Defesas do Programa de Pós-Guaduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social

 

ANÁLISIS DE LOS DESAFÍOS METODOLÓGICOS PARA LA DIFUSIÓN DE PRÁCTICAS AGROECOLÓGICAS EN CHILE Y BRASIL, A LA LUZ DE LA METODOLOGÍA DE CAMPESINO A CAMPESINO

 

Lirayen Reyes Gálvez

 

Resumo:
Chile e o Brasil, possuem um contexto rural latino-americano comum no sentido dos imaginários sociais dominantes no campo e na agricultura. Países herdeiros de marcadas hierarquias, a história dominante tem sabido como manter invisíveis os conhecimentos e saberes das comunidades tradicionais, processo que Paulo Freire nomeou como “Educação Bancária”, e que podemos ver expressada nas diferentes esferas da vida.

Diante dessa necessidade de reconhecer o conhecimento e divulgá-lo, cria-se e propaga-se um processo pedagógico, que é a metodologia Campesino-à-Campesino. Este exercício prático e político, sustentado por e para organizações camponesas, busca resgatar as práticas e saberes de seus integrantes, fortalecer mecanismos de difusão da agroecologia e politizar a vida das comunidades para transformar sua realidade. Nesta pesquisa, dialogaremos com duas experiências latino-americanas incipientes, uma em Tirúa, Wallmapu, Chile e outra em Piraí, Rio de Janeiro, Brasil, analisando as possibilidades que a metodologia nos oferece ao trabalhar por uma transição agroecológica.

 

 

Data/Horário: 02/09/2024 – 10:00

Local: Sala ABC-112, Centro de Tecnologia - UFRJ, RJ.

 

Banca:

Prof. Dr. Felipe Addor (orientador) – NIDES/UFRJ

Prof. Dra. Fernanda Santos Araujo – NIDES/UFRJ

Prof. Dra. Camila Rolim Laricchia – NIDES/UFRJ-Macaé

Prof. Dra. Iranilde de Oliveira Silva – MST-RJ

 

 

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PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS ÀS COOPERATIVAS DE CATADORES DE MATERIAL RECICLÁVEL: UM ESTUDO DE CASO DE DUAS COOPERATIVAS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO FACE AO CASO DE UMA REDE DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DE CATADORES DO ESPÍRITO SANTO

 

Rodrigo Vital Salvador

 

Resumo:

Nesta dissertação, busca-se trazer reflexões acerca da ação do Estado em materializar o reconhecimento, por meio da justa contrapartida financeira, aos relevantes e fundamentais serviços ambientais realizados pelos trabalhadores da coleta de material reciclável. Fez-se a escolha deste caso por ser esse reconhecimento um importante fator de emancipação desses trabalhadores da presença do atravessador durante o processo de comercialização do material coletado, triado e beneficiado, uma vez que o justo pagamento realizado pelo poder público é fator primordial para a resolução do pior problema enfrentado pelos empreendimentos pesquisados: a falta de capital de giro. Para embasar essa afirmação, foi usada a metodologia de Estudo de Caso, fazendo inicialmente uma revisão do referencial teórico e uma pesquisa virtual sobre uma rede solidária do Espírito Santo, em que o apoio do Estado foi fundamental para alcançar a emancipação em questão. Posteriormente, por meio da realização de entrevistas, os cooperados da COOPFUTURO e da COOPAMA foram ouvidos e inseridos na busca por um meio viável de cobrar o apoio adequado e viável do Estado na viabilização da composição do capital de giro das duas cooperativas pesquisadas. Desta forma, a dissertação apresenta três casos, comparando-os entre si, buscando demonstrar a importância do reconhecimento por parte do Estado pelo importante serviço público prestado pelas cooperativas de catadores e demonstrar como há viabilidade para a realização do pagamento pelo serviço ambiental prestado sem causar oneração aos cofres públicos.

