Considerando:

- A suspensão do calendário no inicio do ano devido à pandemia;

- A retomada do calendário da pós-graduação da UFRJ a partir de agosto (http://posgraduacao.ufrj.br/pdfs/calendario_2020_trimestral_alternativo_covid) em regime especial (https://www.adufrj.org.br/index.php/pt-br/noticias/arquivo/80-atual/3137-consuni-aprova-calendarios-de-graduacao-e-pos) com ensino remoto;

- E o inicio previsto para o calendário acadêmico do próximo ano em Maio de 2021.

 

O colegiado do PPGTDS decide que:

- O processo de seleção para a turma 2021 ocorrerá no inicio do ano de 2021.

- O edital será publicado no fim do ano de 2020.

 

Vermelho 300x225

 

 

 

O Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais (IPPRI/ UNESP), o Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides/UFRJ) e o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Castanhal, em uma parceria entre seus programas de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial da América Latina e Caribe (TerritoriAL/UNESP), Programa de Pós-Graduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social (PPGTDS/Nides/UFRJ) e Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares (PPGDRGEA/IFPA), com o propósito de divulgar a produção acadêmica de pesquisadores/as, torna público o presente Edital de chamada de artigos para compor o Livro TECNOLOGIA SOCIAL E REFORMA AGRÁRIA POPULAR a ser publicado pela Coleção Vozes do Campo da Editora Cultura Acadêmica. Esta publicação tem o apoio do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (Clacso) e da Cátedra da UNESCO de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial.

 
O Edital busca selecionar artigos que aprofundem a reflexão teórico-metodológica e analisem experiências de desenvolvimento de tecnologia social no âmbito da luta pela reforma agrária popular. Ainda que possam ser aceitos artigos que tragam debate sobre os conceitos que articulam esses dois campos, serão valorizadas reflexões que tratem de projeto concretos e que permitam vislumbrar caminhos para se pensar um novo paradigma tecnológico que possa ser útil ao projeto da reforma agrária popular. Está sendo considerado como parte dessa temática o contexto dos movimentos socioterritoriais e comunidades tradicionais que lutam para a manutenção e desenvolvimento de seus territórios.
 
 

Edital

 

EditalLivro2020

 
MATRÍCULA -  Turma 2020
 
Data: 12 de março de 2020
Horário: 08:30/12:30
Local: Sala H219A, Centro de Tecnologia CT-UFRJ - Cidade Universitária
 
Apresentação de Documentos (originais e cópias):
 
1. Identidade, CPF, Título de Eleitor, 
2. Certificado de Reservista (alunos do sexo masculino)
3. Passaporte (para alunos estrangeiros)
4. Diploma de Graduação (ou Declaração de Conclusão)
5. Histórico Oficial
6. Comprovante de residência
 
Recepção de Calouros e Início das Aulas
 
Data: 12 de março de 2020
Horário: 08:30/12:30
Local: Sala H219A, Centro de Tecnologia CT-UFRJ - Cidade Universitária
 
Secretaria Acadêmica PPGTDS
 
Sala ABC114 - fundos do Bloco A -  Centro de Tecnologia CT-UFRJ - Cidade Universitária
Atendimento ao Público: 4a e  5a (11h - 15h)
 
 

Fonte: http://posgraduacao.ufrj.br/noticia/3504

 

Resolução CEPG nº 01, de 16 de março de 2020 (Resolução emergencial sobre defesas de mestrado e doutorado no período de pandemia do COVID-19).

Clique aqui para ver na íntegra a referida resolução

 

Atualização de 20/03/2020:

 

Veja também a PORTARIA CAPES Nº 36, DE 19 DE MARÇO DE 2020 - Dispõe sobre a suspensão excepcional dos prazos para defesa de dissertação ou tese no âmbito dos programas de concessão de bolsas da Capes clicando no link: http://posgraduacao.ufrj.br/noticia/3525

 

CEPEG 01 2020

arte disciplinamestrado 2020 low
Durante o quarto período do calendário trimestral da UFRJ (2019.4), que ocorre nos meses de janeiro e fevereiro de 2020, o NIDES ofereceu três disciplinas dentro do mestrado em Tecnologia em Desenvolvimento Social, com vagas também para alunos de outros cursos e instituições, além de ouvintes (conforme disponibilidade).
 
Para fevereiro, teremos o curso 6000 anos de urbanismo africano. Para isso, contamos com o apoio do SENGE-RJ e da ADUFRJ. O curso ocorrerá no Auditório do SENGE-RJ, que fica na Av. Rio Branco, 277, 17o andar (do lado da estação do metrô da Cinelândia)
 
É necessário fazer pré-inscrição, disponível no link (PRÉ-INSCRIÇÕES ENCERRADAS)
 

6000 ANOS DE URBANISMO AFRICANO:  INTRODUÇÃO HISTÓRICA E SITUAÇÃO ATUAL - Professor: Henrique Cunha Junior (Professor Titular da Universidade Federal do Ceara) -Dia/Horário: 10 a 14 de fevereiro de 2020. 13:00 as 17:00. Plano de aulas: https://docs.google.com/document/d/1zzTsn-C7z65GKIJD-jWRIQbQtqAy_ggd3-KSBHv1FuU/edit?usp=sharing

 

Para mais detalhes das disciplinas, acesse o link http://nides.ufrj.br/index.php/disciplinas/2019 ou envie email para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

 

 

            100 anos ufrj                                     logo e sic

O conteúdo do site é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0) da Creative Commons.

UFRJ NIDES - Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social
Desenvolvido por: TIC/UFRJ