Defesa da mestranda Rose Lane Loureiro Gadelha de Azedias
ANÁLISE NEUROEDUCATIVA DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA DISLÉXICOS ADULTOS DE VIDA ACADÊMICA ATIVA
Rose Lane Loureiro Gadelha de Azedias
Resumo: A dislexia é um distúrbio de aprendizagem nas áreas de leitura, de escrita e de soletração e cerca de 10% da população brasileira tem esse transtorno. Essa dificuldade está presente na vida acadêmica adulta, e hoje se enxerga nas Universidades. Através de políticas públicas promove-se a garantia da não evasão e assim torna-se possível concluir o ensino superior. Neste sentido, o objetivo da presente pesquisa é o de traçar qual e quais são as necessidades para a construção de recursos de tecnologia assistiva que possam servir como meios auxiliares para tornar mais eficientes as atividades de leitura e de escrita. Esta ação permitirá que se viabilize uma formação que vise a discussão sobre recursos de comunicação menos penosos para as pessoas com dislexia. Por meio das respostas dadas a um questionário, será possível averiguar as funcionalidades de aprendizado predominantes entre os respondentes, cujas dificuldades e estratégias para contorná-las variam de indivíduo para indivíduo. A maioria dos participantes são estudantes universitários e apresentam um déficit de atenção na leitura e perde a sequência de leitura em textos longos. Após analisar as respostas, os estudantes declararam lançar mão de uma grande diversidade de estratégias para escrever e ler apropriar-se de recursos tecnológicos dentre outras possibilidades. Ademais, buscou-se avaliar o potencial assistivo atribuído por eles a diversas ferramentas de suporte e opções, voltadas para questões funcionais de atenção, memória, organização e viso motores. Apesar da riqueza dos resultados obtidos, considera-se que o principal produto desta pesquisa foi o estabelecimento de eixos condutores para futuras pesquisas e para a obtenção se um despertar para uma análise mais funcional do aprendizado em relação à Tecnologia Assistiva para Educação.
Palavras-Chave: Dislexia, Tecnologia Assistiva, Acessibilidade.
Data e horário: Dia 25 de Fevereiro de 2021, às 17:00.
Local: https://meet.google.com/
Banca:
Prof. Dr. Celso Alexandre Souza de Alvear (orientador)
Prof. Dr. Paulo Cezar Maia – NIDES/UFRJ
Prof. Dr. José Antonio dos Santos Borges
Prof. Dr. Jomar Gozzi
Defesa do mestrando Rubens Marcellino Lyra
CONSTRUÇÃO DE SISTEMAS DE APOIO: Espaço de Comercialização Terra Crioula e a construção de um sistema de vendas de cestas da reforma agrária
Rubens Marcellino Lyra
Resumo: Esta pesquisa se constitui em estudo qualitativo e tem como o objetivo realizar uma análise conceitual e metodológica da prática de extensão tecnológica voltada para o desenvolvimento do sistema de apoio à comercialização de cestas de reforma agrária. Para tal, conta com a sistematização de experiência do projeto de extensão desenvolvido pelo Núcleo de Solidariedade Técnica da UFRJ em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Rio de Janeiro. O projeto foi realizado com o Espaço de Comercialização Terra Crioula (ECTC), durante o ano de 2018, onde foi realizado um estudo de campo e desenvolvido dois protótipos de sistemas de apoio à comercialização em diferentes plataformas. Foram obtidos dados através de pesquisa documental, observação participante durante o desenvolvimento do projeto, e realizadas entrevistas semiestruturadas após a sua conclusão. A partir disso foi realizado diagnóstico sobre a organização do ECTC e suas frentes de trabalho, com enfoque especial para a organização da comercialização de cestas, e a recuperação do processo vivido do desenvolvimento do projeto. Como suporte teórico foi realizada a revisão bibliográfica sobre comercialização e agricultura familiar, e os principais conceitos que envolvem a prática de extensão tecnológica, entre eles, a crítica freiriana da extensão, a teoria crítica da tecnologia e a adequação sociotécnica como ferramenta de operacionalização do desenvolvimento de tecnologias sociais. Concluímos a análise com apontamentos de algumas considerações e questões para se levar em conta no desenvolvimento de experiências similares.
Data/Horário: 25 de Fevereiro de 2021, às 14:00.
