Defesas do Programa de Pós-Guaduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social

 

ACESSIBILIDADE CULTURAL E TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: SISTEMATIZAÇÃO DE UM CURSO DE EXTENSÃO NO MUSEU DA GEODIVERSIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Damiane Daniel Silva Oliveira dos Santos

 

Resumo: A presente pesquisa apresenta um caráter qualitativo com o objetivo de contribuir para melhorar a acessibilidade cultural em museus e a Tecnologia Assistiva para pessoas com deficiência intelectual, utilizando como tema a Educação Patrimonial e a Educação Ambiental. O objeto da pesquisa é a elaboração, execução, avaliação e sistematização do Curso de Extensão “Aprendendo a lidar com a diversidade: Acessibilidade Cultural e Educação Ambiental para o público com Deficiência Intelectual”, ofertado pelo Museu da Geodiversidade (MGeo), em parceria com o Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES). Para tanto, foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: observação participante, relatórios, roteiro para sistematização da experiência, quadro de registro de atividades, questionários semiabertos e fotografias de atividades educativas de acessibilidade do MGeo. O procedimento metodológico adotado iniciou por um levantamento bibliográfico; seguido pela construção e proposição de um curso de extensão, bem como sua realização e análise. O referencial teórico foi baseado na Educação Ambiental, Educação Museal, Comunicação Científica, Acessibilidade Cultural em Museus, Tecnologia Assistiva, Tecnologia Social e Formação Continuada de Educadores. Os principais referenciais teóricos foram baseados em Paulo Freire, Romeu Sassaki, Viviane Sarraf, Michel Thiollent, Fernanda de Castro, Renato Dagnino, Oscar Hara e legislações pertinentes. Como principal resultado, destaca-se a sistematização da experiência do curso de extensão como uma proposta didática para a transformação social.

 

Palavras-chave: Educação Museal. Geociências. Educação Ambiental. Acessibilidade Cultural. Educação Patrimonial.

 

Data e horário: Dia 08 de fevereiro de 2023, às 14:00.

Link: https://zoom.us/j/98971814718?pwd=SVdZZzd2TnZEdDB3NStPM1hHVVdGdz09

 

Banca:

Orientadoras: Profª Drª Heloisa Teixeira Firmo – NIDES/UFRJ e Profª Drª Aline Rocha de Souza Ferreira de Castro - PPG-PMUS/UNIRIO-MAST
Prof. Dr. Renan Finamore Gomes da Silva – NIDES/UFRJ
Profª Drª Fernanda Santos Araújo – NIDES/UFRJ
Profª Drª Patricia Silva Dorneles – PPGFM/UFRJ
Profª Drª Maria Naíse de Oliveira Peixoto – PPGG/UFRJ

 

Defesas do Programa de Pós-Guaduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social

 

RELAÇÕES DE TRABALHO NA UFRJ SOB A PERSPECTIVA DE GÊNERO: LEVANTAMENTO DO SECRETARIADO EXECUTIVO

Katya Gadelha Kelly

 

Resumo: Esta pesquisa propõe-se a mostrar como ainda é comum, na sociedade considerada “avançada”, verificarmos a existência da divisão sexual do trabalho, à qual atribui tarefas, trabalhos, salários e responsabilidades a homens e mulheres, pela razão biológica. Com isto, é notório perceber o fortalecimento do patriarcado, das relações de poder, da hierarquia e, principalmente, das desigualdades. Com o intuito de apresentar se a distinção do gênero influencia na divisão do trabalho, apresentaremos este tema com foco na profissão do secretariado executivo no âmbito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Analisaremos como ocorrem as relações de trabalho e a divisão sexual do trabalho no secretariado: por que existem mais mulheres atuando na profissão que homens? Qual a concepção dos servidores públicos, com cargo de secretariado na UFRJ, em relação à importância do trabalho deles para o desenvolvimento da Instituição? Como o profissional de secretariado da UFRJ se identifica, de forma global, no que diz respeito à qualificação, atribuições, dificuldades, condições de trabalho, entre outros aspectos. Intenciona-se refletir se a divisão sexual do trabalho é um processo de naturalização que auxilia no crescimento do capitalismo e que traz mais prejuízos às mulheres que aos homens. É fundamental que as mulheres ocupem cada vez mais espaços profissionais importantes na sociedade, que seu trabalho não seja considerado invisível, que haja um processo de desnaturalização da sociedade machista e patriarcal que vivemos. O secretariado executivo cabe como um exemplo de profissão na qual percebemos como as relações transcorrem em torno do gênero e como é uma profissão naturalizada feminina.

 

Data e horário: 22 de Dezembro de 2022, às 10:00

Link: https://meet.google.com/dgo-acxv-svq

 

Banca:

Profa Dra. Priscila Saemi Matsunaga (Orientadora) - NIDES/UFRJ

Profa Dra. Eleonora Ziller Camenietzki - NIDES/UFRJ

Prof. Dr. Paulo Cezar Maia - NIDES/UFRJ

Profa Dra. Luciana Maria Di Leone - LETRAS/UFRJ

 
 
LogoPPGTDS
 
O coordenador do Programa Pós-Graduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social (PPGTDS) do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no uso de suas atribuições, previstas no artigo 12, inciso I, da Regulamentação das Comissões de Pós- Graduação e Pesquisa da Pós-Graduação Stricto Sensu e das Comissões Deliberativas dos Programas de Pós-Graduação da UFRJ (Anexo à Resolução CEPG N° 3, de 11 de dezembro de 2009), torna público aos interessados que estão abertas as inscrições para o processo seletivo de candidatos para o preenchimento de vagas no Curso de Mestrado Profissional em Tecnologia para o Desenvolvimento Social (MPTDS) do PPGTDS/NIDES/CT/UFRJ, para o ano letivo de 2023, que será conduzida pela Comissão de Seleção conforme as normas descritas neste edital.

