Defesas do Programa de Pós-Guaduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social

 

  

AGROFLORESTAS FLUTUANTES: PROJETO INFORMACIONAL PARA DESENVOLVER NOVOS TERRITÓRIOS PRODUTIVOS

 

Alan Souza Hanssen

 

 

Resumo:

Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver novos territórios para produção de alimentos e de moradia, a partir de revisão bibliográfica, para conceituação e desenvolvimento de ilhas flutuantes agroecológicas. Para tal fim, será utilizada, como estrutura de pesquisa, revisão bibliográfica e desenvolvimento do Projeto Informacional (Fonseca, 2000; e Rozenfeld, 2006) a partir da revisão bibliográfica A partir do Projeto Informacional, será realizado o dimensionamento do projeto, bem como será verificado e definido, a partir dos custos levantados, a viabilidade financeira e temporal, para a construção de um projeto piloto. Serão apresentadas a partir de revisão bibliográfica as diversas formas de construção de ilhas flutuantes, como a utilização da madeira ou bambu, assim como o processo construtivo do marcreto, no qual será capaz de se gerar um amplo recife artificial flutuante. A segunda parte do projeto informacional abordará o processo hidrológico, responsável pela produção e distribuição de água, essenciais para a irrigação das espécies de mudas utilizadas, tanto para a formação da agrofloresta e da horta, quanto para a adaptação da vegetação de mangue em água salobra, na qual possui a necessidade do balanço entre as águas salgada e doce para atingir o ponto ideal de salinidade para essa espécie. Na terceira etapa, é apresentada a possibilidade de estruturação da aquacultura, a qual ficaria abaixo da estrutura flutuante, em conjunto com o manguezal, garantindo sua imersão em seu ambiente natural, constituído pelos recifes de marcreto, fornecendo segurança para a piscicultura, que ficará cercada por redes, bem como para a malacocultura, estabelecida em lanternas-berçários e de engorda. Como resultado, busca-se gerar uma solução baseada na natureza (SbN) para superar os efeitos do aquecimento global e os demais impactos das mudanças climáticas.

 

Data e horário:  15/03/2024 às 17:30

 

Local: https://meet.google.com/kwt-gyst-ydt

 

Banca interna:
Prof/Doutor Walter Issamu Suemitsu NIDES/UFRJ (orientador)
Prof/Doutor Gustavo Carvalhaes Xavier Martins Pontual Machado NIDES/UFRJ (coorientador)
Prof/Doutor Renan Finamore Gomes da Silva NIDES/UFRJ
Profa/Doutora Camila Rolim Laricchia UFRJ/MACAÉ
Profa/Doutora Bianca Dieile da Silva ENSP/FIOCRUZ

 

 

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A APLICAÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO HUMANO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA.

Uma pesquisa-ação na Escola Municipal Pedro Ernesto, no Rio de Janeiro.

 

Lynna Toni Fuly

 

Resumo:

