Guia do aluno - Turma 2022 em diante
- Detalhes
Para alunos que entraram antes de 2022, ver Guia do aluno (2016 a 2021).
REGIME CURRICULAR DO PROGRAMA
O aluno deverá cursar um total de 360 horas (24 créditos), entre:
- 120 horas - Disciplinas obrigatórias, sendo 2 disciplinas semestrais de 60 horas cada: Teoria Crítica da Tecnologia (que formalmente está no SIGA como bimestrais TCT1 e TCT2) e Metodologias de Pesquisa Participativa (formalmente está no SIGA como bimestrais MPP1 e MPP2);
- 150 horas - Disciplinas optativas do PPGTDS. São 5 disciplinas de 30 horas cada, ou 10 créditos ao total;
- 90 horas - Disciplinas livres, que poderão ser cursadas dentro ou fora do programa, ou em Atividades de Extensão e Docência. Estas deverão computar 90 horas no total, independente da quantidade de disciplinas que precisem cursar, já que a estrutura curricular externa ao programa pode seguir outros parâmetros. Se forem cursadas na UFRJ, são 6 créditos livres.
As Atividades de Extensão e Docência podem creditar até 6 créditos. Deve ser preenchido um relatório, que passará por comissão do PPGTDS, com aprovação no colegiado. As duas opções de atividades são:
(1) Extensão (até 4 créditos) - O mestrando que atuar em ações de extensão do NIDES registrada no SIGA, exercendo um papel protagonista, colaborando na coordenação da ações e orientação dos graduandos, atuando um mínimo de um semestre, com uma carga de pelo menos 180 horas, deve preencher o relatório de extensão para creditar 2 créditos (para cada 2 créditos precisa ser preenchido um relatório). Para ações fora do NIDES, deve-se solicitar a inclusão da ação no colegiado antes de atuar na ação através do formulário, para avaliação se a ação cumpre uma formação no campo da Tecnologia para o Desenvolvimento Social.
(2) Estágio em docência (até 4 créditos) - O mestrando que realizar estágio de docência nas disciplinas de graduação do NIDES (http://nides.ufrj.br/index.php/graduacao), para cada turma nas disciplinas de 4 créditos ou 60 hrs, deve preencher o relatório de estágio em docência para creditar no mestrado 2 créditos. Para disciplinas da graduação de outras unidades que contam com a participação de professores do PPGTDS, deve-se solicitar a avaliação da disciplina no colegiado atraves do formulário antes de realizar o estágio, para avaliação se a disciplina se enquadra no campo da Tecnologia para o Desenvolvimento Social (e recebe metade dos créditos da disciplina de graduação, ou seja, para uma disciplina na graduação de 4 créditos, recebe 2 créditos no histórico, para uma disciplina da graduação de 2 créditos, recebe 1 crédito no histórico).
Dessa forma, nossos alunos podem escolher seguir 3 percursos pedagógicos (ou um caminho entre eles):
Perfil pesquisador: Obrigatórias + 8 optativas
Perfil extensionista: Obrigatórias + 6 optativas + 2 semestres em extensão
Perfil docência: Obrigatórias + 6 optativas + 2 semestres estágio de docência
A respeito das disciplinas do programa, é relevante saber que o curso segue o calendário bimestral da UFRJ, ou seja, são 4 bimestres: normalmente o 1º de março a maio, o 2º de maio a julho, o 3º de agosto a outubro, e o 4º de outubro a dezembro. Por ser um mestrado profissional, as disciplinas costumam ser concentradass nas manhãs (8:30 as 12:30) e tardes (14:00 as 18:00) das quintas e sextas. Excepecionalmente podem ser ofertadas disciplinas optativas em outros dias da semana e horários, de forma a dar mais opções para os discentes. O calendário da pós-graduação da UFRJ pode ser consultado em: http://www.pr2.ufrj.br/calendarioacademico
CRONOGRAMA SUGERIDO
1o bimestre:
NID701 Teoria Crítica da Tecnologia
NID728 Seminários Tecn Desenv Social
Disciplina optativa
2o bimestre:
NID703 Teoria Crítica Tecnologia II
Disciplina optativa
3o bimestre:
NID702 Metod Pesq Participativa I
Disciplina optativa
Disciplina optativa
4o bimestre:
NID704 Metod Pesq Participativa II
Disciplina optativa
5o bimestre:
Disciplina optativa (ou Atividades Práticas)
6o bimestre:
Disciplina optativa (ou Atividades Práticas)
Obs: Para aqueles alunos que só consigam fazer duas disciplinas por período, sugerimos que no 5o e 6o bimestres façam as disciplinas restantes.
