Defesa da mestranda Jucielly Vasconcellos dos Santos
PROJETO ALIMENTARTE: a união entre Arte e Ciências para o Ensino Interdisciplinar
Jucielly Vasconcellos dos Santos
Resumo: A educação é uma área que se encontra em constantes transformações. As abordagens, metodologias e currículos são pontos de discussão e pesquisa por parte de pesquisadores e políticos de forma a conciliar o processo de ensino-aprendizagem à realidade dos educandos. Artes, Ciências e outras disciplinas compõem uma matriz pedagógica nem sempre dialógica entre si. Nesta pesquisa investiga-se a integração entre as disciplinas de Arte e Ciência, utilizando por base a interdisciplinaridade e a Pedagogia de Projetos, em um estudo de caso, o projeto AlimentArte, vivenciado por professores e alunos do Colégio Estadual Praia do Siqueira, localizado no Município de Cabo Frio/RJ. Como aporte teórico, apresentamos uma revisão bibliográfica sobre teorias educacionais com premissas marxistas, a importância da arte-educação e a relação entre arte e ciências, com destaque para a Sistematização de Experiências, viabilizando a interdisciplinaridade como um instrumento pedagógico eficiente na construção da aprendizagem. Dessa forma, o projeto AlimentArte, que teve como temática a Saúde Alimentar, apresentou a união entre as áreas do conhecimento, Arte e Ciência e possibilitou a participação de professores e alunos que perceberam a importância da prática interdisciplinar como ferramenta pedagógica eficaz para a compreensão dos conteúdos. Apontamos ainda a importância da disciplina de Arte como qualquer outra do currículo escolar, trabalhando a prática e a subjetividade dentro de uma perspectiva racional. Defende-se aqui uma educação emancipatória possível de ser realizada em uma escola de ensino tradicional, a fim de romper com a fragmentação dos conteúdos, unindo a teoria e a prática. Os resultados da pesquisa indicaram a preocupação com o planejamento das aulas e para tentar superar esta dificuldade, foi criada uma ferramenta tecnológica em forma de software educativo capaz de amenizar o problema apresentado e estreitar as relações entre os professores participantes.
Data e horário: 04 de Setembro de 2020, às 9:00.
Local: Videoconferência
Banca:
Felipe Addor (orientador) – NIDES/UFRJ
Aline Mansur Almeida Teixeira (orientadora) - UNILAGOS.
Priscila Saemi Matsunaga – NIDES/UFRJ
Andrea Penteado de Menezes – UFRJ/UFBA
Izabel Cristina Goudart da Silva - UFRJ
Adiamento do processo de seleção da turma 2021 do PPGTDS
Considerando:
- A suspensão do calendário no inicio do ano devido à pandemia;
- A retomada do calendário da pós-graduação da UFRJ a partir de agosto (http://posgraduacao.ufrj.br/pdfs/calendario_2020_trimestral_alternativo_covid) em regime especial (https://www.adufrj.org.br/index.php/pt-br/noticias/arquivo/80-atual/3137-consuni-aprova-calendarios-de-graduacao-e-pos) com ensino remoto;
- E o inicio previsto para o calendário acadêmico do próximo ano em Maio de 2021.
O colegiado do PPGTDS decide que:
- O processo de seleção para a turma 2021 ocorrerá no inicio do ano de 2021.
- O edital será publicado no fim do ano de 2020.
Resolução emergencial sobre defesas de mestrado e doutorado no período de pandemia do COVID-19
Fonte: http://posgraduacao.ufrj.br/noticia/3504
Resolução CEPG nº 01, de 16 de março de 2020 (Resolução emergencial sobre defesas de mestrado e doutorado no período de pandemia do COVID-19).
Clique aqui para ver na íntegra a referida resolução
Atualização de 20/03/2020:
Veja também a PORTARIA CAPES Nº 36, DE 19 DE MARÇO DE 2020 - Dispõe sobre a suspensão excepcional dos prazos para defesa de dissertação ou tese no âmbito dos programas de concessão de bolsas da Capes clicando no link: http://posgraduacao.ufrj.br/noticia/3525
RESULTADO DO EDITAL DE ARTIGOS PARA O LIVRO TECNOLOGIA SOCIAL E REFORMA AGRÁRIA
O Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais (IPPRI/ UNESP), o Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides/UFRJ) e o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Castanhal, em uma parceria entre seus programas de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial da América Latina e Caribe (TerritoriAL/UNESP), Programa de Pós-Graduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social (PPGTDS/Nides/UFRJ) e Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares (PPGDRGEA/IFPA), com o propósito de divulgar a produção acadêmica de pesquisadores/as, torna público o presente Edital de chamada de artigos para compor o Livro TECNOLOGIA SOCIAL E REFORMA AGRÁRIA POPULAR a ser publicado pela Coleção Vozes do Campo da Editora Cultura Acadêmica. Esta publicação tem o apoio do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (Clacso) e da Cátedra da UNESCO de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial.