Percursos Autobiográficos e Construção do Conhecimento no Ambiente de Trabalho – Estudo de Caso sobre os Marceneiros e Carpinteiros da UFRJ
Valquiria Felix Gonçalves Felix Gonçalves
Resumo: A presente dissertação é resultado de projeto de pesquisa desenvolvido no Mestrado Profissional em Tecnologia para o Desenvolvimento Social vinculado à linha de pesquisa Gestão Participativa do Núcleo Interdisciplinar para Desenvolvimento Social – NIDES. Utiliza a pesquisa-ação-participativa com um grupo de trabalhadores da UFRJ que tiveram seus cargos extintos pela da Lei nº 9.632, de 7 de Maio de 1998. Faz parte deste percurso a pesquisa-ação-formação o foco na autobiografia e na construção do conhecimento no ambiente de trabalho. O presente trabalho faz uma análise dos percursos formativos - por meio de vídeos, entrevistas, reuniões com decisões compartilhadas - com um olhar especial para a formação educacional e com o objetivo de estruturar um projeto de estudos construído de forma participativa e dialógica. A base teórica se pauta na pesquisa qualitativa, descrevendo a importância da autobiografia. Também está presente o contexto das origens do Estado Brasileiro, a reforma gerencial do Governo Fernando Henrique Cardoso - com destaque para o Ensino Superior Brasileiro e a Carreira dos Técnicos administrativos em Educação. Um olhar pedagógico com vistas a construir um plano de intervenção educacional com as vozes destes trabalhadores, ancorado em diálogos e reflexões. Um convite para pensarmos a lógica de gestão de uma universidade pública por quem a faz todos os dias por meio do seu trabalho.
Data e horário: Dia 21 de Setembro de 2018 as 14 horas.
Local: Centro de Tecnologia, Bloco H, Auditório 322.
Banca:
Prof. Dr. Michel Thiollent (Orientador)
Profª Drª Luciana Lago
Profª Drª Fabio Zamberlan
Prof. Dr. Flávio Chedid