MATEMÁTICA E AFRICANIDADE: vamos jogar?
Elaine da Silva Ramos Virgolino
Resumo:
A presente pesquisa qualitativa, por meio de uma análise documental, objetivou apresentar jogos africanos destinados ao ensino de matemática em nível fundamental, de acordo com a proposta de valorização das raízes africanas nos processos educacionais do país, em particular na cidade do Rio de Janeiro, levando em conta que o Ocidente marginalizou as habilidades e os conhecimentos de diversos povos e culturas. Assim, esta investigação buscou, a partir de uma perspectiva decolonial, destacar os saberes impressos nos jogos africanos com uma educação mais coerente, inclusiva e representativa, em conformidade com a Lei 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino das histórias e das culturas afro-brasileira e africana nas escolas. Dessa forma, integra-se essa proposta à cultura africana no currículo escolar, utilizando jogos tradicionais para auxiliar/facilitar a aprendizagem de matemática. O pensamento africano e seus conteúdos vão além da literalidade, explorando o não dito e a sensibilidade, exaltando a subjetividade africana. Logo, podemos observar que reconstruir a memória coletiva dos povos africanos e dos escravizados permite que seus descendentes estabeleçam novas conexões com o passado histórico. Assim, essas práticas pedagógicas assumem um papel político alicerçado nas culturas e nas camadas populares das sociedades, desconstruindo as divisões do colonialismo e estabelecendo um currículo que tenha por base a multiplicidade de outras culturas presentes no mundo, cujo objetivo é a implantação de metodologias político-pedagógica que desprezem os valores dos colonizadores e que enalteçam as culturas dos povos africanos, com base em uma lógica decolonial.
Data e horário: Dia 27 de agosto de 2024, às 14:00.
Local: Centro de Tecnologia da UFRJ, Bloco H, Sala H-200H - LIPE
Link: https://meet.google.com/dph-wuma-cjh
Banca:
Prof. Dr. Tarliz Liao (orientador) Tarliz Liao - NIDES/UFRJ
Prof. Dr. Alexandre Palma da Silva – NIDES/UFRJ
Prof. Dra. Renata Orlandi – UFSC
Prof. Dra. Taniele Loss - UTFPR