Defesas do Programa de Pós-Guaduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social

 

  

A EDUCAÇÃO SUPERIOR E OS DESAFIOS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PANDEMIA: UM PANORAMA DA FACULDADE DE LETRAS DA UFRJ

 

Lídia Mara Gonçalves Torres

 

 

Resumo:

Este estudo foi o resultado de uma observação feita sobre as ações de extensão vigentes na Faculdade de Letras (UFRJ) durante a pandemia (2020/2021) e é justificado pela necessidade de identificarmos os seguintes pontos: (i) como os coordenadores de ações conseguiram desenvolver suas atividades nesse período; (ii) quais foram as dificuldades encontradas por eles e (iii) o que aprenderam para utilizar no futuro nas atividades pesquisadas ou em outras que vierem a propor. Esta pesquisa foi qualitativa e exploratória, baseada em um estudo de caso e com o uso de metodologias participativas, como a pesquisa participante. A amostra escolhida foi composta por ações que permaneceram vigentes durante a pandemia. Foram realizadas entrevistas com cada um dos coordenadores através do Google Forms. Os entrevistados puderam expor como foi a sua experiência, que caminhos escolheram para trilhar nesse período, que resultados tiveram e como vão poder utilizar esta experiência para enriquecer o trabalho futuro. Foi possível identificar quais foram os problemas apresentados no período citado, também em relação à infraestrutura. Ao detalhar a prática extensionista de cada ação, é possível perceber como pode ser aproveitada toda a experiência vivida para novas ações, a fim de alcançarmos diferentes resultados e modificarmos as futuras práticas, de acordo com outras percepções da nova realidade.

 

Data e horário: Dia 27 de junho de 2024, as 14:00.

 

Local: Auditório do PACC / LIBRAS – Faculdade de Letras da UFRJ.

 

Banca:

Profa. Dra. Eleonora Ziller Camenietzki (Orientadora) – NIDES/UFRJ

Prof. Dr. Pedro Ribeiro Martins (2º orientador) – Letras / UFRJ

Prof. Dr. Celso Alexandre Souza de Alvear – NIDES / UFRJ

Profa. Dra. Simone de Oliveira Gonçalves Bondarczuk – Letras / UFRJ

Prof. Dr. Roberto de Freitas Junior – Letras / UFRJ

Prof. Dr. Flávio Chedid Henriques (suplente NIDES/ UFRJ)

Prof. Drª Mergenfel Andromergena Vaz Ferreira (suplente externo Letras)

 

 

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VIVÊNCIAS LITERÁRIAS NA EJA: UMA PROPOSTA DIALÓGICA, INCLUSIVA E PARTICIPATIVA

 

Luciana Coutinho Leonidas

 

Resumo: 

O presente trabalho foi organizado com o objetivo de apresentar a capacidade de realização do ensino de literatura para o público da Educação de Jovens, Adultos e Idosos – EJA e o quanto o uso do texto literário auxilia o sujeito em sua consciência cidadã, além de contribuir para o seu desenvolvimento humano e social. A partir da atuação como docente em um projeto de extensão universitária, período em que foi identificada a falta de material didático voltado para o referido segmento educacional, foi desenvolvida a proposta de ensino de literatura aqui relatada, por meio de uma metodologia dialógica, inclusiva e participativa. Por fim, será apresentado o produto final desta pesquisa: material didático direcionado para o ensino de literatura na EJA.

 

Palavras-chaves: Literatura, Letramento literário, EJA, Pesquisa participante

 

Data e horário: Dia 01 de julho de 2024, às 14:30.

 

Local: Faculdade de Letras da UFRJ, Auditório do PACC LIBRAS.

Banca:

Eleonora Ziller Camenietzki (orientadora) – NIDES/UFRJ

Paulo Cezar Maia – NIDES/UFRJ

Margareth Andrade Morais – IFRJ

Barbara Cristina Euzébio Pereira Dias de Oliveira – Fiocruz

 

 

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Logística, abastecimento popular e seus desafios: uma sistematização da experiência do Movimento dos Pequenos Agricultores no Estado do Rio de Janeiro

 

 

Débora Lins Batista

 

Resumo:

A logística está assumindo um papel cada vez mais importante dentro das organizações. De um lado, temos uma logística empresarial a serviço do capital e que se volta para geração de mais-valor. De outro, uma logística que carece de atenção dentro das organizações populares. Este trabalho tem como objetivo analisar, sistematizar e contribuir com os desafios da logística da agricultura familiar camponesa do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) do estado do Rio de Janeiro. Para o desenvolvimento deste trabalho, foi realizada uma revisão da literatura em torno das temáticas do alimento/abastecimento popular, do Movimento e da gestão logística. Para isso, foi feito um estudo inicial acerca dos dados do Sistema de Abastecimento Alimentar Popular (SAAP), com o enfoque nos canais de comercialização, almejando a construção de uma análise, estruturação e sintetização desses dados operacionais-logísticos. Desta forma, buscou-se identificar quais são os entraves logísticos do MPA e do seu centro de distribuição (Raízes do Brasil), assim como sistematizar e contribuir com a logística do centro de distribuição. Ademais, espera-se que esta pesquisa contribua com a memória do Movimento.


