VIVÊNCIAS LITERÁRIAS NA EJA: UMA PROPOSTA DIALÓGICA, INCLUSIVA E PARTICIPATIVA
Luciana Coutinho Leonidas
Resumo:
O presente trabalho foi organizado com o objetivo de apresentar a capacidade de realização do ensino de literatura para o público da Educação de Jovens, Adultos e Idosos – EJA e o quanto o uso do texto literário auxilia o sujeito em sua consciência cidadã, além de contribuir para o seu desenvolvimento humano e social. A partir da atuação como docente em um projeto de extensão universitária, período em que foi identificada a falta de material didático voltado para o referido segmento educacional, foi desenvolvida a proposta de ensino de literatura aqui relatada, por meio de uma metodologia dialógica, inclusiva e participativa. Por fim, será apresentado o produto final desta pesquisa: material didático direcionado para o ensino de literatura na EJA.
Palavras-chaves: Literatura, Letramento literário, EJA, Pesquisa participante
Data e horário: Dia 01 de julho de 2024, às 14:30.
Local: Faculdade de Letras da UFRJ, Auditório do PACC LIBRAS.
Banca:
Eleonora Ziller Camenietzki (orientadora) – NIDES/UFRJ
Paulo Cezar Maia – NIDES/UFRJ
Margareth Andrade Morais – IFRJ
Barbara Cristina Euzébio Pereira Dias de Oliveira – Fiocruz