Defesas do Programa de Pós-Guaduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social

Laboratório de Identidade-LIDE: Experiências Literárias e Práticas de Leitura Através da Politecnia e do Empodimento em sala de aula

Daniele Oliveira Rosa

Resumo: A partir da constatação pragmática e institucional do baixo índice de leitura da literatura em sala de aula conjugada com o aumento de produção, consumo e compartilhamento de imagens via equipamentos eletrônicos, mídias digitais e redes sociais, esta dissertação visa apresentar as estratégias e potencialidades geradas em sala de aula para relacionar a necessidade de leitura e repertório dos alunos com o seu interesse pela imagem e pelas tecnologias usadas para a sua circulação. A criação do Laboratório de Identidade – LIDE – em uma escola de ensino fundamental da rede municipal de Niterói/RJ – é resultado de uma articulação entre a concepção da Politecnia (Demerval Saviani, 2008) e a concepção de Empodimento (Sebastião Rocha, 2006), promovendo oficinas de tradução intersemiótica e transcriação do texto literário convertido em peças visuais e audiovisuais e transformando a sala de aula em um verdadeiro atelier de educação e trabalho.

Data e horário: Dia 11 de setembro de 2023, às 15h00.

Local: Google Meet

Orientador: Paulo Cezar Maia - NIDES/UFRJ