Defesas do Programa de Pós-Guaduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social

 

O  SINTUFRJ E A FORMAÇÃO HUMANA DE SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DA UFRJ (1993-2020)

Henrique de Oliveira Santos Vieira de Jesus

 

Resumo: O processo de formação humana é importante para que os indivíduos se tornem emancipados e autônomos. Esse processo está pautado em uma formação omnilateral. Na presente dissertação, objetiva-se averiguar as ações do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Sintufrj) voltadas para a formação intelectual, tecnológica e corporal dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, que utiliza o método dialético. Foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental, além da aplicação de questionários e realização de entrevistas com nove servidores técnico-administrativos sindicalizados da UFRJ. A técnica de análise de conteúdo foi utilizada para a sistematização e a interpretação dos dados das entrevistas realizadas. O referencial teórico foi baseado na tradição marxista das discussões sobre a questão do mundo do trabalho e suas repercussões na formação humana, em especial diante da oferta de atividades dos sindicatos para os associados. Os principais resultados da pesquisa apontam que as ações do Sintufrj voltadas para a formação intelectual, tecnológica e corporal não se configuram como elementos de uma formação omnilateral, uma vez que tais ações não pressupuseram o desenvolvimento total, completo e multilateral das faculdades e forças produtivas. Elas focaram no aprimoramento técnico, na melhoria de condições corporais para que os trabalhadores sindicalizados executassem melhor as tarefas do seu trabalho na universidade e nas necessidades imediatas e particulares dos trabalhadores, sem se oporem ao projeto neoliberal, que busca fortalecer a primazia do capital e pulverizar a defesa dos interesses coletivos pelo Sintufrj. Dentre as principais conclusões, cabe destacar que o Sintufrj deveria desenvolver iniciativas de formação humana omnilateral voltada para a emancipação do trabalhador em termos intelectuais para que ele compreenda a operação da ordem sociometabólica do capital, bem como tecnológicos – para que entenda como os recursos materiais e humanos são distribuídos – e corporais, para que tome a consciência sobre como esse sistema controla o seu próprio corpo.

 

DATA E HORÁRIO: dia 21 de dezembro de 2021, às 16h00.
 
LINK DA DEFESA: Link da videochamada: https://meet.google.com/euk-tccd-oaq
 
 
BANCA EXAMINADORA:
 
Prof. Dr. André Malina (Orientador) - NIDES/UFRJ
 
Profa. Dra. Ângela Celeste Barreto de Azevedo - NIDES/UFRJ
 
Prof. Dr. Silvio de Cassio Costa Telles - UFRJ/UERJ
 
Prof. Dr. Marcelo Ribeiro de Castro - Universidade Vila Velha
 
Prof. Dr. Efrain Maciel e Silva - Universidade Federal de Goiás (UFG) - SUPLENTE
 

3 paulo freire

 

Patrono da Educação Brasileira e conhecido como o educador comprometido com o processo de libertação do povo oprimido, Paulo Freire dedicou sua vida como pedagogo ao desenvolvimento de uma praxis visando a superação da opressão.

Freire coordenou, no Brasil, o Programa Nacional de Alfabetização no início da  década de 1960, colocando em prática uma metodologia capaz, não só de instrumentalizar a leitura e a escrita dos alfabetizandos, mas de incitar a sua libertação. Através de seus métodos, os educandos  eram levados a perceber as injustiças que os oprimiam e a necessidade de buscar mudanças. Acusado de subverter a ordem instituída, Freire viu o seu programa ser extinto, em 1964 e depois de ser preso, teve que se retirar do país.

Exilado no Chile, Freire trabalhou como assessor no Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e no Ministério da Educação, desenvolvendo programas educativos para adultos. Foi em terras chilenas, então, que Freire escreveu a sua principal obra: Pedagogia do Oprimido.

Em 1980, depois de 16 anos de exílio, Paulo Freire voltou ao Brasil e lecionou na UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) e na PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Em 1989, assumiu a secretaria de Educação de São Paulo e teve como marca a recuperação salarial dos professores, a revisão curricular e a implantação de programas de alfabetização de jovens e adultos.

Paulo Freire ganhou vários prêmios, em todo o mundo, como reconhecimento da relevância de seus trabalhos na área da educação e foi em 1997, um mês antes de falecer, que lançou seu último livro "Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa". 

O ano de 2021 comemora o centenário desse grande mestre e o PPGTDS irá celebrar essa data através da oferta de uma disciplina (15h de carga horária) focada na obra emblemática do nosso patrono. Serão 5 círculos de cultura, envolvendo vários docentes e estudantes, desenhando momentos de reflexão sobre percursos  de  ensino-aprendizagem, no campo da extensão,  percorridos por fundadores do NIDES.

Os encontros acontecerão nos dias 17/12 (aula inaugural), 14/01, 28/01, 04/02, 11/02 e 18/02, presencialmente, no Sindicato dos Engenheiros, no Rio de Janeiro (SENGE - www.senge.org.br ).

