soltec

Encontre-nos

Endereço
Sala ABC112, ligação ABC (fundos do Bloco B), sala 112 (perto do Itaú), Centro de Tecnologia, Cidade Universitária
Rio de Janeiro, RJ

Telefone: +55 (21) 3938-7780

APRESENTAÇÃO

O projeto de pesquisa-extensão Agriculturas Urbanas na Metrópole do Rio de Janeiro, é resultado de uma parceria entre o Nides/UFRJ, a Ong Germinal e o Observatório das Metrópoles, que compreende a agricultura urbana enquanto um campo de disputa na luta pelo direito à cidade. No contexto metropolitano do Rio de Janeiro - embora menos “agrícola” do que as demais metrópoles brasileiras - há uma significativa diversidade de experiências agroalimentares praticadas por diferentes sujeitos coletivos. Tais iniciativas são responsáveis pela formação de redes de produção e de consumo de alimentos saudáveis que pautam a luta pelo direito de produzir coletivamente a cidade.

O projeto, iniciado em 2022, tem como objetivo visibilizar e fortalecer, por meio da pesquisa militante e da extensão universitária, as experiências urbanas de produção, distribuição e comercialização de alimentos saudáveis na metrópole do Rio de Janeiro, orientadas pelos princípios da agroecologia. Esta construção é desenvolvida por uma equipe multidisciplinar que inclui profissionais das áreas de humanidades, arquitetura, biologia e audiovisual, dentre professores, pesquisadores de pós-graduação e graduandos de diferentes áreas.

 

OBJETIVOS

Entendendo a agroecologia como um campo de luta pelo bem-viver no campo e na cidade:

Pretende-se expor e refletir coletivamente sobre experiências urbanas de produção, distribuição e comercialização de alimentos saudáveis em curso na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, orientadas pelos princípios da agroecologia.Tratam-se de experiências individuais e de diferentes formas de associativismos - associações de agricultores, redes, movimentos sociais e feiras - atuantes no campo da agroecologia na metrópole.

 

HISTÓRICO/ATUAÇÃO

O mapeamento e o levantamento de experiências são os principais instrumentos metodológicos utilizados, permitindo a compreensão coletiva de cada experiência e a correlação entre elas. No primeiro momento, foram compiladas e identificadas atividades a partir da troca de conhecimentos com coletivos e movimentos agroecológicos na metrópole. O conteúdo está exposto na plataforma digital Agriculturas Urbanas no Rio de Janeiro (https://www.agriculturaurbanarj.org/), que reúne vídeos, mapas e imagens sobre agricultores, grupos, redes, feiras e movimentos sociais envolvidos no movimento agroecológico na região metropolitana do Rio de Janeiro. O site é fruto do acúmulo do trabalho de pesquisa realizado até o momento. Esta tem como objetivo dar visibilidade às transformações urbanas, reais e potenciais que essas práticas coletivas produzem na direção da democratização da cidade e os desafios postos para que se tornem uma força coesa na disputa pelo fundo público. A divulgação e o acervo online das experiências buscam, especialmente, fortalecer as iniciativas coletivas existentes, que incluem associações locais de agricultores familiares, redes de produtores e consumidores, e movimentos nacionais de trabalhadores rurais.

Essa sistematização permite a compreensão de como a agricultura está cada vez mais inserida no contexto urbano e possibilitará proposições teóricas e práticas para promover o empoderamento das práticas, o exercício da cidadania e a construção coletiva de políticas públicas. Além disso, a plataforma torna-se um espaço para democratizar o acesso e incentivar, enquanto desdobramentos do projeto, a produção de cartilhas didáticas sobre políticas públicas voltadas para a agricultura familiar.

 

EQUIPE

 

Luciana Correa do Lago  http://lattes.cnpq.br/7108658702390112 

Pesquisadora-professora. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1983), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela mesma Universidade (1990) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1998). É professora aposentada do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR)/UFRJ, pesquisadora da rede nacional Observatório das Metrópoles e professora permanente no Programa de Pós-Graduação de Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES)/UFRJ . Desenvolve pesquisas e projetos de extensão nas áreas de Economia Solidária e Política Urbana, com ênfase nos seguintes temas: trabalho e território, autogestão urbana, economia popular e solidária, movimento social e tecnologia social.

