APOIO À CULTURA CERVEJEIRA ARTESANAL: perspectivas de um desenvolvimento sustentável através de políticas públicas locais
Laise Buranelli Soares
Resumo: Diante do crescente mercado de nicho das cervejas artesanais, verificamos a formação de uma curva de cauda longa, (conceito sugerido por Chris Anderson de que a cultura e a economia atuais estão migrando do foco de mercadorias com alta saída no mercado para um elevado número de nichos) e apontamos para uma proposta de desenvolvimento sustentável para os pequenos negócios, cuja perspectiva pode ser observada através da construção de Políticas Públicas locais. Partindo de uma revisão bibliográfica que percorre desde a história da cerveja no Brasil e no mundo até a formulação e promulgação das mais recentes leis de incentivo à cultura de cerveja artesanal, buscamos, para o recorte geográfico de duas cidades da Região Serrana Fluminense, informações e evidências que embasem a triangulação entre o que temos, o que podemos e o que queremos como ações públicas fruto de uma governabilidade participativa. Voltamo-nos, assim, para a promoção de uma cultura cervejeira originalmente artesanal, que prime, além da sustentabilidade, pela humanização nas práticas de mercado. Com isso, entre o levantamento de legislação, de pesquisas científicas já concluídas, de estudos de mercado, depoimentos de especialistas e a sistematização de vivências participativas, além de entrevistas com os demais públicos envolvidos, oferecemos uma Cartilha Consultiva contendo premissas para a construção ou adequação das Políticas Públicas, afim de que gerem normas de gestão social correspondentes às expectativas, necessidades e capacidades dos diversos beneficiários, além da possibilidade de evoluir conjuntamente com o mercado.
Data e horário: 19/11/2019 – 14:00
Local: Centro de Tecnologia da UFRJ, Bloco H, Auditório da H-322 (em frente a escada)
Banca:
Presidente da Banca – Profa. Dra. Heloisa Teixeira Firmo - NIDES/UFRJProf. Dr. Ivan Bursztyn – Instituto de Nutrição Josué de Castro - INJC/UFRJ
Prof. Dr. Marcelo Gerson Pessoa de Matos – Instituto de Economia - IE/UFRJ