Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Pesquisar

Email Institucional

Email institucional

NIDES - Encontre-nos

Endereço

Sala ABC112 - Mezanino, ligação ABC (fundos do Bloco B), sala 112, Centro de Tecnologia, Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ

Telefone

TEL: +55 21 3938-7453

Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento: Uma reflexão sobre a política de nanotecnologia, a partir dos estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade.

Noela Invernizzi - Universidade Federal do Paraná


AulaInauguralPPGTDS2019 peqData: 16 maio, ás 14h

Local: Salão Nobre da decania do Centro de Tecnologia


Professora Associada do Setor de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Paraná. Formada em Antropologia (Universidade da República, Uruguai), com mestrado e doutorado em Política Científica e Tecnológica (Universidade Estadual de Campinas). Fez estágio de pós-doutorado no Center for Science, Policy and Outcomes, Universidade de Columbia, EUA. Foi professora do Programa em Estudos do Desenvolvimento da Universidade Autónoma de Zacatecas, México; pesquisadora visitante no Center for Science, Policy and Outcomes, EUA; e Fellow no Science, Technology and Innovation Program do Woodrow Wilson International Center for Scholars, EUA. Integrou o Comitê Consultivo de Nanotecnologia do MCTI. Co-coordenadora da Rede Latino-Americana Nanotecnologia e Sociedade. Integra o Council da Society for Social Studies of Science (4S) (2017-2020). É presidente da Associação Latino-Americana de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia (ESOCITE) (2018-2020).

Seminário 10Maio2019O SOCIUS/CSG-ISEG - Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações – está organizando o Seminário “O contexto das Incubadoras Tecnológicas de Economia Solidária no Brasil”, apresentado pelo Prof. Doutor Felipe Addor (UFRJ).

 

O Seminário irá ocorrer no dia 10 de maio de 2019,  as 17h, no ISEG, ANFITEATRO 1 (situado no piso 4 do Edifício QUELHAS 6, conforme planta disponível no link: https://www.iseg.ulisboa.pt/aquila/instituicao/ISEG/quem-somos/campus).

 

O programa deste Seminário inclui o Lançamento de dos livros:

Incubadoras tecnológicas de economia solidária: Concepção, metodologia e avaliação - Volume I. Organizadores: Felipe Addor e Camila Rolim Laricchia. -- Rio de Janeiro : Editora UFRJ, 2018.

Incubadoras tecnológicas de economia solidária: Experiências e reflexões a partir da prática - Volume II. Organizadores: Felipe Addor e Camila Rolim Laricchia. -- Rio de Janeiro : Editora UFRJ, 2018.

 

Ambos disponíveis na página: http://nides.ufrj.br/index.php/relatorio-proninc.

A entrada é livre, não sendo necessária inscrição.

 

 

 

 

 

 

No dia 8 de Abril, o livro "Dialética da Autogestão em Empresas Recuperadas no Brasil", que contou com a participação do SOLTEC/NIDES será apresentado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em Portugal.

Para mais informações: https://ces.uc.pt/pt/ces/ecosol/eventos/2019/empresas-recuperadas-no-brasil

 

logos CES pt01

Por Equipe Coordenadora PVP
 
victoria acari uspA estudante Victoria Crystina Freitas da Silva, 19 anos, da primeira turma (em 2018) do projeto de extensão Pré Vestibular Popular Educação para o Desenvolvimento Social, promovido pelo NIDES, foi aprovada para o curso de Letras na USP. Além disso, ficou em primeiro lugar na ampla concorrência para o curso Letras - Português/Espanhol na UERJ. Ela é moradora de Acari e estudou no polo localizado nesse território. Após a maravilhosa notícia de sua aprovação, pedimos a ela que respondesse o que achou do projeto e como estava se sentindo. Victoria optou pela USP e encontra-se matriculada na instituição. Compartilhamos abaixo seu emocionante relato.
 
Sobre o que eu achei do pré-vestibular: Olha, pra mim teve prós e contras, mas foi muito bom ter praticamente à minha disposição professores tão bons e solícitos, sempre dispostos a ajudar com o que fosse preciso, isso foi essencial principalmente para redação, ter alguém que desse um feedback bem pessoal e não um geral de uma turma, como vemos sempre em cursinhos. Além disso, o ambiente, de estar com pessoas que passam pelas mesmas situações que eu passo no dia dia, cria um clima diferente do de um cursinho tradicional, onde as pessoas estão sempre competindo entre si. Ali estávamos todos sempre dispostos a nos ajudar, a conquista de um é a conquista do outro, é um clima bem mais leve para se preparar para um vestibular.
 
Como eu estou me sentindo? Eu estou muuuuuito feliz, muito mesmo, estar estudando na melhor universidade do país tendo vivido toda minha vida em condições péssimas em que o Estado não só abandona, como oprime diariamente traz uma sensação que não passa nunca. Lembro que chorei muito no ônibus indo pro meu primeiro dia de aula, pensei em tudo que vi acontecer ali onde moro e ainda vejo, pensei em familiares meus que praticamente não têm perspectiva de melhora e em como até meus pais já tiveram que catar comida do lixo para viver e como eu estou em uma baita universidade e na enorme responsabilidade que carrego por conta disso.
 
Em Acari, o projeto acontece em parceria com o coletivo Fala Akari e a Associação de Moradores de Parque Acari. Funciona na Paróquia Nossa Senhora de Nazareth e dos Mártires Ugandenses. Em 2019, iniciaremos a segunda turma com bastante esperança e empolgação, entendendo que o exemplo de Victoria contribui para o fortalecimento dos educandos do projeto.
 

Atenção: Bibliografia atualizada!

