defesa

 

Gestão de Empreendimentos Econômicos Solidários: a experiência das Incubadoras Tecnológicas de Economia Solidária

 

Thaís C. S. Oliveira

 

Resumo: Esta dissertação se baseia numa reflexão crítica sobre os estudos da Administração e busca, no contexto da Economia Popular e Solidária, especificamente pela prática das Incubadoras Tecnológicas de Economia Solidária (ITES) que assessoraram empreendimentos de catadores de materiais recicláveis, aportes para a gestão de empreendimentos econômicos solidários. Partiu-se da complexidade e especificidade da gestão desses empreendimentos e do pressuposto que as assessorias técnicas prestadas a essas experiências se baseiam, na maioria das vezes, na gestão empresarial tradicional e não incorporam mecanismos de autogestão. Diante disso, para buscar por novos conhecimentos que pudessem contribuir com a gestão de empreendimentos autogestionários, recorreu-se a análise da experiência de três incubadoras que atuam com empreendimentos de catadores de materiais recicláveis, por pelo menos 10 anos, e, dentre as metodologias, ferramentas e processos construídos com os grupos incubados, buscou-se extrair elementos que auxiliassem a pensar e construir uma gestão adequada aos princípios, especificidades e necessidades dos empreendimentos econômicos solidários. Os resultados apontados indicam que as ITES analisadas pautaram sua atuação numa educação para a autogestão, buscando a construção de hábitos, valores e condições que favorecem o desenvolvimento de uma organização democrática.  Apresentou-se ainda como um desafio às assessorias a conciliação entre as diversas racionalidades que permeiam a organização e a elaboração de soluções técnicas eficientes que contemplassem essa complexidade.

 

Data e horário: Dia 20 de agosto de 2018, as 14:00.

Local: Centro de Tecnologia da UFRJ, Bloco H, Auditório da H-322 (em frente a escada)

 

Banca:

Prof. Flávio Chedid Henriques, D.Sc (orientador)

Enga. Jacqueline Rutkowski, D.Sc

Prof. Michel Jean-Marie Thiollent, Ph.D.

Prof. Igor Vinicius Lima Valentim, D.Sc

Profa. Ioli Gewehr Wirth, D.Sc

defesa

 

Caminhos Dialógicos: A gestão democrática e participativa como experiência política e prática pedagógica em uma escola

 

Camilla Ribeiro

 

Resumo: A presente dissertação é resultado do projeto de pesquisa desenvolvido no Mestrado Profissional em Tecnologia para o Desenvolvimento Social (MPTDS) vinculado à linha de pesquisa “Gestão Participativa” do Núcleo Interdisciplinar para Desenvolvimento Social – NIDES. A pesquisa foi realizada em uma escola de educação infantil, situada no bairro da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro. Analisar a prática da gestão participativa identificando os efeitos do processo dialógico adotado como norteador da gestão de uma escola de educação infantil. De maneira mais específica, proponho apurar e analisar seus efeitos sobre os Educadores, de forma individual e coletiva, no que tange ao processo pedagógico, à gestão administrativa e às relações interpessoais. A metodologia adotada tem como diretriz a pesquisa participante com inspirações da pesquisa-acão. Busca, a partir do diálogo com os trabalhadores da escola, os Educadores, as potencialidades e dificuldades na implementação de uma gestão democrática do trabalho entre os adultos e seus efeitos sobre o fazer pedagógico. A presente dissertação é resultado do projeto de pesquisa desenvolvido no Mestrado Profissional em Tecnologia para o Desenvolvimento Social (MPTDS) vinculado à linha de pesquisa “Gestão Participativa” do Núcleo Interdisciplinar para Desenvolvimento Social – NIDES. A pesquisa foi realizada em uma escola de educação infantil, situada no bairro da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro. Analisar a prática da gestão participativa identificando os efeitos do processo dialógico adotado como norteador da gestão de uma escola de educação infantil. De maneira mais específica, proponho apurar e analisar seus efeitos sobre os Educadores, de forma individual e coletiva, no que tange ao processo pedagógico, à gestão administrativa e às relações interpessoais. A metodologia adotada tem como diretriz a pesquisa participante com inspirações da pesquisa-acão. Busca, a partir do diálogo com os trabalhadores da escola, os Educadores, as potencialidades e dificuldades na implementação de uma gestão democrática do trabalho entre os adultos e seus efeitos sobre o fazer pedagógico.

