Defesa da mestranda Géssica Rafaela Guimarães Nunes
O ENSINO DA DISCIPLINA ELETIVA ECONOMIA SOLIDÁRIA NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NA AMAZÔNIA
Géssica Rafaela Guimarães Nunes
Resumo:
A pesquisa intitulada “O ensino da Disciplina Economia Solidária no Curso de Ciências Contábeis em uma universidade Pública na Amazônia” tem por objetivo compreender as contribuições da disciplina de Economia solidária na formação dos estudantes para atuarem em empreendimentos econômicos solidários ou na assessoria a esses empreendimentos, ou na formulação e execução de políticas públicas nesse campo. A investigação terá como universo o curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal Rural da Amazônia, campus Tomé Açu-PA. A metodologia da qualitativa e de natureza bibliográfica e documental. A pesquisa se sustenta na discussão sobre o papel da disciplina de Economia solidária, assim como para discussão sobre a necessidade de formar profissionais com um conhecimento mais abrangente e multidisciplinar, conhecer as Diretrizes curriculares nacionais voltadas para os cursos de ciências Contábeis e o projeto pedagógico do curso.
Data e horário: 14/03/2025 – 14:00
Local: https://meet.google.com/sne-vjxx-dje
Banca:
Prof. Dra. Fernanda Santos Araújo (orientadora) – NIDES/UFRJ
Prof. Dr. Flávio Chedid Henriques- NIDES/UFRJ
Prof. Dra. Sandra Rufino – NIDES/UFRJ
Prof. Dra. Bruna Mendes de Vasconcellos - Universidade Federal do ABC
Defesa da mestranda Beatriz Campana Condini
A EXPERIÊNCIA DA COZINHA POPULAR TRANSVESTIGÊNERE KUZINHANEM
Beatriz Campana Condini
Resumo:
Esta pesquisa possui como objeto analítico a experiência de uma cozinha popular, a KuzinhaNem, localizada na Lapa, Rio de Janeiro, gerida coletivamente pelo grupo TransRevolução. O estudo pretende investigar quais são os valores econômicos envolvidos no trabalho produtivo e no trabalho reprodutivo que podem ser significativos no movimento de construção de uma sociedade anticapitalista, que se contraponha às desigualdades. A pesquisa está centrada em dois princípios teóricos: 1) a economia associada ao social (economia popular e solidária) e 2) o trabalho produtivo associado ao reprodutivo. Nesse sentido, foi feita uma sistematização da experiência (Holliday) por meio de encontros semanais com todos os participantes da cozinha e do envolvimento cotidiano da pesquisadora na gestão das atividades do grupo.
Data e horário: 05/09/2024 - 14:00
Local: Centro de Tecnologia da UFRJ, Bloco A, Sala ABC 112, sala do Soltec
Banca:
Luciana Correa do Lago (orientadora) - NIDES/UFRJ
Prof. Fernanda Santos Araújo - NIDES/UFRJ
Prof. Flavio Chedid Henriques - NIDES/UFRJ
Prof. Bruna Mendes de Vasconcellos - UFABC
Defesa da mestranda Norma Alves de Sales Santos
O PROJETO DE EXTENSÃO ANIMA-MITO: SISTEMATIZANDO DIFERENTES APRENDIZAGENS NA ESCOLA MUNICIPAL DILERMANDO CRUZ
Norma Alves de Sales Santos
Resumo:
Ao longo da História da sistematização da aprendizagem escolarizada, os autores da área de ensino fizeram severas críticas ao modelo convencional aplicado, afirmando que estavam contribuindo para a manutenção da sociedade capitalista, objetivo observado desde o início de sua concepção institucional. Neste arcabouço, as crianças oriundas das classes populares, foram crescendo com defasagem no que se refere à aquisição de leitura, escrita, entendimento de textos e do mundo. Em contrapartida, os estudiosos contemporâneos vão legitimando o letramento, a interdisciplinaridade e a politecnia como propostas que extrapolam a fragmentação dos conceitos disciplinares e apontam estratégias de ensino e aprendizagem que abranjam a globalidade dos temas a serem contemplados, de acordo com a realidade com que se identifiquem e estudados com as contribuições das diferentes disciplinas. Tal abordagem sugere a formação de futuros cidadãos conscientes e profissionais atuantes no mercado de trabalho. A articulação entre trabalho intelectual e trabalho manual, resulta numa formação que, a partir do próprio trabalho social, desenvolva a compreensão das bases da organização do trabalho e a inserção social. Através da integração, interação e diálogo entre as diferentes disciplinas, ocorrem as reflexões individuais de cada estudante que acrescidas da intervenção de sua bagagem cultural vai solidificando suas concepções de aprendizagem. O objetivo será a formação plural do discente, que acontece também através das trocas realizadas nos espaços escolares. Esta estrutura requer intencionalidade nas intervenções pedagógicas, através do planejamento, organização de ações cotidianas e da oferta de estratégias que culminem na aquisição das habilidades e competências a serem adquiridas pelos estudantes para serem futuros agentes de transformação pessoal e social. Nesta perspectiva, a aprendizagem deve ser mediada por profissionais que acreditem primeiro em seu próprio desenvolvimento, em sua educação continuada, nas pesquisas que realiza, nos seus estudos contínuos e na transformação social dos estudantes sob sua responsabilidade percebendo que não é mais possível reproduzir os convencionais padrões escolarizados que continuem perpetuando e consolidando uma nação profundamente assolada por desigualdades sociais, econômicas e políticas, desemprego, miséria e desrespeito. Dessa forma, é imperativo que a instituição escolar seja reformulada para assumir uma proposta pedagógica que atue ativamente nas ações cotidianas dos estudantes, tendo a autonomia como instrumento, criando suas próprias metas para que alcance sua identidade cidadã e consiga se inserir de maneira mais igualitária no contexto sociocultural vigente. Minha inserção e trajetória na esfera pública de ensino sempre estiveram pautadas nas leituras e análises abordadas nos registros desses teóricos, fazendo analogia com a realidade encontrada no interior das salas de aula. Ao longo desses trinta e seis anos de magistério público, tais ponderações me levaram a formular questionamentos e hipóteses sobre o que é realmente importante ensinar aos aprendizes, para que sejam estudantes letrados e plenamente inseridos na realidade social. Diante dessas concepções, estudos e análises, realizadas ao longo do meu fazer pedagógico, me deparei com a proposta dos Projetos de Extensão, desenvolvidos por docentes e discentes dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e que serão objeto principal das minhas pesquisas e dissertação.
