Defesa da mestranda Allyne Marcelle dos Santos Pinheiro
A UNIVERSIDADE PÚBLICA E A ACESSIBILIDADE: UM RESGATE HISTÓRICO SOBRE AS PRÁTICAS DE DE INCLUSÃO ATÉ A ESTRUTURAÇÃO DAS POLÍTICAS DE ACESSIBILIDADE NA UFRJ
Allyne Marcelle dos Santos Pinheiro
Resumo:
O presente estudo tem como objetivo de pesquisa analisar e compreender o contexto das políticas de acessibilidade na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Esse objetivo nasce de um desejo mais amplo de compreender e refletir sobre o impacto do Modelo Social da Deficiência na discussão da acessibilidade nas universidades públicas brasileiras, bem como a representatividade desse vasto grupo de pessoas com deficiência no espaço dessas políticas. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico e documental em duas plataformas de maior circulação científica: Biblioteca Virtual em Saúde - BVS e Portal de Periódicos CAPES/MEC. O levantamento ocorreu entre os meses de outubro e novembro de 2022, utilizando a combinação dos seguintes descritores: deficiência, modelo social da deficiência, acessibilidade e universidades públicas. O estudo foi conduzido em várias etapas. Inicialmente, realizou-se uma revisão bibliográfica em bases de dados acadêmicos para embasar a pesquisa. Em seguida, foi feita a coleta de dados sócio-históricos que ajudaram a moldar as políticas de acessibilidade no Brasil, com foco na UFRJ. Isso incluiu a análise da legislação e das mobilizações internacionais e nacionais relacionadas à acessibilidade. Durante o processo, foram examinadas as leis de acessibilidade e como elas são aplicadas nas universidades públicas, bem como o papel da tecnologia assistiva nesse contexto. Além disso, foram conduzidas entrevistas com profissionais da UFRJ para obter insights e informações diretas sobre a situação da acessibilidade na instituição. Para aprofundar a compreensão da trajetória das políticas de acessibilidade na UFRJ, foi adotado o método de estudo de caso. Por fim, o estudo analisou o contexto mais amplo das políticas de acessibilidade no ensino superior e como essas políticas contribuem para a promoção da inclusão e cidadania.
Data e horário: Dia 11 de setembro de 2023, às 14h00.
Local: Centro de Tecnologia da UFRJ
Banca:
Prof. Dr. Felipe Addor (orientador) - NIDES/UFRJ
Prof. Dr. Flávio Chedid - NIDES/UFRJ
Prof. Dr. Antonio Borges - CMM/UFRJ
Prof. Dra. Vera Lúcia - CCS/UFRJ
Defesa da mestranda Daniele Oliveira Rosa
Laboratório de Identidade-LIDE: Experiências Literárias e Práticas de Leitura Através da Politecnia e do Empodimento em sala de aula
Daniele Oliveira Rosa
Resumo: A partir da constatação pragmática e institucional do baixo índice de leitura da literatura em sala de aula conjugada com o aumento de produção, consumo e compartilhamento de imagens via equipamentos eletrônicos, mídias digitais e redes sociais, esta dissertação visa apresentar as estratégias e potencialidades geradas em sala de aula para relacionar a necessidade de leitura e repertório dos alunos com o seu interesse pela imagem e pelas tecnologias usadas para a sua circulação. A criação do Laboratório de Identidade – LIDE – em uma escola de ensino fundamental da rede municipal de Niterói/RJ – é resultado de uma articulação entre a concepção da Politecnia (Demerval Saviani, 2008) e a concepção de Empodimento (Sebastião Rocha, 2006), promovendo oficinas de tradução intersemiótica e transcriação do texto literário convertido em peças visuais e audiovisuais e transformando a sala de aula em um verdadeiro atelier de educação e trabalho.
Data e horário: Dia 11 de setembro de 2023, às 15h00.
Local: Google Meet
Banca:
Orientador: Paulo Cezar Maia - NIDES/UFRJ
Carlos E. da Barros Moreira Pires- UFRJ
Eleonora Ziller Carmenietzki- UFRJ
Marcelo Diniz- UFRJ
Defesa da mestranda Paula Rodrigues Affonso Alves
EXTENSÃO E METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS NO DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA SOCIAL: A EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÃO DO SISTEMA ONLINE DE VENDAS DO ARMAZÉM DO CAMPO-RIO
Paula Rodrigues Affonso Alves
Resumo: O processo de desenvolvimento tecnológico da sociedade pós industrial foi marcado pela exclusão do trabalhador ou do usuário no processo de concepção do aparato, ferramenta ou processo. Essa exclusão remove não apenas sua autonomia sobre o processo, mas também gera um produto que satisfaz apenas quem está à frente do gerenciamento do processo. Através de metodologias participativas como a dialogicidade e a pesquisa-ação e do trabalho da universidade através da extensão, é possível que se faça um desenvolvimento tecnológico coletivo, inclusivo e focado nas reais necessidades locais. esse trabalho conta com a sistematização da experiência de construção de um sistema online de vendas para a loja do MST (Armazém do Campo-Rio), que contou com um processo de construção coletiva com a equipe de trabalhadores da loja e a equipe de extensionistas.
Data e horário: Dia 29 de maio de 2023, às 18:00.