Para a aula inaugural, que acontecerá às 10h no SENGE, contaremos com a participação dos professores Felipe Addor, Celso Alvear e Fernanda Araújo, além dos responsáveis pela articulação dos diálogos, Paulo Maia e Sidão. 

Bibliografia

FREIRE, Paulo - 1987 - Pedagogia do Oprimido . Editora Paz e Terra - https://drive.google.com/file/d/1VFo1hOzf-uK-6ZsZ5Tw0NFsMjO_V_NG5/view?usp=drivesdk

Pedagogia do Oprimido ( o manuscrito ) - 2018 - FREIRE, Magra, Romão , Gadotti

https://www.neca.org.br/wp-content/uploads/2020/12/Pedagogia-do-Oprimido-Manuscrito.pdf

 

Ementa: Pedagogia do Oprimido

 

Objetivo: celebrar os 100 anos de Paulo Freire , estimulando e dialogando   sobre a emblemática obra do patrono da Educação Brasileira.

 

Créditos: 1

Carga horária: 15h

 

Metodologia: 5 círculos de conversas presenciais  entre pesquisadores e /ou líderes sociais, apresentando seu olhar diverso e único - seja histórico, filosófico, metodológico , prático -  do livro Pedagogia do Oprimido. Sempre com um facilitador e dois expositores que responderão às seguintes perguntas:

 

1- O que o Livro Pedagogia do Oprimido lhe diz?

2- O que o livro Pedagogia do Oprimido  lhe faz dizer?

3- O que o livro Pedagogia do Oprimido lhe fez refletir na  sua prática de educador ou educando?

 

Avaliação 

1- Presença  nas 5 círculos de conversa

2- Texto escrito pelo menos sobre  uma das perguntas acima

 

Bibliografia

FREIRE, Paulo - 1987 - Pedagogia do Oprimido . Editora Paz e Terra - https://drive.google.com/file/d/1VFo1hOzf-uK-6ZsZ5Tw0NFsMjO_V_NG5/view?usp=drivesdk

Pedagogia do Oprimido ( o manuscrito ) - 2018 - FREIRE, Magra, Romão , Gadotti

https://www.neca.org.br/wp-content/uploads/2020/12/Pedagogia-do-Oprimido-Manuscrito.pdf

 

Local

SENGE - Rio de Janeiro

www.senge.org.br

 

AGENDA PRÉ APROVADA:

17/12 - AULA INAUGURAL 

14/01/22 

28/01/22 

04/02/22

11/02/22 

18/02/22 - AULA DE  CONCLUSÃO 

Defesas do Programa de Pós-Guaduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social

 
A GESTÃO DE PESSOAL COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO E VALORIZAÇÃO DOS TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DA UFRJ
 
Carla Danielle dos Santos São Bento Pereira
 
 
Esta dissertação se propôs a analisar como as mudanças que ocorreram no início do século XXI, com a implementação de políticas públicas voltadas para o ensino superior, como o PCCTAE e o REUNI, interferiram nas relações de trabalho e no processo de desenvolvimento funcional dos servidores, em especial na UFRJ, uma universidade centenária e que por essa razão traz características muito singulares na composição do seu quadro funcional. Esta pesquisa investigou como a universidade pode garantir as condições institucionais, para que os técnicos-administrativos participem da gestão em todos os níveis, colaborando com a melhoria dos serviços prestados ao cidadão e participando ativamente no cumprimento dos objetivos institucionais. Dentro dessa perspectiva, é importante que o coletivo de trabalhadores seja capaz de organizar a universidade, dando visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos servidores técnico-administrativos da UFRJ, constituindo e fomentando espaços coletivos de discussão, entendendo que essa prática tem um grande potencial de transformação nos ambientes de trabalho, a partir do fortalecimento dos coletivos e da afirmação da autonomia dos trabalhadores, ressaltando o protagonismo dos técnicos junto aos demais servidores da instituição que poderão superar a gestão verticalizada que, muitas vezes, marca a organização do trabalho na universidade. A metodologia aplicada nesse estudo foi a revisão bibliográfica, utilizando-se da pesquisa documental e bibliográfica, do levantamento de dados e da análise da legislação, aliada a outros métodos de coleta de dados, com uma abordagem qualitativa, como a realização de entrevistas semiestruturadas com gestores, ex-gestores e técnicos-administrativos da Universidade vinculados às áreas afins da pesquisa. Ao promover o desenvolvimento das potencialidades dos ocupantes da carreira dos técnicos-administrativos, considerando-os atores fundamentais na composição do tecido social universitário, a instituição contribui para a redefinição da universidade pública, através de uma proposta ampla de participação igualitária no seu interior, repensando a universidade em bases autônomas e democráticas, cuja produção venha a servir para uma sociedade mais justa e menos desigual.
 
 
Data e horário: Dia 28 de setembro de 2021, às 14 horas.
 
