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Sala I101A (Bloco I, nos fundos do Bloco C), Centro de Tecnologia, Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ

Telefone

TEL: +55 21 3938-7453

A comissão de seleção do concurso, no uso de suas atribuições, segundo o cronograma do edital Edital n° 953, de 20 de dezembro de 2019, informa que o ponto sorteado para a prova didática é o ponto 7, Educação Profissional e Tecnológica.

 

 

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A comissão de seleção do concurso, no uso de suas atribuições, segundo o cronograma do edital Edital n° 953, de 20 de dezembro de 2019, torna públicos, pelo link apresentado a seguir, os resultados referentes à prova escrita do Concurso para Provimento Efetivo de Vagas no Cargo de Professor da Carreira de Magistério Superior do NIDES/CT/UFRJ.

Candidatos aprovados

Candidatos não aprovados

Os candidatos que não estiverem de acordo com o resultado poderão entrar com recurso entre às 17h00 do dia 28/10/2021 e às 17h00 do dia 29/10/2021. Os recursos deverão ser enviados para o e-mail da comissão organizadora, O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., com cópia para a secretária do concurso, O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 

Link para sorteio de ponto da prova didática: https://meet.google.com/myn-eown-aqb
 

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Por Felipe Addor

 

Hoje, dia 31 de agosto de 2021, foi organizado mais um mutirão para avanço do projeto do Centro de Formação em Tecnologia Social e Ciências do Mar no espaço do Complexo do Hangar. Tomando todos os cuidados necessários para garantir a saúde de tod@s, docentes, técnicos-adminsitrativos e estudantes, com apoio de profissionais da limpeza, deram continuidade ao processo de organização do Hangar Náutico, onde está em construção o projeto do Centro de Formação.

 

mutirao centro de formação 1

 

Sob a coordenação dos servidores Amarildo Fernandes e Ocione Machado, e o apoio logístico de Sandra Carvalho e João Francisco, e apoio da companheira Maria, foi possível avançar na organização de alguns bens localizados no Hangar, e dar destino a resíduos que ocupavam parte do espaço do galpão e a área externa do Complexo do Hangar.

 

mutirao centro de formação 2

 

Tiveram importante participação os integrantes do Programa de Extensão Tecnologia Social e Ciências do Mar, estudantes Jéssica, Aline, Lara, Thamiris, Patrícia e Gustavo, muitos visitando o Hangar pela primeira vez. Além da participação solidária do Chefe de Gabinete do Nides, Vitor Matos.

 

mutirao centro de formação 3

 

Fundamental destacar a contribuição primordial, não apenas neste mutirão mas também nos anteriores, da: Prefeitura Universitária, com o apoio da servidora Vera do Carmo e outros servidores; e da Decania do Centro de Tecnologia, intermediado pelo servidor André Ferraz, que vem contribuindo no apoio com a equipe de limpeza, sempre muito proativa e comprometida nos trabalhos realizados no Complexo do Hangar, sob a competente supervisão do Julio.

 

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Na parte da tarde, dando continuidade ao trabalho, a equipe que vem pensando o projeto do Museu do Mar, a ser instalado no outro galpão localizado no Complexo do Hangar, fez uma visita técnica ao espaço do futuro Museu do Mar, já traçando planos para elaboração do projeto e busca de sua viabilização. Paulo Maia, Jady, Carol e Gustavo se somaram aos já presentes para olhar para o galpão deteriorado e já começar a sonhar com o museu vivo em funcionamento, recebendo estudantes de escolas públicas, trabalhadores e trabalhadoras.

 

mutirao centro de formação 5

 

Com a esperança de melhoria do contexto da pandemia e a ampliação da vacinação da população, esperamos aos poucos retomar essas iniciativas de trabalho coletivo que, em muitos sentidos, recuperam a história de construção do Nides e do Núcleo UFRJMar. Além de permitir, de forma gradual e contínua, ir melhorando as condições de trabalho nos galpões do Complexo do Hangar, a prática do mutirão cria vínculos, compromissos, afetos, trocas, coisas que estamos precisando tanto nos tempos difíceis que enfrentamos.

 

Que venha o próximo!

 

A comissão de seleção do concurso, no uso de suas atribuições, segundo o cronograma do edital Edital n° 953, de 20 de dezembro de 2019, torna pública as provas escritas dos candidatos:

 

 https://drive.google.com/drive/folders/1ggvBD7wXcwuf0yeuH1rkS90VLTAosO6H

 

prova

Card labisO curso Bancos Comunitários e Moedas Sociais no Brasil: práticas e pesquisas objetiva promover o conhecimento e o debate desta temática na sociedade brasileira. Será discutida a história da experiência dos bancos comunitários brasileiros e suas moedas sociais/locais, destacando aspectos especialmente relevantes do ponto de vista de seus desafios futuros, tais como a implantação de novas experiências, a digitalização de suas moedas (E-dinheiro), o apoio de políticas públicas e sua relevância para os lugares envolvidos.

Nas últimas décadas, os sistemas monetários alternativos vêm ganhando corpo como prática de resiliência comunitária e territorial. Por todo o globo, nota-se o deslocamento de cadeias produtivas e a flexibilização produtiva que aumentam o desemprego e a vulnerabilidade social. Além disso, a globalização financeira tem sido marcada por instabilidades nos fluxos financeiros internacionais, fazendo com que muitos coletivos manifestem-se favoravelmente ao maior controle de seus recursos produtivos e monetários.

