defesa2019

 

O trabalho docente na sala de recursos pela ótica dos professores

 

José Antônio Casais Casais

 

Resumo: O presente trabalho de pesquisa são apresentados aspectos da educação inclusiva e a educação especial a partir das novas atribuições da função de trabalho docente em escolas públicas com alunos inclusos, visando processos inclusivos de acordo com as diretrizes políticas especiais do Ministério da Educação (MEC). Nesse sentido, o problema de pesquisa é identificar a visão de trabalho docente dos professores lotados em salas de recursos de escolas municipais da cidade de Duque de Caxias - local da pesquisa de campo à luz da perspectiva de trabalho de Ricardo Antunes. Já o objetivo é analisar aproximações e distanciamentos do professor de educação especial com o conceito e tipologia de intelectual na perspectiva de Henry Giroux. Sob o aspecto metodológico, a pesquisa foi realizada após uma revisão sistemática da literatura e a apresentação conceitual do referencial teórico. Em seguida são feitas entrevistas semiestruturadas com professores da rede municipal de ensino que atuam com alunos inclusos. Como decorrência dessa dissertação a proposta de produto foi desenvolvida com os dados coletados e baseados nas sugestões dos participantes na melhoria do atendimento na sala de recursos. Visando auxiliar os profissionais que atuam na Sala de Recursos das escolas desse município. Assim, salienta-se que o quadro teórico de referência utilizado é separado em dois planos para a analise dos dados, sendo uma a perspectiva de trabalho de Ricardo Antunes e a outra o conceito e tipologia de intelectual de Henry Giroux.

 

Data e horário: 29/04/2019 - 16:00h.

Local: Centro de Tecnologia - sala ABC112.

 

Banca:

- Prof.ª Dra. Carla Geovana Fonseca da Silva de Castro (SECTI/ES)  
- Prof.ª Dra. Ângela Celeste Barreto de Azevedo (PPGTDS/UFRJ)
- Prof. Dr. Antonio Claudio Gomez de Sousa (PPGTDS/UFRJ)
- Prof. Dr. Prof. André Malina (PPGTDS/UFRJ)

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Somos todos trabalhadores de uma prisão sem grades: Efeitos do trabalho na saúde dos empregados de uma estatal de pesquisa

 

Renata Nogueira Machado Duarte

 

Resumo: Este estudo teve como objetivo pesquisar a relação entre o trabalho e o sofrimento psíquico na saúde dos empregados de uma organização estatal de pesquisa, justificado pela necessidade de identificar possíveis aspectos psíquicos que os trabalhadores mobilizam frente aos constrangimentos e adversidades que a organização do trabalho lhes impõe e que podem resultar em adoecimento e sofrimento. Esta pesquisa foi um estudo de caso descritivo e exploratório, desenvolvido à luz da Psicodinâmica do Trabalho, com um grupo de 10 (dez) trabalhadores. Este grupo foi escolhido considerando que, segundo registros do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional da Organização, apresentaram algum tipo de sofrimento psíquico (ansiedade, insônia, depressão, nível significativo de estresse, dentre outros) que os afetam em termos de qualidade de vida. Para tanto, foram realizadas entrevistas individuais com cada um dos trabalhadores identificados. As entrevistas foram gravadas, transcritas e categorizadas em núcleos de sentido. Os entrevistados trouxeram à tona aspectos da organização do trabalho que percebem como adoecedores (injustiça de procedimentos, pouco espaço de fala, ausência de um coletivo de trabalhadores, dentre outros). Tais situações trouxeram aos entrevistados um sofrimento psíquico e, muitas vezes danos psicológicos de difícil controle. Como resultado, foi possível a análise da organização do trabalho como um todo, as estratégias defensivas e de mobilização, e a caracterização do adoecimento a partir dos sentimentos e vivências de sofrimento manifestadas. A relevância deste trabalho está contida na importância da identificação de possíveis causas e problemas decorrentes do contexto laboral, fortalecendo o arcabouço desse conhecimento a fim de delinear ações preventivas e corretivas que beneficiem organização e empregados, assim como para contribuir para o desenvolvimento de novos estudos sobre o tema.

 

Data e horário: 05 de abril de 2019, 8:30.

Local: Centro de Tecnologia - ABC112 - sala de reunião principal.

 

Banca:

- Prof. Dr. Flávio Chedid Henriques (Orientador - NIDES/UFRJ)

- Prof. Dr. Fernando José Gastal de Castro (Orientador – IP/UFRJ)

- Profª Dr.ª Ana Magnólia Bezerra Menezes (IP/UNB)

- Prof. Dr. João Batista Ferreira (IP/UFRJ)

- Prof.ª Dr.ª Luciana Correa do Lago (NIDES/UFRJ)

 

Nesse 4o trimestre de 2018 (jan/fev de 2019), os professores Celso Alexandre Alvear e Flavio Chedid Henriques oferecerão a disciplina "Urbanismo Africano: 6000 anos construindo cidades", de 1 crédito. Ela será ministrada pelo professor titular Henrique Cunha Junior da UFCE (http://lattes.cnpq.br/3168771550890062).

As aulas ocorrerão de 4 a 8 de fevereiro de 2019, das 13 as 17.

ERRATA: As aulas ocorrerão no Auditório C208 (Centro de Tecnologia - Ilha do Fundão).