A busca por recursos didáticos diversificados para o ensino tem se tornado uma prioridade na educação. Reconhece-se que, para um ensino verdadeiramente eficaz e significativo, é imprescindível explorar e experimentar novas abordagens visando aprimorar o aprendizado dos alunos. Diante disso, a utilização de jogos emerge como uma estratégia pedagógica promissora. Nesta perspectiva, o objetivo deste trabalho foi investigar a aplicação de um jogo de tabuleiro humano para abordar os conceitos da disciplina de Ciências associado a temática transversal da Educação Ambiental Crítica em uma escola na cidade do Rio de Janeiro. A abordagem, centrada na pesquisa-ação, foi enriquecida pela participação ativa dos professores e alunos da Escola Municipal Pedro Ernesto, através da observação participante e de discussões em grupo. O jogo de tabuleiro humano é projetado com o objetivo de engajar os alunos em questões de Educação Ambiental Crítica, estimulando a reflexão, o diálogo e a ação em relação a problemas ambientais locais e globais. Durante o estudo a pesquisadora observa e documenta como o jogo é implementado na prática, quais são os impactos percebidos na compreensão e na atitude em relação à Educação Ambiental. Os resultados da pesquisa revelam percepções sobre a eficácia do jogo como uma ferramenta para promover a Educação Ambiental Crítica, identificando aspectos positivos e desafios encontrados durante a implementação. Além disso, o estudo contribui para o desenvolvimento de estratégias e práticas educacionais que possam ser utilizadas para abordar questões ambientais de forma mais participativa e engajadora. Em suma, a pesquisa investiga o potencial do jogo de tabuleiro humano como uma abordagem inovadora para assuntos ligados ao tema, oferecendo uma bagagem epistemológica para educadores, pesquisadores, formuladores de política pública interessados em promover uma consciência ambiental mais ativa e responsável entre os educandos. Durante os meses de pesquisa junto às turmas de 4° e 5° anos do Ensino Fundamental, realizada no ambiente dinâmico da escola pública e envolvendo 85 alunos, o estudo revelou potencial transformador do jogo de tabuleiro humano como uma ferramenta educativa inovadora. Esta abordagem emergiu como uma oportunidade valiosa para fomentar práticas educativas centradas no protagonismo infantil, permitindo uma aprendizagem mais contextualizada e significativa. Ao longo deste processo, os educandos se tornaram agentes ativos da construção do conhecimento, enriquecendo suas experiências educacionais de maneira notável.

 

Data e horário:  07/03/2024 – 10:30

 

Local:

Remoto: https://zoom.us/j/94216920093?pwd=b3N5TklKRTU5MWFtZnN1dFRSa2RVUT09

 

Banca:

Heloisa Teixeira Firmo (orientadora)

Monica Pertel (coorientadora)

Ana Lucia Vendramini

Renan Finamore Gomes da Silva

Patrícia Raquel Barone

 

 

 

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Análise do processo de melhoria contínua no Armazém do Campo Rio de Janeiro

 

 

Mayeni Medeiros Padilha

 

Resumo:

O Armazém do Campo, é uma organização vinculada ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), com estrutura colaborativa singular que não se limita à comercialização de produtos agrícolas, mas também se envolve na defesa dos direitos sociais. A pesquisa foi conduzida no Armazém do Campo Rio de Janeiro durante um período de reestruturação organizacional devido aos impactos da gestão durante a pandemia. A compreensão do funcionamento e a identificação de práticas de aprimoramento contribuem para o desenvolvimento de estruturas semelhantes em situações similares que demandem processos de melhoria. A metodologia empregada foi a pesquisa-ação, realizada por meio do projeto "Assessoria aos Coletivos de Produção e Comercialização de Assentamentos da Reforma Agrária do Estado do Rio de Janeiro", incluindo entrevistas, relatos e ações colaborativas com os colaboradores do Armazém. Uma análise comparativa entre o trabalho de campo, o Manual de Gestão da Rede Armazém do Campo e o referencial teórico sobre processos de melhoria contínua revelou que os princípios do manual, centrados em pessoas, recursos, processos e resultados, são implementados no Armazém do Campo Rio de Janeiro. No entanto, identificou-se uma lacuna na execução prática desses princípios, levando à exploração de teorias, métodos e ferramentas de melhoria contínua para complementar as orientações. Apesar disso, nenhuma das bases teóricas foi aplicada integralmente, exigindo adaptações específicas à realidade organizacional. Essa abordagem singular traçou uma metodologia única para essa experiencia de melhoria realizada no Armazém do Campo Rio de Janeiro, podendo servir como exemplo para organizações similares em busca de aprimoramentos.