Link: http://meet.google.com/vkn-gsur-xat
Banca:
Celso Alexandre Souza de Alvear (orientador) – NIDES/UFRJ
Felipe Addor – NIDES/UFRJ
Luciana Lago - NIDES/UFRJ
Sandra Rufino – UFRN
Defesa do mestrando Luiz Eduardo de Barros Afonso
PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DO ALUNO NA EAD E O MUNDO DO TRABALHO: POSSIBILIDADES E LIMITES
Luiz Eduardo de Barros Afonso
Resumo: A Educação a Distância (EaD) vem sendo muito discutida no meio acadêmico e mais estudos são necessários para ampliar o debate. Desse modo, o presente estudo investiga possibilidades e limites encontrados no ensino de EaD pelo aluno trabalhador para o desenvolvimento de condições emancipatórias de vida humana. O objetivo é identificar questões que derivam do processo ensino-aprendizagem, com limites e possibilidades de alcançar um aprendizado qualitativamente correspondente a um processo de formação que vá além da preparação para atender às exigências de mercado de trabalho. Com base no referencial teórico de Antunes (2009, 2018), Giroux (1997) e Freire (2019) analisamos dados coletados através de questionário e entrevistas elaborados a partir dos eixos: consciência de classe, trabalho x qualidade de vida, condições de trabalho e formação humana. Os sujeitos da pesquisa são alunos e ex-alunos dos cursos de graduação em EaD do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj). Os resultados encontrados demonstram que existem mais limites que possibilidades do aluno da EaD desenvolver condições emancipatórias de vida humana. São limites que comprometem esse aprendizado: as mutações que decorrem de crises no sistema capitalista, afetando o espectro do mundo do trabalho; a perda de direitos da classe trabalhadora; a qualidade de vida que impactada pela saúde financeira e que também impacta a saúde física e psíquica; as “flexibilizações” do mundo do trabalho; a consciência em relação à classe e a própria “flexibilidade” da metodologia adotada. São possibilidades: os diálogos levantados acerca das políticas públicas, de ensino, acesso e permanência no ensino superior na EaD, do trabalho como atividade livre; das políticas de saúde e alimentação e da restruturação da metodologia adotada pelo Consórcio Cederj
Data e horário: Dia 10 de julho de 2023, às 18h30.
Link: https://meet.google.com/kgp-crdy-xbo
Banca:
Profa. Dra. Ângela Celeste Barreto de Azevedo – NIDES/UFRJ (Orientadora)
Prof. Dr. Renan Finamore Gomes da Silva – NIDES/UFRJ
Profa. Dra. Caroline Correia Maciel – UFMS (Sed/MS)
Profa. Dra. Márcia Cristina Rodrigues Cova – UFRRJ
Defesa da mestranda Maria Elisa Palacios Palacios Possú
SANEAMENTO EM COMUNIDADES ÉTNICAS RURAIS NA COLÔMBIA ESTUDO DE CASO: CONSELHO COMUNITÁRIO EL ARENAL MUNICÍPIO DE ATRATO–CHOCÓ
Maria Elisa Palacios Possú
Resumo: O acesso aos serviços de saneamento são uma das necessidades mais importantes para a saúde, a qualidade de vida e o desenvolvimento das comunidades. Nas comunidades étnicas tradicionais como as populações negras e indígenas, assim como em outras populações camponesas, ante a falta de políticas públicas, a gestão do saneamento é realizada por elas mesmas. Em muitas comunidades rurais as formas de disposição dos esgotos são inadequadas, inexistentes, o representam um desafio para o manejo. Em ocasiones sendo algumas soluções tecnologias convencionais impostas que carecem de adequação e apropriação cultural e ambiental. O presente trabalho buscou realizar uma avaliação técnico-cultural do manejo do saneamento em comunidades étnicas rurais na Colômbia, tendo a comunidade negra do conselho comunitário El Arenal do município de Atrato, departamento de Chocó como estudo de caso. A metodologia de pesquisa qualitativa foi implementada em quatro etapas: Definição e planejamento, Diagnóstico Rural Participativo (DRP), análise do caso e finalmente as conclusões e propostas. Por meio do método DRP, a comunidade compartilhou suas experiências e conhecimentos na gestão do saneamento. Com base nesta metodologia, foi desenhado e desenvolvido o Programa de Pesquisa Comunitária Participativa (PPCC), com oficinas onde se realizou a aplicação das ferramentas metodológicas do DRP que permitiram obter dados para a análise de diversas variáveis sociais, históricos, culturais, ambientais, saneamento, saúde, políticos e econômicas das comunidades étnicas rurais na gestão do saneamento apresentados com a exposição narrativa. O estudo de caso permitiu compreender o manejo do saneamento em comunidades afro-descententes no Chocó. É apresentado um relatório de cada uma das variáveis em triangulação dos resultados obtidos no campo em diálogo com a teoria, como produto se apresentam os critérios de desenho de tecnologias para o manejo de esgotos sanitários domiciliares nas comunidades étnicas rurais que respeitem a diversidade cultural e garantam sustentabilidade a conservação do ambiente.
Palavras-chave: Saneamento ambiental, Diagnóstico Rural Participativa (DRP), pesquisa Participativa, estudo de caso.
Data e horário: 07 de março de 2023, às 14h
Link: https://zoom.us/j/97076770167?pwd=RWJuV2Njb2lyaWlTcHRXQndncloyUT09
Banca:
Orientadora: Profª Drª Heloisa Teixeira Firmo – NIDES/UFRJ
Prof. Dr. Renan Finamore Gomes da Silva NIDES/UFRJ
Profª Drª Angela Celeste Barreto de Azevedo - NIDES/UFRJ
Prof Dr Alexandre Pessoa Dias