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Autonomia e Visibilidade: A estratégia organizativa das “Coletivas Lésbicas Autônomas” na construção da política de visibilidade no Rio de Janeiro

 

Karen Daile Barba Acosta

 

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar as estratégias realizadas pelas Coletivas Lésbicas Autônomas para a construção da política de Visibilidade Lésbicas na cidade de Rio de Janeiro. Procurou a compreensão dos diálogos das Coletivas Autônomas com a Institucionalidade, ao mesmo tempo em que dá realce a esse processo. Entendeu-se a proposta de Lei como um dispositivo simbólico para a enunciação de um novo sujeito, neste caso, a Mulher Lésbica Negra. Está construído desde uma perspectiva histórico-estruturalista com a intenção de fotografar os episódios contemporâneos mais representativos, concentrados em três eixos centrais como são: o período de redemocratização do Brasil, a crises do HIV e as jornadas de Junho de 2013.
Os âmbitos examinados são: experiência, pensamento e ações; proposta analítica do feminismo interseccional, que brinda um valor especial à convivência cotidiana, recolhidos a partir de entrevistas com as militantes atuantes neste processo. Para finalizar, se produz uma conceitualização de autonomia a partir da experiência da construção da proposta de Lei que conjugam vários fluxos de pensamento como: teoria política, identidade e interseccionalidade. Como consequencia dessa análise, culmino na caracterização do que tenho chamado de Lesbianegrizar o Poder como aprendizado coletivo.

 

Data e horário: 01 de Julho de 2019, 13:00

Local: CCMN - Auditório MOT do NCE

 

Banca:

- Prof. Dr. Celso S. de Alvear (Orientador - NIDES/UFRJ)

- Prof. Dr. Felipe Addor (Diretor Geral – NIDES/UFRJ)

- Profª Dr.ª Diana Helene Ramos (UNIGRANRIO)

- Profª Dr.ª Daniele Cordeiro Motta UNICAMP/ SP (por videoconferência)

Dia 24/05 - sexta-feira

Hora: 15h

Local: sala ABC 112 – Soltec

 

MESTRANDA NÚBIA MARIA GONZAGA DA SILVA
ORIENTADORES Sidney Lianza (UFRJ)
Henrique Pereira (UFAM)
TEMA Pesca manejada do pirarucu: Tecnologia social e política pública para o desenvolvimento socioambiental na Amazônia
BANCA NOME INSTITUIÇÂO
Felipe Addor UFRJ
Ricardo Melo UFRJ
Flávio Chedid UFRJ
Vera Maciel Estácio de Sá

 

 

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Somos todos trabalhadores de uma prisão sem grades: Efeitos do trabalho na saúde dos empregados de uma estatal de pesquisa

 

Renata Nogueira Machado Duarte

 

Resumo: Este estudo teve como objetivo pesquisar a relação entre o trabalho e o sofrimento psíquico na saúde dos empregados de uma organização estatal de pesquisa, justificado pela necessidade de identificar possíveis aspectos psíquicos que os trabalhadores mobilizam frente aos constrangimentos e adversidades que a organização do trabalho lhes impõe e que podem resultar em adoecimento e sofrimento. Esta pesquisa foi um estudo de caso descritivo e exploratório, desenvolvido à luz da Psicodinâmica do Trabalho, com um grupo de 10 (dez) trabalhadores. Este grupo foi escolhido considerando que, segundo registros do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional da Organização, apresentaram algum tipo de sofrimento psíquico (ansiedade, insônia, depressão, nível significativo de estresse, dentre outros) que os afetam em termos de qualidade de vida. Para tanto, foram realizadas entrevistas individuais com cada um dos trabalhadores identificados. As entrevistas foram gravadas, transcritas e categorizadas em núcleos de sentido. Os entrevistados trouxeram à tona aspectos da organização do trabalho que percebem como adoecedores (injustiça de procedimentos, pouco espaço de fala, ausência de um coletivo de trabalhadores, dentre outros). Tais situações trouxeram aos entrevistados um sofrimento psíquico e, muitas vezes danos psicológicos de difícil controle. Como resultado, foi possível a análise da organização do trabalho como um todo, as estratégias defensivas e de mobilização, e a caracterização do adoecimento a partir dos sentimentos e vivências de sofrimento manifestadas. A relevância deste trabalho está contida na importância da identificação de possíveis causas e problemas decorrentes do contexto laboral, fortalecendo o arcabouço desse conhecimento a fim de delinear ações preventivas e corretivas que beneficiem organização e empregados, assim como para contribuir para o desenvolvimento de novos estudos sobre o tema.