A partir do momento que o estudante já tiver cumprido os 24 créditos (até a defesa) deve se inscrever bimestralmente em (caso não o faça, sua matrícula é automaticamente trancada pelo sistema):
NID716 Seminário de Acompanhamento (caso já tenha concluído todos os créditos e não tenha qualificado ainda)
ou
NID715 Pesquisa e Dissertação (caso já tenha concluído todos os créditos e já tenha qualificado)
Até 18 meses:
Defesa da qualificação
Até 30 meses
Defesa da dissertação
DEMAIS ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS:
1) É responsabilidade dos(as) alunos(as) ficar atentos(as) ao calendário de inscrição em disciplinas e fazer bimestralmente suas inscrições, de preferência em diálogo com seus orientadores, pelo SIGA (https://portal.ufrj.br/). A matrícula do(a) aluno(a) é automaticamente trancada caso não se inscreva em nenhuma disciplina em um trimestre. Quaisquer dúvidas o(a) estudante deve solicitar ajuda da secretaria.
2) SEMINÁRIO ANUAL DO NIDES – É obrigatória a participação do(a) aluno(a), no seu primeiro ano de curso, no seminário anual do NIDES, que costuma ocorrer em dezembro, apresentando seu projeto de mestrado.
3) CV LATTES – É obrigatória a inscrição e manutenção do Currículo Lattes do(a) aluno(a), com registro de sua produção acadêmica sempre atualizados
4) QUALIFICAÇÃO - Antes do final do sexto bimestre os(as) alunos(as) devem qualificar, e para isso, desde o final do quarto bimestre devem dialogar com seus orientadores, para definir a banca e informar a secretaria sobre a data de qualificação, preenchendo e enviando o formulário Proposta-de-Banca.doc
5) DISSERTAÇÃO – Ao final do curso, no prazo de até 30 dias após a defesa, é obrigatória a entrega da seguinte documentação à Secretaria do PPGTDS: envio da versão da dissertação em arquivo PDF por email para a secretaria, bem como todos os itens do documento a seguir: PPGTDS Regras apos defesa de dissertação (O aluno não estará habilitado à Defesa de Trabalho de Conclusão de Mestrado enquanto não atingir o coeficiente de rendimento acumulado mínimo exigido de B ou 2,0).
BANCAS e DEFESA DE DISSERTAÇÃO Os alunos deverão se submeter às bancas de qualificação e defesa de dissertação conforme as composições e prazos a seguir. a) Qualificação de dissertação: banca composta por 3 professores doutores (sendo um professor orientador), ao final do quinto trimestre do curso. b) Defesa de dissertação: banca composta por 4 professores doutores (sendo um professor orientador, um professor do PPGTDS e pelo menos um professor externo ao PPGTDS), e mais dois suplentes (sendo um professor do PPGTDS e outro externo), ao final do oitavo trimestre do curso. c) Entrega de documentos após defesa de dissertação – PPGTDS Regras apos defesa de dissertação. Observação: A eventual extensão do prazo de defesa de tese é regida pelo Regulamento do PPGTDS (Art. 19) e Resolução CEPG 01/2006. Para pedido de prorrogação de prazos de defesa, ver PPGTDS Formulário para pedir prorrogação de prazo de defesa.