 

Data e horário: Dia 10 de agosto de 2018 as 13h30.

Local: Centro de Tecnologia da UFRJ, Bloco H, Auditório da H-322 (em frente a escada)

 

Banca:

- Prof. Dr. Michel Thiollent (Orientador) - PPGTDS/NIDES/UFRJ

- Prof. Dr. Flávio Chedid - PPGTDS/NIDES/UFRJ

- Profª Drª  Madalena Colette - UNIGRANRIO

- Profª Drª Eugenia Motta - IESP/UERJ

qualificacao

 

Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental (APA) de Cairuçu: um olhar sobre a gestão participativa

Paula Callegario de Souza

 

Este trabalho tem por objetivo analisar oportunidades e desafios da participação em conselhos gestores de áreas protegidas para promoção do desenvolvimento sustentável e fomento à justiça socioambiental, utilizando como estudo de caso o Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) de Cairuçu – CONAPA Cairuçu. Para essa avaliação a experiência de gestão participativa do conselho, os dados obtidos por meio de revisão de literatura, legislação e documentos produzidos no âmbito do CONAPA, observação participante e entrevistas semiestruturadas, foram sistematizados e alicerçados na Teoria Fundamentada (Flick, 2009). A Área de Proteção Ambiental de Cairuçu foi criada no início da década de 1980 e abrange a metade do município de Paraty, estado do Rio de Janeiro. A área protegida tem por objetivo assegurar a proteção da Mata Atlântica (um bioma altamente ameaçado que abriga espécies endêmicas e raras) e das comunidades caiçaras integradas a esse ecossistema”(BRASIL, 1983). Porém o território abrangido pela APA é objeto de disputas oriundas de múltiplos interesses que mesclam grandes empreendimentos (especulação imobiliária, estruturas de turismo náutico) e o modo de vida de diferentes comunidades tradicionais que residem no município. Na análise preliminar de atas e documentos produzidos pelo conselho pude observar conflitos, desconfiança e falta de conhecimento do motivo da unidade ter sido criada e também da formulação do Plano de manejo (2005). Percebi também a atuação do conselho restrita a gestão consultiva, com poucas oportunidades de uma gestão participativa. A gestão participativa no conselho da APA de Cairuçu, passou a avançar nos dois últimos anos, com a revisão do plano de manejo e a reestruturação deste conselho.

 

Palavras-chaves: participação, áreas protegidas, conselho gestor, justiça socioambiental.

 

Data/horário: 12 de julho as 14h

Local: Sala ABC 112, Centro de Tecnologia, UFRJ.

 

Banca:

Profº Drº Sidney Lianza (orientador) – NIDES/UFRJ

Profª Drª Paula Chamy Pereira da Costa (orientadora) – NEPAM/UNICAMP

Profº Drº Felipe Addor – NIDES/UFRJ

Profº Drº Antonio Claudio Gomez Souza – NIDES/UFRJ

Profª Drª Vera Maciel – UNESA

 

Suplência Externa:

Drª Fatima Karine Pinto - FIPERJ

 

defesa

 

E A MÁQUINA LIVRO VIROU NA MÁQUINA JOGO: Sistematização de uma experiência pedagógica baseada na obra literária Macunaíma, de Mário de Andrade

 

Thiago Camargo de Albuquerque

 

Resumo: O Grupo de Educação Multimídia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (GEM/UFRJ) promoveu duas edições de um curso piloto que tiveram como proposta a tradução da obra Macunaíma, de Mário de Andrade, em jogos analógicos. Estes cursos se realizaram no Instituto Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro – campus Nilópolis e no laboratório do GEM, na Faculdade de Letras/UFRJ. Com base em tal experiência, esta dissertação buscou oferecer dados que possibilitassem a análise de limites e possibilidades da realização de oficinas de transposição de linguagens entre literatura e jogos analógicos no âmbito do Projeto Travessias: Palavra-Imagem, que é operacionalizado pelo GEM há dez anos. Tratou-se, portanto, de uma sistematização de um conjunto de experiências (HOLLIDAY, 2006) relativas ao curso, desde a sua formulação até a avaliação final por seus participantes. A formulação do curso e, por consequência, esta dissertação possibilitaram a conexão de áreas do conhecimento aparentemente distantes entre si, como a educação, a literatura, a ludologia e a tradução. Pautado no trabalho como princípio educativo (SAVIANI, 1989), o curso organizou os participantes em torno de uma atividade de tradução intersemiótica (PLAZA, 2003) que consistiu numa interpretação coletiva da rapsódia marioandradina (ANDRADE, 1984) pelo aporte de materiais críticos a referida obra (SOUZA, 1979) (PROENÇA, 1987) a fim de desenvolver  jogos de tabuleiro análogos ao material estudado. Deste modo, a experiência essencial proporcionada pelo jogo (SCHELL, 2008) e suas narrativas emergentes (SALEN e ZIMMERMAN, 2012) buscaram referenciar a obra original, fazendo uso principalmente de suas mecânicas. A sistematização apresentou dados e apontamentos para o aprimoramento de atividades semelhantes em futuras ações do Projeto Travessias, bem como possibilidades de apropriações destes materiais a profissionais da educação interessados em promover atividades pautadas em princípios da interdisciplinaridade, do sociointeracionismo ou da politecnia.

