Pesquisar

NIDES - Encontre-nos

Endereço

Sala ABC112 - Mezanino, ligação ABC (fundos do Bloco B), sala 112, Centro de Tecnologia, Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ

Telefone

TEL: +55 21 3938-7453

united kingdom flag 140x100

O projeto de manutenção do LIpE, além de garantir o funcionamento da própria infraestrutura tecnológica do laboratório, atua por triagem, conserto e manutenção de computadores e outros aparelhos eletrônicos que são recebidos por meio de doações e repasses de laboratórios da UFRJ. Os aparelhos reaproveitados são de grande importância para as oficinas, os cursos de apropriação digital e de programação realizados pelo LIpE, seja em sua própria sede ou em escolas públicas e comunidades em que há atuação do laboratório.

A manutenção visa o reaproveitamento e o reuso de materiais para a universidade nas atividades do laboratório, aliado ao entendimento de que é necessário conhecer minimamente a tecnologia que usamos e como consertá-la para melhor se apropriar desta. Assim buscamos realizar oficinas associadas a outros cursos do LIpE, como o de Apropriação da Cultura Digital e o curso de Resíduos Eletroeletrônicos do projeto LaWEEEda.

Em 2019, em parceria com o projeto CRIA, foi criada uma oficina de robótica no galpão do IMA.

Na oficina, ao longo de 25 encontros, uma introdução à robótica foi apresentada aos alunos e também foram ensinados os conceitos de programação e arduino, de forma a resolver problemas do dia a dia. Além disso, foram feitos projetos com às ferramentas e materiais necessários para  robótica, desde tesoura e cola-quente para protótipos com papelão até cortadora a laser e impressoras 3D para projetos que utilizem madeira ou plástico.

   robotica

O curso possui exercícios práticos com atividades de interesse dos educandos. 

Utiliza o computador e possibilita o aprendizado sobre as funções básicas necessárias: ligar, desligar, digitar documentos, salvar arquivos, usar a internet, planilha eletrônica e noções básicas de manutenção preventiva. 

Os educandos, após terem conhecimentos em editor de texto; navegam na internet, aprendem a consultar vários sites privados e públicos, agregando valor ao fazer atividades profissionais e pessoais e contribuindo para a superação de dificuldades com a motivação e elevação da autoestima.

 

Ementa

 

Editor de imagem (pacote tux - linux)

coordenação motora - mouse

criação de imagem

manipulação de imagens e objetos

Editor de texto (libreoffice writer)

digitação

formatação

edição de imagem

Navegador de internet (mozilla firefox)

sites educacionais

sites institucionais

sites gerais: buscadores, segurança na rede

Redes sociais

rede de relacionamento (facebook e etc…)

rede de comunicação instantânea (whatsapp e etc…)

Planilha Eletrônica (libreoffice Calc)

criação de planilhas

edição e formatação de planilhas

Aplicativos de aparelhos eletrônicos

manipulação de aplicativos institucionais

manipulação de aplicativos gerais

Conhecimentos básicos de manutenção

conhecimento dos componentes

manutenção preventiva

      • 2009    O Laboratório de Informática para Educação - LIpE desenvolve o “Projeto de Formação em Informática Educativa” tendo como público-alvo técnicos administrativos da UFRJ e terceirizados.

      • 2012    Criação do Programa de Preparação para Aposentadoria, em parceria com a Pró-Reitoria de Pessoal - PR-4, destinado aos servidores em condições de se aposentar, no qual foram preparados para acessar e utilizar de forma autônoma os sistemas digitais da UFRJ, como a Intranet.

      • 2016    Após estudos e ações educacionais, passou a chamar-se “Curso de Apropriação da Cultura Digital para Trabalhadores”, fundamentando-se na metodologia participativa e atendendo a demanda de capacitação em um campo de saber repleto de especificidades. 

      • 2018    Em parceria com o SINTUFRJ, foi criado também o  “Curso de Apropriação da Cultura Digital para Aposentados e Pensionistas da UFRJ”, o curso foi ampliado, tendo mais 2 pólos de ação: Vila residencial e Praia Vermelha. 

2019    O curso foi ampliado para o público externo, devido à grande demanda.

 

O projeto tem como objetivo auxiliar no processo de aprendizado do uso de recursos digitais (computador, celulares e outros) utilizados no cotidiano. O público-alvo é direcionado para as pessoas com pouco ou nenhum conhecimento de tecnologias relacionada com a comunicação e acesso de serviços digitais.

 

Histórico

Conteúdo do curso

 

            100 anos ufrj                                     logo e sic

UFRJ NIDES - Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social
Desenvolvido por: TIC/UFRJ