Apresentação
Esta projeto de pesquisa, contemplado com bolsas no edital PIBIC (http://posgraduacao.ufrj.br/pibic), analisa a perspectiva da engenharia que tem como ideal colocar o desenvolvimento técnico a serviço dos mais pobres (KAWAMURA, 1986) ou, como denomina mais recentemente Kleba (2017), insere-se na Engenharia Engajada, como um dos seus múltiplos (e distintos) ramos. Para isso, analisa a construção dos campos da Engenharia Popular (Encontros de Engenharia e Desenvolvimento Social - ENEDS e EREDS - https://eneds.org.br/), da Engenharia para o Empreendedorismo Social (ENACTUS - http://www.enactus.org.br/), da Engenharia Humanitária (Engenheiros Sem Fronteiras - https://esf.org.br/ e TETO - https://www.techo.org/brasil/), além de redes internacionais como a Red Colombiana de Ingeniaria para el Desarollo Social (ReCIDS - https://www.facebook.com/ReCIDS/) e Engineering for Social Justice and Peace (ESJP - http://esjp.org/). O caminho metodológico da pesquisa combina a análise de documentos (publicações, sites, anais, programação dos eventos e caracterização dos inscritos) com a observação participante de projetos e dos principais encontros desses campos, além de entrevistas com membros-chaves desses diversos grupos. Atualmente o projeto se dedica a analisar as transformações nos currículos dos cursos de engenharias a partir da curricularização da extensão e da implantação das novas DCNs de 2019 nas engenharias, fazendo parte do grupo de pesquisa "O papel dos engenheiros na transformação social: engenharia engajada no Brasil e no mundo".
Fundamentação Teórica
Para realizar a pesquisa, seguimos algumas pistas de trabalhos recentes, como Kleba (2017), que caracteriza a engenharia engajada, assim como trabalhos já clássicos sobre o tema, como Kawamura (1986), que aponta o papel da engenharia em uma sociedade capitalista. Conforme esta última, existiam, nos anos 1970-80, três vertentes principais da compreensão do trabalho da engenharia no país. A primeira delas tinha como horizonte a necessidade de modernização das grandes empresas privadas, de modo a que elas pudessem se tornar mais eficientes e competitivas. A segunda, que não se opunha necessariamente à anterior, tinha como perspectiva o desenvolvimento de tecnologia nacional. A terceira linha, minoritária, tinha como ideal colocar o desenvolvimento técnico a serviço dos mais pobres/excluídos.
A terceira vertente - na qual esta pesquisa se insere - seguiu, de sua parte, periférica. Contudo, a partir da metade da década de 1990, e em resposta às crises geradas ou agravadas pelo neoliberalismo reinante no mundo desde a década anterior, ela experimenta um florescimento não desprezível, manifestado no (re)surgimento de uma pluralidade de iniciativas, no Brasil e fora dele, de um horizonte socialmente comprometido da atuação em engenharia. Elas, em conjunto, constituirão aquilo que Kleba (2017) chamará de engenharia engajada. Seriam exemplos disso movimentos como a Engenharia Humanitária (NIEUSMA & RILEY, 2010); a Engenharia para a Justiça Social e Paz (RILEY, 2008) e o campo da Engenharia e Desenvolvimento Social ou Engenharia Popular (ALVEAR et al., 2017).
Em comum, todas essas práticas de engenharia traduzem novas diretrizes profissionais, éticas e educacionais voltadas para a profissão da engenharia em sua relação geral com o estado, o setor privado e a sociedade civil (KLEBA, 2017). Elas, entretanto, são bastante diversas quanto aos objetivos intencionados, que podem ser a disseminação, ou seja, a inclusão social com acesso a tecnologias já disponíveis; a otimização tecnológica; e a revolução tecnológica. Tome-se como exemplo os automóveis. Pode-se permitir aos excluídos adquirir carros (inclusão), pode-se projetar carros menos poluentes e que evitem acidentes (otimização), ou pode-se buscar reinventar o conceito de mobilidade para além do automóvel na forma como ele é concebido hoje, provendo soluções que apresentem vantagens tecnossociais, econômicas e ambientais (KLEBA, 2017, p. 175).