 

 

Data/Horário: 05/09/2024 – 09:00

Videochamada: meet.google.com/hza-tqjd-pru

 

Banca:

Renan Finamore Gomes da Silva (orientador) – NIDES/UFRJ

Prof. Dr. Felipe Addor - NIDES/UFRJ

Prof. Dr. Flávio Chedid Henriques - NIDES/UFRJ

Profª. Drª. Valeria Pereira Bastos – PUC/RJ

 

 

 

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GESTÃO SOCIAL NA UMBANDA SOB O OLHAR BANTU

 

Lóren de Souza Almeida

 

Resumo:

O presente trabalho visa discutir o conceito de gestão social sob o prisma de outros paradigmas filosóficos, valorizando culturas e experiências matriciais da história do Brasil que estão subrepresentados. Neste sentido, o recorte dado foi às cosmopercepções bantu em seus valores cardinais e situando a umbanda, uma religião nascida no Brasil, como uma herdeira dessa tradição africana. Para isso, foi realizado um abreviado percurso histórico da trajetória bantu, destacando sentidos centrais mantidos e adaptações realizadas na diáspora brasileira. O conceito de gestão social foi abordado, sendo apontada a ausência de sujeitos e princípios de matrizes culturais não ocidentais em seus principais enunciados. Os valores bantu foram então compreendidos como categorias de análise para a gestão social e aplicados para apreciar centros de umbanda na Zona Norte de Niterói - RJ. O objetivo foi verificar como tais categorias se comportavam, levantar práticas alternativas da gestão social e, eventualmente, contribuir para a discussão sobre ancestralidade ou decolonialidade apontada inicialmente. Metodologicamente foi realizada revisão da literatura e pesquisas qualitativas com diferentes instrumentos.



Data: dia 3 de setembro de 2024, terça-feira, às 13:00

 

Local: Centro de Tecnologia, sala ABC-112

Link: https://meet.google.com/xxq-yfgm-noy

 

Banca:

Felipe Addor

Carlos Alexandre Rodrigues Pereira – Ensp/Fiocruz

Gustavo Carvalhaes Xavier Martins Pontual Machado – UFRJ

Henrique Cunha Junior – Instituto Politécnico de Lorraine - Nancy - França

Rafael Benvindo Figueiredo Galante – USP

 

 

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A INCLUSÃO E ALOCAÇÃO DE SERVIDORES COM DEFICIÊNCIA NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS BRASILEIRAS

 

Madelon Moura de Vasconcelos

 

Resumo:

O Brasil possui 24% de pessoas com alguma deficiência e menos de 1% destas estão inseridas no mercado formal de trabalho, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para dar uma maior visibilidade a esta questão foi instituído, no dia 29 de setembro, o Dia Nacional de Inclusão Social e Profissional da Pessoa com Deficiência. No meio acadêmico, o debate sobre esse tema requer ampliações. A presente pesquisa investiga sobre quais as propostas e/ou critérios ou normativas existentes para alocação de servidores com deficiência nas universidades públicas federais brasileiras. Os objetivos são contribuir com proposições de elementos normativos para alocação de servidores públicos com deficiência nas universidades federais brasileiras e propor elementos para elaboração de uma normativa de alocação dos servidores com deficiência na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Dentre os procedimentos metodológicos estabelecido propõe se a analisar documentações das instituições federais do Brasil ao que se refere à alocação, remoção e inclusão de servidores com deficiência. Os dados coletados foram analisados à luz do teórico Antunes (2005, 2006, 2009, 2020). Os resultados encontrados demonstram que, apesar da política de reserva de vagas em concurso público para pessoas com deficiência, não há registro de políticas para manutenção desses servidores nas Universidades. Para modificarmos esse panorama algumas possibilidades são apresentadas, como a elaboração de normativas para alocação desses servidores, cadastro de atividades de cada setor e atualização nos sistemas próprios de trabalhadores com deficiência para elaboração de políticas de pessoal. 

 

Data: 03 de setembro de 2024 às 19:30

 

Videochamada: https://meet.google.com/toj-nizz-dwk

Ou disque: ‪(US) +1 515-512-9937‬ PIN: ‪115 190 058‬#

 

Banca:

Profa. Dra. Ângela Celeste Barreto de Azevedo – NIDES/EEFD/UFRJ (orientadora)

Profa. Dra. Caroline Correia Maciel – SED/MS

Prof. Dra. Jennifer Aline Zanela – CAJXXIII/UFJF

Profa. Dra. Sandra Rufino - NIDES/UFRJ 

 

 

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ALGICULTURA SUSTENTÁVEL E TECNOLOGIA SOCIAL NA BAÍA DA ILHA GRANDE:

SISTEMATIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIA DE UM CURSO NA EXTENSÃO

 

Carlo Rodrigo Pimentel Duarte

 

Resumo:

