defesa2019

Somos todos trabalhadores de uma prisão sem grades: Efeitos do trabalho na saúde dos empregados de uma estatal de pesquisa

Renata Nogueira Machado Duarte

Resumo: Este estudo teve como objetivo pesquisar a relação entre o trabalho e o sofrimento psíquico na saúde dos empregados de uma organização estatal de pesquisa, justificado pela necessidade de identificar possíveis aspectos psíquicos que os trabalhadores mobilizam frente aos constrangimentos e adversidades que a organização do trabalho lhes impõe e que podem resultar em adoecimento e sofrimento. Esta pesquisa foi um estudo de caso descritivo e exploratório, desenvolvido à luz da Psicodinâmica do Trabalho, com um grupo de 10 (dez) trabalhadores. Este grupo foi escolhido considerando que, segundo registros do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional da Organização, apresentaram algum tipo de sofrimento psíquico (ansiedade, insônia, depressão, nível significativo de estresse, dentre outros) que os afetam em termos de qualidade de vida. Para tanto, foram realizadas entrevistas individuais com cada um dos trabalhadores identificados. As entrevistas foram gravadas, transcritas e categorizadas em núcleos de sentido. Os entrevistados trouxeram à tona aspectos da organização do trabalho que percebem como adoecedores (injustiça de procedimentos, pouco espaço de fala, ausência de um coletivo de trabalhadores, dentre outros). Tais situações trouxeram aos entrevistados um sofrimento psíquico e, muitas vezes danos psicológicos de difícil controle. Como resultado, foi possível a análise da organização do trabalho como um todo, as estratégias defensivas e de mobilização, e a caracterização do adoecimento a partir dos sentimentos e vivências de sofrimento manifestadas. A relevância deste trabalho está contida na importância da identificação de possíveis causas e problemas decorrentes do contexto laboral, fortalecendo o arcabouço desse conhecimento a fim de delinear ações preventivas e corretivas que beneficiem organização e empregados, assim como para contribuir para o desenvolvimento de novos estudos sobre o tema.

Data e horário: 05 de abril de 2019, 8:30.

Local: Centro de Tecnologia - ABC112 - sala de reunião principal.

- Prof. Dr. Flávio Chedid Henriques (Orientador - NIDES/UFRJ)

- Prof. Dr. Fernando José Gastal de Castro (Orientador – IP/UFRJ)

- Profª Dr.ª Ana Magnólia Bezerra Menezes (IP/UNB)

- Prof. Dr. João Batista Ferreira (IP/UFRJ)