O Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais (IPPRI/ UNESP), o Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides/UFRJ) e o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Castanhal, em uma parceria entre seus programas de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial da América Latina e Caribe (TerritoriAL/UNESP), Programa de Pós-Graduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social (PPGTDS/Nides/UFRJ) e Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares (PPGDRGEA/IFPA), com o propósito de divulgar a produção acadêmica de pesquisadores/as, torna público o presente Edital de chamada de artigos para compor o Livro TECNOLOGIA SOCIAL E REFORMA AGRÁRIA POPULAR a ser publicado pela Coleção Vozes do Campo da Editora Cultura Acadêmica. Esta publicação tem o apoio do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (Clacso) e da Cátedra da UNESCO de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial.

O Edital busca selecionar artigos que aprofundem a reflexão teórico-metodológica e analisem experiências de desenvolvimento de tecnologia social no âmbito da luta pela reforma agrária popular. Ainda que possam ser aceitos artigos que tragam debate sobre os conceitos que articulam esses dois campos, serão valorizadas reflexões que tratem de projeto concretos e que permitam vislumbrar caminhos para se pensar um novo paradigma tecnológico que possa ser útil ao projeto da reforma agrária popular. Está sendo considerado como parte dessa temática o contexto dos movimentos socioterritoriais e comunidades tradicionais que lutam para a manutenção e desenvolvimento de seus territórios.

EditalLivro2020