Outras dúvidas

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Guia do aluno - Tuma 2016 a 2021
- Detalhes
REGIME CURRICULAR DO PROGRAMA
O aluno deverá cursar um total de 360 horas (24 créditos), entre:
- Disciplinas obrigatórias, comuns a todas as linhas de pesquisa, sendo 2 disciplinas de 45 horas cada: Teoria Crítica da Tecnologia e Metodologias de Pesquisa Participativa;
- Disciplinas optativas de sua própria linha de pesquisa. São 2 disciplinas de 45 horas cada, ou 6 créditos ao total;
- Disciplinas optativas das outras duas linhas de pesquisa. São 2 disciplinas de 45 horas cada, independente de serem cursadas nas duas outras linhas de pesquisa ou em apenas uma, totalizando 6 créditos ao total. Por exemplo, um aluno de TS pode fazer duas disciplinas de TFP, ou duas disciplinas de GP, ou 1 disciplina de TFP e 1 de GP;
- E disciplinas livres, que poderão ser cursadas dentro ou fora do programa. Estas deverão computar 90 horas no total, independente da quantidade de disciplinas que precisem cursar, já que a estrutura curricular externa ao programa pode seguir outros parâmetros. Se forem cursadas na UFRJ, são 6 créditos livres.
A respeito das disciplinas do programa, é relevante saber que o curso segue o calendário trimestral da UFRJ, ou seja, são 4 trimestres: normalmente o 1º de março a junho, o 2º de junho a setembro, o 3º de setembro a dezembro, e o 4º (considerado um trimestre de “verão”, mais intensivo) em janeiro e fevereiro. Por ser um mestrado profissional, as disciplinas costumam ser concentradass nas manhãs (8:30 as 12:30) e tardes (14:00 as 18:00) das quintas e sextas. Excepecionalmente podem ser ofertadas disciplinas optativas em outros dias da semana e horários, de forma a dar mais opções para os discentes. O calendário da pós-graduação da UFRJ pode ser consultado em: http://www.pr2.ufrj.br/calendarioacademico
CRONOGRAMA SUGERIDO
1o trimestre:
NID701 Teoria Crítica da Tecnologia
Disciplina optativa
2o trimestre:
Disciplina optativa
Disciplina optativa
Disciplina optativa
3o trimestre:
NID702 Metodologia de Pesquisas Participativas
Disciplina optativa
Disciplina optativa
4o trimestre:
Disciplina optativa
5o trimestre em diante (até a defesa):
NID716 Seminário de Acompanhamento (caso já tenha concluído todos os créditos e não tenha qualificado ainda)
ou
NID715 Pesquisa e Dissertação (caso já tenha concluído todos os créditos e já tenha qualificado)
Obs: Para aqueles alunos que só consigam fazer duas disciplinas por período, sugerimos que no 5o trimestre façam as duas disciplinas restantes.
Até 15 meses:
Defesa da qualificação
Até 24 meses
Defesa da dissertação
DEMAIS ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS:
1) É responsabilidade dos(as) alunos(as) ficar atentos(as) ao calendário de inscrição em disciplinas e fazer trimestralmente suas inscrições, de preferência em diálogo com seus orientadores, pelo SIGA (https://portal.ufrj.br/). A matrícula do(a) aluno(a) é automaticamente trancada caso não se inscreva em nenhuma disciplina em um trimestre. Quaisquer dúvidas o(a) estudante deve solicitar ajuda da secretaria.
2) SEMINÁRIO ANUAL DO NIDES – É obrigatória a participação do(a) aluno(a), no seu primeiro ano de curso, no seminário anual do NIDES, que costuma ocorrer em dezembro, apresentando seu projeto de mestrado.
