Defesa da mestranda Naya da Cunha Cardoso
PLATAFORMIZAÇÃO DO TRABALHO E COOPERATIVISMO: LEVANTAMENTO NACIONAL DE EXPERIÊNCIAS
Naya da Cunha Cardoso
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apontar algumas problemáticas advindas do que se conhece como plataformização do trabalho, modelo de trabalho cada vez mais frequente em nossa sociedade. Assim como apresentar propostas que surgem como via alternativa a esse modelo: o cooperativismo de plataforma. Apoiando em uma pesquisa qualitativa, pretende-se trazer um levantamento das experiências encontradas no Brasil, explanando suas características, desafios enfrentados e perspectivas futuras no campo do cooperativismo de plataforma. Ainda, contrapor alguns pontos observados nessas vivências com o que tem se formulado na teoria. Desse modo, espera-se contribuir com os mais diversos atores, pesquisas e trabalhos futuros, entregando um estudo empírico colaborativo, apoiado em experiências vivas e concretas inseridas no contexto brasileiro do cooperativismo de plataforma.
Data e horário: 16/10/2023 – 14h
Local: Centro de Tecnologia da UFRJ, Bloco ABC, Sala 112
Banca:
Flávio Chedid Henriques (orientador) - NIDES/UFRJ
Prof. Dr. Celso Alexandre Souza de Alvear - NIDES/UFRJ
Prof. Dra. Leticia Pessoa Masson – Fiocruz
Prof. Dr. Marcelo Alves de Souza - UFMG
Seleção PPGTDS - Turma 2024
Edital (Retificado em 29/09/2023)
Roteiro de elaboração de pré-projeto
Orientações para envio dos arquivos online
Estrutura de arquivos para anexar no formulário online
Ficha de inscrição (link para inscrição online)
Requerimento de reconsideração da seleção
Resultado da Prova Escrita após recursos
Seleção dos Candidatos (2 fase) - Defesa de Memorial e Pré-projeto
Requerimento de interesse de vaga
Dúvidas: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Defesa da mestranda Allyne Marcelle dos Santos Pinheiro
A UNIVERSIDADE PÚBLICA E A ACESSIBILIDADE: UM RESGATE HISTÓRICO SOBRE AS PRÁTICAS DE DE INCLUSÃO ATÉ A ESTRUTURAÇÃO DAS POLÍTICAS DE ACESSIBILIDADE NA UFRJ
Allyne Marcelle dos Santos Pinheiro
Resumo:
O presente estudo tem como objetivo de pesquisa analisar e compreender o contexto das políticas de acessibilidade na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Esse objetivo nasce de um desejo mais amplo de compreender e refletir sobre o impacto do Modelo Social da Deficiência na discussão da acessibilidade nas universidades públicas brasileiras, bem como a representatividade desse vasto grupo de pessoas com deficiência no espaço dessas políticas. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico e documental em duas plataformas de maior circulação científica: Biblioteca Virtual em Saúde - BVS e Portal de Periódicos CAPES/MEC. O levantamento ocorreu entre os meses de outubro e novembro de 2022, utilizando a combinação dos seguintes descritores: deficiência, modelo social da deficiência, acessibilidade e universidades públicas. O estudo foi conduzido em várias etapas. Inicialmente, realizou-se uma revisão bibliográfica em bases de dados acadêmicos para embasar a pesquisa. Em seguida, foi feita a coleta de dados sócio-históricos que ajudaram a moldar as políticas de acessibilidade no Brasil, com foco na UFRJ. Isso incluiu a análise da legislação e das mobilizações internacionais e nacionais relacionadas à acessibilidade. Durante o processo, foram examinadas as leis de acessibilidade e como elas são aplicadas nas universidades públicas, bem como o papel da tecnologia assistiva nesse contexto. Além disso, foram conduzidas entrevistas com profissionais da UFRJ para obter insights e informações diretas sobre a situação da acessibilidade na instituição. Para aprofundar a compreensão da trajetória das políticas de acessibilidade na UFRJ, foi adotado o método de estudo de caso. Por fim, o estudo analisou o contexto mais amplo das políticas de acessibilidade no ensino superior e como essas políticas contribuem para a promoção da inclusão e cidadania.