Fernanda Petrus do Prado Silva: http://lattes.cnpq.br/5383090180619081 

Pesquisadora. Doutoranda na Universidade de Coimbra (Programa de Doutoramento em Arquitetura/ Centro de Estudos Sociais-CES). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015) e mestrado em Urbanismo pelo Programa de Pós-graduação em Urbanismo-Prourb/FAU-UFRJ (2019). É integrante do Núcleo de Solidariedade Técnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Soltec/NIDES/UFRJ), da rede Observatório das Metrópoles (IPPUR/UFRJ) e do Grupo de Estudos sobre Economia Solidária do CES (ECOSOL/CES). Desenvolve pesquisas e projetos de extensão universitária com ênfase nos seguintes temas: autogestão urbana; economia popular solidária, movimentos sociais e direito à cidade.

Gabriel Souza Bastos : http://lattes.cnpq.br/4088965526943940 

Pesquisador-doutor pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ) e tem título de mestre pela mesma instituição. Tem licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).Possui experiência de docência no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atualmente, presta serviços de pesquisa para a Germinal - Assessoria, Terra, Trabalho e Educação. Seus principais interesses de pesquisa são memória coletiva sobre a repressão camponesa durante a ditadura empresarial-militar; conflitos por terra, movimentos sociais camponeses e economia política da agricultura.Atualmente, é bolsista DTI-B do CNPq, atuando como pesquisador no projeto "Anuários das Agriculturas Metropolitanas: um olhar sobre as regiões metropolitanas de Belo Horizonte e Rio de Janeiro".

Luisa Albuquerque Ferrer Pinheiro (Mushu)  http://lattes.cnpq.br/8551417431080900 

Pesquisadora-mestranda. Graduada no Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e atualmente finalizando o Mestrado no Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES), também na UFRJ. Foi participante ativa do Projeto de Extensão Capim Limão e co-fundadora e participante ativa do Projeto CASA UFRJ. Trabalhou como estagiária e pesquisadora na AS-PTA Agroecologia e Agricultura Familiar no Programa de Agricultura Urbana, bem como na Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) como pesquisadora territorial e comunicadora regional do sudeste. Trabalha no "Projeto Agricultura urbana agroecológica, direito à cidade e promoção da saúde: intercâmbios para o fortalecimento de práticas e redes", uma parceria da Agenda de Saúde e Agroecologia/Fiocruz e o Coletivo Nacional de Agricultura Urbana (CNAU) anteriormente enquanto articuladora territorial do Rio de Janeiro, e atualmente enquanto Secretária Executiva do Coletivo Nacional de Agricultura Urbana (CNAU) que compõe a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA). De forma voluntária e militante é participante ativa contribuindo para construção e fortalecimento do Programa de Extensão Rede de Agroecologia da UFRJ (ReAU), da Rede Carioca de Agricultura Urbana (Rede CAU), da Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro (AARJ), e da Rede de Grupos de Agroecologia do Brasil (REGA Brasil). Pesquisa agriculturas e redes agroecológicas na metrópole do Rio de Janeiro com a Germinal Assessoria Terra, Trabalho e Educação.

Rodrigo Leitão Garcia  http://lattes.cnpq.br/3218859953845958 

Pesquisador em Estudos de Conflitos Agrários no campo brasileiro e na América Latina. Posteriormente, aprovado no processo seletivo simplificado para o provimento de vagas para o Censo Agropecuário, atuou como Analista Censitário de Geoprocessamento no IBGE . Lá atuou na área de geoprocessamento elaborando mapas temáticos e análises espaciais em QGIS; desenvolveu, também, consultas a bancos de dados e rotinas na linguagem Python. Participou ainda na elaboração de material didático e na execução de treinamento de equipes de diversos estados visando o Censo Demográfico 2020 e as pesquisas amostrais, em especial a PNAD-C.

