Homologação

A Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação Tecnologia para o Desenvolvimento Social, no uso de suas atribuições, torna público o resultado da homologação das inscrições do Processo Seletivo de Candidatos ao Curso de Mestrado Profissional do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social – Turma 2019.
 
Seleção dos Candidatos (1a fase) Prova Escrita
Dia 29/10
Horário: 13h
Local: G 122
     Prova de Proficiência em Língua Estrangeira (ou Prova de Línguas)
Dia 30/10
Horário: 13h
Local: G 122

 

Homologação - Processo Seletivo - Edital nº 738 - PPGTDS / NIDES
Número de Inscrição Etapa de Seleção - Inscrição
001.2018 PP Homologada
002.2018 PP Homologada
003.2018 PP Homologada
004.2018 PP Homologada
005.2018 PP Homologada
006.2018 PP Homologada
007.2018 PP Homologada
008.2018 PP Homologada
009.2018 PP Homologada
010.2018 PP Homologada
011.2018 PP Homologada
012.2018 PP Homologada
013.2018 PP Homologada
014.2018 PP Homologada
015.2018 PP Homologada
016.2018 PP Homologada
017.2018 PP Homologada
018.2018 PP Homologada
019.2018 PP Homologada
020.2018 PP Homologada
021.2018 PP Homologada
022.2018 PP Homologada
023.2018 PP Homologada
024.2018 PP Homologada
025.2018 PP Homologada
026.2018 PP Homologada
027.2018 PP Homologada
028.2018 PP Homologada
029.2018 PP Homologada
030.2018 PP Homologada
031.2018 PP Homologada
001.2018 II Homologada
002.2018 II Homologada
003.2018 II Homologada
004.2018 II Homologada
005.2018 II Homologada
006.2018 II Homologada
007.2018 II Homologada
008.2018 II Homologada
009.2018 II Homologada
010.2018 II Homologada
011.2018 II Homologada
012.2018 II Homologada
013.2018 II Homologada
014.2018 II Homologada
015.2018 II Homologada
016.2018 II Homologada
017.2018 II Homologada
018.2018 II Homologada
019.2018 II Homologada
020.2018 II Homologada
021.2018 II Homologada
022.2018 II Homologada
023.2018 II Homologada
024.2018 II Homologada
025.2018 II Homologada
026.2018 II Homologada

 

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O prazo para inscrição no mestrado foi prorrogado para 14 de outubro de 2018.

 

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defesa

 

Proposta de Ensino interdisciplinar orientada ao desenvolvimento da consciência crítica

 

Andrea Medina de Sena Torres

 

Resumo: A presente dissertação avalia a formulação e a implementação de uma proposta interdisciplinar de ensino fundamentada nos princípios pedagógicos de Paulo Freire(1996) para o desenvolvimento da consciência crítica. Seuselementos norteadores são a dialogicidade, a validação das falas dos(as) estudantes e a determinação do ato de perguntar para a promoção da critiquização da curiosidade. Na ação interdisciplinar entre História e Biologia essas disciplinas são indagadas da manutenção de seus conteúdos coercivos e questionadas na construção da consciência histórica como sinônimo de consciência crítica, ressaltando a matriz etnocêntrica na base da formação da identidade pessoal e coletiva (RÜSEN, 2012)Em troca,esta proposta de ensinotraz aos(às) estudantes a reflexão sobre o lugar social das narrativas históricas na Ciência, como estímuloasuperação de tais elementos culturalmente introjetados. Ao finaleste estudo avaliase através desta proposta de ensino, aplicada em uma escola pública estadual do Rio de Janeiro, pôde apontar ao desenvolvimento da curiosidade crítica.

 

Data e horário: Dia 26 de setembro de 2018, às 09:00.