Esta pesquisa se filia à última possibilidade, que o autor chama de revolução tecnológica, mas que já recebeu diversos outros nomes, como Tecnologia Social (DAGNINO, 2010), Adequação Sociotécnica (DAGNINO, BRANDÃO e NOVAES 2004), Racionalização Subversiva da Tecnologia (FEENBERG, 1992).
Objetivos
Geral
Entender as diferentes perspectivas ideológicas, teóricas e metodológicas de grupos de engenharia que pretender atuar diretamente na transformação social.
Específicos
- Analisar publicações, programações de eventos e perfil dos participantes de encontros desses grupos de engenharia, como Engenharia e Desenvolvimento Social, Engenharia Popular, Engenharia Humanitária, Engenharia e Empreendedorismo Social, Red Colombiana de Ingeniería y Desarollo Social (RECIDS) e Engineering for Social Justice and Peace (ESJP).
- Fazer uma revisão bibliográfica sobre História da Engenharia (no Brasil e no mundo), Extensão, o Conceito de Tecnologia, Tecnologia Social e perspectivas de transformação social.
- Analisar as tecnologias que são desenvolvidas por esses grupos e em que medida se diferenciam das tecnologias convencionais, se aproximam do que é chamado Tecnologia Social e como incorporam perspectivas tradicionalmente excluídas nas tecnologias convencionais (de gênero, raça/etnia e classe).
- Entrevistar os principais atores desses grupos, para identificar suas visões, ideologias, perspectivas teóricas e metodologias.
- Levantar a história desses grupos, como se organizam, conflitos e controvérsias internas.
- Pesquisar como essas perspectivas estão ausentes e/ou presentes nos currículos dos cursos de engenharia.
- Analisar esses dados e sistematizar em publicações (artigos e um livro)
Publicações
- RUFINO, Sandra et al. INOVAÇÕES E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA: DEBATE SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DAS DIRETRIZES NACIONAIS E DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO. Em: TONINI, Adriana Maria, PEREIRA, Tânia Regina Dias Silva (Organizadoras). ABENGE 50 ANOS: DESAFIOS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA. Brasília: ABENGE, 2024. Disponível em: http://nides.ufrj.br/images/Imagens/programas/SOLTEC/PROJETOS/EngEng/LIVRO_FINALIZADO__SD_2023.pdf
- ALVEAR, Celso Alexandre Souza; RUFINO, Sandra; CURI FILHO, Wagner Ragi; CRUZ, Cristiano Cordeiro. Panorama nacional sobre a implantação das DCNs 2019 e da curricularização da extensão nos cursos de engenharia - Relatório Final. Relatório do projeto de pesquisa. UFRN / UFRJ / UFOP / IME. 2023. Disponível em: http://nides.ufrj.br/images/Imagens/programas/SOLTEC/PROJETOS/EngEng/RelatorioFinal_CurricularizacaoExtensao_DCNs.pdf
- RUFINO, Sandra; ALVEAR, Celso Alexandre Souza; CURI FILHO, Wagner Ragi; CRUZ, Cristiano Cordeiro. Panorama nacional sobre a implantação das DCNs 2019 e da curricularização da extensão nos cursos de engenharia - Fase 1. Relatório do projeto de pesquisa. UFRN / UFRJ / UFOP / IME. 2022. Disponível em: http://nides.ufrj.br/images/Imagens/programas/SOLTEC/PROJETOS/EngEng/RelatorioPesqCurricEng_Fase1Final-1.pdf
- ALVEAR, Celso Alexandre Souza; CRUZ, Cristiano Cordeiro; SILVA, Mariana; PASCHOAL, Aristides. Engenharias engajadas: a engenharia humanitária e a pluralidade dos engenheiros sem fronteiras. Revista Tecnologia e Sociedade, Curitiba, v. 18, n. 50, p.209-229, jan./mar. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14670. 2022.
