AGROFLORESTA PEDAGÓGICA COMO TECNOLOGIA SOCIAL DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO:
PESQUISA-AÇÃO JUNTO AO GRUPO DE ESTUDOS DO SOLO DA ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ / UFRN
Lucas Redko de Carvalho
Resumo:
Essa dissertação apresenta um plano de manejo para uma agrofloresta didática na UFRN. Elaborada com o objetivo de integrar ensino, pesquisa e extensão, a proposta é detalhada em metodologias baseadas em princípios agroecológicos e sintrópicos, abordando etapas como planejamento, preparação do solo, seleção de culturas, implantação, manejo e avaliação. A dissertação enfatiza a importância de criar um ambiente educativo onde agricultores, estudantes e professores possam aprender e aplicar técnicas sustentáveis de manejo agroflorestal, visando a integração de teoria e prática. Além disso, discute o contexto das crises ambientais, econômicas e sociais brasileiras, e como a agrofloresta pedagógica, enquanto tecnologia social, pode contribuir para soluções locais e a construção de modelos socioeconômicos alternativos.
Data/Horário: 04/09/2024 – 10:00
Local: https://meet.google.com/uzb-ttbs-jme
Banca:
Prof. Dr. Renan Finamore (Orientador) - ENSP/Fiocruz
Prof Dr. Gualter Guenther Costa da Silva (Co-Orientador) - EAJ/UFRN
Profª Drª Ermelinda Maria Mota Oliveira - EAJ/UFRN
Prof. Dr. Gustavo Machado - NIDES/UFRJ
Profª Drª Heloisa Firmo - NIDES/UFRJ