Data/Horário: 09/09/2024 – Segunda-feira - 16:30h
Como participar da vídeo chamada:
Link: https://meet.google.com/aps-qjnt-dak
Ou disque: (US) +1 541-897-2454 PIN: 201 859 488#
Banca:
Prof. Dr. Gustavo Carvalhaes Xavier Martins Pontual Machado - Orientador -PPGTDS/NIDES/UFRJ
Prof. Dr. Alexandre Palma da Silva - PPGTDS/UFRJ
Prof. Dr. Carlos Alexandre Pereira - NIDES/UFRJ
Prof. Dr. Simone de Oliveira Gonçalves Bondarczuk - UFRJ
Prof. Dr. Pedro Ribeiro Martins - UFRJ
Defesa do mestrando Lucas Redko de Carvalho
AGROFLORESTA PEDAGÓGICA COMO TECNOLOGIA SOCIAL DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO:
PESQUISA-AÇÃO JUNTO AO GRUPO DE ESTUDOS DO SOLO DA ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ / UFRN
Lucas Redko de Carvalho
Resumo:
Essa dissertação apresenta um plano de manejo para uma agrofloresta didática na UFRN. Elaborada com o objetivo de integrar ensino, pesquisa e extensão, a proposta é detalhada em metodologias baseadas em princípios agroecológicos e sintrópicos, abordando etapas como planejamento, preparação do solo, seleção de culturas, implantação, manejo e avaliação. A dissertação enfatiza a importância de criar um ambiente educativo onde agricultores, estudantes e professores possam aprender e aplicar técnicas sustentáveis de manejo agroflorestal, visando a integração de teoria e prática. Além disso, discute o contexto das crises ambientais, econômicas e sociais brasileiras, e como a agrofloresta pedagógica, enquanto tecnologia social, pode contribuir para soluções locais e a construção de modelos socioeconômicos alternativos.
Data/Horário: 04/09/2024 – 10:00
Local: https://meet.google.com/uzb-ttbs-jme
Banca:
Prof. Dr. Renan Finamore (Orientador) - ENSP/Fiocruz
Prof Dr. Gualter Guenther Costa da Silva (Co-Orientador) - EAJ/UFRN
Profª Drª Ermelinda Maria Mota Oliveira - EAJ/UFRN
Prof. Dr. Gustavo Machado - NIDES/UFRJ
Profª Drª Heloisa Firmo - NIDES/UFRJ
Defesa da mestranda Lirayen Reyes Gálvez
ANÁLISIS DE LOS DESAFÍOS METODOLÓGICOS PARA LA DIFUSIÓN DE PRÁCTICAS AGROECOLÓGICAS EN CHILE Y BRASIL, A LA LUZ DE LA METODOLOGÍA DE CAMPESINO A CAMPESINO
Lirayen Reyes Gálvez
Resumo:
Chile e o Brasil, possuem um contexto rural latino-americano comum no sentido dos imaginários sociais dominantes no campo e na agricultura. Países herdeiros de marcadas hierarquias, a história dominante tem sabido como manter invisíveis os conhecimentos e saberes das comunidades tradicionais, processo que Paulo Freire nomeou como “Educação Bancária”, e que podemos ver expressada nas diferentes esferas da vida.
Diante dessa necessidade de reconhecer o conhecimento e divulgá-lo, cria-se e propaga-se um processo pedagógico, que é a metodologia Campesino-à-Campesino. Este exercício prático e político, sustentado por e para organizações camponesas, busca resgatar as práticas e saberes de seus integrantes, fortalecer mecanismos de difusão da agroecologia e politizar a vida das comunidades para transformar sua realidade. Nesta pesquisa, dialogaremos com duas experiências latino-americanas incipientes, uma em Tirúa, Wallmapu, Chile e outra em Piraí, Rio de Janeiro, Brasil, analisando as possibilidades que a metodologia nos oferece ao trabalhar por uma transição agroecológica.
Data/Horário: 02/09/2024 – 10:00
Local: Sala ABC-112, Centro de Tecnologia - UFRJ, RJ.
Banca:
Prof. Dr. Felipe Addor (orientador) – NIDES/UFRJ
Prof. Dra. Fernanda Santos Araujo – NIDES/UFRJ
Prof. Dra. Camila Rolim Laricchia – NIDES/UFRJ-Macaé
Prof. Dra. Iranilde de Oliveira Silva – MST-RJ