- KLEBA, John; CRUZ, Cristiano Cordeiro; ALVEAR, Celso Alexandre Souza (Org.). Engenharia e outras práticas técnicas engajadas: volume 3: diálogos interdisciplinares e decoloniais. Campina Grande: EDUEPB: 2022. Disponível em: https://eduepb.uepb.edu.br/download/engenharia-e-outras-praticas-tecnicas-engajadas-volume-3/?wpdmdl=2154
- ALVEAR, Celso Alexandre Souza; CRUZ, Cristiano Cordeiro; KLEBA, John (Org). Engenharias e outras práticas técnicas engajadas: volume 1: redes e movimentos. Campina Grande: EDUEPB. 2021. Disponível em: https://eduepb.uepb.edu.br/download/engenharias-e-outras-praticas-tecnicas-engajadas-vol-1/?wpdmdl=1499&masterkey=60be7b41900ac
- ALVEAR, C. A. S. de; CRUZ, C. C.; MIRANDA, P. B. O campo da engenharia e desenvolvimento social no Brasil. Revista Tecnologia e Sociedade., Curitiba, v. 13, n. 27, p. 188-207, jan./abr. 2017. Disponível em: < https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/4695>
- ALVEAR, Celso Alexandre Souza de; NUNES, Amanda Azevedo. ENGENHARIAS ENGAJADAS E SUAS IDEOLOGIAS. Anais do 1º Encontro Latino-Americano de Engenharia e Sociedade - São Paulo, 2019. Disponível em: <https://www.doity.com.br/anais/engenhariaesociedade/trabalho/89211>
- FRAGA, L. S. ; ALVEAR, C. A. S. ; CRUZ, C. C. . Na trilha da contra-hegemonia da engenharia no Brasil: da engenharia e desenvolvimento social à engenharia popular. REVISTA IBEROAMERICANA DE CIENCIA TECNOLOGÍA Y SOCIEDAD (EN LÍNEA), v. 15, p. 209-232, 2020. Disponível em: <http://www.revistacts.net/volumen-15-numero-43/365-articulos/907-na-trilha-da-contra-hegemonia-da-engenharia-no-brasil-da-engenharia-e-desenvolvimento-social-a-engenharia-popular>
- ALVEAR, C. A. S.; CRUZ, C. C. ; PASCHOAL, A. M.; ABREU, M. P. S. Prácticas de ingeniería comprometida en Brasil: convergencias y divergencias (resumo). Proceedings of XV International Conference on Engineering, Social Justice and Peace. Bogotá (Colombia), 2020.
Equipe
Celso Alexandre Souza de Alvear (coordenador na UFRJ) Formado em Engenharia Eletrônica e de Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Mestre (2008) e Doutor (2014) em Engenharia de Produção pelo do Programa de Engenharia de Produção (PEP) da COPPE/UFRJ (2008). É Analista de Tecnologia da Informação da UFRJ e atualmente está como Coordenador de Extensão do NIDES/CT/UFRJ. |
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Sandra Rufino Santos (coordenadora do grupo de pesquisa no CNPq) Professora do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Possui pós-doutorado em Extensão Universitária e Engenharia Engajada pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e pós-doutorado em Tecnologias Sociais pela Université Catholique de Louvain (UCL), mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e graduação pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP). |
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Wagner Curi Filho Professor do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) - Campus João Monlevade. Atualmente é Diretor do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas da UFOP, Foi Coordenador do curso de graduação em Engenharia de Produção da UFOP em João Monlevade entre março/2019 e fevereiro/2023. Possui Doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP, Mestrado em Engenharia de Produção pela UFMG. Graduado em Engenharia de Produção também pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). |
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Cristiano Cordeiro Cruz Atualmente como pesquisador visitante e professor colaborador no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e como pesquisador visitante na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp. Possui graduação (FAJE-BH; 2008) e doutorado (USP; 2017) em filosofia, além de graduação (1999) e mestrado (2002) em Engenharia Elétrica pela Unicamp. |
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Julia Soares Pereira Santos Graduanda em Engenharia de Controle e Automação pela UFRJ. Bolsista de extensão no projeto Cooperativismo de Plataforma (Organização do Trabalho e Autogestão - OTA) do SOLTEC/NIDES/UFRJ. Técnica em eletrônica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, |
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