defesa

 

A relação entre resíduos do pós-consumo e energia: Estudo de caso de viabilidade da utilização de energia renovável em cooperativa de catadores

 

Antonio Oscar Peixoto Vieira

 

Resumo: A dissertação consiste num estudo de caso que avalia como a utilização da energia solar, por meio de um sistema fotovoltaico, pode contribuir para o enfrentamento do desafio da destinação final dos resíduos com inclusão social, procurando tornar economicamente viável uma cooperativa de catadores. Abordando simetricamente os dois temas, é apresentada uma reflexão sobre a interseção entre resíduos e energia, tratando conceitos como eficiência energética, lixo, resíduos zero, destinação final de resíduos, cadeias da reciclagem, energia renovável, energia evitada e microgeração distribuída. Numa via , o trabalho apresenta uma síntese da política governamental que cuida dos resíduos sólidos, tomando como referência a Lei da Política Nacional de Fresíduos Sólidos. Na via paralela, apresenta o cenário que trata da regulamentação das políticas de energia renováveis. O estdo estabelece uma conexão entre teoria e a realidade fazendo uma análise dos resultados da pesquisa de campo sobre o consumo da energia da Cooperativa Céu Azul, especializada em resíduos eletroeletrônicos. Como contribuição , a pesquisa dimensiona quais os equipamentos e instalações necessárias para a instalação de um sistema fotovoltaico que seja alternativo ao oferecido pela concessionária de modo a permitir a redução de gastos com energia elétrica. Também identifica as possíveis fontes de financiamento para a implantação do sistema fotovoltaico e as possibilidades da cooperativa se integrar a empreendimentos solidários de microgeração de energia.

 

Data e horário: Dia 31 de agosto de 2018, as 09:00.

Local: Centro de Tecnologia da UFRJ, Bloco H, Auditório da H-322 (em frente a escada)

 

Banca:

Prof.Dr. Luiz Guilherme Barbosa Rolim – (orientador) PPGTDS/NIDES/UFRJ

Prof. Dr. Sidney Lianza - PPGTDS/NIDES/UFRJ

Prof. Dr. Marcelo Guimarães de Araújo – ENSP / FIOCRUZ

Prof. Dr. Walter Issamu Suemitsu - PPGTD/NIDES/UFRJ

Prof. Dr. Vicente Nepomuceno – EEP/UNIRIO (suplente)

processo seletivo 2019

defesa

 

Caminhos Dialógicos: A gestão democrática e participativa como experiência política e prática pedagógica em uma escola

 

Camilla Ribeiro

 

Resumo: A presente dissertação é resultado do projeto de pesquisa desenvolvido no Mestrado Profissional em Tecnologia para o Desenvolvimento Social (MPTDS) vinculado à linha de pesquisa “Gestão Participativa” do Núcleo Interdisciplinar para Desenvolvimento Social – NIDES. A pesquisa foi realizada em uma escola de educação infantil, situada no bairro da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro. Analisar a prática da gestão participativa identificando os efeitos do processo dialógico adotado como norteador da gestão de uma escola de educação infantil. De maneira mais específica, proponho apurar e analisar seus efeitos sobre os Educadores, de forma individual e coletiva, no que tange ao processo pedagógico, à gestão administrativa e às relações interpessoais. A metodologia adotada tem como diretriz a pesquisa participante com inspirações da pesquisa-acão. Busca, a partir do diálogo com os trabalhadores da escola, os Educadores, as potencialidades e dificuldades na implementação de uma gestão democrática do trabalho entre os adultos e seus efeitos sobre o fazer pedagógico. A presente dissertação é resultado do projeto de pesquisa desenvolvido no Mestrado Profissional em Tecnologia para o Desenvolvimento Social (MPTDS) vinculado à linha de pesquisa “Gestão Participativa” do Núcleo Interdisciplinar para Desenvolvimento Social – NIDES. A pesquisa foi realizada em uma escola de educação infantil, situada no bairro da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro. Analisar a prática da gestão participativa identificando os efeitos do processo dialógico adotado como norteador da gestão de uma escola de educação infantil. De maneira mais específica, proponho apurar e analisar seus efeitos sobre os Educadores, de forma individual e coletiva, no que tange ao processo pedagógico, à gestão administrativa e às relações interpessoais. A metodologia adotada tem como diretriz a pesquisa participante com inspirações da pesquisa-acão. Busca, a partir do diálogo com os trabalhadores da escola, os Educadores, as potencialidades e dificuldades na implementação de uma gestão democrática do trabalho entre os adultos e seus efeitos sobre o fazer pedagógico.

 

Data e horário: Dia 10 de agosto de 2018 as 13h30.