 

Edital

Modelo de memorial

Roteiro de elaboração de pré-projeto

Modelo de curriculum vitae

Orientações para envio dos arquivos online

Estrutura de arquivos para anexar no formulário online

Ficha de inscrição (link para inscrição online)

Homologação de inscrição

Resultado da prova escrita

Requerimento de reconsideração da seleção

Resultado da Prova Escrita após recursos

Seleção dos Candidatos (2 fase) - Defesa de Memorial e Pré-projeto

Resultado final

Requerimento de reconsideração da seleção

Resultado final homologado

Requerimento de interesse de vaga

 

Inscrições: de 26 a 30 de setembro de 2022.

 

Dúvidas: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

SemCoopPlat

O Ciclo de Conferências “Capitalismo X Cooperativismo Solidário de Plataforma: Diagnósticos e Propostas para a Organização da Classe Trabalhadora” é uma parceria entre o NIDES, a Universidade de Brasília e o PROCOAS.

 

Os encontros são híbridos, às quintas-feira de 14 às 17, com transmissão ao vivo pelo YouTube do NIDES (youtube.com/c/UFRJNIDES) e presencialmente, ocorrerão na sala ABC 112, do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

 #1 Plataformismo: outra etapa do Modo de Produção capitalista? (21 de jul. de 2022)

Link para a gravação: https://www.youtube.com/watch?v=VSC0g8y8Sfg

Apresentação - Roberto Moraes Pessanha

Artigo: “Commoditificação de dados, concentração econômica e controle político como elementos da autofagia do capitalismo de plataforma”

 

#2 Cartografia dos Empreendimentos Econômicos Solidários (28 de jul. de 2022)

Link para a gravação: https://www.youtube.com/watch?v=xq7zGYMdVCA

Apresentação - Luciana Lago

 

#3 Direto e Saúde dos Trabalhadores (4 de ago. de 2022)

Link para a gravação: https://www.youtube.com/watch?v=fzoXtfHXmgA

Apresentação - Renan Kalil

 

#4: A Atuação Sindical Diante do Capitalismo de Plataforma (11 de ago. de 2022)

Link para a gravação: https://www.youtube.com/watch?v=R6a7Sba66ZQ

Apresentação - Thiago Maeda

Extras: Cooperativismo de Plataforma: Desafios e Oportunidades INOVACOOP - SISTEMA OCB

 

Ciclo de conferenciasPróximas transmissões:

18/08 - A luta dos movimentos sociais pela construção do cooperativismo solidário de plataforma

25/08 - Políticas públicas para o cooperativismo solidário de plataforma

01/09 - Tecnologias da Informação e comunicação na construção do cooperativismo solidário de plataforma

08/09 - Financeirização das experiências associativas e de cooperativismo solidário em plataformas

 

 

 

 

 

 

Defesas do Programa de Pós-Guaduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social

 

DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL JESUS SOARES PEREIRA

Rita Souza de Castro

 

Resumo:  A presente pesquisa configura um estudo de caso na Escola Municipal Jesus Soares Pereira. Esta investigação teve como objetivo geral analisaro processo de formação do professor e como a formação continuada pode contribuir para gerar transformações em suas práticas pedagógicas, tendo como suporte o uso de recursos tecnológicos. Com a finalidade de alcançar esse objetivo, foram avaliados dois cursos de formação e extensão universitária oferecidos pelo CIEP-165 em parceria com o LIpE/UFRJ, bem como a metodologia usada nos cursos oferecidos. Esta pesquisa teve cunho qualitativo por meio de observação empírica, entrevistas, diário de campo em consonância com as teorias conceituais concernentes ao tema proposto. Seguindo uma linha de análise crítico-reflexiva, essa investigação se desenvolveu alcançando resultados confiáveis. As escutas dos professores cursistas e dos professores coordenadores das atividades formativas colaboraram para elucidar a metodologia usada no curso de formação e cocriar um quadro característico dos métodos observados nos cursos. As atividades formativas tiveram duração de dois meses e ocorreram por videoconferência devido ao período pandêmico. De modo geral, o desenvolvimento da pesquisa nos permitiu perfazer que a conscientização do docente no que tange à sua participação nos cursos de formação é um fator preponderante para que sua prática pedagógica venha a sofrer transformação. É necessário haver a ruptura do status quo, haja vista que o professor não é mais o detentor do conhecimento e tampouco transmite conteúdos, passou a ser um facilitador de saberes sistematizados que ao compartilhar com seus alunos pode gerar produtos com autoria. Outro fator primordial é a participação dos docentes em espaços dialógicos que possam fomentar questionamentos e reflexões sobre práticas pedagógicas inovadoras relacionadas às teorias da aprendizagem que colaborem com o processo de ensino dos alunos. Este estudo elencou elementos que podem colaborar para futuras parcerias de curso de formação e extensão universitária que tenham foco em inovar sua atividade laborativa.

 

Data e horário:  30/06/2022 -14:00

Local: Centro de Tecnologia da UFRJ, Bloco F, Sala F-100

 

Banca:

Prof. Dr. Michel Thiollent (orientador) – NIDES/UFRJ

Prof. Dr Gustavo Martins Machado – NIDES/UFRJ

Prof. Dr Carlos Eduardo Barros Pires – Letras/UFRJ

Prof. Dr Tarliz Liao – UNIRIO

 

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