Data e horário: Dia 11 de setembro de 2023, às 14h00.
Local: Centro de Tecnologia da UFRJ
Banca:
Prof. Dr. Felipe Addor (orientador) - NIDES/UFRJ
Prof. Dr. Flávio Chedid - NIDES/UFRJ
Prof. Dr. Antonio Borges - CMM/UFRJ
Prof. Dra. Vera Lúcia - CCS/UFRJ
Defesa da mestranda Pollyana Machado
MEGAEVENTOS ESPORTIVOS E LEGADO PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL: OS JOGOS OLÍMPICOS E PARALÍMPICOS RIO 2016 E SUA HERANÇA PARA DEODORO E ADJACÊNCIAS
Pollyana Machado
Resumo: Os megaeventos trazem consigo possibilidades de desenvolvimento econômico, social e ambiental a longo prazo para o território que os recebe. Com os Jogos Olímpicos Rio 2016, sediados na cidade do Rio de Janeiro, não foi diferente. Na oportunidade, diversas intervenções na infraestrutura da cidade e nos transportes, por exemplo, puderam ser observadas. A pesquisa qualitativa foi realizada com foco nas instalações olímpicas do bairro de Deodoro, que formaram o chamado Complexo Olímpico de Deodoro, com o objetivo de verificar, a partir da percepção da comunidade do entorno, se as ações praticadas para a realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016 contribuíram para o desenvolvimento local do bairro de Deodoro e adjacências. Para isso, foram considerados como objetivos específicos: a) apresentar o legado proposto pelo Estado e pela organização do evento com a realização dos Jogos para a região de Deodoro; b) registrar o contexto social e ambiental do bairro de Deodoro antes do grande evento; e c) avaliar, através de pesquisa qualitativa, a herança dos Jogos Olímpicos Rio 2016 para a região de Deodoro e adjacências. O produto final da pesquisa é a elaboração de teoria a partir de entrevistas semiestruturadas com membros da comunidade local e análise de dados primários coletados nos Cadernos de Legado dos Jogos.
Data e horário: Dia 11 de setembro de 2023, às 15h00.
Banca:
Prof. Doutor Ricardo Ferreira de Mello (orientador) – NIDES/UFRJ
Prof. Doutor Celso Alexandre de Souza Alvear – NIDES/UFRJ
Prof. Doutor Renan Finamore Gomes da Silva – NIDES/UFRJ
Prof. Mestre Naiara Tavares da Silva – UFRRJ
Defesa da mestranda Daniele Oliveira Rosa
Laboratório de Identidade-LIDE: Experiências Literárias e Práticas de Leitura Através da Politecnia e do Empodimento em sala de aula
Daniele Oliveira Rosa
Resumo: A partir da constatação pragmática e institucional do baixo índice de leitura da literatura em sala de aula conjugada com o aumento de produção, consumo e compartilhamento de imagens via equipamentos eletrônicos, mídias digitais e redes sociais, esta dissertação visa apresentar as estratégias e potencialidades geradas em sala de aula para relacionar a necessidade de leitura e repertório dos alunos com o seu interesse pela imagem e pelas tecnologias usadas para a sua circulação. A criação do Laboratório de Identidade – LIDE – em uma escola de ensino fundamental da rede municipal de Niterói/RJ – é resultado de uma articulação entre a concepção da Politecnia (Demerval Saviani, 2008) e a concepção de Empodimento (Sebastião Rocha, 2006), promovendo oficinas de tradução intersemiótica e transcriação do texto literário convertido em peças visuais e audiovisuais e transformando a sala de aula em um verdadeiro atelier de educação e trabalho.
Data e horário: Dia 11 de setembro de 2023, às 15h00.
Local: Google Meet
Banca:
Orientador: Paulo Cezar Maia - NIDES/UFRJ
Carlos E. da Barros Moreira Pires- UFRJ
Eleonora Ziller Carmenietzki- UFRJ
Marcelo Diniz- UFRJ