Defesas do Programa de Pós-Guaduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social

 

 

SANEAMENTO EM COMUNIDADES ÉTNICAS RURAIS NA COLÔMBIA ESTUDO DE CASO: CONSELHO COMUNITÁRIO EL ARENAL MUNICÍPIO DE ATRATO–CHOCÓ

 

Maria Elisa Palacios Possú

 

Resumo:  O acesso aos serviços de saneamento são uma das necessidades mais importantes para a saúde, a qualidade de vida e o desenvolvimento das comunidades. Nas comunidades étnicas tradicionais como as populações negras e indígenas, assim como em outras populações camponesas, ante a falta de políticas públicas, a gestão do saneamento é realizada por elas mesmas. Em muitas comunidades rurais as formas de disposição dos esgotos são inadequadas, inexistentes, o representam um desafio para o manejo. Em ocasiones sendo algumas soluções tecnologias convencionais impostas que carecem de adequação e apropriação cultural e ambiental. O presente trabalho buscou realizar uma avaliação técnico-cultural do manejo do saneamento em comunidades étnicas rurais na Colômbia, tendo a comunidade negra do conselho comunitário El Arenal do município de Atrato, departamento de Chocó como estudo de caso. A metodologia de pesquisa qualitativa foi implementada em quatro etapas: Definição e planejamento, Diagnóstico Rural Participativo (DRP), análise do caso e finalmente as conclusões e propostas. Por meio do método DRP, a comunidade compartilhou suas experiências e conhecimentos na gestão do saneamento. Com base nesta metodologia, foi desenhado e desenvolvido o Programa de Pesquisa Comunitária Participativa (PPCC), com oficinas onde se realizou a aplicação das ferramentas metodológicas do DRP que permitiram obter dados para a análise de diversas variáveis sociais, históricos, culturais, ambientais, saneamento, saúde, políticos e econômicas das comunidades étnicas rurais na gestão do saneamento apresentados com a exposição narrativa. O estudo de caso permitiu compreender o manejo do saneamento em comunidades afro-descententes no Chocó. É apresentado um relatório de cada uma das variáveis em triangulação dos resultados obtidos no campo em diálogo com a teoria, como produto se apresentam os critérios de desenho de tecnologias para o manejo de esgotos sanitários domiciliares nas comunidades étnicas rurais que respeitem a diversidade cultural e garantam sustentabilidade a conservação do ambiente.

 

Palavras-chave:  Saneamento ambiental, Diagnóstico Rural Participativa (DRP), pesquisa Participativa, estudo de caso.

 

Data e horário: 07 de março de 2023, às 14h

Link: https://zoom.us/j/97076770167?pwd=RWJuV2Njb2lyaWlTcHRXQndncloyUT09

 

Banca:

Orientadora: Profª Drª Heloisa Teixeira Firmo – NIDES/UFRJ

Prof. Dr. Renan Finamore Gomes da Silva NIDES/UFRJ

Profª Drª Angela Celeste Barreto de Azevedo - NIDES/UFRJ

Prof Dr Alexandre Pessoa Dias

 

            100 anos ufrj                                     logo e sic

O conteúdo do site é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0) da Creative Commons.

UFRJ NIDES - Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social
Desenvolvido por: TIC/UFRJ