Local: Defesa remota por videoconferência. https://meet.google.com/yxd-
Banca:
Profª. Dra. Heloisa Teixeira Firmo (orientadora) – NIDES/UFRJ
Prof. Dr. Felipe Addor (coorientador) – NIDES/UFRJ
Prof. Dr. Celso Alexandre Souza de Alvear - NIDES/UFRJ
Dra. Iranilde de Oliveira Silva - UFRRJ
Profª. Dra. Fernanda Santos Araújo - NIDES/UFRJ
Seleção PPGTDS - Turma 2022
Roteiro de elaboração de pré-projeto
Orientações para envio dos arquivos online
Estrutura de arquivos para anexar no formulário online
Ficha de inscrição (link para inscrição online)
Requerimento de Reconsideração
Resultado da Prova Escrita após recursos
Seleção dos Candidatos (2 fase) - Defesa de Memorial e Pré-projeto
Resultado Final - Seleção Turma 2022
Requerimento de Reconsideração (os pedidos serão aceitos até 23:59 do dia 10/2/22)
Homologação do Resultado Final
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Seleção PPGTDS - Turma 2021
Roteiro de elaboração de pré-projeto
Correção dos links do anexo 2 - bibliografia
Retificação do Edital - Inscrição em formulário online
Orientações para envio dos arquivos online
Estrutura de arquivos para anexar no formulário online
Homologação de Inscrição após recursos
Requerimento de Reconsideração
Resultado da Prova Escrita após recursos
Seleção dos Candidatos (2 fase) - Defesa de Memorial e Pré-projeto
Resultado Final - Seleção Turma 2021
Requerimento de Reconsideração (os pedidos serão aceitos até 23:59 do dia 10/4/21)
Homologação do Resultado Final
Dúvidas: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Defesa da mestranda Angela Cristina da Silva Santos
Pensando estratégias para o enfrentamento da evasão em Pré-vestibulares Populares: um estudo de caso
Angela Cristina da Silva Santos
Resumo: Os cursos de pré-vestibulares populares propiciam o acesso à universidade de pessoas das regiões faveladas e periféricas do Rio de Janeiro. Além disso, esses projetos buscam desenvolver uma formação crítica e emancipadora do(a)s educando(a)s por meio da construção de um processo educacional que ultrapasse a sala de aula e os conteúdos curriculares estritos, oferecendo aulas de história e atualidades, aulas interdisciplinares, aulas de campo, rodas de conversa, cine debates, visitações a laboratórios, museus e casas de ciências, saraus e eventos culturais, dentre outras atividades pedagógicas. Dessa forma, intencionam construir conhecimentos por meio de uma educação que humanize educador(a) e educando(a), acreditando no poder criador e transformador de ambos e exigindo a construção de uma relação de companheirismo e de troca de saberes. Por isso, esses projetos de educação popular são importantes para a transformação das realidades locais. No entanto, uma das problemáticas que minimiza o alcance desses projetos é o alto índice de evasão dos estudantes, que varia de 30% a 90%. Entendendo a importância do fortalecimento das ações dos pré-vestibulares populares nos territórios e da democratização do acesso à educação superior, esse trabalho se propõe a identificar os motivos que causam a evasão dos estudantes e sistematizar possíveis ações de intervenção e enfrentamento desse problema, tanto para a permanência desses sujeitos nos projetos quanto para a reconquista dos educandos evadidos. Para isso, realizamos um estudo de caso, em 2019, no Pré-vestibular Comunitário do CEASM (Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré) e acessamos as percepções de 128 pessoas que participam ou participaram de pré-vestibulares populares do Rio de Janeiro, através de um questionário virtual semiaberto. Pudemos perceber que a evasão é fenômeno complexo, causado por múltiplas variáveis de caráter objetivo e subjetivo, com destaque para as questões de subsistência pessoal e familiar, e que é necessário desenvolver ações conjuntas em diferentes esferas: gestão, pedagógica, psicossocial, relação interpessoal, comunicação, captação de recursos, articulação com uma rede de pré-vestibulares. Desejamos, portanto, que essa pesquisa bem como a Cartilha de Estratégias para o enfrentamento da evasão em pré-vestibulares e o Guia de Pré-vestibulares Populares do Rio de Janeiro possam contribuir nesse processo de organização, articulação e mobilização para a diminuição dos índices de evasão dos educando(a)s dos pré-vestibulares populares.
Data e horário: 12 de novembro de 2020, às 10 horas.
Local: meet.google.com/onr-gtjm-uei
Banca:
Prof.ª Dr. Priscila Saemi Matsunaga (Orientadora) - NIDES/UFRJ
Prof. Dr. Flávio Chedid Henriques - NIDES/UFRJ
Prof. Dr. Paulo Roberto Tonani do Patrocínio – PUC Rio
Prof.ª Dr. Noelia Rodrigues Pereira Rego – CEPL