Defesa da mestranda Fátima Bezerra
Percursos de formação e percepção estética na arte-educação de jovens e adultos vinculados aos aspectos críticos de leitura da realidade
Fátima Regina Souza da Silva Bezerra
Resumo: Constituída em torno da Educação de Jovens e Adultos e da fotografia, esta pesquisa consiste em uma reflexão sobre o poder da imagem e da percepção estética como canais de conhecimento, favorecendo formas singulares de vinculação aos aspectos críticos de leitura da realidade. Ela propõe-se a investigar a estética fotográfica dos educandos enquanto possibilidade de percepção crítica da realidade pelo ensino da Arte. A utilização da imagem fotográfica obtida a partir dos smartphones dos estudantes justifica-se pela inserção da arte contemporânea no planejamento de ensino, um conteúdo importante, porém ausente das salas de aula. As ações pedagógicas foram estruturadas com base em um projeto educativo que se iniciou a partir de uma roda de conversa em sala de aula com os sujeitos da prática pedagógica visando averiguar seus conhecimentos prévios e interesses pela área da Arte. Estes últimos nortearam as atividades realizadas para a confecção do material didático complementar à disciplina de Arte. A implementação do projeto educativo ocorreu durante as aulas, com os alunos frequentes nas duas turmas de Ensino Médio, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, em um Centro Integrado de Educação Pública, na cidade do Rio de Janeiro, onde a autora atuou conjuntamente como pesquisadora e professora. Walter Benjamin embasa o pensamento fotográfico; Ana Mae Barbosa, a Arte-Educação, Dermerval Saviani, a concepção progressista de educação e Vigotski, a estética na pedagogia.
Data e horário: 09 de novembro de 2018, 15:00
Local: Centro de Tecnologia - sala H322.
Banca:
- Prof.ª Dr.ª Priscila Matsunaga (Orientadora - NIDES/LE/UFRJ)
- Prof. Dr. Antônio Cláudio Goméz de Sousa (Orientador - NIDES/LIpE/UFRJ)
- Prof. Dr. Paulo Cézar Maia - (NIDES/LE/UFRJ)
- Prof. Dr. Protásio Dutra Martins Filho - (NIDES/POLI/UFRJ)
- Profª Dr.ª Maira M. Fróes - (HCTE/UFRJ)
- Prof.ª Dr.ª Danielle dos Santos Corpas - (LE/UFRJ) - Suplente
Homologação e Prova Escrita
Homologação
Seleção dos Candidatos (1a fase) Prova Escrita Dia 29/10 Horário: 13h Local: G 122 |
Prova de Proficiência em Língua Estrangeira (ou Prova de Línguas) Dia 30/10 Horário: 13h Local: G 122 |
Homologação - Processo Seletivo - Edital nº 738 - PPGTDS / NIDES | |
Número de Inscrição | Etapa de Seleção - Inscrição |
001.2018 PP | Homologada |
002.2018 PP | Homologada |
003.2018 PP | Homologada |
004.2018 PP | Homologada |
005.2018 PP | Homologada |
006.2018 PP | Homologada |
007.2018 PP | Homologada |
008.2018 PP | Homologada |
009.2018 PP | Homologada |
010.2018 PP | Homologada |
011.2018 PP | Homologada |
012.2018 PP | Homologada |
013.2018 PP | Homologada |
014.2018 PP | Homologada |
015.2018 PP | Homologada |
016.2018 PP | Homologada |
017.2018 PP | Homologada |
018.2018 PP | Homologada |
019.2018 PP | Homologada |
020.2018 PP | Homologada |
021.2018 PP | Homologada |
022.2018 PP | Homologada |
023.2018 PP | Homologada |
024.2018 PP | Homologada |
025.2018 PP | Homologada |
026.2018 PP | Homologada |
027.2018 PP | Homologada |
028.2018 PP | Homologada |
029.2018 PP | Homologada |
030.2018 PP | Homologada |
031.2018 PP | Homologada |
001.2018 II | Homologada |
002.2018 II | Homologada |
003.2018 II | Homologada |
004.2018 II | Homologada |
005.2018 II | Homologada |
006.2018 II | Homologada |
007.2018 II | Homologada |
008.2018 II | Homologada |
009.2018 II | Homologada |
010.2018 II | Homologada |
011.2018 II | Homologada |
