O projeto de manutenção do LIpE, além de garantir o funcionamento da própria infraestrutura tecnológica do laboratório, atua por triagem, conserto e manutenção de computadores e outros aparelhos eletrônicos que são recebidos por meio de doações e repasses de laboratórios da UFRJ. Os aparelhos reaproveitados são de grande importância para as oficinas, os cursos de apropriação digital e de programação realizados pelo LIpE, seja em sua própria sede ou em escolas públicas e comunidades em que há atuação do laboratório.
A manutenção visa o reaproveitamento e o reuso de materiais para a universidade nas atividades do laboratório, aliado ao entendimento de que é necessário conhecer minimamente a tecnologia que usamos e como consertá-la para melhor se apropriar desta. Assim buscamos realizar oficinas associadas a outros cursos do LIpE, como o de Apropriação da Cultura Digital e o curso de Resíduos Eletroeletrônicos do projeto LaWEEEda.
Em 2019, em parceria com o projeto CRIA, foi criada uma oficina de robótica no galpão do IMA. Na oficina, ao longo de 25 encontros, uma introdução à robótica foi apresentada aos alunos e também foram ensinados os conceitos de programação e arduino, de forma a resolver problemas do dia a dia. Além disso, foram feitos projetos com às ferramentas e materiais necessários para robótica, desde tesoura e cola-quente para protótipos com papelão até cortadora a laser e impressoras 3D para projetos que utilizem madeira ou plástico. |
O curso possui exercícios práticos com atividades de interesse dos educandos.
Utiliza o computador e possibilita o aprendizado sobre as funções básicas necessárias: ligar, desligar, digitar documentos, salvar arquivos, usar a internet, planilha eletrônica e noções básicas de manutenção preventiva.
Os educandos, após terem conhecimentos em editor de texto; navegam na internet, aprendem a consultar vários sites privados e públicos, agregando valor ao fazer atividades profissionais e pessoais e contribuindo para a superação de dificuldades com a motivação e elevação da autoestima.
Ementa
Editor de imagem (pacote tux - linux)
coordenação motora - mouse
criação de imagem
manipulação de imagens e objetos
Editor de texto (libreoffice writer)
digitação
formatação
edição de imagem
Navegador de internet (mozilla firefox)
sites educacionais
sites institucionais
sites gerais: buscadores, segurança na rede
Redes sociais
rede de relacionamento (facebook e etc…)
rede de comunicação instantânea (whatsapp e etc…)
Planilha Eletrônica (libreoffice Calc)
criação de planilhas
edição e formatação de planilhas
Aplicativos de aparelhos eletrônicos
manipulação de aplicativos institucionais
manipulação de aplicativos gerais
Conhecimentos básicos de manutenção
conhecimento dos componentes
manutenção preventiva
-
2009 O Laboratório de Informática para Educação - LIpE desenvolve o “Projeto de Formação em Informática Educativa” tendo como público-alvo técnicos administrativos da UFRJ e terceirizados.
-
2012 Criação do Programa de Preparação para Aposentadoria, em parceria com a Pró-Reitoria de Pessoal - PR-4, destinado aos servidores em condições de se aposentar, no qual foram preparados para acessar e utilizar de forma autônoma os sistemas digitais da UFRJ, como a Intranet.
-
2016 Após estudos e ações educacionais, passou a chamar-se “Curso de Apropriação da Cultura Digital para Trabalhadores”, fundamentando-se na metodologia participativa e atendendo a demanda de capacitação em um campo de saber repleto de especificidades.
-
2018 Em parceria com o SINTUFRJ, foi criado também o “Curso de Apropriação da Cultura Digital para Aposentados e Pensionistas da UFRJ”, o curso foi ampliado, tendo mais 2 pólos de ação: Vila residencial e Praia Vermelha.
2019 O curso foi ampliado para o público externo, devido à grande demanda.
O projeto tem como objetivo auxiliar no processo de aprendizado do uso de recursos digitais (computador, celulares e outros) utilizados no cotidiano. O público-alvo é direcionado para as pessoas com pouco ou nenhum conhecimento de tecnologias relacionada com a comunicação e acesso de serviços digitais.