A GESTÃO DE PESSOAL COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO E VALORIZAÇÃO DOS TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DA UFRJ
Carla Danielle dos Santos São Bento Pereira
Esta dissertação se propôs a analisar como as mudanças que ocorreram no início do século XXI, com a implementação de políticas públicas voltadas para o ensino superior, como o PCCTAE e o REUNI, interferiram nas relações de trabalho e no processo de desenvolvimento funcional dos servidores, em especial na UFRJ, uma universidade centenária e que por essa razão traz características muito singulares na composição do seu quadro funcional. Esta pesquisa investigou como a universidade pode garantir as condições institucionais, para que os técnicos-administrativos participem da gestão em todos os níveis, colaborando com a melhoria dos serviços prestados ao cidadão e participando ativamente no cumprimento dos objetivos institucionais. Dentro dessa perspectiva, é importante que o coletivo de trabalhadores seja capaz de organizar a universidade, dando visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos servidores técnico-administrativos da UFRJ, constituindo e fomentando espaços coletivos de discussão, entendendo que essa prática tem um grande potencial de transformação nos ambientes de trabalho, a partir do fortalecimento dos coletivos e da afirmação da autonomia dos trabalhadores, ressaltando o protagonismo dos técnicos junto aos demais servidores da instituição que poderão superar a gestão verticalizada que, muitas vezes, marca a organização do trabalho na universidade. A metodologia aplicada nesse estudo foi a revisão bibliográfica, utilizando-se da pesquisa documental e bibliográfica, do levantamento de dados e da análise da legislação, aliada a outros métodos de coleta de dados, com uma abordagem qualitativa, como a realização de entrevistas semiestruturadas com gestores, ex-gestores e técnicos-administrativos da Universidade vinculados às áreas afins da pesquisa. Ao promover o desenvolvimento das potencialidades dos ocupantes da carreira dos técnicos-administrativos, considerando-os atores fundamentais na composição do tecido social universitário, a instituição contribui para a redefinição da universidade pública, através de uma proposta ampla de participação igualitária no seu interior, repensando a universidade em bases autônomas e democráticas, cuja produção venha a servir para uma sociedade mais justa e menos desigual.
Data e horário: Dia 28 de setembro de 2021, às 14 horas.
Banca:
Professor Doutor Felipe Addor (orientador) – NIDES/UFRJ
Professora Doutora Susana Iglesias Webering (coorientadora) - UFFRJ
Professor Doutor Celso Alexandre Souza de Alvear – NIDES/UFRJ
Professora Doutora Eleonora Ziller Camenietzki – NIDES/UFRJ
Doutora Roberta Lopes Alfradique Hardoim - UFF