 

Data e horário:  Dia 25 de abril de 2024, às 15:00

 

Local: Sala C da Decania

 

Banca:

Felipe Addor (orientador) – NIDES/UFRJ
Vicente Aguilar Nepomuceno de Oliveira (coorientador) – NIDES/UFRJ
Sandra Rufino Santos – NIDES/UFRJ (por videoconferência)
Leile Silvia Candido Teixeira – UFRJ
Francisco José de Castro Moura Duarte – UFRJ

 

 

 

 

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A atuação do terceiro setor no saneamento rural no Brasil: o caso da ONG Global WaSH na Escola Municipal Padre Caetano no Distrito de Monte Verde de Minas (MG)

 

 

Raquel Machado Miranda

 

Resumo:

Os direitos humanos à água e ao saneamento, embora garantidos por lei federal no Brasil, não são disponibilizados a toda a população brasileira, e quando se trata de áreas rurais, os números tendem a piorar. Na ausência do Estado, organizações do terceiro setor se debruçam sobre a temática para traçar estratégias de engajamento comunitário no tema e, a depender do contexto, buscar soluções alternativas em parceria com atores locais, articulando e pressionando o poder público para que possam avançar na resolução do problema. O presente estudo teve como objetivo analisar como funciona a gestão de um projeto de mobilização social pelo direito ao saneamento e as tecnologias sociais utilizadas no projeto piloto em Monte Verde de Minas, distrito de Juiz de Fora, em Minas Gerais, incluindo a ação da ONG Global WaSH. Trata-se de uma pesquisa-ação de que a autora fez parte como voluntária, além de pesquisadora. Para chegar às discussões e resultados, foi feita a triangulação das seguintes ferramentas metodológicas: relato de experiência, sistematização da experiência e entrevistas. A pesquisa contemplou: o momento em que a ONG recebeu uma busca ativa pela sua atuação; sua entrada no território; a articulação com atores locais; a busca de parcerias para realização do projeto; o planejamento de atividades com a temática de Água, Saneamento e Higiene (WaSH), primeiramente dentro da Escola Municipal Padre Caetano, contemplando professores e estudantes; a criação de um comitê popular de governança da água; e o planejamento e a execução da tecnologia de um filtro lento como barreira sanitária para melhorar a qualidade da água distribuída na escola. Foram identificadas as propostas exitosas bem como aquelas que não trouxeram os resultados esperados. Como considerações finais, são feitas sugestões para melhores práticas para ONGs no atendimento ao saneamento em comunidades rurais.


 

Data e horário:  Dia 28 de maio de 2024, as 14:00

 

Local: Centro de Tecnologia da UFRJ, Bloco D, Sala D202

 

Banca:

Heloisa Teixeira Firmo – Orientadora - NIDES/UFRJ

Gustavo Carvalhaes Xavier Martins Pontual Machado – Coorientador- NIDES/UFRJ

Renan Finamore Gomes da Silva – Membro interno - NIDES/UFRJ

Tatsuo Carlos Shubo – Membro externo - Fiocruz

Bianca Dieile da Silva – Membro externo - Fiocruz

 

 

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FAKE NEWS EM NOSSOS TEMPOS: REFLEXÕES E AÇÕES DE COMBATE EM ESPAÇOS EDUCATIVOS

 

Robson dos Santos Pereira

 

 

Resumo:

A presente pesquisa tem como objetivo geral refletir sobre os desdobramentos de um ciclo de palestras proferidas nas Naves do Conhecimento sobre o combate às Fake News, na tentativa de tornar os sujeitos participantes mais questionadores e atentos às informações. Desdobramos enquanto objetivos específicos: (a) identificar as contribuições, os percursos e os percalços das palestras nas abordagens sobre as Fake News e suas implicações nas mídias, (b) caracterizar as palestras como uma importante ferramenta na perspectiva da educação popular. Ressaltamos que, enquanto produto educacional, a palestra intitulada: “O Combate às Fake News” ocorreu em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ), ministrada em três Naves do Conhecimento do Município do Rio de Janeiro. Foi utilizada como metodologia a pesquisa qualitativa e enquanto instrumento de coleta de dados, as entrevistas, que intencionavam investigar os conhecimentos subsequentes às Fake News como um fato social objetivo. Os resultados permitiram qualificar a efetividade das palestras, identificando lacunas e problemas enfrentados pelo palestrante, que também é o autor dessa pesquisa.

 

Data e horário:  25/03/2024 às 14:00

 

Local: https://meet.google.com/oxw-xvvj-hxn

 

Banca interna:

Prof. Dr. Michel Jean Marie Thiollent (orientador) - NIDES/UFRJ
Prof. Dr. Tarliz Liao (coorientador) - NIDES/UFRJ
Prof. Dr. Alexandre Palma da Silva – NIDES/UFRJ
Prof. Dra. Adriana Rocha Bruno – PUC/SP
Prof. Dr. Marcelo Souza Motta – Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL

 

 

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