Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

O Desafio Solar do NIDES saiu no RJTV:

Competição de barcos movidos a energia solar é realizada em Búzios (Fonte: https://globoplay.globo.com/v/7014460/)

DesafioSolar

Prof Antônio Nuno Santa Rosa do NIDES/UFRJ participa do Campeonato Mundial de Vela Adaptada: Para World Sailing - Sheboygan, Wisconsin, USA no período de 16 à 23/09: http://www.paraworldsailing2018.com/

NunoVela2018 1

NunoVela2018 2

 

 

 

Grupo De Estudos Mestrado NIDES 2019 - <a href="https://www.freepik.com/free-photos-vectors/school">School vector created by Freepik</a>
 
 
O grupo de estudos para o Mestrado do NIDES começará na próxima quarta-feira, dia 5 de setembro de 2018.
 
Horário: 13h30 as 16h30
 
Local:LIpE (sala H-200), bloco H, Centro de Tecnologia.
 

Contato:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / (21) 999436006 (ZAP - Rejane)

 

PVP PracaMaua1Foi realizada na última sexta-feira uma atividade em campo pelo Pré-Vestibular Popular (PVP) do Nides, incluindo a visitação do Museu do Amanhã e Museu de Arte do Rio. "Rio do Samba" e "Trilhar os Amanhãs" foram exposições incluídas no seu itinerário, sendo previsto 40 educandos e educadores de diferentes áreas do conhecimento.

 

O projeto visa não somente trabalhar conteúdos tradicionais dos vestibulares abordados por outros cursos, mas em criar oportunidades multidisciplinares para conhecerem e ocuparem novos espaços de reflexão e cultura, tornando a experiência do Pré-Vestibular Popular mais diversificada. O encontro inédito uniu estudantes dos quatro polos existentes atualmente, promovendo a integração e aprendizado de experiências e realidades.

 

Através das atividades em campo, os educadores buscam contextualizar os conhecimentos dos vestibulares, segundo uma realidade crítica, trazendo em discussão temas transversais como educação participativa, identidade para o ser humano e problemas socioambientais. Entre outros processos, o Pré-Vestibular Popular utiliza a metodologia participativa para incentivar a apropriação das experiências, visando o empoderamento do grupo social.

 

Foto da turma em visita

 

 

 

Dentro das inúmeras lutas da Marielle Franco no Rio de Janeiro, uma delas era trazer a Universidade para cumprir sua função social: a de combater a desigualdade, lutar contra as injustiças e desenvolver projetos na área de educação popular e assessoria a organizações comunitárias e movimentos sociais. Nesse sentido, o NIDES foi chamado inicialmente a contribuir com a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania (CDDHC/ALERJ) e posteriormente Marielle contribuiu para trazer a pauta de gênero e raça para dentro do mestrado de Tecnologia para o Desenvolvimento Social (PPGTDS/NIDES/UFRJ).

Assim, o NIDES tem o prazer de convidar toda a comunidade acadêmica da UFRJ para debater junto com três militantes comunitárias que atuaram com Marielle, e hoje continuam seu trabalho, atuando também junto com o NIDES em projetos de extensão, para discutir propostas para manter o legado de Marielle na construção de um Rio de Janeiro mais justo e menos desigual.

Data: 9 de agosto, das 15:00 as 18:00

Local: Salão Nobre do Centro de Tecnologia da UFRJ

Participantes da mesa: Renata Souza, Mônica Francisco e Rose Cipriano

Facebook: https://www.facebook.com/events/1500790473360255/

Faça sua pré-inscrição gratuita em: https://goo.gl/forms/VDoXxqFYN4L76Qh02

Sub-categorias

            100 anos ufrj                                     logo e sic

UFRJ NIDES - Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social
Desenvolvido por: TIC/UFRJ