Local: Centro de Tecnologia da UFRJ, Bloco H, Auditório da H-219-A

 

Banca:

Antônio Cláudio Gómez de Sousa – Doutor – UFRJ/RJ

Flávio Henriques Chedid – Doutor – UFRJ/RJ

Paulo César Maia – Doutor – UFRJ/RJ

José Carlos de Oliveira – Doutor – USP/SP

Fernanda Santos Araújo (suplente) – Doutora – UFF/RJ

 

defesa

 

Banco Comunitário do Preventório: Uma experiência de Economia Solidária

 

Marcos Rodrigo Maciel Ferreira

 

Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo realizar um estudo de caso sobre contribuição do Banco Comunitário do Preventório, Niterói/RJ para o desenvolvimento local. Os Bancos Comunitários de Desenvolvimento (BCDs) são organizações de finanças solidárias que atuam em territórios socioeconomicamente vulneráveis, com objetivo de dinamizar as economias locais e fortalecer a organização comunitária a partir da oferta de serviços financeiros, como crédito, além de serviços bancários e assessoria aos empreendimentos, entre outras ações.  Ao longo de duas décadas surgiram uma centena de BCDs nas diversas regiões do país, que se organizaram na Rede Brasileira de Bancos Comunitários.  Estas experiências se baseiam na metodologia desenvolvida pelo Banco Palmas, em Fortaleza, Ceará, o qual se tornou referência em âmbito nacional e internacional, são parte integrante do segmento chamado finanças solidárias. Assim, o foco deste trabalho é entender o processo de implantação e o desenvolvimento das atividades do BCD Preventório e as especificidades do Banco na sua relação com o território, para desta forma compreender principalmente a contribuição da organização para o desenvolvimento local.

 

Data e horário: Dia 10 de Outubro de 2018 as 13 horas.

Local: Centro de Tecnologia - sala C208.

 

Banca:

Prof. Dr. Ricardo Ferreira de Mello (NIDES/UFRJ) 
Profª. Drª. Luciana Lago (NIDES/UFRJ)
Profª. Drª. Ludmila Antunes ( UFF)
Profª. Drª. Raquel Moratori (UNIRIO/FIOCRUZ)
Profª. Drª. Elaine Araujo (UFF)

defesa

 

Percursos Autobiográficos e Construção do Conhecimento no Ambiente de Trabalho – Estudo de Caso sobre os Marceneiros e Carpinteiros da UFRJ

 

Valquiria Felix Gonçalves Felix Gonçalves

 

Resumo: A presente dissertação é resultado de projeto de pesquisa desenvolvido no Mestrado Profissional em Tecnologia para o Desenvolvimento Social vinculado à linha de pesquisa Gestão Participativa do Núcleo Interdisciplinar para Desenvolvimento Social – NIDES. Utiliza a pesquisa-ação-participativa com um grupo de trabalhadores da UFRJ que tiveram seus cargos extintos pela da Lei nº 9.632, de 7 de Maio de 1998. Faz parte deste percurso a pesquisa-ação-formação o foco na autobiografia e na construção do conhecimento no ambiente de trabalho. O presente trabalho faz uma análise dos percursos formativos - por meio de vídeos, entrevistas, reuniões com decisões compartilhadas - com um olhar especial para a formação educacional e com o objetivo de estruturar um projeto de estudos construído de forma participativa e dialógica. A base teórica se pauta na pesquisa qualitativa, descrevendo a importância da autobiografia. Também está presente o contexto das origens do Estado Brasileiro, a reforma gerencial do Governo Fernando Henrique Cardoso - com destaque para o Ensino Superior Brasileiro e a Carreira dos Técnicos administrativos em Educação. Um olhar pedagógico com vistas a construir um plano de intervenção educacional com as vozes destes trabalhadores, ancorado em diálogos e reflexões. Um convite para pensarmos a lógica de gestão de uma universidade pública por quem a faz todos os dias por meio do seu trabalho.

 

Data e horário: Dia 21 de Setembro de 2018 as 14 horas.

Local: Centro de Tecnologia, Bloco H, Auditório 322.

 

Banca:

Prof. Dr. Michel Thiollent (Orientador)

Profª Drª  Luciana Lago

Profª Drª Fabio Zamberlan

Prof. Dr. Flávio Chedid

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