Instagram logo 2016.svg       YouTube Logo 2017.svg       f logo RGB Hex Blue 114

Pesquisar

NIDES - Encontre-nos

Endereço

Sala I101A (Bloco I, nos fundos do Bloco C), Centro de Tecnologia, Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ

Telefone

TEL: +55 21 3938-7453

Por Equipe Coordenadora PVP
 
victoria acari uspA estudante Victoria Crystina Freitas da Silva, 19 anos, da primeira turma (em 2018) do projeto de extensão Pré Vestibular Popular Educação para o Desenvolvimento Social, promovido pelo NIDES, foi aprovada para o curso de Letras na USP. Além disso, ficou em primeiro lugar na ampla concorrência para o curso Letras - Português/Espanhol na UERJ. Ela é moradora de Acari e estudou no polo localizado nesse território. Após a maravilhosa notícia de sua aprovação, pedimos a ela que respondesse o que achou do projeto e como estava se sentindo. Victoria optou pela USP e encontra-se matriculada na instituição. Compartilhamos abaixo seu emocionante relato.
 
Sobre o que eu achei do pré-vestibular: Olha, pra mim teve prós e contras, mas foi muito bom ter praticamente à minha disposição professores tão bons e solícitos, sempre dispostos a ajudar com o que fosse preciso, isso foi essencial principalmente para redação, ter alguém que desse um feedback bem pessoal e não um geral de uma turma, como vemos sempre em cursinhos. Além disso, o ambiente, de estar com pessoas que passam pelas mesmas situações que eu passo no dia dia, cria um clima diferente do de um cursinho tradicional, onde as pessoas estão sempre competindo entre si. Ali estávamos todos sempre dispostos a nos ajudar, a conquista de um é a conquista do outro, é um clima bem mais leve para se preparar para um vestibular.
 
Como eu estou me sentindo? Eu estou muuuuuito feliz, muito mesmo, estar estudando na melhor universidade do país tendo vivido toda minha vida em condições péssimas em que o Estado não só abandona, como oprime diariamente traz uma sensação que não passa nunca. Lembro que chorei muito no ônibus indo pro meu primeiro dia de aula, pensei em tudo que vi acontecer ali onde moro e ainda vejo, pensei em familiares meus que praticamente não têm perspectiva de melhora e em como até meus pais já tiveram que catar comida do lixo para viver e como eu estou em uma baita universidade e na enorme responsabilidade que carrego por conta disso.
 
Em Acari, o projeto acontece em parceria com o coletivo Fala Akari e a Associação de Moradores de Parque Acari. Funciona na Paróquia Nossa Senhora de Nazareth e dos Mártires Ugandenses. Em 2019, iniciaremos a segunda turma com bastante esperança e empolgação, entendendo que o exemplo de Victoria contribui para o fortalecimento dos educandos do projeto.
 

No dia 8 de Abril, o livro "Dialética da Autogestão em Empresas Recuperadas no Brasil", que contou com a participação do SOLTEC/NIDES será apresentado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em Portugal.

Para mais informações: https://ces.uc.pt/pt/ces/ecosol/eventos/2019/empresas-recuperadas-no-brasil

 

logos CES pt01

Gostaríamos de convidar todos e todas para o lançamento do livro Tecnologia para o Desenvolvimento Social: Diálogos NIDES-UFRJ, organizado por Flávio Chedid Henriques, Felipe Addor, André Malina e Celso Alexandre Souza de Alvear, que contou com a participação de diversos autores, como Ricardo Antunes, Carlos Walter Porto-Gonçalves, Henrique Cunha Junior, Renato Dagnino, Luciana Corrêa do Lago, Sidney Lianza, entre muitos outros.

O lançamento ocorrerá no IFCS/UFRJ, sala 106, no dia 21 de fevereiro de 2019, a partir das 17:00. Será precedido pela mesa "Papel da Universidade no contexto atual", das 15:00 às 17:00, com participação de Carlos Walter (UFF) e Sidney Lianza (UFRJ). O lançamento do livro faz parte da programação do curso de formação "Extensão, Tecnologia e Participação" (programação completa em anexo) que contou com a inscrição de cerca de 150 alunos da UFRJ de aproximadamente 70 cursos diferentes da universidade.

 

Capa do livro Tecnologia para o Desenvolvimento Social: Diálogos NIDES-UFRJ

CapaCompleta

 

Curso de formação "Extensão, Tecnologia e Participação"

LancamentoLivroNIDES Fev2019

Atenção: Bibliografia atualizada!

 

ConcursosPR4

 

 

Edital Nº 1054, de 19 de dezembro de 2018

Concurso Público para provimento de vagas em cargos efetivos da carreira de Professor da Carreira de Magistério Superior

 

Código Centro Unidade Acadêmica Departamento / Programa / Curso Setorização Definitiva Regime de Trabalho Classe Denominação Titulação Nº de Vagas
MS-034 CT Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social - NIDES - Tecnologia para o desenvolvimento social 40h - DE A Professor Adjunto A

Graduação em Engenharias; Doutorado em qualquer área.

