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Banco Comunitário do Preventório: Uma experiência de Economia Solidária

 

Marcos Rodrigo Maciel Ferreira

 

Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo realizar um estudo de caso sobre contribuição do Banco Comunitário do Preventório, Niterói/RJ para o desenvolvimento local. Os Bancos Comunitários de Desenvolvimento (BCDs) são organizações de finanças solidárias que atuam em territórios socioeconomicamente vulneráveis, com objetivo de dinamizar as economias locais e fortalecer a organização comunitária a partir da oferta de serviços financeiros, como crédito, além de serviços bancários e assessoria aos empreendimentos, entre outras ações.  Ao longo de duas décadas surgiram uma centena de BCDs nas diversas regiões do país, que se organizaram na Rede Brasileira de Bancos Comunitários.  Estas experiências se baseiam na metodologia desenvolvida pelo Banco Palmas, em Fortaleza, Ceará, o qual se tornou referência em âmbito nacional e internacional, são parte integrante do segmento chamado finanças solidárias. Assim, o foco deste trabalho é entender o processo de implantação e o desenvolvimento das atividades do BCD Preventório e as especificidades do Banco na sua relação com o território, para desta forma compreender principalmente a contribuição da organização para o desenvolvimento local.

 

Data e horário: Dia 10 de Outubro de 2018 as 13 horas.

Local: Centro de Tecnologia - sala C208.

 

Banca:

Prof. Dr. Ricardo Ferreira de Mello (NIDES/UFRJ) 
Profª. Drª. Luciana Lago (NIDES/UFRJ)
Profª. Drª. Ludmila Antunes ( UFF)
Profª. Drª. Raquel Moratori (UNIRIO/FIOCRUZ)
Profª. Drª. Elaine Araujo (UFF)

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Proposta de Ensino interdisciplinar orientada ao desenvolvimento da consciência crítica

 

Andrea Medina de Sena Torres

 

Resumo: A presente dissertação avalia a formulação e a implementação de uma proposta interdisciplinar de ensino fundamentada nos princípios pedagógicos de Paulo Freire(1996) para o desenvolvimento da consciência crítica. Seuselementos norteadores são a dialogicidade, a validação das falas dos(as) estudantes e a determinação do ato de perguntar para a promoção da critiquização da curiosidade. Na ação interdisciplinar entre História e Biologia essas disciplinas são indagadas da manutenção de seus conteúdos coercivos e questionadas na construção da consciência histórica como sinônimo de consciência crítica, ressaltando a matriz etnocêntrica na base da formação da identidade pessoal e coletiva (RÜSEN, 2012)Em troca,esta proposta de ensinotraz aos(às) estudantes a reflexão sobre o lugar social das narrativas históricas na Ciência, como estímuloasuperação de tais elementos culturalmente introjetados. Ao finaleste estudo avaliase através desta proposta de ensino, aplicada em uma escola pública estadual do Rio de Janeiro, pôde apontar ao desenvolvimento da curiosidade crítica.

 

Data e horário: Dia 26 de setembro de 2018, às 09:00.

Local: Centro de Tecnologia da UFRJ, Bloco H, Auditório da H-219-A

 

Banca:

Antônio Cláudio Gómez de Sousa – Doutor – UFRJ/RJ

Flávio Henriques Chedid – Doutor – UFRJ/RJ

Paulo César Maia – Doutor – UFRJ/RJ

José Carlos de Oliveira – Doutor – USP/SP

Fernanda Santos Araújo (suplente) – Doutora – UFF/RJ

 

BannerSelecaoMestradoNIDES2019

 

O Edital do PPGTDS foi publicado hoje (30/08/2018) no Boletim da UFRJ (BUFRJ) nº 35 (pp. 56-59):  http://siarq.ufrj.br/images/bufrj/2018/35-2018.pdf

 

Inscrições: de 24 de setembro a 05 de outubro de 2018.