012.2018 II | Homologada |
013.2018 II | Homologada |
014.2018 II | Homologada |
015.2018 II | Homologada |
016.2018 II | Homologada |
017.2018 II | Homologada |
018.2018 II | Homologada |
019.2018 II | Homologada |
020.2018 II | Homologada |
021.2018 II | Homologada |
022.2018 II | Homologada |
023.2018 II | Homologada |
024.2018 II | Homologada |
025.2018 II | Homologada |
026.2018 II | Homologada |
Defesa do mestrando Marcos Rodrigo Maciel Ferreira
Banco Comunitário do Preventório: Uma experiência de Economia Solidária
Marcos Rodrigo Maciel Ferreira
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo realizar um estudo de caso sobre contribuição do Banco Comunitário do Preventório, Niterói/RJ para o desenvolvimento local. Os Bancos Comunitários de Desenvolvimento (BCDs) são organizações de finanças solidárias que atuam em territórios socioeconomicamente vulneráveis, com objetivo de dinamizar as economias locais e fortalecer a organização comunitária a partir da oferta de serviços financeiros, como crédito, além de serviços bancários e assessoria aos empreendimentos, entre outras ações. Ao longo de duas décadas surgiram uma centena de BCDs nas diversas regiões do país, que se organizaram na Rede Brasileira de Bancos Comunitários. Estas experiências se baseiam na metodologia desenvolvida pelo Banco Palmas, em Fortaleza, Ceará, o qual se tornou referência em âmbito nacional e internacional, são parte integrante do segmento chamado finanças solidárias. Assim, o foco deste trabalho é entender o processo de implantação e o desenvolvimento das atividades do BCD Preventório e as especificidades do Banco na sua relação com o território, para desta forma compreender principalmente a contribuição da organização para o desenvolvimento local.
Data e horário: Dia 10 de Outubro de 2018 as 13 horas.
Local: Centro de Tecnologia - sala C208.
Banca:
ATENÇÃO: PRORROGAÇÃO DA INSCRIÇÃO para o mestrado PPGTDS/NIDES - turma 2019
O prazo para inscrição no mestrado foi prorrogado para 14 de outubro de 2018.
Para mais informações clique aqui!
Defesa da mestranda Andrea Medina de Sena Torres
Proposta de Ensino interdisciplinar orientada ao desenvolvimento da consciência crítica
Andrea Medina de Sena Torres
Resumo: A presente dissertação avalia a formulação e a implementação de uma proposta interdisciplinar de ensino fundamentada nos princípios pedagógicos de Paulo Freire(1996) para o desenvolvimento da consciência crítica. Seuselementos norteadores são a dialogicidade, a validação das falas dos(as) estudantes e a determinação do ato de perguntar para a promoção da critiquização da curiosidade. Na ação interdisciplinar entre História e Biologia essas disciplinas são indagadas da manutenção de seus conteúdos coercivos e questionadas na construção da consciência histórica como sinônimo de consciência crítica, ressaltando a matriz etnocêntrica na base da formação da identidade pessoal e coletiva (RÜSEN, 2012)Em troca,esta proposta de ensinotraz aos(às) estudantes a reflexão sobre o lugar social das narrativas históricas na Ciência, como estímuloasuperação de tais elementos culturalmente introjetados. Ao finaleste estudo avaliase através desta proposta de ensino, aplicada em uma escola pública estadual do Rio de Janeiro, pôde apontar ao desenvolvimento da curiosidade crítica.
Data e horário: Dia 26 de setembro de 2018, às 09:00.
Local: Centro de Tecnologia da UFRJ, Bloco H, Auditório da H-219-A
Banca:
Antônio Cláudio Gómez de Sousa – Doutor – UFRJ/RJ
Flávio Henriques Chedid – Doutor – UFRJ/RJ
Paulo César Maia – Doutor – UFRJ/RJ
José Carlos de Oliveira – Doutor – USP/SP
Fernanda Santos Araújo (suplente) – Doutora – UFF/RJ