 

Data e horário:  26/02/2024 – 10:00

 

Local: online (enviar email para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

 

Banca:

Luís Guilherme Barbosa Rolim (orientador)

Vicente Aguilar Nepomuceno de Oliveira (coorientador)

Felipe Addor

Camila Rolim Laricchia

Celso Alexandre Souza de Alvear

 

 

 

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Narrativas periféricas e mudanças climáticas à luz da ecologia política: o caso da Comunidade de Indiana – RJ

 

 

Mateus Batal Monteiro Ferreira

 

Resumo:

A presente pesquisa teve como objetivo a análise e compreensão da estratégia de gestão participativa de riscos dos moradores da comunidade da Indiana, situada na periferia da Tijuca, Rio de Janeiro, frente aos desastres cada vez mais frequentes relacionados à crise climática. Compreende-se que tais eventos extremos afetam de maneira desigual diferentes partes de uma cidade. Por esse motivo, buscou-se conhecer formas de enfrentar as consequências de fortes chuvas, escassez de recursos hídricos e secas prolongadas através do ponto de vista dos moradores de zonas periféricas como a comunidade estudada, a fim de construir e mapear possíveis soluções e maneiras de superar perdas materiais e simbólicas causadas pela crise climática que cada vez mais se intensifica. Foram utilizadas metodologias de coleta de dados como cartografia social e sistematização de experiências para que tanto os sujeitos da pesquisa quanto os pesquisadores se integrem no processo de construir ferramentas de resiliência e reivindicação de seus direitos. Ao concluir a pesquisa, redes comunitárias, lavanderias sociais e inciativas de hortas comunitárias e pedagógicas lideradas por mulheres, com o auxílio de redes de ensino dentro do território se destacaram como as principais norteadoras da luta por direitos básicos como alimentação, cuidado parental e preservação ambiental, que possuem um caráter revolucionário e transformador, ressignificando e dando propósito a uma gestão verdadeiramente participativa na comunidade.

 

 

Data e horário:  26/02/2024 Horário: 13:30

 

Local: http://meet.google.com/jre-fyzq-oud

 

Banca:

Renan Finamore (orientador)

Heloísa Firmo

Marize Bastos da Cunha

Gustavo Martins Machado

 

 

 

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 FANFICTION NA ESCOLA: SISTEMATIZANDO A CRIAÇÃO DE UM PROJETO DE VIDA, EDUCAÇÃO E TRABALHO

 

Eloá Gaspar Barreto

 

Resumo:

Com o intuito de melhorar as práticas de trabalho e multiletramentos do projeto educacional Fanfiction na Escola, o tornando mais adequado e transformador em suas ações nos mais diversos espaços educacionais e culturais, iniciou-se a sistematização de experiência do processo de criação e recriação do projeto desde 2019, ano do seu surgimento, até o dia 30 de junho de 2023, buscando através da educação dialógica e problematizadora segundo Paulo Freire (1987) e de um viés politécnico a partir das contribuições de Dermeval Saviani (1989), compreender as ações do Fanfiction na Escola, com foco em suas estratégias, ferramentas e potencialidades. Durante o processo de sistematização foi possível identificar que o Fanfiction na Escola tem o trabalho de produção de textos e imagens como princípio educativo, encontrando nas fanfics e outras produções de fã suas principais ferramentas de atuação, reconhecendo estas como transcriação a partir das reflexões de Campos (2006) e propícias ao uso da estratégia de cena modelo como gatilho criativo. Ademais, o processo de sistematização possibilitou a adoção da metodologia de projetos, a partir de uma apropriação crítica explicitada por Bemvindo (2018), e a inserção do projeto em programas de extensão universitária, incorporando a extensão as características centrais do Fanfiction na Escola. Ao fim da sistematização, guiada pelas orientações de Oscar Jara Holliday (2006), a pesquisa resultou na construção do documento de estruturação do projeto, com o objetivo de fomentar a execução desta ação que visa o desenvolvimento social a partir do trabalho de construção de produtos culturais assumidamente advindos de outros produtos já existentes e que são objeto de admiração e desejo de seus educandos-educadores.

 

Data e horário:  05/02/2024 – 14:00

 

Local: https://meet.google.com/yfx-dwgm-tgb

 

Banca:

Paulo Cezar Maia (Orientador) - Titulação: UFRJ (videoconferência)

Carlos Eduardo de Barros Moreira Pires – Titulação: USP (videoconferência)

Eleonora Ziller Camenietzki - Titulação: UFRJ (videoconferência)

Fabiana da Silva Campos Almeida - Titulação: UFRJ (videoconferência)

 

 

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