Seleção PPGTDS - Turma 2021

Roteiro de elaboração de pré-projeto
Correção dos links do anexo 2 - bibliografia
Retificação do Edital - Inscrição em formulário online
Orientações para envio dos arquivos online
Estrutura de arquivos para anexar no formulário online
Homologação de Inscrição após recursos
Requerimento de Reconsideração
Resultado da Prova Escrita após recursos
Seleção dos Candidatos (2 fase) - Defesa de Memorial e Pré-projeto
Resultado Final - Seleção Turma 2021
Requerimento de Reconsideração (os pedidos serão aceitos até 23:59 do dia 10/4/21)
Homologação do Resultado Final
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Seleção PPGTDS - Turma 2022

Roteiro de elaboração de pré-projeto
Orientações para envio dos arquivos online
Estrutura de arquivos para anexar no formulário online
Ficha de inscrição (link para inscrição online)
Requerimento de Reconsideração
Resultado da Prova Escrita após recursos
Seleção dos Candidatos (2 fase) - Defesa de Memorial e Pré-projeto
Resultado Final - Seleção Turma 2022
Requerimento de Reconsideração (os pedidos serão aceitos até 23:59 do dia 10/2/22)
Homologação do Resultado Final
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Curso Preparatório para Processos Seletivos de Mestrados
A turma de 2020 está em curso. No início de outubro teremos Módulo II. As vagas geradas, por algumas desistências, foram preenchidas pela lista de espera do sorteio. Haverá nova turma no primeiro semestre de 2021. Fique atenta/o ao site.
Coordenação do Curso
Defesa da mestranda Angela Cristina da Silva Santos
Pensando estratégias para o enfrentamento da evasão em Pré-vestibulares Populares: um estudo de caso
Angela Cristina da Silva Santos
Resumo: Os cursos de pré-vestibulares populares propiciam o acesso à universidade de pessoas das regiões faveladas e periféricas do Rio de Janeiro. Além disso, esses projetos buscam desenvolver uma formação crítica e emancipadora do(a)s educando(a)s por meio da construção de um processo educacional que ultrapasse a sala de aula e os conteúdos curriculares estritos, oferecendo aulas de história e atualidades, aulas interdisciplinares, aulas de campo, rodas de conversa, cine debates, visitações a laboratórios, museus e casas de ciências, saraus e eventos culturais, dentre outras atividades pedagógicas. Dessa forma, intencionam construir conhecimentos por meio de uma educação que humanize educador(a) e educando(a), acreditando no poder criador e transformador de ambos e exigindo a construção de uma relação de companheirismo e de troca de saberes. Por isso, esses projetos de educação popular são importantes para a transformação das realidades locais. No entanto, uma das problemáticas que minimiza o alcance desses projetos é o alto índice de evasão dos estudantes, que varia de 30% a 90%. Entendendo a importância do fortalecimento das ações dos pré-vestibulares populares nos territórios e da democratização do acesso à educação superior, esse trabalho se propõe a identificar os motivos que causam a evasão dos estudantes e sistematizar possíveis ações de intervenção e enfrentamento desse problema, tanto para a permanência desses sujeitos nos projetos quanto para a reconquista dos educandos evadidos. Para isso, realizamos um estudo de caso, em 2019, no Pré-vestibular Comunitário do CEASM (Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré) e acessamos as percepções de 128 pessoas que participam ou participaram de pré-vestibulares populares do Rio de Janeiro, através de um questionário virtual semiaberto. Pudemos perceber que a evasão é fenômeno complexo, causado por múltiplas variáveis de caráter objetivo e subjetivo, com destaque para as questões de subsistência pessoal e familiar, e que é necessário desenvolver ações conjuntas em diferentes esferas: gestão, pedagógica, psicossocial, relação interpessoal, comunicação, captação de recursos, articulação com uma rede de pré-vestibulares. Desejamos, portanto, que essa pesquisa bem como a Cartilha de Estratégias para o enfrentamento da evasão em pré-vestibulares e o Guia de Pré-vestibulares Populares do Rio de Janeiro possam contribuir nesse processo de organização, articulação e mobilização para a diminuição dos índices de evasão dos educando(a)s dos pré-vestibulares populares.
Data e horário: 12 de novembro de 2020, às 10 horas.
Local: meet.google.com/onr-gtjm-uei
Banca:
Prof.ª Dr. Priscila Saemi Matsunaga (Orientadora) - NIDES/UFRJ
Prof. Dr. Flávio Chedid Henriques - NIDES/UFRJ
Prof. Dr. Paulo Roberto Tonani do Patrocínio – PUC Rio
Prof.ª Dr. Noelia Rodrigues Pereira Rego – CEPL
Curso Pesquisa Científica: Preparatório para Pós-Graduação
O Módulo II do curso iniciará dia 2/10/2020, com atividades síncronas, às sextas das 9h as 12h. Data do Término: 9/12/2020.
A turma será composta pelos participantes do Módulo I e mais 5 integrantes da lista de espera.
O link das aulas será enviado via correio eletrônico e via whatsapp da turma Modulo II.
Coordenação do Curso.