3) CV LATTES – É obrigatória a inscrição e manutenção do Currículo Lattes do(a) aluno(a), com registro de sua produção acadêmica sempre atualizados
4) QUALIFICAÇÃO - Ao final do quinto trimestre os(as) alunos(as) devem qualificar, e para isso, desde o final do quarto trimestre devem dialogar com seus orientadores, para definir a banca e informar a secretaria sobre a data de qualificação, preenchendo e enviando o formulário Proposta-de-Banca.doc
5) DISSERTAÇÃO – Ao final do curso, no prazo de até 30 dias após a defesa, é obrigatória a entrega da seguinte documentação à Secretaria do PPGTDS: 1 cópia da dissertação impressa e encadernada em capa dura; envio da versão da dissertação em arquivo PDF por email para a secretaria, bem como todos os itens do documento a seguir: PPGTDS Regras apos defesa de dissertação (O aluno não estará habilitado à Defesa de Trabalho de Conclusão de Mestrado enquanto não atingir o coeficiente de rendimento acumulado mínimo exigido de B ou 2,0).
BANCAS e DEFESA DE DISSERTAÇÃO Os alunos deverão se submeter às bancas de qualificação e defesa de dissertação conforme as composições e prazos a seguir. a) Qualificação de dissertação: banca composta por 3 professores doutores (sendo um professor orientador), ao final do quinto trimestre do curso. b) Defesa de dissertação: banca composta por 4 professores doutores (sendo um professor orientador, um professor do PPGTDS e pelo menos um professor externo ao PPGTDS), e mais dois suplentes (sendo um professor do PPGTDS e outro externo), ao final do oitavo trimestre do curso. c) Entrega de documentos após defesa de dissertação – PPGTDS Regras apos defesa de dissertação. Observação: A eventual extensão do prazo de defesa de tese é regida pelo Regulamento do PPGTDS (Art. 19) e Resolução CEPG 01/2006. Para pedido de prorrogação de prazos de defesa, ver PPGTDS Formulário para pedir prorrogação de prazo de defesa.
Outras dúvidas

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Produtos Técnicos
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2019
- Material didático: Cinema e Trabalho - Cartilha - Pasta com todo material
- Software/Aplicativo: Sistema de pedidos de cestas agroecológicas - Site - Projeto - Artigo
- Material didático: Políticas públicas e desenvolvimento sustentável cartilha para microcervejarias de Teresópolis e Nova Friburgo - RJ - Cartilha
- Tecnologia Social: Biodigestor em comunidade ribeirinha na RDS Piagaçu-Purus (AM) -
- Processo: Processo de extração de massa base/gel das algas marinhas mantendo suas propriedades - Poster
Impactos e produtos
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Fortalecimento da agricultura familiar do RJ
A atuação junto a agricultores familiares no estado do Rio de Janeiro é uma das principais frentes do PPGTDS, com objetivo de apoiar os processos de produção, gestão e comercialização de produtos. A atuação se dá em assentamentos da reforma agrária em vários municípios do estado. Além disso, há apoio a espaços de comercialização desses produtos na capital, com desenvolvimento de sistemas de vendas de cestas agroecológicas. Esse trabalho é feito em parceria com organizações e movimentos sociais. Também são desenvolvidas tecnologias para infra-estrutura das áreas rurais (energias alternativas, saneamento ecológico,...).
O principal impacto desse trabalho é econômico, com a venda de produtos agroecológicos por pequenos produtores, melhorando sua renda e condições de vida. Há também um impacto ambiental pela substituição da produção com agrotóxicos pela agroecológica. Há impactos tecnológicos ligados ao desenvolvimento de tecnologias e ferramentas de apoio a esses processos.