 

Data e horário: 23 de julho de 2018, 16:00

Local: Centro de Tecnologia da UFRJ, Bloco H, Auditório da H-322 (em frente a escada)

 

Banca:

- Profª Drª Eleonora Ziller Camenietzki (orientadora) – PPGTDS/UFRJ (por videoconferência)

- Profª. Drª. Priscila Matsunaga – PPGTDS/UFRJ

- Prof Dr. Paulo Maia – PPGTDS/UFRJ

- Prof. Dr. Guilherme Xavier – PUC–Rio

- Profª. Drª. Eliane Bettocchi – UFJF (por videoconferência)

 

qualificacao

 

Análise da Tecnologia de gestão para implementação e aplicação da Lei 10.639/2003 no curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Priscila Rodrigues de Almeida Bourguignon

 

Esta pesquisa tem como objetivo analisar, através da tecnologia de gestão, como o curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, que é considerado centro de ensino por excelência, implementou nos seus pilares pesquisa, ensino e extensão, a Lei Federal 10.639/2003 que rege sobre o currículo do sistema educacional brasileiro. Além disso, como o curso diploma graduandos e pós-graduando para atuarem na educação básica, pois compreende-se que a Educação Física e a escola estão aproximados de um projeto societário hegemônico, eurocêntrico e ainda possibilita estar articulado as propostas pedagógicas de caráter tecnicista, esportivista. Essa pesquisa torna-se relevante por estarmos em um ano emblemático, em que se comemora 130 anos da abolição e 15 anos que essa lei reparadora está em vigor.  Na metodologia será um estudo de caso (YIN, 2005) qualitativo, com abordagem exploratória com a finalidade de proporcionar à investigação de fenômenos contemporâneos, dentro de um contexto de relações de poder e disputas políticas por narrativas. Delimita-se a pesquisa a um único caso que será o curso de licencia em Educação Física da UFRJ dentro de um recorte temporal, entre os anos 2000 e 2013. Haverá uma triangulação entre dois métodos intitulados por Yin (2005) de descritivo-histórica e análise. Para a coleta de dados, realizaremos entrevistas presenciais e individuais através de roteiro de informante-chave com professores, chefes de departamento e coordenadores de curso. Além disso, teremos um levantamento documental dessa instituição como: Projeto Político Pedagógico (PPP), currículos e regimento da instituição. Para análise e interpretação de dados, aplicaremos as prescrições da Lei Nº 10.639/2003; o (Parecer CNE/CP Nº 003/2004 e a Resolução CNE/CP Nº 01/2004 e sobre a formação de professores de Educação Física (Parecer CNE/CES Nº 0058/2004 e a Resolução CNE/ CES Nº 07/2004).

 

Palavras-chave: tecnologia de gestão; formação docente em Educação Física; relações raciais; currículo; políticas públicas educacionai.

 

Data/horário: 12 de julho as 10h

Local: Sala ABC112 (Próximo ao Banco Itaú e ao Restaurante Universitário), Centro de Tecnologia, UFRJ.

 

Banca:

Prof. Dr. Sidney Lianza (orientador) NIDES/UFRJ 

Prof. Dr. Paulo Peres (orientador) EEFD/UFRJ 

Prof. Dr. Paulo Cezar Maia NIDES/UFRJ 

Prof. Dr. Antônio Cláudio Gómez de Sousa  NIDES/UFRJ 

Prof.ª Dr.ª Michele Pereira de Souza da Fonseca EEFD/UFRJ

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