Aqueles(as) interessados(as), favor preencher o formulário: https://goo.gl/forms/UMFvK880YM5k3Xcs2 .

arte disciplinamestrado

 

Ementa:

Introdução aos conceitos do urbanismo africano. A vila africana e a gênese urbana africana. As sociedades africanas e filosofia africana. As quatros eras do urbanismo africano: antiguidade, era do mercantilismo, era da catástrofe africana e era do renascimento africano. A geografia africana para compreensão do urbanismo. Conceitos de ruralidade e urbanidade das cidades africanas. Os urbanismos da antiguidade: as sociedades do Rio Nilo, Egito, Núbia, Etiópia e do Chifre da África. Urbanismo da era do mercantilismo: Urbanismos da África Ocidental, Urbanismo do Mediterrâneo, urbanismo das cidades Swariles e Urbanismo da região do Rio Congo. Urbanismo da era das catástrofes: África Ocidental e Região Swarili. Urbanismo da era do renascimento africano. Os projetos pan africanistas do urbanismo revolucionário. As cidades de herança colonial. Urbanismo a região do Saara. As grandes cidades africanas. Os problemas contemporâneos do urbanismo africano. Os grandes projetos urbanos das cidades espetáculo. Discussão do futuro do urbanismo africano.


Referências:

BIANCHI, Steven (1994). The Nubians: People of the ancient Nile. Brookfield, Conn.: Millbrook Press.1994. ISBN 1-56294-356-1.
COQUERY-VIDROVITCH, Catherine (1988). Processus d’urbanisation en Afrique. Paris, L’Harmattan, 1988.

CUNHA JUNIOR, Henrique. Urbanismo Africano: 6000 anos construindo cidades. Notas de Aula- Laguna-Faculdade de Arquitetura e urbanismo. 2018.

DAVIDSON, Basil (1959), (1970). Lost Cities of Africa. Boston, Little Brown and Cie, 1959.

DIOP, Cheikh Anta. (1959). L'unité culturelle de l'Afrique noire: domaines du patriarcat et du matriarcat dans l'antiquité classique, Paris: Présence Africaine. Second edition (c. 1982), Paris: Présence Africaine. ISBN 2-7087-0406-0, ISBN 978-2-7087-0406-0.

GOODS, Charles. Markets in Africa: a Review of Research Themes and the Question
of Market Origins. In: Cahiers d'études africaines, vol. 13, n°52, 1973. pp. 769-780.
doi : 10.3406/cea.1973.2687
http://www.persee.fr/doc/cea_0008-0055_1973_num_13_52_2687.

HULL, Robert. (1976). African Cities and Towns before the European Conquest, New-York, Norton and Co, 1976.

MUNRO-HAY, Stuart C. (1991). Aksum: An African Civilisation of Late Antiquity. Edinburgh University Press. pp. 79, 224, 1994. ISBN 978-0-7486-0106-6.

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Matrícula Alunos Novos - Processo Seletivo Turma 2019

Período: de 11 a 13 de março de 2019

Horário: 14h as 17h

Local: Centro de Tecnologia - CT UFRJ Sala ABC 114


1. Os candidatos selecionadas deverão no ato da matrícula apresentar documentação - original e cópia - conforme Edital 738, de 23/08/2018:

( ) Carteira de Identidade;

( ) Cadastro de Pessoa Física (dispensado se já estiver apresentado no documento de identidade);

( ) Diploma de Graduação (frente e verso) registrado na forma da lei, ou documento substituto para os casos enquadrados no item 4.5 do edital.

( ) Histórico Escolar de curso de graduação em conformidade com o item 4.6 do Edital.

( ) Os originais dos documentos acadêmicos apresentados em outras línguas, de acordo com o item 4.7 do Edital.

( ) Título de Eleitor;

( ) Certificado de Reservista ou de Dispensa do Serviço Militar, se brasileiro do sexo masculino.

 

2. A Comissão de Seleção poderá realizar reclassificações de candidatos aptos, com o fim de preencher todas as vagas ofertadas até a data do término do prazo de matrícula, conforme calendário acadêmico do PPGTDS para o ano letivo de 2019.

DisciplinaGeneroCidade

Imagem do livro “Entornos habitables”, do Col-lectiu Punt 6 (disponível aqui)

Nesse 4o trimestre de 2018 (jan/fev de 2019), o professor Celso Alexandre Alvear oferecerá a disciplina "Ciência, Tecnologia e Cidade sob a Perspectiva Feminista", de 15 horas (1 crédito). Ela será ministrada pelas professoras Diana Helene (http://lattes.cnpq.br/4396492936910065) e Bruna Vasconcelos (http://lattes.cnpq.br/1211963856354837).

As aulas ocorrerão de 21 a 24 de janeiro de 2019, sendo que 21, 22 e 23 serão das 9 as 12, e no dia 24 será de 9 as 17 com intervalo para o almoço. As aulas ocorrerão no IFCS (Centro).

Aqueles(as) interessados(as), favor preencher o formulário: https://goo.gl/forms/Ic9AMkKbAWb8fOi62.

A seguir, a ementa provisória: https://docs.google.com/document/d/1u1HEjveau4roUYRphJjGFNAsQckd9yTjIuZRUbZMfIY/edit?usp=sharing .

 

 

 

 

 

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