Produto: Sistemas para comercialização de cestas agroecológicas
Autores: Celso Alexandre Alvear, Cristina Marchiori
Projeto de extensão: TICDEMOS
Publicação: Sistema Integrado de Comercialização para Produtos da Agricultura Familiar
Produto: Curso de extensão Formação crítica em sistemas técnicos de energia – introdução
Autores: Nelson Andrés Ravelo Franco e Luiz Guilherme Rolim
Dissertação: Contribuições da Educação Popular e da Pesquisa Ação à Adequação Sociotécnica: estudo de caso de um curso na extensão
Orientadores: Luiz Guilherme Rolim e Walter Issamu Suemitsu
Projeto de extensão: Tecsara
Inovação na produção de habitação popular
Ações de ensino, pesquisa e extensão na Ocupação Solano Trindade, em parceria com o Movimento Nacional de Luta pela Moradia. O projeto desenvolveu um conjunto de tecnologias sociais voltadas para a elevação da qualidade de vida de famílias em precárias condições de moradia e trabalho: implantação de tecnologias construtivas para requalificação de edifício público para fins de moradia, por meio de oficinas de formação teórico-prática para estudantes universitários, lideranças e moradores no canteiro de obras e na olaria escola em Lorena; implantação de tecnologias alternativas em saneamento ecológico (BET, captação de água da chuva, compostagem, instalações hidrossanitárias) para a construção de um conjunto de casas populares por autogestão; produção de manuais para a implantação das tecnologias desenvolvidas para difusão online; organização do trabalho coletivo para produção de alimentos orgânicos e geração de renda.
Como principais repercussões podemos citar: 1 - Workshop imersivo realizado na Ocupação Solano Trindade, numa parceria entre a Universidade Técnica de Berlim, a Universidade Técnica de Brandenburgo e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU e NIDES), com a participação de estudantes/profissionais europeus e latinoamericanos egressos de universidades alemãs. Foram realizadas micro-intervenções construtivas, tais como: reforma da cozinha coletiva, recuperação de telhado de madeira e intervenções no quintal agroecológico. Novo workshop está programado após a pandemia. 2 - Publicação do livro Ocupação Solano Trindade, resultado da dissertação de mestrado de Fernanda Petrus, uma das coordenadoras do projeto de extensão. 3 - Difusão das tecnologias de saneamento ecológico desenvolvidas no projeto por meio dos manuais técnicos produzidos que em 2021 estão sendo utilizados no curso prático de saneamento no Complexo da Maré.
Produto: Cartilhas e manuais para Habitação Popular
Autores: Luciana Lago ET AL
Projeto de extensão: OTA
Produtos
Metodologias para o uso de multimídia e informática nas escolas do ensino básico no RJ
O Grupo de Educação Multimídia - GEM/UFRJ - e o Laboratório de Informática para a Educação - LIPE/UFRJ - são programas que articulam ensino, pesquisa e extensão no desenvolvimento, realização e promoção de metodologias participativas em contextos formativos do ensino básico. Suas ações contribuem para a formação cidadã de estudantes de gradação interessados em educação, além de sistematizarem estudos acadêmicos e técnicos para abordagens de diferentes conteúdos em sala de aula com o uso de recursos microeletrônicos e multimeios. Por fim, as atividades realizadas pelo GEM e pelo LIPE participam de processos de transformação social e institucional em escolas do ensino básico, que incorporam as metodologias desenvolvidas e direcionam professores para estágios de formação continuada no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias para o Desenvolvimento Social do NIDES/UFRJ.
Como principais repercussões podemos citar: 1) Desenvolvimento e realização de oficinas de produção audiovisual de curta duração em escolas do ensino básico; 2) Contribuição para a formação cidadã, com impacto na interdisciplinaridade e interprofissionalidade, de estudantes de graduação e pós-graduação com ênfase em licenciatura; 3) desenvolvimento de metodologias participativas para o ensino e a aprendizagem de linguagens com uso de tecnologias e recursos técnicos multimeios; 4) Desenvolvimento e orientacão de pesquisas básicas nas áreas de metodologia do ensino e crítica estética, tanto na graduação quanto na pós-graduação; 5) Dialogismo e desenvolvimento de ações com impacto metodológico e curricular em escolas do ensino básico parceiras, 6) Orientação de estágios de mestrado profissional no PPGTDS/NIDES para professores estatutários das instituições de ensino externas parceiras; 7) Desenvolvimento de tecnologias sociais (artefatos e metodologias) destinados à transformação da abordagem do ensino e aprendizagem em sala de aula.
