Defesas do Programa de Pós-Guaduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social

A EDUCAÇÃO SUPERIOR E OS DESAFIOS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PANDEMIA: UM PANORAMA DA FACULDADE DE LETRAS DA UFRJ

Lídia Mara Gonçalves Torres

Resumo:

Este estudo foi o resultado de uma observação feita sobre as ações de extensão vigentes na Faculdade de Letras (UFRJ) durante a pandemia (2020/2021) e é justificado pela necessidade de identificarmos os seguintes pontos: (i) como os coordenadores de ações conseguiram desenvolver suas atividades nesse período; (ii) quais foram as dificuldades encontradas por eles e (iii) o que aprenderam para utilizar no futuro nas atividades pesquisadas ou em outras que vierem a propor. Esta pesquisa foi qualitativa e exploratória, baseada em um estudo de caso e com o uso de metodologias participativas, como a pesquisa participante. A amostra escolhida foi composta por ações que permaneceram vigentes durante a pandemia. Foram realizadas entrevistas com cada um dos coordenadores através do Google Forms. Os entrevistados puderam expor como foi a sua experiência, que caminhos escolheram para trilhar nesse período, que resultados tiveram e como vão poder utilizar esta experiência para enriquecer o trabalho futuro. Foi possível identificar quais foram os problemas apresentados no período citado, também em relação à infraestrutura. Ao detalhar a prática extensionista de cada ação, é possível perceber como pode ser aproveitada toda a experiência vivida para novas ações, a fim de alcançarmos diferentes resultados e modificarmos as futuras práticas, de acordo com outras percepções da nova realidade.

Data e horário: Dia 27 de junho de 2024, as 14:00.

Local: Auditório do PACC / LIBRAS – Faculdade de Letras da UFRJ.

Profa. Dra. Eleonora Ziller Camenietzki (Orientadora) – NIDES/UFRJ

Prof. Dr. Pedro Ribeiro Martins (2º orientador) – Letras / UFRJ

Prof. Dr. Celso Alexandre Souza de Alvear – NIDES / UFRJ

Profa. Dra. Simone de Oliveira Gonçalves Bondarczuk – Letras / UFRJ