 

Data e horário: 05 de abril de 2019, 8:30.

Local: Centro de Tecnologia - ABC112 - sala de reunião principal.

 

Banca:

- Prof. Dr. Flávio Chedid Henriques (Orientador - NIDES/UFRJ)

- Prof. Dr. Fernando José Gastal de Castro (Orientador – IP/UFRJ)

- Profª Dr.ª Ana Magnólia Bezerra Menezes (IP/UNB)

- Prof. Dr. João Batista Ferreira (IP/UFRJ)

- Prof.ª Dr.ª Luciana Correa do Lago (NIDES/UFRJ)

 

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O trabalho docente na sala de recursos pela ótica dos professores

 

José Antônio Casais Casais

 

Resumo: O presente trabalho de pesquisa são apresentados aspectos da educação inclusiva e a educação especial a partir das novas atribuições da função de trabalho docente em escolas públicas com alunos inclusos, visando processos inclusivos de acordo com as diretrizes políticas especiais do Ministério da Educação (MEC). Nesse sentido, o problema de pesquisa é identificar a visão de trabalho docente dos professores lotados em salas de recursos de escolas municipais da cidade de Duque de Caxias - local da pesquisa de campo à luz da perspectiva de trabalho de Ricardo Antunes. Já o objetivo é analisar aproximações e distanciamentos do professor de educação especial com o conceito e tipologia de intelectual na perspectiva de Henry Giroux. Sob o aspecto metodológico, a pesquisa foi realizada após uma revisão sistemática da literatura e a apresentação conceitual do referencial teórico. Em seguida são feitas entrevistas semiestruturadas com professores da rede municipal de ensino que atuam com alunos inclusos. Como decorrência dessa dissertação a proposta de produto foi desenvolvida com os dados coletados e baseados nas sugestões dos participantes na melhoria do atendimento na sala de recursos. Visando auxiliar os profissionais que atuam na Sala de Recursos das escolas desse município. Assim, salienta-se que o quadro teórico de referência utilizado é separado em dois planos para a analise dos dados, sendo uma a perspectiva de trabalho de Ricardo Antunes e a outra o conceito e tipologia de intelectual de Henry Giroux.

 

Data e horário: 29/04/2019 - 16:00h.

Local: Centro de Tecnologia - sala ABC112.

 

Banca:

- Prof.ª Dra. Carla Geovana Fonseca da Silva de Castro (SECTI/ES)  
- Prof.ª Dra. Ângela Celeste Barreto de Azevedo (PPGTDS/UFRJ)
- Prof. Dr. Antonio Claudio Gomez de Sousa (PPGTDS/UFRJ)
- Prof. Dr. Prof. André Malina (PPGTDS/UFRJ)

LogoPPGTDS

 

Matrícula Alunos Novos - Processo Seletivo Turma 2019

Período: de 11 a 13 de março de 2019

Horário: 14h as 17h

Local: Centro de Tecnologia - CT UFRJ Sala ABC 114


1. Os candidatos selecionadas deverão no ato da matrícula apresentar documentação - original e cópia - conforme Edital 738, de 23/08/2018:

( ) Carteira de Identidade;

( ) Cadastro de Pessoa Física (dispensado se já estiver apresentado no documento de identidade);

( ) Diploma de Graduação (frente e verso) registrado na forma da lei, ou documento substituto para os casos enquadrados no item 4.5 do edital.

( ) Histórico Escolar de curso de graduação em conformidade com o item 4.6 do Edital.

( ) Os originais dos documentos acadêmicos apresentados em outras línguas, de acordo com o item 4.7 do Edital.

( ) Título de Eleitor;

( ) Certificado de Reservista ou de Dispensa do Serviço Militar, se brasileiro do sexo masculino.

 

2. A Comissão de Seleção poderá realizar reclassificações de candidatos aptos, com o fim de preencher todas as vagas ofertadas até a data do término do prazo de matrícula, conforme calendário acadêmico do PPGTDS para o ano letivo de 2019.

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