Local: Centro de Tecnologia da UFRJ, Bloco H, Auditório da H-322 (em frente a escada)

 

Banca:

- Prof. Dr. Michel Thiollent (Orientador) - PPGTDS/NIDES/UFRJ

- Prof. Dr. Flávio Chedid - PPGTDS/NIDES/UFRJ

- Profª Drª  Madalena Colette - UNIGRANRIO

- Profª Drª Eugenia Motta - IESP/UERJ

defesa

 

Gestão de Empreendimentos Econômicos Solidários: a experiência das Incubadoras Tecnológicas de Economia Solidária

 

Thaís C. S. Oliveira

 

Resumo: Esta dissertação se baseia numa reflexão crítica sobre os estudos da Administração e busca, no contexto da Economia Popular e Solidária, especificamente pela prática das Incubadoras Tecnológicas de Economia Solidária (ITES) que assessoraram empreendimentos de catadores de materiais recicláveis, aportes para a gestão de empreendimentos econômicos solidários. Partiu-se da complexidade e especificidade da gestão desses empreendimentos e do pressuposto que as assessorias técnicas prestadas a essas experiências se baseiam, na maioria das vezes, na gestão empresarial tradicional e não incorporam mecanismos de autogestão. Diante disso, para buscar por novos conhecimentos que pudessem contribuir com a gestão de empreendimentos autogestionários, recorreu-se a análise da experiência de três incubadoras que atuam com empreendimentos de catadores de materiais recicláveis, por pelo menos 10 anos, e, dentre as metodologias, ferramentas e processos construídos com os grupos incubados, buscou-se extrair elementos que auxiliassem a pensar e construir uma gestão adequada aos princípios, especificidades e necessidades dos empreendimentos econômicos solidários. Os resultados apontados indicam que as ITES analisadas pautaram sua atuação numa educação para a autogestão, buscando a construção de hábitos, valores e condições que favorecem o desenvolvimento de uma organização democrática.  Apresentou-se ainda como um desafio às assessorias a conciliação entre as diversas racionalidades que permeiam a organização e a elaboração de soluções técnicas eficientes que contemplassem essa complexidade.

 

Data e horário: Dia 20 de agosto de 2018, as 14:00.

Local: Centro de Tecnologia da UFRJ, Bloco H, Auditório da H-322 (em frente a escada)

 

Banca:

Prof. Flávio Chedid Henriques, D.Sc (orientador)

Enga. Jacqueline Rutkowski, D.Sc

Prof. Michel Jean-Marie Thiollent, Ph.D.

Prof. Igor Vinicius Lima Valentim, D.Sc

Profa. Ioli Gewehr Wirth, D.Sc

defesa

 

E A MÁQUINA LIVRO VIROU NA MÁQUINA JOGO: Sistematização de uma experiência pedagógica baseada na obra literária Macunaíma, de Mário de Andrade

 

Thiago Camargo de Albuquerque

 

Resumo: O Grupo de Educação Multimídia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (GEM/UFRJ) promoveu duas edições de um curso piloto que tiveram como proposta a tradução da obra Macunaíma, de Mário de Andrade, em jogos analógicos. Estes cursos se realizaram no Instituto Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro – campus Nilópolis e no laboratório do GEM, na Faculdade de Letras/UFRJ. Com base em tal experiência, esta dissertação buscou oferecer dados que possibilitassem a análise de limites e possibilidades da realização de oficinas de transposição de linguagens entre literatura e jogos analógicos no âmbito do Projeto Travessias: Palavra-Imagem, que é operacionalizado pelo GEM há dez anos. Tratou-se, portanto, de uma sistematização de um conjunto de experiências (HOLLIDAY, 2006) relativas ao curso, desde a sua formulação até a avaliação final por seus participantes. A formulação do curso e, por consequência, esta dissertação possibilitaram a conexão de áreas do conhecimento aparentemente distantes entre si, como a educação, a literatura, a ludologia e a tradução. Pautado no trabalho como princípio educativo (SAVIANI, 1989), o curso organizou os participantes em torno de uma atividade de tradução intersemiótica (PLAZA, 2003) que consistiu numa interpretação coletiva da rapsódia marioandradina (ANDRADE, 1984) pelo aporte de materiais críticos a referida obra (SOUZA, 1979) (PROENÇA, 1987) a fim de desenvolver  jogos de tabuleiro análogos ao material estudado. Deste modo, a experiência essencial proporcionada pelo jogo (SCHELL, 2008) e suas narrativas emergentes (SALEN e ZIMMERMAN, 2012) buscaram referenciar a obra original, fazendo uso principalmente de suas mecânicas. A sistematização apresentou dados e apontamentos para o aprimoramento de atividades semelhantes em futuras ações do Projeto Travessias, bem como possibilidades de apropriações destes materiais a profissionais da educação interessados em promover atividades pautadas em princípios da interdisciplinaridade, do sociointeracionismo ou da politecnia.

 

Data e horário: 23 de julho de 2018, 16:00

Local: Centro de Tecnologia da UFRJ, Bloco H, Auditório da H-322 (em frente a escada)

 

Banca:

- Profª Drª Eleonora Ziller Camenietzki (orientadora) – PPGTDS/UFRJ (por videoconferência)

- Profª. Drª. Priscila Matsunaga – PPGTDS/UFRJ

- Prof Dr. Paulo Maia – PPGTDS/UFRJ

- Prof. Dr. Guilherme Xavier – PUC–Rio

- Profª. Drª. Eliane Bettocchi – UFJF (por videoconferência)

 

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