A Kappaphycus alvarezii é uma espécie de macroalga vermelha cultivada amplamente nas regiões tropicais asiáticas e seu mercado pode chegar a US$ 1,3 trilhão em 2030, de acordo com um relatório da Exactitude Consultancy (2023). Na agricultura, seu extrato líquido é aplicado como biofertilizante e, no Brasil, o mercado de fertilizantes alcançou a marca de quase 46 toneladas de produtos entregues ao mercado em 2023, segunda a ANDA. Além disso, essa alga é a principal fonte de carragena, um polissacarídeo utilizado na indústria alimentícia como espessante, emulsificante, gelificante e estabilizante. A Kappaphycus alvarezii é o ponto de partida da pesquisa e está inserida no contexto da Tecnologia Social aplicada nos cultivos dentro do território de Paraty Mirim (Paraty - RJ), considerando as comunidades envolvidas. Nesta localidade está instalada a Fazenda Escola, uma parceria entre a UFRJ e um algicultor licenciado no território com vistas a estabelecer a manutenção dos projetos que envolvam a alga, seja com a qualificação de novos algicultores, seja com a produção de biomassa para as pesquisas acadêmicas. A presente dissertação avaliou o Projeto de Extensão denominado “Algicultura na Baía da Ilha Grande”, que recebeu aporte financeiro através da emenda parlamentar no 40540020 (FUJB/NIDES/UFRJ), realizado de 2021 a 2023, visando a formação de pessoal através do curso de extensão “Algicultura e Desenvolvimento Territorial Sustentável”, com duração total de 90 horas, sendo 30 teóricas e 60 práticas. As abordagens de análise tiveram início com o curso e toda sua administração e organização, bem como os impactos causados por esta ação. A pesquisa focou em 5 aspectos principais: sob o ponto de vista do curso como o desdobramento da organização, grade curricular e caracterização social do inscritos; na perspectiva da legislação que envolve a Cessão de Uso da Água da União, a licença ambiental e a legislação de biofertilizantes, quais seus impactos, ofensores e prazos; avaliação do território da BIG, sob as óticas histórica, geográfica, cultural, ambiental e temporal; análise do empreendedorismo local e surgimento de novos negócios e oportunidades; detalhamento na aplicação das técnicas disponíveis para o cultivo, soluções consolidadas e tecnologia compartilhada. A Sistematização de Experiências apresentada neste trabalho utiliza diferentes técnicas e abordagens, e trata da metodologia de pesquisa qualitativa de cunho participativo. A opção por esta metodologia ocorreu por entender que a sistematização sempre é um processo permanente e cumulativo na produção de conhecimento a partir da experiência em uma realidade específica. A pesquisa direciona sua análise para o cenário durante e após o curso de extensão, demonstrado significativa melhora dos aspectos estudados, sugerindo a consolidação da cadeia produtiva e fixação de pontos importantes sobre o tema. Esta pesquisa evidenciou um cenário aquecido para a Kappaphycus alvarezii no território da Baía da Ilha Grande, especialmente após o início das atividades do curso. Novos negócios foram desenvolvidos e identificadas oportunidades em diversas áreas para o segmento. Houve uma movimentação significativa sobre a algicultura na BIG e também no Brasil nos últimos 3 anos. Como consideração propositiva, fica sugerida a necessidade de mais ações coordenadas entre produtores, poder público e universidade, com objetivo de estreitar as relações e facilitar o desenvolvimento de novos negócios na região. É importante desenvolver uma cadeia para o beneficiamento da alga e extração do biofertilizante, conectando produtores e indústrias através de um sistema de cooperativas ou similares. Estudos mais aprofundados, com detalhadas linhas de análise podem sugerir ações governamentais ou de investidores mais assertivas, visando potencializar o ecossistema da algicultura.

 

 

Data/Horário: 04/09/2024 às 14:00

 

Local: Centro de Tecnologia da UFRJ, Escola de Química, Sala Acácia, Bloco I – 222

Link da videochamada: https://meet.google.com/dcc-arfm-wtr

 

Banca:

Ana Lucia do Amaral Vendramini (orientadora) - NIDES/UFRJ

Prof. Dr. Renan Finamore Gomes da Silva - NIDES/UFRJ (por videoconferência)

Prof. Dr. Tarliz Liao - UFRJ

Prof. Dr. Nielson Rosa Bezerra - UERJ

 

 

 

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