defesa2019

O trabalho docente na sala de recursos pela ótica dos professores

José Antônio Casais Casais

Resumo: O presente trabalho de pesquisa são apresentados aspectos da educação inclusiva e a educação especial a partir das novas atribuições da função de trabalho docente em escolas públicas com alunos inclusos, visando processos inclusivos de acordo com as diretrizes políticas especiais do Ministério da Educação (MEC). Nesse sentido, o problema de pesquisa é identificar a visão de trabalho docente dos professores lotados em salas de recursos de escolas municipais da cidade de Duque de Caxias - local da pesquisa de campo à luz da perspectiva de trabalho de Ricardo Antunes. Já o objetivo é analisar aproximações e distanciamentos do professor de educação especial com o conceito e tipologia de intelectual na perspectiva de Henry Giroux. Sob o aspecto metodológico, a pesquisa foi realizada após uma revisão sistemática da literatura e a apresentação conceitual do referencial teórico. Em seguida são feitas entrevistas semiestruturadas com professores da rede municipal de ensino que atuam com alunos inclusos. Como decorrência dessa dissertação a proposta de produto foi desenvolvida com os dados coletados e baseados nas sugestões dos participantes na melhoria do atendimento na sala de recursos. Visando auxiliar os profissionais que atuam na Sala de Recursos das escolas desse município. Assim, salienta-se que o quadro teórico de referência utilizado é separado em dois planos para a analise dos dados, sendo uma a perspectiva de trabalho de Ricardo Antunes e a outra o conceito e tipologia de intelectual de Henry Giroux.

Data e horário: 29/04/2019 - 16:00h.

Local: Centro de Tecnologia - sala ABC112.

- Prof.ª Dra. Carla Geovana Fonseca da Silva de Castro (SECTI/ES)
- Prof.ª Dra. Ângela Celeste Barreto de Azevedo (PPGTDS/UFRJ)
- Prof. Dr. Antonio Claudio Gomez de Sousa (PPGTDS/UFRJ)
- Prof. Dr. Prof. André Malina (PPGTDS/UFRJ)