Defesas do Programa de Pós-Guaduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social

 

  

VIVÊNCIAS LITERÁRIAS NA EJA: UMA PROPOSTA DIALÓGICA, INCLUSIVA E PARTICIPATIVA

 

Luciana Coutinho Leonidas

 

Resumo: 

O presente trabalho foi organizado com o objetivo de apresentar a capacidade de realização do ensino de literatura para o público da Educação de Jovens, Adultos e Idosos – EJA e o quanto o uso do texto literário auxilia o sujeito em sua consciência cidadã, além de contribuir para o seu desenvolvimento humano e social. A partir da atuação como docente em um projeto de extensão universitária, período em que foi identificada a falta de material didático voltado para o referido segmento educacional, foi desenvolvida a proposta de ensino de literatura aqui relatada, por meio de uma metodologia dialógica, inclusiva e participativa. Por fim, será apresentado o produto final desta pesquisa: material didático direcionado para o ensino de literatura na EJA.

 

Palavras-chaves: Literatura, Letramento literário, EJA, Pesquisa participante

 

Data e horário: Dia 01 de julho de 2024, às 14:30.

 

Local: Faculdade de Letras da UFRJ, Auditório do PACC LIBRAS.

Banca:

Eleonora Ziller Camenietzki (orientadora) – NIDES/UFRJ

Paulo Cezar Maia – NIDES/UFRJ

Margareth Andrade Morais – IFRJ

Barbara Cristina Euzébio Pereira Dias de Oliveira – Fiocruz

 

 

            100 anos ufrj                                     logo e sic

O conteúdo do site é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0) da Creative Commons.

UFRJ NIDES - Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social
Desenvolvido por: TIC/UFRJ