Laura Barroso Pechman  http://lattes.cnpq.br/8698897680593350 

Responsável pelo audiovisual da pesquisa. Graduada em Cinema pela Universidade Paris Diderot- Paris 7 (2015) e mestrado em Culturas Visuais pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Nova da Lisboa- FCSH (2018). Tem experiência na área de Documentário e Antropologia, com ênfase em Antropologia Visual e Indigenismo

Layssa Ramos Maia de Almeida http://lattes.cnpq.br/7095630608021526 

Doutoranda em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ). Possui graduação (2017) em Defesa e Gestão Estratégica Internacional (IRID/UFRJ) e mestrado (2019) em Tecnologia para o Desenvolvimento Social (NIDES/UFRJ) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É pesquisadora-extensionista do Núcleo de Solidariedade Técnica (SOLTEC/UFRJ) e atua, por meio de pesquisas e projetos de extensão universitária, nos seguintes campos: assessoria à gestão de coletivos de produção e comercialização em assentamentos da reforma agrária; luta por terra e território; democracia participativa e políticas públicas.

Karine de Amorim de Lima  http://lattes.cnpq.br/8184141389742949 

Bolsista-extensionista. Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ, participou do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU) desde 2020, oferecendo assessoria técnica ao projeto Ocupação Solano Trindade do MNLM. Fui pesquisadora bolsista no projeto de mapeamento afetivo da cidade do Rio de Janeiro pelo Grupo GAE do PROARQ (2020-2022). Desde 2024, atua como extensionista no grupo de pesquisa Agricultura Urbana do Soltec/NIDES/UFRJ.

Luciana Lourenco Operti  http://lattes.cnpq.br/6302496688350143 

Colaboradora. Graduada em Abi - Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense(1999) e graduação em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(2008).

 

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

 

BASTOS, G. S.; PECHMAN, L. B. ; LAGO, L. ; FERRER, L. ; PETRUS, F. ; ALMEIDA, L. . Agroecologia e a luta pela terra no campo e na cidade. 2023. (Outro). 

PETRUS P. SILVA, Fernanda; HENRIQUES, F. C. ; ALVEAR, C. A. S. ; ARAUJO, F. S. ; COSENZA, M. . III Curso Curso de Formação: Extensão Tecnologia e Participação. 2020. (Outro).

PETRUS, F. ; PINHEIRO, L. A. F. ; LAGO, L. C. ; BASTOS, G. ; PECHMAN, L. . Agroecologia e a Luta pela Terra no Campo e na Cidade. 2023 (Curso de curta duração ministrado/ Extensão) . 

PINHEIRO, L. A. F.. 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA): Agroecologia na Boca do Povo. 2023. (Congresso).

 

PUBLICAÇÕES E PRODUÇÕES

 

PETRUS P. SILVA, Fernanda; LAGO, L. C. ; FERRER, L. . Agricultura urbana e o direito à cidade. In: Luiz César de Queiroz Ribeiro; Marcelo Gomes Ribeiro. (Org.). Reforma Urbana e Direito à Cidade: Rio de Janeiro. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2022, v. 15, p. 99-117.

LAGO, L. C. (Org.) ; MELLO, I. Q. (Org.) ; PETRUS P. SILVA, Fernanda (Org.) . Da cooperação na cidade à cidade cooperativa. 1. ed. Marília: Lutas Anticapital, 2020. v. 1. 343p .

PECHMAN, L. ; PINHEIRO, L. A. F. ; PETRUS, F. . Agriculturas na Metrópole do Rio de Janeiro. 2023 (Desenvolvimento de Material didático ou instrucional - vídeo educacional) .

BASTOS, G. S. Memória e Resistência Camponesa em Tempos de Repressão na Baixada Fluminense. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Instituto de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, p. 372. 2022. 

 

            100 anos ufrj                                     logo e sic

O conteúdo do site é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0) da Creative Commons.

UFRJ NIDES - Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social
Desenvolvido por: TIC/UFRJ