O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO MST
Valdenise Pinheiro Ribeiro
Resumo: A Educação que vem sendo gestada pelo MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra é fruto das práticas pedagógicas construídas ao longo dos 37 anos de existência dessa organização. A vinculação entre Reforma Agrária, educação e transformação da sociedade é o diferencial do MST em relação a outras organizações camponesas, pois articula a luta por crédito rural, eletrificação, organização de cooperativas, a construção de uma educação genuinamente do campo com a mudança estrutural da sociedade. Dentre os vários princípios filosóficos e pedagógicos, o trabalho se constitui como um dos princípios fundantes da educação do MST. Esta dissertação buscou investigar como o trabalho se configura em princípio educativo na proposta de educação defendida pelo Movimento. Neste sentido, a categoria de análise é o trabalho, compreendido a partir do referencial teórico marxista. A pesquisa é de natureza prevalentemente qualitativa e os instrumentais metodológicos adotados foram a revisão bibliográfica e documental. O referencial teórico deste trabalho teve como marco a Pedagogia Histórico-Crítica, que está embasada no materialismo histórico e dialético e tem como pressuposto a emancipação humana, através de uma ação pedagógica fundamentada na práxis e a formulação teórica de Dermeval Saviani sobre o trabalho como princípio educativo.
Palavras-Chave: Educação, Trabalho, MST.
Data e horário: Dia 17 de setembro de 2021, às 09:30.
Local: https://meet.google.com/miv-wqbr-vim
Banca:
Prof. Dr. André Malina – Orientador (a) e Presidente da banca - EEFD/PPGTDS-UFRJ
Profª. Drª. Ângela Celeste Barreto de Azevedo - EEFD/PPGTDS-UFRJ
Profª. Drª. Maria Verdeja Muniz - Universidade de Oviedo - Espanha
Prof. Dr. Carlos Renilton Freitas Cruz - UFPA
Prof. Dr. Silvio de Cássio Costa Telles (Suplente) - EEFD/UFRJ