Curso de Formação "Extensão, Tecnologia e Participação" - 2020
Nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro de 2020, o Núcleo de Solidariedade Técnica (Soltec) em parceria com outros Programas do NIDES/CT realizarão a terceira edição do curso "Extensão, Tecnologia e Participação", visando a formação de seus integrantes e demais estudantes interessados.
O curso debaterá temas como Extensão Universitária, Tecnologia Social, Metodologias Participativas, Autogestão e Economia Solidária. O objetivo é conhecer e discutir um pouco mais sobre esses assuntos e repensá-los a partir de nossa formação acadêmica e profissional.
Para mais detalhes sobre os projetos de extensão envolvidos, acesse os sites abaixo:
http://www.soltec.ufrj.br e http://www.nides.ufrj.br
Para participar do curso, é necessário preencher o formulário abaixo até o dia 14/02 (por motivos de alta procura e limitação dos espaços adiantamos o prazo de encerramento das inscrições para 06/02).
https://forms.gle/n3gP2B1C6RVotamu9
A participação no curso de formação poderá servir como forma de ingresso nos programas, caso haja abertura de vagas para bolsistas e extensionistas nesse ano. Quaisquer dúvidas, entre em contato conosco pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
O programa SOLTEC e sua gestão coletiva
Essa é a segunda matéria da série “O SOLTEC como um Programa de Extensão”
Para auxiliar na integração dos projetos pertencentes ao Núcleo de Solidariedade Técnica, contamos com uma Coordenação de Gestão que é composta por um coordenador, um vice-coordenador e dois extensionistas que auxiliam na comunicação, organização do espaço, assim como no gerenciamento dos assuntos comuns a todos os projetos. Em andamento, o SOLTEC possui seis projetos e cada um deles tem seu próprio coordenador. Dessa forma, as decisões gerais sobre todos os projetos são debatidas conjuntamente entre coordenadores e Coordenação de Gestão.
A cada quinze dias são realizadas as reuniões da Coordenação Executiva (CE) em um dia específico da semana - nesse semestre às segundas-feiras de 13:00 às 15:00. Pelo menos dois dias antes da data marcada para a CE, há uma convocação pelo coordenador de Gestão, via e-mail, com uma proposta de pauta que pode ser alterada pelos demais, até o dia em questão. A CE é um espaço de discussão entre coordenadores de projeto e coordenação de gestão, sobre questões que podem envolver ou não todos os projetos. Dessa forma, também são debatidos casos específicos e pontuais, para que haja auxílio mútuo, esclarecimento de dúvidas e as soluções necessárias sejam obtidas através de um consenso. É válido ressaltar que a participação é aberta a todos os membros do SOLTEC.
O planejamento (programação, dinâmicas, atividades, etc) e a logística (transporte, alimentação, etc.) de cada ação coletiva, como o Planejamento Estratégico de Ações (PEA) no início do ano, as Oficinas ao longo do ano, e o Comitê Gestor no final do Ano, são feitos nas CE’s conforme sugestões e ideias que surgem durante os encontros. As definições para o PROFAEX (Edital da Pró - Reitoria de Extensão da UFRJ), assim como a alteração entre bolsistas e suas respectivas avaliações também são colocadas em questão nessas reuniões. A participação em eventos da Universidade também são temas recorrentes, como a Semana de Integração Acadêmica (SIAC), a Jornada Universitária pela Reforma Agrária (JURA), entre outros. É importante destacar ainda que os Cursos de Formação são pensados a partir dos debates feitos também durante as na CEs.
Um dos encontros gerais, o Comitê Gestor (CG), que funciona como uma assembléia, acaba sendo um ambiente de ampla decisão coletiva. Isso porque é um evento de imersão, com grande quórum, que inclui coordenadores, bolsistas da graduação e da pós, além dos extensionistas. Como dito na primeira matéria desta série, no CG são apresentados os resultados dos projetos e suas propostas futuras, então, os conteúdos levantados são discutidos por todos os presentes, que dão suas sugestões, criando novos direcionamentos. Além disso, todos podem contribuir no que diz respeito à condução dos projetos em período de férias, grupos de estudos e os futuros eventos conjuntos para o próximo ano - propostas de datas, locais, etc.
É válido concluir destacando alguns pontos interessantes na Gestão Geral, como por exemplo: a rotatividade anual nos cargos de coordenação e vice-coordenação do SOLTEC (http://nides.ufrj.br/index.php/coordenacoes); a maneira que a formação da coordenação geral é discutida em espaços coletivos como o PEA; e também, a formação de comissões especiais para tarefas pontuais ou contínuas.
