ESTRUTURAÇÃO DE PROCESSO DE APOIO DAS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS E NEGÓCIOS DE IMPACTO SOCIAL DO GRANDE RIO DE JANEIRO
As Organizações Não Governamentais (ONGs) e os negócios de impacto social enfrentam inúmeros desafios para a implementação de seus projetos e processos de maneira contínua e permanente. A comunicação e o marketing mostram-se como áreas de vital importância para o seu posicionamento e possibilidade de alcançar resultados esperados em diversos aspectos, dentre eles, a captação de recursos, atração de novos voluntários, aumento do volume de vendas, divulgação das ações, dentre outros. Visando contribuir com os empreendedores de negócios sociais e ONGs, esta pesquisa desenvolveu uma nova proposta de modelo de negócio para a Colaboradora, uma iniciativa capaz de fomentar a capacitação na área de marketing e comunicação estratégica, tendo como base a metodologia de “Stage-Gate”, que estrutura novos processos através de cinco estágios de desenvolvimento e portões de avaliação, somadas as ferramentas Design Thinking, Análise SWOT, Business Model Canvas, Produto Mínimo Viável (MVP), Mapa de Empatia e Teoria da Mudança. Iniciando-se em uma revisão bibliográfica que percorre as raízes do desenvolvimento do Setor 2.5 e Terceiro Setor no mundo e no Brasil, até a utilização de uma pesquisa exploratória com quatro empreendedores sociais do Grande Rio de Janeiro, buscou-se apresentar as principais características, necessidades e ofertas de serviços nas áreas de comunicação e marketing para este público. O contexto territorial e a oferta atualmente existente impactam diretamente na valorização e na percepção que os empreendedores sociais demonstram diante do impacto de comunicação e marketing para suas atividades. A pesquisa implementa um piloto de atuação direto ao público alvo, através do lançamento de um ebook e um curso online, que impactaram diretamente mais de 200 organizações sociais, assim como desenvolve um plano de ação para o desenvolvimento pleno da Colaboradora no período de 6 meses.