Produto: Materiais multimidias para apoio ao ensino médio
Autores: Paulo Maia ET AL
Projeto de extensão: https://www.grupodeeducacaomultimidia.com.br/
Projeto de extensão: http://nides.ufrj.br/index.php/o-lipe
Agroecologia e Saneamento ecológico no RJ
A gestão dos resíduos sólidos urbanos é um relevante problema da atualidade. A disposição inadequada dos resíduos orgânicos gera proliferação de vetores de doenças, além de outros problemas. Ao longo dos quase 10 anos de existência é impressionante o alcance tanto em território quanto em articulações em rede e visibilidade que o grupo MUDA alcançou. A partir do LavaPer, espaço próximo ao estacionamento do Centro de Tecnologia da Ilha do Fundão, iniciou-se em 2009 o manejo pelo grupo, recuperando uma área de aterro degradada , transformando-a em uma agrofloresta do ecossistema Mata Atlântica, onde são praticadas as oficinas de manejo do solo, compostagem, saneamento ecológico e plantios. Já o projeto Tecnologia Social em Assentamantos da Reforma Agrária (TecSARA) busca contribuir com a promoção da reforma agrária popular, em parceria com assentados do MST, por meio de assessorias técnicas e o desenvolvimento de tecnologias sociais, com foco em saneamento ecológico.
Como principais repercussões podemos citar: Elaboração de artigos nacionais e internacionais, dissertações de mestrado, materiais didáticos, oficinas, cursos de agroecologia, plantio de horta, compostagem, agricultura urbana, plantas utilitárias, entre outros. Um ex-aluno empreendeu um serviço de compostagem conhecido como "Ciclo Orgânico", causando impacto na percepção e compreensão do grave problema da gestão de residuos sólidos. Na mesma linha, outro ex-aluno passou a oferecer um serviço de compostagem de resíduos orgânicos na região da Grande Tijuca, além de também ter desenvolvido um trabalho de conclusão de curso sobre uma proposta de um programa de compostagem para a UFRJ. Os participantes recebem estudantes da rede de ensino fundamental , que aprendem a percorrer a 'trilha ecopedagógica', compreendendo a importância da produção de alimentos livre de pesticidas e da segurança alimentar. O TecSARA tem atuado em parceria com membros do Laboratório Interdisciplinar de Tecnologia Social (LITS/NIDES/UFRJ), realizando reuniões remotas com assentados do PDS Osvaldo de Oliveira, em Macaé, visando o desenvolvimento de projetos sociotécnicos segundo as demandas apresentadas pelos mesmos, com foco em saneamento ecológico. O TecSARA também colaborou com debates públicos sobre agroecologia e saneamento ecológico, com transmissão pelo YouTube.
Autores: Heloisa Firmo e Renan Finamore
Projeto de extensão: http://muda.poli.ufrj.br
Apoio a pré vestibulares populares do RJ
O Pré-Vestibular Popular Educacao para o Desenvolvimento Social (PVP-NIDES) é um projeto realizado em quatro polos, Acari, Bom Pastor (Belford Roxo), UFRJ campus Duque de Caxias e Ilha do Fundão, desde 2018. O projeto vem sendo construído coletivamente em parceria com movimentos sociais. Além de trabalhar conteúdos que compõem a matriz curricular dos vestibulares pleiteados, visa promover uma educação emancipadora, criando oportunidades para os grupos sociais conhecerem novos espaços de reflexão além da sala de aula, contribuindo para a formação de educadores populares e pautando debates como a luta contra o racismo, sexismo, lgbtfobia.
Além disso, realizamos um mapeamento dos pré-vestibulares populares do Estado do RJ, através da dissertação da aluna Angela dos Santos, orientada pela professora Priscila Matsunaga. Por fim, tambem foi produzida uma cartilha com estratégias para o enfrentamento da evasão em pré-vestibulares populares.