1

 

Conteúdo Programático

1) Teoria Crítica da Tecnologia

2) Tecnologia Social

3) Tecnologia e Desenvolvimento Social

4) Contribuições do pensamento feminista na C&T

5) Perspectiva de raça/pan-africanismo na C&T

6) Politecnia

7) Educação Popular

8) Metodologias Participativas

9) Extensão Tecnológica

10) Economia Solidária

Bibliografia 1) NEDER, R. T. Andrew Feenberg: Racionalização democrática, poder e tecnologia. Brasília: Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina/Centro de Desenvolvimento Sustentável - CDS, 2010. Disponível em: https://aprender.ead.unb.br/pluginfile.php/125220/mod_resource/content/1/textos/LivroArteFinal_baixa.pdf
2) MARX, Karl. O Capital, Livro Primeiro. Tradução de Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. Os Economistas. São Paulo: Editora Nova Cultural Ltda, 1996. [Cap. 13 : A maquinaria e a indústria moderna, pp. 7-69]. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_fontes/acer_marx/ocapital-2.pdf
3) PINTO, Alvaro Vieira. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005. [Capítulo IV – A Tecnologia, itens 1 a 6, pp. 219-245].
4) DAGNINO, R. Tecnologia Social: contribuições conceituais e metodológicas [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2014. Disponível em: http://books.scielo.org/id/7hbdt/pdf/dagnino-9788578793272.pdf
5) LIANZA, S., ADDOR, F., Tecnologia e Desenvolvimento Social e Solidário. Porto Alegre, Editora UFRGS, 2005 [Prefácio e Introdução, pp. 17-45]. Disponível em: http://nides.ufrj.br/images/Imagens/programas/SOLTEC/TecDesSocSol.pdf
6) HENRIQUES, F.; ADDOR, F.; MALINA, C.; ALVEAR, C (orgs.). Tecnologia para o desenvolvimento social: diálogos Nides-UFRJ. Marília: Lutas Anticapital, 2018 [Capítulos 1, 12 e 15, pp. 17-36; 271-302; 337-356]. Disponível em: http://nides.ufrj.br/images/Imagens/programas/SOLTEC/Publicacoes/LivroComCapa_BaixaRes.pdf
7) HARAWAY, Donna. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos pagu, n. 5, p. 7-41, 1995. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/download/1773/1828
8) MARSHALL, Barbara L. Critical Theory, Feminist Theory, and Technology Studies. Em: MISA, T. J., BREY, P., FEENBERG, A. Modernity and Technology. Cambrigde: MIT Press, 2003. Disponível em: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.477.723&rep=rep1&type=pdf#page=117
9) CUNHA JUNIOR, Henrique. Tecnologia africana na formação brasileira. Rio de Janeiro: CEAP, 2010. Disponível em:  http://www.nides.ufrj.br/images/PPGTDS/Textos/CadernoTecnologiasAfricanas_CEAP_vf.pdf
10)  GUMBO, Mishack T. Indigenous technology in technology education curricula and teaching. In: WILLIAMS, P. John; JONES, Alister; BUNTTING, Cathy (Ed.). The future of technology education. Springer, Singapore, 2015. p. 57-75. Disponível em: http://www.nides.ufrj.br/images/PPGTDS/Textos/GUMBO_IndigenousTechnology.pdf
11) SAVIANI, Dermeval. Sobre a Concepção de Politecnia. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 1989.
12) FREIRE , P. Pedagogia do Oprimido. 17ª edição. Rio de Janeiro, Editora Paz e Terra, 1970.
13) ADDOR, Felipe; Henriques, Flávio Chedid (Orgs). Tecnologia, participação e território: reflexões a partir da prática extensionista. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2015 [Capítulos: Sobre o conceito e a prática da pesquisa-ação, pp. 119-144 ; O conceito de tecnologia: relexões para a prática da extensão universitária na área tecnológica, pp. 235-258]. Disponível em: http://nides.ufrj.br/images/Imagens/programas/SOLTEC/Soltec_3-Tecnologia_participacao_e_territorio_baixaRes.pdf
14) THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 13a edição. São Paulo: Cortez, 2004.
15) FREIRE, P. Extensão ou Comunicação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1972.
16) KLEBA, John Bernhard. Engenharia engajada – desafios de ensino e extensão. Revista Tecnologia e Sociedade, Curitiba, v. 13, n. 27, p. 170-187, jan./abr. 2017. Disponível em: https://revistas.utfpr.edu.br/rts/article/viewFile/4905/3347
17) NASCIMENTO, Claudio. Paul Singer: uma tese e oito hipóteses sobre o socialismo/autogestão. Em: SANTOS, A. M.; NASCIMENTO, C. Paul Singer: democracia, economia e autogestão. Marília: Lutas antcapital, 2018. pp. 83-272. Disponível em: https://lutasanticapital.milharal.org/files/2019/01/LivroPaulSingerComCapa_10_jan_19.pdf

 

Inscrição e mais informações em: https://concursos.pr4.ufrj.br/index.php/45-concursos/concursos-em-andamento/edital-n-1054-de-19-de-dezembro-de-2018/432-edital-n-1054-de-19-de-dezembro-de-2018

Estarão abertas até o dia 03 de fevereiro de 2019, as inscrições para fazer parte da equipe de educadores do Pré Vestibular Popular do NIDES.

Há vagas nos polos de Acari, Bom Pastor (Belford Roxo) e Ilha do Fundão. 

Para se inscrever é só preencher o formulário através do link: https://goo.gl/forms/BQOmeZu2F5CM0Rmy2

Informações mais detalhadas podem ser encontradas no próprio formulário.

 

Sub-categorias

            100 anos ufrj                                     logo e sic

O conteúdo do site é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0) da Creative Commons.

UFRJ NIDES - Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social
Desenvolvido por: TIC/UFRJ