br/index.php/pt-br/noticias/arquivo/80-atual/3137-consuni-aprova-calendarios-de-graduacao-e-pos) com ensino remoto;

- E o inicio previsto para o calendário acadêmico do próximo ano em Maio de 2021.

 

O colegiado do PPGTDS decide que:

- O processo de seleção para a turma 2021 ocorrerá no inicio do ano de 2021.

- O edital será publicado no fim do ano de 2020.

 

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