Sorteio da prova didática
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A comissão de seleção do concurso, no uso de suas atribuições, segundo o cronograma do edital Edital n° 953, de 20 de dezembro de 2019, informa que o ponto sorteado para a prova didática é o ponto 7, Educação Profissional e Tecnológica.
Resultado da prova escrita do concurso
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A comissão de seleção do concurso, no uso de suas atribuições, segundo o cronograma do edital Edital n° 953, de 20 de dezembro de 2019, torna públicos, pelo link apresentado a seguir, os resultados referentes à prova escrita do Concurso para Provimento Efetivo de Vagas no Cargo de Professor da Carreira de Magistério Superior do NIDES/CT/UFRJ.
Os candidatos que não estiverem de acordo com o resultado poderão entrar com recurso entre às 17h00 do dia 28/10/2021 e às 17h00 do dia 29/10/2021. Os recursos deverão ser enviados para o e-mail da comissão organizadora, O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., com cópia para a secretária do concurso, O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
Link para sorteio de ponto da prova didática: https://meet.google.com/myn-eown-aqb
Na luta que a gente se encontra… viva o Centro de Formação da UFRJ
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Por Felipe Addor
Hoje, dia 31 de agosto de 2021, foi organizado mais um mutirão para avanço do projeto do Centro de Formação em Tecnologia Social e Ciências do Mar no espaço do Complexo do Hangar. Tomando todos os cuidados necessários para garantir a saúde de tod@s, docentes, técnicos-adminsitrativos e estudantes, com apoio de profissionais da limpeza, deram continuidade ao processo de organização do Hangar Náutico, onde está em construção o projeto do Centro de Formação.
Sob a coordenação dos servidores Amarildo Fernandes e Ocione Machado, e o apoio logístico de Sandra Carvalho e João Francisco, e apoio da companheira Maria, foi possível avançar na organização de alguns bens localizados no Hangar, e dar destino a resíduos que ocupavam parte do espaço do galpão e a área externa do Complexo do Hangar.
Tiveram importante participação os integrantes do Programa de Extensão Tecnologia Social e Ciências do Mar, estudantes Jéssica, Aline, Lara, Thamiris, Patrícia e Gustavo, muitos visitando o Hangar pela primeira vez. Além da participação solidária do Chefe de Gabinete do Nides, Vitor Matos.
Fundamental destacar a contribuição primordial, não apenas neste mutirão mas também nos anteriores, da: Prefeitura Universitária, com o apoio da servidora Vera do Carmo e outros servidores; e da Decania do Centro de Tecnologia, intermediado pelo servidor André Ferraz, que vem contribuindo no apoio com a equipe de limpeza, sempre muito proativa e comprometida nos trabalhos realizados no Complexo do Hangar, sob a competente supervisão do Julio.
Na parte da tarde, dando continuidade ao trabalho, a equipe que vem pensando o projeto do Museu do Mar, a ser instalado no outro galpão localizado no Complexo do Hangar, fez uma visita técnica ao espaço do futuro Museu do Mar, já traçando planos para elaboração do projeto e busca de sua viabilização. Paulo Maia, Jady, Carol e Gustavo se somaram aos já presentes para olhar para o galpão deteriorado e já começar a sonhar com o museu vivo em funcionamento, recebendo estudantes de escolas públicas, trabalhadores e trabalhadoras.
Com a esperança de melhoria do contexto da pandemia e a ampliação da vacinação da população, esperamos aos poucos retomar essas iniciativas de trabalho coletivo que, em muitos sentidos, recuperam a história de construção do Nides e do Núcleo UFRJMar. Além de permitir, de forma gradual e contínua, ir melhorando as condições de trabalho nos galpões do Complexo do Hangar, a prática do mutirão cria vínculos, compromissos, afetos, trocas, coisas que estamos precisando tanto nos tempos difíceis que enfrentamos.
Que venha o próximo!
Publicização das provas escritas do concurso
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A comissão de seleção do concurso, no uso de suas atribuições, segundo o cronograma do edital Edital n° 953, de 20 de dezembro de 2019, torna pública as provas escritas dos candidatos:
https://drive.google.com/drive/folders/1ggvBD7wXcwuf0yeuH1rkS90VLTAosO6H
Curso de extensão Bancos Comunitários e Moedas Sociais
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O curso Bancos Comunitários e Moedas Sociais no Brasil: práticas e pesquisas objetiva promover o conhecimento e o debate desta temática na sociedade brasileira. Será discutida a história da experiência dos bancos comunitários brasileiros e suas moedas sociais/locais, destacando aspectos especialmente relevantes do ponto de vista de seus desafios futuros, tais como a implantação de novas experiências, a digitalização de suas moedas (E-dinheiro), o apoio de políticas públicas e sua relevância para os lugares envolvidos.
Nas últimas décadas, os sistemas monetários alternativos vêm ganhando corpo como prática de resiliência comunitária e territorial. Por todo o globo, nota-se o deslocamento de cadeias produtivas e a flexibilização produtiva que aumentam o desemprego e a vulnerabilidade social. Além disso, a globalização financeira tem sido marcada por instabilidades nos fluxos financeiros internacionais, fazendo com que muitos coletivos manifestem-se favoravelmente ao maior controle de seus recursos produtivos e monetários.