Para ver a primeira matéria, vá para: http://nides.ufrj.br/index.php/noticias-soltec/372-o-programa-soltec-e-seu-percurso-formativo-em-2018
O programa SOLTEC e seu percurso formativo em 2018
Essa é a primeira matéria da série “O SOLTEC como um Programa de Extensão”
O SOLTEC/UFRJ (Núcleo de Solidariedade Técnica), como programa de Extensão, promove, ao longo do ano, atividades de formação e integração entre os projetos que o compõem, visando criar espaços de compartilhamento de experiências e saberes entre seus integrantes. Durante o ano de 2018, foram feitos 6 encontros de planejamento, oficinas e avaliação junto aos membros do núcleo:
Como forma de criar espaços de integração e formação para além da vivência nos projetos, o Soltec promove três Oficinas de Extensionistas ao longo do ano, aos sábados. É uma forma dos integrantes se encontrarem, trocarem experiências e conhecerem a dinâmica de outros projetos e territórios. Desde 2017, temos seguido um modelo onde cada oficina é focada em um projeto do núcleo, sendo realizada no território em que esse projeto desenvolve suas ações. Assim, temos a oportunidade de conhecer os locais e as pessoas com os quais os projetos atuam no cotidiano.
Leia a continuação da série em: http://nides.ufrj.br/index.php/noticias-soltec/386-o-programa-soltec-e-sua-gestao-coletiva
Exibição do filme: DEPOIS DO VENDAVAL
Com a presença do diretor José Carlos Asbeg.
Resistência popular brasileira entre 1977-1979.
Greves operárias, campanha pela anistia, reconstrução da UNE.
15/08, quinta as 10:00, auditório C208, CT/UFRJ
Curso de Extensão : Metodologia PDG - Processo Decisório em Grupos
Objetivo: Construir processos decisórios em grupos com efetividade de participação e resultados.
Utilizando como inspiração o Programa Germinar (considerado Tecnologia Social pelo BB) que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento dos participantes para que atuem como facilitadores para a transformação e desenvolvimento social através da interação com indivíduos, grupos e organizações em territórios através do estímulo a diálogos saudáveis e eficazes. Desde 2003, já atendeu mais de 3.000 indivíduos em todas as regiões do Brasil.
Metodologia: Aprender-fazendo considerando o conhecimento e a experiência dos participantes através do conceito da andragogia, que é a arte de orientar adultos a aprender (Malcolm Knowles, 1970) e da Pedagogia para a Liberdade de Paulo Freire, tendo como base a dialógica e a práxis.
Público Alvo: Agentes comunitários, lideranças de iniciativas e movimentos sociais, empreendedores, militantes sem instrução formal, estudantes (graduação e pós graduação), professores, e indivíduos em fase de transição profissional/ pessoal que visam atuar com autonomia para a transformação social através dos processos de grupos e organizacionais em que estão inseridos.
Carga horária: 40 horas dividas em 5 encontros de 8hs. Este é um curso contínuo e a participação em todos os módulos é um pré requisito.
Datas:
Horário:
Local:
Contéudos:
* Apresentação da Metodologia do PDG (Processo Decisório em Grupos)
* Planejamento, Avaliação e Feedback a partir da construção de ambientes de aprendizagem (Humberto Maturana)
* Temperamentos- como me percebo e percebo o outro.
* A pergunta como ferramenta
* Formação de Imagem- chuva de idéias e critérios para potencializar idéias
* Dialógo e Percepção de pontos de vista
* Observação da natureza (Goeth)
* Critérios para definir um plano de ação
* Construindo um plano de ação
Abordagem do programa:
- Movimentos; interações entre os indivíduos para a percepção individual e de grupo com conteúdos que podem ser percebidos através de diversos pontos de vista
- Apresentação compartilhada de conteúdos; as construções dos conteúdos programáticos são feitas através da interação e do conhecimento prévio dos participantes
- Atividades artísticas; momento em que os indivíduos podem perceber os conteúdos e as interações de grupos através de atividades lúdicas que possibilitam consolidar novos aprendizados a partir da prática
- Trabalhos em grupos; momento para a prática dos conceitos trabalhados em cada dia do programa
- Esta abordagem do curso acontece de acordo com os conteúdos e a necessidade de alcançar o objetivo de cada conteúdo, sendo apresentada em ordem aleatória e intercalada
Certificação:
Os participantes receberam certificados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) como curso de extensão de 40h
Inscrições:
Responsável:
Lucas Borelli
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
21 98302-8153