 

Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Cronograma:

CronogramaSelecaoMestradoNIDES2019

 

 

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Percursos Autobiográficos e Construção do Conhecimento no Ambiente de Trabalho – Estudo de Caso sobre os Marceneiros e Carpinteiros da UFRJ

 

Valquiria Felix Gonçalves Felix Gonçalves

 

Resumo: A presente dissertação é resultado de projeto de pesquisa desenvolvido no Mestrado Profissional em Tecnologia para o Desenvolvimento Social vinculado à linha de pesquisa Gestão Participativa do Núcleo Interdisciplinar para Desenvolvimento Social – NIDES. Utiliza a pesquisa-ação-participativa com um grupo de trabalhadores da UFRJ que tiveram seus cargos extintos pela da Lei nº 9.632, de 7 de Maio de 1998. Faz parte deste percurso a pesquisa-ação-formação o foco na autobiografia e na construção do conhecimento no ambiente de trabalho. O presente trabalho faz uma análise dos percursos formativos - por meio de vídeos, entrevistas, reuniões com decisões compartilhadas - com um olhar especial para a formação educacional e com o objetivo de estruturar um projeto de estudos construído de forma participativa e dialógica. A base teórica se pauta na pesquisa qualitativa, descrevendo a importância da autobiografia. Também está presente o contexto das origens do Estado Brasileiro, a reforma gerencial do Governo Fernando Henrique Cardoso - com destaque para o Ensino Superior Brasileiro e a Carreira dos Técnicos administrativos em Educação. Um olhar pedagógico com vistas a construir um plano de intervenção educacional com as vozes destes trabalhadores, ancorado em diálogos e reflexões. Um convite para pensarmos a lógica de gestão de uma universidade pública por quem a faz todos os dias por meio do seu trabalho.

 

Data e horário: Dia 21 de Setembro de 2018 as 14 horas.

Local: Centro de Tecnologia, Bloco H, Auditório 322.

 

Banca:

Prof. Dr. Michel Thiollent (Orientador)

Profª Drª  Luciana Lago

Profª Drª Fabio Zamberlan

Prof. Dr. Flávio Chedid

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TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DEMOCRACIA: Estudo de caso do gabinete digital do estado do RS 

 

Pedro Henrique Kleinpaul Bruno

 

Resumo: O uso de tecnologias digitais pela sociedade civil, para a tomada de decisões em âmbito político, pode contribuir através da criação de espaços de experimentação democrática e que permitam a complementariedade entre a democracia representativa e a participativa. Nesse sentido, o trabalho realiza um estudo de caso descritivo da experiência do Gabinete Digital, levantando possíveis causas relacionadas aos fatores que possibilitaram a implantação do projeto e as causas que resultaram no término. O Gabinete Digital foi uma iniciativa do estado do Rio Grande do Sul, que buscou a ampliação democrática através de um canal de participação digital. O projeto teve início no ano de 2011, durante o governo de Tarso Genro e foi descontinuado em 2014, no governo sucessor. Desde então, o Gabinete Digital ainda é considerado uma das maiores e mais importantes experiências de participação digital no Brasil e no mundo. A criação de novas soluções tecnológicas voltadas a esse propósito, quando superadas as barreiras, é um importante aliado brasileiro, ao contribuir para o fortalecimento democrático através da ampliação do leque de possibilidades de exercer a cidadania.

 

Data e horário: Dia 05 de setembro de 2018, às 14:00.

Local: Centro de Tecnologia da UFRJ, Bloco H, Auditório da H-322 (em frente a escada)

 

Banca:

Prof. Dr. Celso Alexandre Souza de Alvear (Orientador) - NIDES/UFRJ

Prof. Dr. Felipe Addor (Orientador) - NIDES/UFRJ

Prof. Dr. Flávio Chedid Henriques - NIDES/UFRJ

Prof. Dr. Arthur Cézar de Araújo Ituassu Filho - PUC/RJ

Prof. Dr. Alan Freihof Tygel - UFRJ

Prof. Dr. Pedro Braconnot Velloso - POLI/UFRJ (suplente)

 

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