Defesas do Programa de Pós-Guaduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social

ALGICULTURA SUSTENTÁVEL E TECNOLOGIA SOCIAL NA BAÍA DA ILHA GRANDE:

SISTEMATIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIA DE UM CURSO NA EXTENSÃO

Carlo Rodrigo Pimentel Duarte

Resumo:

A Kappaphycus alvarezii é uma espécie de macroalga vermelha cultivada amplamente nas regiões tropicais asiáticas e seu mercado pode chegar a US$ 1,3 trilhão em 2030, de acordo com um relatório da Exactitude Consultancy (2023). Na agricultura, seu extrato líquido é aplicado como biofertilizante e, no Brasil, o mercado de fertilizantes alcançou a marca de quase 46 toneladas de produtos entregues ao mercado em 2023, segunda a ANDA. Além disso, essa alga é a principal fonte de carragena, um polissacarídeo utilizado na indústria alimentícia como espessante, emulsificante, gelificante e estabilizante. A Kappaphycus alvarezii é o ponto de partida da pesquisa e está inserida no contexto da Tecnologia Social aplicada nos cultivos dentro do território de Paraty Mirim (Paraty - RJ), considerando as comunidades envolvidas. Nesta localidade está instalada a Fazenda Escola, uma parceria entre a UFRJ e um algicultor licenciado no território com vistas a estabelecer a manutenção dos projetos que envolvam a alga, seja com a qualificação de novos algicultores, seja com a produção de biomassa para as pesquisas acadêmicas. A presente dissertação avaliou o Projeto de Extensão denominado “Algicultura na Baía da Ilha Grande”, que recebeu aporte financeiro através da emenda parlamentar no 40540020 (FUJB/NIDES/UFRJ), realizado de 2021 a 2023, visando a formação de pessoal através do curso de extensão “Algicultura e Desenvolvimento Territorial Sustentável”, com duração total de 90 horas, sendo 30 teóricas e 60 práticas. As abordagens de análise tiveram início com o curso e toda sua administração e organização, bem como os impactos causados por esta ação. A pesquisa focou em 5 aspectos principais: sob o ponto de vista do curso como o desdobramento da organização, grade curricular e caracterização social do inscritos; na perspectiva da legislação que envolve a Cessão de Uso da Água da União, a licença ambiental e a legislação de biofertilizantes, quais seus impactos, ofensores e prazos; avaliação do território da BIG, sob as óticas histórica, geográfica, cultural, ambiental e temporal; análise do empreendedorismo local e surgimento de novos negócios e oportunidades; detalhamento na aplicação das técnicas disponíveis para o cultivo, soluções consolidadas e tecnologia compartilhada. A Sistematização de Experiências apresentada neste trabalho utiliza diferentes técnicas e abordagens, e trata da metodologia de pesquisa qualitativa de cunho participativo. A opção por esta metodologia ocorreu por entender que a sistematização sempre é um processo permanente e cumulativo na produção de conhecimento a partir da experiência em uma realidade específica. A pesquisa direciona sua análise para o cenário durante e após o curso de extensão, demonstrado significativa melhora dos aspectos estudados, sugerindo a consolidação da cadeia produtiva e fixação de pontos importantes sobre o tema. Esta pesquisa evidenciou um cenário aquecido para a Kappaphycus alvarezii no território da Baía da Ilha Grande, especialmente após o início das atividades do curso. Novos negócios foram desenvolvidos e identificadas oportunidades em diversas áreas para o segmento. Houve uma movimentação significativa sobre a algicultura na BIG e também no Brasil nos últimos 3 anos. Como consideração propositiva, fica sugerida a necessidade de mais ações coordenadas entre produtores, poder público e universidade, com objetivo de estreitar as relações e facilitar o desenvolvimento de novos negócios na região. É importante desenvolver uma cadeia para o beneficiamento da alga e extração do biofertilizante, conectando produtores e indústrias através de um sistema de cooperativas ou similares. Estudos mais aprofundados, com detalhadas linhas de análise podem sugerir ações governamentais ou de investidores mais assertivas, visando potencializar o ecossistema da algicultura.

Data/Horário: 04/09/2024 às 14:00

Local: Centro de Tecnologia da UFRJ, Escola de Química, Sala Acácia, Bloco I – 222

Link da videochamada: https://meet.google.com/dcc-arfm-wtr

Ana Lucia do Amaral Vendramini (orientadora) - NIDES/UFRJ