Apesar de ser um projeto muito recente, tendo iniciado em 2018 nos 4 polos, e tendo sido prejudicado muito em 2020 pela pandemia, o PVP-NIDES já teve algunas resultados importantes. Em 2018, iniciamos com aproximadamente 110 alunos nos 4 polos, sendo que destes 15 foram até o fim (sendo 5 aprovados em universidades). Em 2019, houve um aumento da demanda, e iniciamos com 200 alunos, chegando 30 ao final (15 aprovados). Em 2020, devido a pandemia, houve grande dificuldade por parte dos alunos com aulas remotas, por baixo acesso a internet, dessa forma juntamos os polos e tivemos 35 alunos, chegando apenas 3 ao final (todos aprovados). Além disso, ao longo desse ano conseguimos mobilizar muitos professores voluntários, na maior parte graduandos da UFRJ. Foram 40 em 2018, 65 em 2019 e 120 em 2020. Em 2021, não haverá turmas devido as dificuldades com o ensino remoto pela grande maioria dos alunos, assim estamos nos reorganizando, preparando materiais, qualificando os professores voluntários para assim que for possível voltar o ensino presencial.
Por fim, a dissertação da egressa Angela Santos, que é professora da rede estadual e coordenadora do pré-vestibular comunitário do CEASM, produziu além do mapeamento inédito de 352 pré-vestibulares populares do estado do RJ (um produto fundamental para o Fórum de Pré-vestibulares Populares do Rio de Janeiro que a egressa ajudou a construir), uma cartilha com estratégias para enfrentamento da evasão de pré-vestibulares populares, problema comum em todos os PVPs e que os do NIDES não estão imunes.
Produto: Mapeamento de pré-vestibulares populares do RJ (PDF) e Mapa georeferenciado
Produto vinculado: Pensando estratégias para o enfrentamento da evasão em pré-vestibulares populares
Autora: Angela Cristina da Silva Santos
Orientadora: Priscila Saemi Matsunaga
Projeto de extensão do NIDES na temática: Pré-Vestibular Popular Educacao para o Desenvolvimento Social (PVP)
Outros produtos
Produto: Avaliação de Incubadoras Tecnológicas de Cooparativas Populares
Autores: Felipe Addor ET AL
Dissertação vinculada: Analisando o Programa de Apoio as Incubadoras de Cooperativas Populares no contexto do debate sobre as políticas sociais no Brasil
Dissertação vinculada: Gestão de empreendimentos econômicos solidários: a experiência das incubadoras tecnológicas de economia solidária
Outras publicações vinculadas: http://nides.ufrj.br/index.php/relatorio-proninc
Produto: Cartilhas e materiais didáticos sobre beneficiamento de pescado e algas
Autores: Ana Lúcia do Amaral Vendramini ET AL
Dissertação vinculada: Contribuição com a cadeia produtiva da pesca: Beneficiamento de massa de macarrão sem glúten à base de surimi
Mais informações: https://sites.google.com/site/ufrjnpcta/produtos
Produto: Cartilha para microcervejarias
Autora: Laise Buranelli Soares (2019)
Dissertação: Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável: Cartilha para microcervejarias de Teresópolis e Nova Friburgo - RJ
Orientadora: Heloisa Teixeira Firmo
Produto: Assessoria a fábrica Flaskô
Autores: Flavio Chedid ET AL
Projeto de extensão: Organização do Trabalho e Autogestão
Produto: Assessoria a bancos comunitários populares
Autor: Marcos Rodrigo Ferreira
Dissertação: Banco Comunitário no Preventório: uma experiência de Economia Solidária
Projeto de extensão: Assessoria a bancos comunitários
Produto: Software para Disléxicos (LEXOS)
Autores: José Antônio Borges, Antônio Cláudio Gomes Souza, Roselane
Dissertação: Análise neuroeducativa dos recursos tecnológicos para disléxicos adultos de vida acadêmica ativa
Artigos em Congressos
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Sub-categorias
Mestrado - Seleção PPGTDS
SELEÇÃO PPGTDS 2018
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Local: Av. Athos da Silveira Ramos, 149
Centro de Tecnologia.
Lista das Inscrições Homologadas