Banca:
Professor Doutor Felipe Addor (orientador) – NIDES/UFRJ
Professora Doutora Susana Iglesias Webering (coorientadora) - UFFRJ
Professor Doutor Celso Alexandre Souza de Alvear – NIDES/UFRJ
Professora Doutora Eleonora Ziller Camenietzki – NIDES/UFRJ
Doutora Roberta Lopes Alfradique Hardoim - UFF

 

Defesas do Programa de Pós-Guaduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social

 

“UNIVERSIDADE INTEGRADA QUE SE INTEGRA A CIDADE”: A SUSTENTABILIDADE DAS ÁREAS VERDES DE USO PÚBLICO DA CIDADE UNIVERSITÁRIA DA UFRJ

Vera do Carmo Rodrigues

 

Resumo: Este estudo tem como objetivo contribuir com a reflexão sobre a relevância das áreas verdes da Cidade Universitária e da infraestrutura urbana na atualização do Plano Diretor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nesse sentido, a pesquisa vislumbra o Plano como uma oportunidade de redução dos impactos negativos antrópicos provenientes das ações (ou inércias) decorrentes de planos anteriores, com foco na sustentabilidade socioambiental, na valorização dos atributos naturais da Ilha do Fundão e na melhor oferta de espaços para a realização de atividades ao ar livre, especialmente após a pandemia do COVID-19. A metodologia adotada na pesquisa consistiu em levantamento histórico bibliográfico, visitas in loco com registros fotográficos e aplicação do Índice de Qualidade Ambiental das Áreas Verdes (IQA) nos pontos geográficos avaliados. O marco temporal foi 2009, ocasião da opção da Universidade pela sua integração da malha viária à cidade do Rio de Janeiro, emblematicamente eliminando a barreira física representada pelo gradil que as separava e o Projeto de Valorização dos Imóveis da UFRJ – Viva UFRJ, pela sua contemporaneidade e indissociabilidade com a atualização do Plano Diretor da UFRJ. A análise sistêmica da unidade geoambiental (infraestrutura urbana, qualidade paisagística e áreas verdes) do campus universitário confirmou seu potencial para o uso público, desde que gerido com verba suficiente para a manutenção dos espaços.

Palavras-Chave: áreas verdes, campus universitário, sustentabilidade, infraestrutura urbana..

 

Data e horário: Dia 13 de dezembro de 2021 às 9h.

Local: http://meet.google.com/jxa-dwpc-bzo

 

Banca:

Ana Lúcia do Amaral Vendramini (orientadora) - NIDES/UFRJ

Renan Finamore Gomes da Silva – NIDES/UFRJ

Marco Aurélio Passos Louzada – IB/IFRJ

Patrícia Menezes Maya Monteiro – FAU/UFRJ

 

 

 

 

Defesas do Programa de Pós-Guaduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social

 

O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO MST

Valdenise Pinheiro Ribeiro

 

Resumo: A Educação que vem sendo gestada pelo MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra é fruto das práticas pedagógicas construídas ao longo dos 37 anos de existência dessa organização. A vinculação entre Reforma Agrária, educação e transformação da sociedade é o diferencial do MST em relação a outras organizações camponesas, pois articula a luta por crédito rural, eletrificação, organização de cooperativas, a construção de uma educação genuinamente do campo com a mudança estrutural da sociedade. Dentre os vários princípios filosóficos e pedagógicos, o trabalho se constitui como um dos princípios fundantes da educação do MST. Esta dissertação buscou investigar como o trabalho se configura em princípio educativo na proposta de educação defendida pelo Movimento. Neste sentido, a categoria de análise é o trabalho, compreendido a partir do referencial teórico marxista. A pesquisa é de natureza prevalentemente qualitativa e os instrumentais metodológicos adotados foram a revisão bibliográfica e documental. O referencial teórico deste trabalho teve como marco a Pedagogia Histórico-Crítica, que está embasada no materialismo histórico e dialético e tem como pressuposto a emancipação humana, através de uma ação pedagógica fundamentada na práxis e a formulação teórica de Dermeval Saviani sobre o trabalho como princípio educativo.

Palavras-Chave: Educação, Trabalho, MST.

 

Data e horário: Dia 17 de setembro de 2021, às 09:30.

Local: https://meet.google.com/miv-wqbr-vim

 

Banca:

Prof. Dr. André Malina – Orientador (a) e Presidente da banca - EEFD/PPGTDS-UFRJ

Profª. Drª. Ângela Celeste Barreto de Azevedo - EEFD/PPGTDS-UFRJ

Profª. Drª. Maria Verdeja Muniz - Universidade de Oviedo - Espanha

Prof. Dr. Carlos Renilton Freitas Cruz - UFPA

Prof. Dr. Silvio de Cássio Costa Telles (Suplente) - EEFD/UFRJ

 

            100 anos ufrj                                     logo e sic

O conteúdo do site é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0) da Creative Commons.

UFRJ NIDES - Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social
Desenvolvido por: TIC/UFRJ