 

ConcursosPR4

 

 

Edital Nº 1054, de 19 de dezembro de 2018

Concurso Público para provimento de vagas em cargos efetivos da carreira de Professor da Carreira de Magistério Superior

 

Código Centro Unidade Acadêmica Departamento / Programa / Curso Setorização Definitiva Regime de Trabalho Classe Denominação Titulação Nº de Vagas
MS-034 CT Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social - NIDES - Tecnologia para o desenvolvimento social 40h - DE A Professor Adjunto A

Graduação em Engenharias; Doutorado em qualquer área.

1

 

Conteúdo Programático

1) Teoria Crítica da Tecnologia

2) Tecnologia Social

3) Tecnologia e Desenvolvimento Social

4) Contribuições do pensamento feminista na C&T

5) Perspectiva de raça/pan-africanismo na C&T

6) Politecnia

7) Educação Popular

8) Metodologias Participativas

9) Extensão Tecnológica

10) Economia Solidária

Bibliografia 1) NEDER, R. T. Andrew Feenberg: Racionalização democrática, poder e tecnologia. Brasília: Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina/Centro de Desenvolvimento Sustentável - CDS, 2010. Disponível em: https://aprender.ead.unb.br/pluginfile.php/125220/mod_resource/content/1/textos/LivroArteFinal_baixa.pdf
2) MARX, Karl. O Capital, Livro Primeiro. Tradução de Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. Os Economistas. São Paulo: Editora Nova Cultural Ltda, 1996. [Cap. 13 : A maquinaria e a indústria moderna, pp. 7-69]. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_fontes/acer_marx/ocapital-2.pdf
3) PINTO, Alvaro Vieira. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005. [Capítulo IV – A Tecnologia, itens 1 a 6, pp. 219-245].
4) DAGNINO, R. Tecnologia Social: contribuições conceituais e metodológicas [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2014. Disponível em: http://books.scielo.org/id/7hbdt/pdf/dagnino-9788578793272.pdf
5) LIANZA, S., ADDOR, F., Tecnologia e Desenvolvimento Social e Solidário. Porto Alegre, Editora UFRGS, 2005 [Prefácio e Introdução, pp. 17-45]. Disponível em: http://nides.ufrj.br/images/Imagens/programas/SOLTEC/TecDesSocSol.pdf
6) HENRIQUES, F.; ADDOR, F.; MALINA, C.; ALVEAR, C (orgs.). Tecnologia para o desenvolvimento social: diálogos Nides-UFRJ. Marília: Lutas Anticapital, 2018 [Capítulos 1, 12 e 15, pp. 17-36; 271-302; 337-356]. Disponível em: http://nides.ufrj.br/images/Imagens/programas/SOLTEC/Publicacoes/LivroComCapa_BaixaRes.pdf
7) HARAWAY, Donna. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos pagu, n. 5, p. 7-41, 1995. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/download/1773/1828
8) MARSHALL, Barbara L. Critical Theory, Feminist Theory, and Technology Studies. Em: MISA, T. J., BREY, P., FEENBERG, A. Modernity and Technology. Cambrigde: MIT Press, 2003. Disponível em: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.477.723&rep=rep1&type=pdf#page=117
9) CUNHA JUNIOR, Henrique. Tecnologia africana na formação brasileira. Rio de Janeiro: CEAP, 2010. Disponível em:  http://www.nides.ufrj.br/images/PPGTDS/Textos/CadernoTecnologiasAfricanas_CEAP_vf.pdf
10)  GUMBO, Mishack T. Indigenous technology in technology education curricula and teaching. In: WILLIAMS, P. John; JONES, Alister; BUNTTING, Cathy (Ed.). The future of technology education. Springer, Singapore, 2015. p. 57-75. Disponível em: http://www.nides.ufrj.br/images/PPGTDS/Textos/GUMBO_IndigenousTechnology.pdf
11) SAVIANI, Dermeval. Sobre a Concepção de Politecnia. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 1989.
12) FREIRE , P. Pedagogia do Oprimido. 17ª edição. Rio de Janeiro, Editora Paz e Terra, 1970.
13) ADDOR, Felipe; Henriques, Flávio Chedid (Orgs). Tecnologia, participação e território: reflexões a partir da prática extensionista. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2015 [Capítulos: Sobre o conceito e a prática da pesquisa-ação, pp. 119-144 ; O conceito de tecnologia: relexões para a prática da extensão universitária na área tecnológica, pp. 235-258]. Disponível em: http://nides.ufrj.br/images/Imagens/programas/SOLTEC/Soltec_3-Tecnologia_participacao_e_territorio_baixaRes.pdf
14) THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 13a edição. São Paulo: Cortez, 2004.
15) FREIRE, P. Extensão ou Comunicação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1972.
16) KLEBA, John Bernhard. Engenharia engajada – desafios de ensino e extensão. Revista Tecnologia e Sociedade, Curitiba, v. 13, n. 27, p. 170-187, jan./abr. 2017. Disponível em: https://revistas.utfpr.edu.br/rts/article/viewFile/4905/3347
17) NASCIMENTO, Claudio. Paul Singer: uma tese e oito hipóteses sobre o socialismo/autogestão. Em: SANTOS, A. M.; NASCIMENTO, C. Paul Singer: democracia, economia e autogestão. Marília: Lutas antcapital, 2018. pp. 83-272. Disponível em: https://lutasanticapital.milharal.org/files/2019/01/LivroPaulSingerComCapa_10_jan_19.pdf

 

Inscrição e mais informações em: https://concursos.pr4.ufrj.br/index.php/45-concursos/concursos-em-andamento/edital-n-1054-de-19-de-dezembro-de-2018/432-edital-n-1054-de-19-de-dezembro-de-2018

Sub-categorias

            100 anos ufrj                                     logo e sic

UFRJ NIDES - Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social
Desenvolvido por: TIC/UFRJ