Vale adicionar, também, que o Brasil vem sendo um terreno fértil para a criação de bancos comunitários desde a criação do Banco Palmas, no início do século XX. A partir daí, várias comunidades se inspiraram no modelo, o qual tem se propagado por boa parte do território. Os bancos comunitários, portanto, apresentam-se como instituições de relevo em suas localidades pois procuram mobilizar suas economias por meio do fomento de atividades produtivas e solidárias, através da emissão de microcréditos e da circulação de moedas sociais.
O curso de extensão é uma iniciativa do Observatório de Bancos Comunitários e Moedas Sociais (OBM), uma articulação de pesquisadores que reforça o compromisso de pautar este tema nas universidades, enfatizando seu caráter de extensão e de diálogo com os movimentos sociais. O Laboratório de Informática e Sociedade - LabIS/UFRJ (https://is.cos.ufrj.br/labis/), ligado ao NIDES/UFRJ, vem realizando pesquisas sobre o tema e estará participando do curso.
O curso terá o cronograma exposto abaixo, com aulas sempre online às quintas-feiras, de 9h às 12h. As inscrições deverão ser feitas por meio do link (https://forms.gle/rSvRc5JjMB7dUhsV9) até 25 de agosto. Teremos 40 vagas disponíveis, com os seguintes perfis: estudantes, professores e técnicos UFRJ; fórum de economia solidária do Estado do RJ; comunidade do Preventório (Niterói-RJ); gestores públicos; outros. Serão priorizados os candidatos com objetivos práticos de utilização dos conhecimentos debatidos no curso.
Dúvidas podem ser tiradas pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., com cópia para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
Datas e módulos:
16/09 | Abertura |
23/09 | Moedas globais, nacionais e locais: uma introdução ao conceito de moeda e seus potenciais usos na promoção do desenvolvimento social |
30/09 | Educações financeiras e possibilidades pedagógicas com bancos comunitários e moedas sociais/locais |
07/10 | Finanças Solidárias: usos alternativos das finanças no território brasileiro. Bancos Comunitários e Moedas sociais/locais |
14/10 | Possibilidades Digitais com Moedas Sociais: novas tecnologias, usos e governanças |
21/10 | Implementação e sustentabilidade de um banco comunitário: políticas públicas e organizações locais |
04/11 | Perspectivas e diálogos com o trabalho associativo |
11/11 | Fechamento |
Módulos e resumos:
Moedas globais, nacionais e locais: uma introdução ao conceito de moeda e seus potenciais usos na promoção do desenvolvimento social
Objetivos: Analisar as características e conceitos relacionados à teoria monetária e aplicá-los à realidade das moedas sociais:
Conteúdo resumido: Definições sobre moeda. Caracterização dos sistemas de moedas sociais. Impactos, potencialidades e desafios na circulação de moedas sociais. Condicionantes locais para implantação de moedas sociais.
Educações financeiras e possibilidades pedagógicas com bancos comunitários e moedas sociais/locais
Objetivo: Debater enfoques alternativos do tema "educação financeira", bem como experiências em espaços de ensino-aprendizagem com moedas sociais.
Conteúdo resumido: Educação financeira nos BCDs brasileiros. Dinâmicas de trocas entre coletivos produtivos. Moeda social como ferramenta pedagógica em sala de aula.
Finanças Solidárias: usos alternativos das finanças no território brasileiro. Bancos Comunitários e Moedas sociais/locais
Objetivo: Compreender o funcionamento e a lógica da localização dos bancos comunitários. Analisar o fenômeno com o olhar da Geografia: os lugares e as horizontalidades
Conteúdo resumido: Fixos geográficos financeiros tradicionais: a criação de espaços da racionalidade. Definição dos bancos comunitários e serviços disponibilizados. As normas e as moedas locais. Desenvolvimento local e o circuito inferior da economia urbana. A criação de horizontalidades
Possibilidades Digitais com Moedas Sociais: novas tecnologias, usos e governanças
Objetivo: Discutir as possibilidades e limites da utilização de diferentes ferramentas digitais com moedas sociais.
Conteúdo resumido: Contexto brasileiro: papel, cartão e E-dinheiro. Governança sociotécnica. Publicidade dos dados agregados. Novas tecnologias e possibilidades futuras.
Implementação e sustentabilidade de um banco comunitário: políticas públicas e organizações locais
Objetivo: Compreender o processo de implementação de um banco comunitário através da política pública realizada pela SENAES e pelos Governos municipais. Conteúdo: Analisar e debater sobre o processo de implantação de um banco comunitário, fases de sensibilização e planejamento, implantação, formação e gestão. Apresentar o papel do território, da articulação política e dos aspectos organizacionais na consolidação do banco comunitário. A política pública como criadora de verticalidades institucionais.
Perspectivas e diálogos com o trabalho associativo
Objetivo: Discutir o conceito de trabalho, contextualizando com as dinâmicas contemporâneas do mundo do trabalho, bem como debatendo alternativas conectadas com bancos comunitários e moedas sociais.
Conteúdo resumido: Conceito de trabalho. O trabalho hoje. Acumulação flexível. Capitalismo de plataforma.