Vale adicionar, também, que o Brasil vem sendo um terreno fértil para a criação de bancos comunitários desde a criação do Banco Palmas, no início do século XX. A partir daí, várias comunidades se inspiraram no modelo, o qual tem se propagado por boa parte do território. Os bancos comunitários, portanto, apresentam-se como instituições de relevo em suas localidades pois procuram mobilizar suas economias por meio do fomento de atividades produtivas e solidárias, através da emissão de microcréditos e da circulação de moedas sociais.

O curso de extensão é uma iniciativa do Observatório de Bancos Comunitários e Moedas Sociais (OBM), uma articulação de pesquisadores que reforça o compromisso de pautar este tema nas universidades, enfatizando seu caráter de extensão e de diálogo com os movimentos sociais. O Laboratório de Informática e Sociedade - LabIS/UFRJ (https://is.cos.ufrj.br/labis/), ligado ao NIDES/UFRJ, vem realizando pesquisas sobre o tema e estará participando do curso.

O curso terá o cronograma exposto abaixo, com aulas sempre online às quintas-feiras, de 9h às 12h. As inscrições deverão ser feitas por meio do link (https://forms.gle/rSvRc5JjMB7dUhsV9) até 25 de agosto. Teremos 40 vagas disponíveis, com os seguintes perfis: estudantes, professores e técnicos UFRJ; fórum de economia solidária do Estado do RJ; comunidade do Preventório (Niterói-RJ); gestores públicos; outros. Serão priorizados os candidatos com objetivos práticos de utilização dos conhecimentos debatidos no curso.

Dúvidas podem ser tiradas pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., com cópia para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 

Datas e módulos:

16/09 Abertura
23/09 Moedas globais, nacionais e locais: uma introdução ao conceito de moeda e seus potenciais usos na promoção do desenvolvimento social
30/09 Educações financeiras e possibilidades pedagógicas com bancos comunitários e moedas sociais/locais
07/10 Finanças Solidárias: usos alternativos das finanças no território brasileiro. Bancos Comunitários e Moedas sociais/locais
14/10 Possibilidades Digitais com Moedas Sociais: novas tecnologias, usos e governanças
21/10 Implementação e sustentabilidade de um banco comunitário: políticas públicas e organizações locais
04/11 Perspectivas e diálogos com o trabalho associativo
11/11 Fechamento

 

 

Módulos e resumos:

Moedas globais, nacionais e locais: uma introdução ao conceito de moeda e seus potenciais usos na promoção do desenvolvimento social

Objetivos: Analisar as características e conceitos relacionados à teoria monetária e aplicá-los à realidade das moedas sociais:

Conteúdo resumido: Definições sobre moeda. Caracterização dos sistemas de moedas sociais. Impactos, potencialidades e desafios na circulação de moedas sociais. Condicionantes locais para implantação de moedas sociais.

Educações financeiras e possibilidades pedagógicas com bancos comunitários e moedas sociais/locais

Objetivo: Debater enfoques alternativos do tema "educação financeira", bem como experiências em espaços de ensino-aprendizagem com moedas sociais.

Conteúdo resumido: Educação financeira nos BCDs brasileiros. Dinâmicas de trocas entre coletivos produtivos. Moeda social como ferramenta pedagógica em sala de aula.

Finanças Solidárias: usos alternativos das finanças no território brasileiro. Bancos Comunitários e Moedas sociais/locais

Objetivo: Compreender o funcionamento e a lógica da localização dos bancos comunitários. Analisar o fenômeno com o olhar da Geografia: os lugares e as horizontalidades

Conteúdo resumido: Fixos geográficos financeiros tradicionais: a criação de espaços da racionalidade. Definição dos bancos comunitários e serviços disponibilizados. As normas e as moedas locais. Desenvolvimento local e o circuito inferior da economia urbana. A criação de horizontalidades

Possibilidades Digitais com Moedas Sociais: novas tecnologias, usos e governanças

Objetivo: Discutir as possibilidades e limites da utilização de diferentes ferramentas digitais com moedas sociais.

Conteúdo resumido: Contexto brasileiro: papel, cartão e E-dinheiro. Governança sociotécnica. Publicidade dos dados agregados. Novas tecnologias e possibilidades futuras.

Implementação e sustentabilidade de um banco comunitário: políticas públicas e organizações locais

Objetivo: Compreender o processo de implementação de um banco comunitário através da política pública realizada pela SENAES e pelos Governos municipais. Conteúdo: Analisar e debater sobre o processo de implantação de um banco comunitário, fases de sensibilização e planejamento, implantação, formação e gestão. Apresentar o papel do território, da articulação política e dos aspectos organizacionais na consolidação do banco comunitário. A política pública como criadora de verticalidades institucionais.

Perspectivas e diálogos com o trabalho associativo

Objetivo: Discutir o conceito de trabalho, contextualizando com as dinâmicas contemporâneas do mundo do trabalho, bem como debatendo alternativas conectadas com bancos comunitários e moedas sociais.

Conteúdo resumido: Conceito de trabalho. O trabalho hoje. Acumulação flexível. Capitalismo de plataforma.

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